segunda-feira, 9 de julho de 2012

PERDOAR, VIVER E AMAR, FAÇA A SUA PARTE!


Amigos do ideal espírita, um feriado como este do ESTADO de São Paulo de 09 de Julho, dia do Constitucionalista, nós Paulistas refletivos muito sobre a vida, o Estado, o País, a nossa vida, a família, e todos nossas amizades e amores, logo sobre o PERDÃO.

Esta imagem linda da LUA, foi tirada em PHOENIX, Arizona, Estados Unidos, fora a beleza do satélite, que sempre nos inspira ao amor, motivo pelo qual escolhi para a capa chave da matéria, LUA é igual  a MANIFESTAÇÃO de amor, de solidão, de vida, de sonhos, logo de PERDÃO.

Neste momento que buscamos dentro de nós e do mundo externo tantas respostas para encontramos a felicidade, pergunto se de fato estamos olhando para o único caminho possível, o PERDÃO.
Para todos em especial para nós Espíritas, o PERDÃO, é o único caminho possível para recomeçarmos a vida.
Todos pelo que vejo nas Casas Espíritas, passam por problemas de relacionamento, seja na família, seja na vida, seja no amor, seja com o próprio DEUS.
A vida não é uma matemática fechada para as problemáticas do dia a dia, meu amigo João Ramalho da Casa do Caminho sempre fala que devemos fazer a nossa parte.
Numa das palestras de José Carlos de Lucca, ele diz, peça perdão sempre que sentir que errou, já Divaldo Pereira Franco, diz que você faz sua parte quando pede perdão a alguém se ESTE ALGUÉM perdoa, está no amor do Cristo, se não, o problema é dele, e deixa de ser seu.

Concordo com Divaldo, porém quero lembrar que somos ARQUITETOS de nossas vidas, as escolhas são nossas e pagaremos em vida, e pós ela, porque nada fica impune.
Vejo fatos ocorrendo e vou dividir com os senhores três exemplos que conheci:
1) Num lar um pai, com aval da mãe, cometeu em nome da bebida do desejo crime de pedofolia contra os filhos um menino e uma menina. O tempo passou todos queriam esquecer o erro do Pai, a mãe, enlouquecida pelos fatos que permitiu, e até participou, viveu pedindo perdão, a DEUS, e que a família se reconcilia-se, fato que de um jeito ou outro acabou acontecendo.
O filho no entanto com o passar dos anos, virou o "tirano" do Lar já desfeito quando da ação do pai, e mesmo em silêncio torturou o pai pelo erro grave do ABUSO, cometendo outro.
Já a mãe pela conivência, já que o ato criminoso do pai, e depois dela mesma, a mãe, modificou sua vida.
O perdão foi aplicado com meias medidas, via o silêncio e fazendo de conta que ninguém mais saberia, até que um dia a história vazou, e o tormento ficou nas mãos deste filho, que ao invés de denunciar, pela irmã se calou junto a justiça dos homens, mas atormentou a si, ao pai e a mãe.
Existe méritos aqui? Houve perdão de fato?
Não me compete nesta história fazer julgamentos, hoje vivem nos Estados Unidos, o dinheiro, e o silêncio calou a todos, e os convidou a uma nova encarnação ainda por vir se tiverem sorte, juntamente com as pessoas que souberam do fato e foram envolvidas por ele PAI e  pela mãe.
Esta história baseada aqui tem ligações anteriores? digo com outras vidas?
Muito certo, que sim, porém aqui o perdão não foi dado em sua real forma de da-lo, ou seja, sem condições, aqui só se salvou aparências, a vida da moça, NO CASO A IRMÃ.
A do pai, e da mãe, ficou para sempre destruida, como a do filho, pergunto de novo HOUVE PERDÃO? NÃO!

2) Uma outra história, envolve um casamento que buscou ajuda conosco, nesta história a mulher cometeu adúlterio com seu terceiro companheiro de maneira real por sete vezes, na vida virtual por 108 vezes, e mesmo em pleno delito, foi perdoada pelo companheiro que a havia traído uma única vez.
Ele deu a ela o perdão, ficando com ela, amando, desejando como se as 108 vezes virtuais e mais sete reais, nunca tivesse ocorrido.
Porém o orgulho, a prepotência desta mulher, fez com que ela nunca perdoasse a única vez que o companheiro lhe faltou. No dado momento depois de tentarem por quatro vezes manter a relação, numa briga trocarão um tapa algo que nunca havia ocorrido.
O homem se jogou perante sua amada assim como Ozéas, e pediu perdão, e novamente a mulher na soberba de sua razão, não perdou, nem lembrou que fora a agressora primária, e o deixou apesar dos esforços dele em manter a vida, e salvar o amor, aqui houve PERDÃO?
De um lado sim de outro onde a raiva, a vaidade, o orgulho e o desejo promíscuo para se esconder da verdade, e voltar a vida de outrora, não.
É um caso de reencarnação? com certeza a parte mais humilhada deve ter se resgatado, a mulher perdeu uma chance de se perdoar e perdoar, e ser feliz.
Pelo que leio vejo que ela se não MUDAR andará vagando até que se PERDOE, é um caso, de um lado perdoar, e outro não.
Então falou RESPEITO, e faltou humildade de um lado, o que nunca perdoou uma única ofensa, mas era perdoada em 115 vezes.

3)Um mãe, viveu em conflito com um dos seus quatro filhos, com ele viveu conflitos, de agressões, abusos, violências, certo dia se deparou com o filho em vida mesmo depois que partiu de casa, com uso de bebidas e drogas.
A culpa lhe abateu, foi perdendo o que salvara em sua vida, e o filho mesmo casado, veio em seu socorro financeiro, moral, pessoal se esquecendo e da vala do vício.
O filho outrora ofendido se reergueu para cuidar da mãe, e que era a causadora indireta de sua fraqueza, e por amor perdoou, a ponto de toda a família hoje estar reunida e sem tocar no assunto.
Pela essência do amor, venceram as trevas, e colocaram a luz e Jesus, e houve o perdão.


ALLAN KARDEC, codificou a DOUTRINA ESPÍRITA, no LIVRO DOS ESPÍRITOS, em suas 1019 perguntas, todos nós encontramos as respostas para tudo que precisamos na vida.
Nada é por acaso, se você foi atingido por algo, e POR ALGUÉM, lembre que existe vínculos espírituais, existe algo que você fez, que gerou estar enfrentando o revés com alguém neste momento.
É preciso ter AFINIDADE, amor, e amizade, para conceder o perdão, mas não com a pessoa, e sim JESUS, O GRANDE PREGADOR DO PERDÃO, e o verdadeiro mensageiro do AMOR.


Sua cura e sua vida, depende de PERDÃO, quantas vezes vimos esta foto em Igrejas, matérias da internet do homem procurando Jesus, o representante de Deus?
Jesus que também o grande representante do amor, para pedir perdão de mazelas e erros, mas nunca concedendo.

Meus amigos, dizer que ama, mas não perdoa? não é amor.
Sem se perdoar, e a quem lhe ofendeu, você não terá o verdadeiro amor, nunca.
Vivemos tempos de depressão, de mágoas, de raivas, de um mundo competitivo, de medos todos, mas não estamos de fato perdoando, nem a nós, nem a quem nos ofende, apenas POR SOBERBA OU FALTA DE DEUS.
Recentemente apliquei o título baseado em palavras do espírita Paschoal Nunes, que perdemos o endereço de DEUS, e para mim isto é um fato.
Tanto na família como em amores fortes e agudos, devemos praticar o amor.
Somente haverá amor de fato seja qual for o tipo de relacionamento, repito mais uma vez,  se houver PERDÃO.
Agora contar o número de vezes que este redator escreveu a palavra PERDÃO, é fácil dificil é perdoar todos os dias quem nos ofende, quem nos agride de uma forma ou de outra, senhores e senhoras, a ESPIRITUALIDADE AMIGA QUE NOS INTUE ESTÁ MUITO PREOCUPADO COM O FUTURO DO MUNDO E DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, por isto o tema é mais uma vez o perdão.
Os tempos avançam, e de novo alertamos para que disse Bezerra de Menezes(ver no blog a carta de 2010), mudemos antes que seja tarde.

PERDOAR, VIVER E AMAR, FAÇA SUA PARTE, AGORA, COMEÇANDO DE VOCE MESMO.

LUZ e PAZ.



David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
Espírita, médium, divulgador e pesquisador da
Doutrina Espírita de ALLAN KARDEC, é
radialista e publicitário.
davidchinaglia@gmail.com
@ David Chinaglia
@ EspiritismoPira (Twitter)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)




Nenhum comentário:

Postar um comentário