quinta-feira, 26 de julho de 2012

PAIS E FILHOS: EDUCANDO PARA O MUNDO DE REGENERAÇÃO




  
O Livro dos Espíritos, na sua questão 208, também responde com clareza a responsabilidade e a influência dos pais sobre os filhos, após o nascimento destes.
Depois de destacar que “grande influência exercem”, é dito que os espíritos dos pais tem por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes, isso, uma tarefa.








A resposta é finalizada com uma grande advertência: “Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho”.
Os pais, de uma maneira geral, desejam educar da melhor maneira possível os seus filhos. Os pais espíritas, aqueles que buscam a orientação da Doutrina Espírita para as suas vidas, têm consciência do seu papel e se esforçam para exercê-lo bem, no mais das vezes, visto saberem que seus filhos são espíritos imortais que lhes foram confiados para, mediante a sua educação moral, progredirem na senda do bem.




 


Mas, para tanto, não devemos somente desejar, pois os seres humanos aprendem muito mais pelos exemplos recebidos e, assim, se dá a educação de pais e filhos também.
Os pais desejam encaminhar os filhos por meio de uma boa educação, buscando uma escola forte, esquecendo-se, por vezes, dos exemplos e de uma boa convivência dentro de casa. Daí a demasiada atenção às escolas fortes e boas, em que eles deverão se tornar competitivos no mercado de trabalho um dia...
Curiosamente, o próprio mercado de trabalho trata de nos livrar destas ilusões ao apontar outros fatores determinantes no perfil de um bom profissional: um bom equilíbrio emocional, que não se aprende nos bancos escolares e, sim, nas esferas de relações familiares, onde se inclui a convivência entre pais e filhos.






Diante deste quadro, devemos atentar para as nossas responsabilidades perante os filhos para que estes como nossos exemplos vivos possam dar, um dia, o melhor testemunho ao mundo do que puderam aprender conosco.
Por isso, é necessário e urgente voltarmos para o nosso lar.
Família é o começo de tudo!
(Texto baseado no relato de Abel Sidney Souza)

Autores convidados do Blog:

Julio Flávio Rosolen, participa da Diretoria da Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba, é Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros e Espírita.

Jussara Maria da Silva Rosolen, é Pedagoga e Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário