terça-feira, 3 de julho de 2012

GABRIEL DELANNE - BIOGRAFIA DO HOMEM QUE DEPOIS DE KARDEC TRATAVA A DOUTRINA COMO CIÊNCIA



François-Marie Gabriel Delanne, nasceu em Paris, França, em 23 de Março de 1857, partindo para o plano espiritual em 15 de Fevereiro de 1926, quem foi este grande homem?


Dellanne foi um espírita francês e importante defensor da cientificidade do Espiritismo durante a transição do século XIX para o século XX, particularmente após o falecimento de Allan Kardec.


O seu pai, Alexandre Delanne, era espírita e amigo íntimo de KARDEC, e a sua mãe, MÉDIUM, chegou a colaborar com Kardec na Codificação.


Dellane, graduou-se em Engenharia, estudava muito, era dedicado, e sempre pontuou que a doutrina espírita era a única forma de se comunicar com a vida além da vida, entendendo a mesma como uma outra dimensão.


Dentre alguns feitos de Dellane, está a fundação da União Espírita Francesa em 1882, e o jornal Le Spiritisme no mesmo ano, ao lado do filosófo Léon Denis, que fora amigo de Kardec, Gabriel Dellane foi um importante divulgador das ideias espíritas na sua época.

Foi conferecista, por toda a Europa, incluindo a abertura do "I Congresso Espírita e Espiritualista" que ocorreu em 1890.


Compreendendo que o Períspirito estava no centro dos fenómenos espíritas, procurou distinguir mediunismo de animismo.


Dellane auxiliou Charles Robert Richet, criador da metapsíquica em suas pesquisas com a médium Marthe Béraud.


Já em 1896 fundou a Revista Científica e Moral do Espiritismo, que por muitos anos levou a público artigos científicos e filosóficos sobre a temática espírita.


Foi provavelmente o primeiro grande personagem espírita nascido em uma família espírita. Apenas para recordar, Allan Kardec tomou conhecimento dos fenômenos espíritas aos 50 anos, e não 53 como falam.








Leon Denis era adolescente quando ouviu falar pela 1a vez do Espiritismo. Gabriel Delanne nasceu em família espírita, seu pai Alexandre Delanne acompanhou de perto os trabalhos de Allan Kardec tendo formado um pequeno grupo familiar de estudos espíritas tendo como médium escrevente sua esposa (e mão de Gabriel) Alexandrine Delanne.


Portanto desde criança Gabriel Delanne estava familiarizado com o vocabulário espiritista e assistiu desde muito pequeno a numerosas sessões espíritas. Delanne, inclusive, travou contato com o mestre Kardec na sua infância – Kardec faleceu quando Delanne tinha 12 anos de idade.


Uma vida atribulada e sofrida.






Gabriel Delanne iniciou seus estudos no colégio Cluny (em Saone-et-Loire), depois no colégio de Grau (em Haute-Soane) e aos 19 anos ingressou na Escola Central das Artes e Manufatura. Como a situação financeira de seus pais não permitiu a conclusão de seus estudos começou a trabalhar na Companhia de Ar Comprimido e de Eletricidade Popp onde esteve até 1892, dividindo seu tempo entre seu trabalho e sua dedicação ao Espiritismo.



Delanne não gozava de boa saúde. De menino tinha um abcesso no olho esquerdo – pelo qual foi isento do serviço militar – o qual resultou numa infeção que iria progressivamente prejudicar sua visão. No curso dos anos seu estado de saúde foi se agravando. Em 1906 a paralisia dos membros inferiores obrigava-o a andar com duas bengalas. Nem por isso abandonou as conferências na França e no exterior, sempre divulgando as idéias espíritas. No período da 1a guerra (1914/18) a saúde de Delanne piorou ainda mais. Cada movimento era um grande sofrimento e ainda por cima ficou cego. Em 1918 já não conseguia mais andar sendo necessário o uso de cadeira de rodas. Não obstante todos esse sofrimento físico continuou produzindo incessantemente, retirado na vila de Montmorency onde Jean Myer lhe havia dado




Sua morte se deu em 15 de fevereiro de 1926, aos 69 anos de idade. Sua sepultura se encontra no famoso cemitério parisiense de Pere Lachaise.


A leitura de suas obras mostra um Delanne apaixonado, convencido da força das idéias espíritas e mais que tudo consciente do impacto moral das mesmas, como nos atesta o seguinte trecho da conclusão de sua obra "A Evolução Anímica" (Delanne,Gabriel – 6a Edição; Ed. FEB – pág. 252) :


"Com a certeza das vidas sucessivas e da responsabilidade dos nossos atos, muitos problemas revelar-se-ão sob novos prismas. As lutas sociais, que atingem , nesta nossa época, um caráter de aguda aspereza, poderão ser suavizadas pela convicção de não ser a existência planetária mais que um momento transitório no curso de uma eterna evolução.

Com menos orgulho nas camadas altas e menos inveja nas baixas, surgirá uma solidariedade efetiva, em contato com estas doutrinas consoladoras, e talvez possamos ver desaparecer da face da Terra as lutas fratricidas, ineptos frutos da ignorância , a se dissiparem diante dos ensinamentos de amor e fraternidade, que são a coroa radiosa do Espiritismo."







Gabriel Dellane, entendia que a divulgação do Espiritismo como lhe garantiu seu pai, era por demais importante já que com ela era possível debater e cumprir a ordem de Kardec que de 50 em 50 anos deveriam haver Congressos Mundiais, para acrescentar, obras, para dar disciplina, e novos rumos, bem como definir os novos contatos, e a partir de suas obras, seguir um roteiro.


Isto por interesse até hoje 160 anos depois não foi feito.


Dellane nasceu em Março de 1857, mesmo ano da reforma do Livro dos Espíritos, quando Kardec faz novas perguntas e reedita a famosa obra espírita, que foi lançado na Galeria de Valois, no Palais Royal, local de lançamento de O Livros dos Espíritos em 1857.

DIVULGAR O ESPIRITISMO E AQUELES QUE LUTARAM DE MANEIRA LÚCIDA PELA FÉ RACIOCINADA...PELA DOUTRINA UNIVERSAL ESTE É NOSSO TRABALHO AMIGO ESPÍRITA.


David Chinaglia é espírita, pesquisador, palestrante, e colaborador deste blog que divulga a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Espiritismo Piracicaba (Facebook)@EspiritismoPira (Twitter)

David Chinaglia (Facebook)

E-mail para contato: davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário