sexta-feira, 20 de julho de 2012

NICOLAS CAMILLE FLAMMARION - BIOGRAFIA DO ESPÍRITA AMIGO DE ALLAN KARDEC




Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion nasceu em Montigny-le-Roi, 26 de fevereiro de 1842 — DESENCARNOU em Juvisy-sur-Orge, 3 de junho de 1925), foi um astrônomo francês.





Seu irmão Ernest Flammarion foi o fundador das Edições Flammarion.


Foi o mais velho de quatro filhos. Aos quatro anos de idade já sabia ler, aos quatro e meio sabia escrever e aos cinco já dominava rudimentos de gramática e aritmética.

Foi educado em Langres e começou a trabalhar com dezesseis anos de idade, no observatório de Paris, no departamento de cálculo de Leverrier.



Sua ruptura com os astrônomos deu-se em 1862, com a publicação do livro La pluralité des mondes habités.
A partir dessa época, Flammarion começou a escrever livros populares de astronomiaque foram traduzidos para diversas línguas. Uma de sua obras mais conhecidas é Astronomia popular, de 1880. Editou uma série de revistas científicas e astronômicas.
No fim de sua vida escreveu sobre pesquisas de física. Em 1883, Flammarion fundou o observatório de Juvisy-sur-Orge, dirigindo-o pelo resto de sua vida, incentivando o trabalho de observadores amadores.
Fundou a Société astronomique de France em 1887. Seus trabalhos para a popularização da astronomia fizeram com que fosse agraciado, em 1912, com um prêmio da Legião de Honra.



Em 1874 desposou Sylvie Flammarion. Em 1919, viúvo, ele se casou com Gabrielle Flammarion, na data de sua morte foi registrado que partiu para o plano Espiritual no "colo de sua amada Sylvie".
Flammarion foi um dos melhores amigos do codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.



Ao pé do túmulo deste fez um discurso em sua homenagem afirmando que o mesmo era "o bom senso encarnado".
A íntegra desse discurso consta do início de Obras Póstumas, em edição da Federação Espírita Brasileira.


Tornando-se espírita convicto, seu amigo Allan Kardec,tendo sido escolhido para proferir o discurso à beira do seu túmulo. Posteriormente à sua morte, o iniciante nos estudos Allan Kardec, começou a se dedicar no aprofundamento teológico do espiritismo.
As obras de Flammarion, a partir de então, revelam a sua visão espírita sobre questões fundamentais para a humanidade, como se poderá constatar pelo títulos de algumas obras que constam listadas na bibliografia. Em algumas delas, como "Narrações do Infinito", poderá ser verificada, ainda, a atuação de Camille Flammarion   como médium.

                                Flammarion passou por sérias dificuldades financeiras:

Após uma epidemia de cólera, seus pais passaram dificuldades financeiras e seu pai foi obrigado a entregar tudo aos credores e se mudaram para Paris. Flammarion mudou-se em setembro de 1856, então com quatorze anos de idade.
Para se manter ele trabalhou como auxiliar de gravador recebendo como pagamento casa e comida.
Comia pouco e mal, dormia numa cama dura, sem o menor conforto.
O trabalho era áspero e o patrão exigia que tudo fosse feito com rapidez.
Pretendia completar seus estudos, principalmente a matemática, a língua inglesa e o latim.
Passou a estudar na Associação Politécnica de Paris em cursos gratuitos.
Queria obter o bacharelado e por isso estudava sozinho à noite. Deitava-se tarde e nem sempre tinha vela. Escrevia ao clarão da lua e considerava-se feliz. Apesar de estudar à noite, trabalhava de 15 a 16 horas por dia. Ingressou na Escola de desenho dos frades da Igreja de São Roque, a qual freqüentava todas as quintas-feiras. Naturalmente tinha os domingos livres e tratou de ocupá-los. Nesse dia assistia as conferências feitas pelo abade sobre Astronomia. Em seguida tratou de difundir as associações dos alunos de desenho dos frades de São Roque, todos eles aprendizes residentes nas vizinhanças. Seu objetivo era tratar de ciências, literatura e desenho, o que era um programa um tanto ambicioso.



O Capítulo VI de A Gênese, uma das obras básicas do Espiritismo, intitulado "Uranografia Geral - o espaço e o tempo", é a transcrição de uma série de comunicações à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título "Estudos Uranográficos". 
Tal obra foi provavelmente escrita por Kardec, embora tenha sido registrada como C.F., as iniciais de Camille Flammarion . Algumas comunicações da referida obra são atribuídas ao Espírito de Galileu.


     "o espiritismo não é uma religião mas uma ciência"
                  
                                                (Camille Flammarion )

Um comentário:

  1. Por favor, qual é a referência da ideia: "tal obra foi provavelmente escrita por Kardec, embora tenha sido registrada como C.F., as iniciais de Camille Flammarion"?

    ResponderExcluir