quarta-feira, 11 de julho de 2012

MEDIUNIDADE UM COMPROMISSO MUITO ALÉM DE UM DOM, TODOS A POSSUEM



Prezados amigos do nosso BLOG, a velocidade do crescimento desta humilde página na internet para divulgar a DOUTRINA ESPÍRITA DE ALLAN KARDEC,  nos faz avançar nossa agenda de assuntos a serem abordados com todos os senhores, e as senhoras que nos dão a honra diariamente, no momento que chegamos a 3.700 acessos, em nossa página.

Temos tidos obras fantásticas sobre o Espiritismo e a Mediunidade, mas o livro chave que explica aos médiuns, e a todos, o que é ser médium e a mediunidade é o LIVRO DE ALLAN KARDEC, o  tradicional LIVRO DOS MÉDIUNS.
Quando o professor conversando com os ESPÍRITOS escreveu sobre esta FACULDADE, dada a todo ser humano, ele procurou explicar, não só o compromisso, mas sobretudo o que de fato é.

Primeiro quero lembrar que Kardec (ilustração acima) em 1857 escreveu INSTRUÇÕES PRÁTICAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS, e em 1861, Kardec passou para o LIVRO DOS MÉDIUNS, e assim foi mostrado como, que forma e de que jeito deveriamos nos portar perante á MEDIUNIDADE.
Em 151 anos, desde que foi aperfeiçoado o Livro e as regras básicas para os Médiuns e a Mediunidade, ainda é muito atual, e o mais perfeito a ser seguido.
Vamos primeiro definir o que é MEDIUNIDADE, de uma maneira simples:

 "Mediunidade é a faculdade que o homem possui na qual o conecta com o plano espiritual.

DEFINIDO PARA OS AMIGOS O QUE É, FICA O MÉDIUM, E PARA ISTO VAMOS A OBRA DO MESTRE Allan Kardec  no item 159 do capítulo 14 do Livro dos Médiuns sobre essa questão:

Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Essa faculdade é inerente ao homem. Por isso mesmo não constitui privilégio e são raras as pessoas que não a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns. Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou menos sensitiva”.

Falando como os internautas é uma faculdade biológica não existe aqui um ou meia dúzia de escolhidos, todos possuem MEDIUNIDADE, E SÃO RESPONSÁVEIS POR ELA.
O que faremos para desenvolve-la e mante-la é o que definirá se teremos uma vida de auto ajuda, e de amor ao próximo, seguindo a jornada de forma evolutiva ajustando o dom para alguns, mas que quanto estudamos a DOUTRINA, se mostra muito mais um compromisso.



Poucos depois de ALLAN KARDEC falam de forma equilibrada sobre Mediunidade, e médiuns, o grande ESPÍRITO do amigo de sempre ANDRÉ LUIZ,  nos escreveu uma obra muito estudada em casas espirtas, via Chico Xavier, que se chama Nos Domínios da Mediunidade, e que todos devem ler.

O que é preciso saber por aqui e agora, é que sim temos a mediunidade e nela uma forma de falarmos com a outra dimensão, com amigos ou não que foram viver a vida além da vida.
Aliás onde nós também iremos e que por esta energia, primeiro só falamos de MEDIUNIDADE, porque temos ESPÍRITOS, ou seja, companheiros como nós que estão noutro plano e precisam de nosso suporte aqui.

Como e de que forma vai utilizar sua mediunidade, caberá a sua educação, seu conhecimento ESPÍRITA, seu amor a si e ao próximo, e sua honra em assumir o COMPROMISSO que temos ao termos esta condição em qualquer uma de suas formas.

Não se precisa de "santinhos ou santinhas", apenas pessoas boas, de fé, com atitude MORAL, e de caráter em suas vidas, e com a doutrina ESPÍRITA dentro de sua vida.

Vejo algo em algumas casas espíritas que me deixa triste, pessoas que possuem o dom claro e treinado, usando de SOBERBA, OU SE ACHANDO MAIS DO QUE DEVE.
Não vou me extender neste assunto apenas que cada um saiba o que está fazendo porque a espiritualidade amiga sabe, e aqueles que usarem o fato de saberem mais, com vaidade demais, orgulho demais, ego demais, serão sim punidos, e a reação do plano espiritual é um pouco turbulenta para quem não entende o que é ter mediunidade e ser médium.

Recentemente falava com meu amigo Rodrigo sobre isto, hoje vemos médiuns confusos sobre o que de fato ser, no quesito humildade.
Olhe apenas como uma capacidade, uma qualificação de operário, simples do sistema de vida que temos, e não como algo mágico e especial.

Tennho observado que as pessoas estão TENSAS conforme vão a uma solução de vida, na casa espírita, e ficam esperando milagres, isto é raro e de acordo com o merecimento de cada um.
A temática proposta hoje é que se veja a mediunidade, para os que estão na ativa, como comprometimento muito mais que um dom, e que requer estudos, pesquisas, avaliações e se manter firme no que disse o mestre ALLAN KARDEC.

Não façamos de nossos líderes espíritas mágicos, ou seres capacitados demais, muito menos dos médiuns, a mediunidade vem em várias formas.
E todos fazem parte de uma 'ENGRENAGEM", para que o contato com a pátria espiritual, seja ela no campo da LUZ, ou mesmo quando as comunicações chegam do UMBRAL, venham com qualificaçao.

 o que dizA mediunidade em outros estágios deve ser vista com muita responsabilidade, tenho visto os esforços dos companheiros do plano espiritual, e dos companheiros dirigentes espíritas, em tentar fazer os médiuns verem que são apenas mais um na EQUIPE, que precisa de um coletivo bem treinado e focado, para que tudo respeito as comunicações e ajudas, curas, etc, sejam feitas com qualidade.

Entender tudo e de com uma linguagem simples, poderia indicar aqui uma obra nova, escolhi uma que li recentemente escrita por PEDRO CAMILO, MÉDIUM, ORADOR, E ESCRITOR, que nos chega de forma muito clara., na obra MEDIUNIDADE para entender e refletir

Quero lembrar á todos que nos cercam sejam dirigentes, médiuns ou seguidores desta DOUTRINA, ou mesmo novos adeptos, que precisamos estudar e entender bem a responsabilidade de cada um.

Outro lembrete a algumas pessoas que possuem a mediunidade, é que ela pode sim ser suspensa e até mesmo retirada, a pedido ou por determinação de espíritos superiores.

Peço muita reflexão sobre o tema, não é fácil falar de Mediunidade, estou tentando ser simples, e mais indicar obras e dar uma explicação simplória desta faculdade, para que aqui ninguém se ache além da imaginação porque a tem.
Retorno para os estudos de obras e vou até o professor Odilon Fernandes, que, de forma simples e direta, sintetiza a MEDIUNIDADE DE EFEITOS ESPIRITUAIS que todos, médiuns ostensivos ou não, temos o dever de exercitar:

“Que os médiuns cumpram, silenciosamente, o seu dever, recordando-se das palavras de Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios: ‘Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.’”



David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
radialista, administrador, Espírita,
médium e pesquisador da doutrina de 
ALLAN KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário