terça-feira, 17 de julho de 2012

OS JOVENS PEDEM SOCORRO, É CHEGADA A HORA DA REEDUCAÇÃO DOS PAIS


Queridos amigos do ideal espírita, hoje vou falar de um tema, muito importante para todos nós, a crise que assola os jovens, mediante o erro de educação de alguns pais, muita informação e ausência de Jesus, e dos ensinamentos de Deus.
A doutrina espírita, costuma ter em suas casas, uma sala de evangelização, para crianças, e jovens, e automaticamente inicia-los na doutrina.
Tenho conversado com amigos Espíritas no entanto, que um grande problema, é na verdade muito mais os pais do que os filhos.
A origem de 90% dos problemas dos jovens de hoje está na sua educação, formação, hoje da mesma maneira que alguns pais querem impor a professores a educação de seus filhos, querem dar a espíritos a culpa de seus erros.
Içami Tiba, diz claramente o professor ensina, os pais EDUCAM.
O advento da Internet, abriu uma gama de informações para todos, apesar de estarmos, nós os Brasileiros, ainda fascinados por ela, a cada dia, fomos relapsos com nossos filhos.
Além de termos a alguns anos, jogando todos na frente do PC, fomos como ratos, atraídos pela ratoeira, comumente se ouve que a internet é uma ferramenta do mal.

Não é.

O problema está na cultura de um povo que não foi educado e preparado para tanta informação, e tanta novidade, logo passamos a usa-la de forma digamos, vulgar.
Sites de sexo, pesquisas sem porque, jogos, vícios outros, e fomos aumentando nossa vaidade por ela, nosso orgulho.

A internet pode ser usada para o bem e para o mal, o problema está em como saber usa-la,
O mal claro, que também como o bem, tem engenheiros, viu em povos sem cultura, como o Brasil(60% só possuem o segundo grau, e 10% a faculdade, assim, o mal viu uma forma de chegar mais rapidamente a destruição da mente e por consequência do Espírito.

O BEM CONTRA ATACA, no entanto é o LIVRE ARBÍTRIO QUE NOS FAZ ESCOLHER O QUE VER NA REDE.

Temos que passar a nos reeducar, sobre como conviver com a internet, mas sobre tudo, temos que olhar nossa conduta como pais.
Tenho uma amiga que se culpa pela bi sexualidade da filha, diz que se não tivesse deixado na frente do PC, e da rede tal fato, não teria acontecido.
Pessoalmente eu discordo, a internet pode ter ajudado a moça encontrar opções para sua solidão, falta de entendimento da sexualidade, e aceitação, fora o fascínio natural que as mulheres voltaram a sentir uma 
pelas outras, em face a crise de personalidade de mais de70% dos homens.

Certamente a crise do casamento dos pais, brigas, discussões, obsessores espíritas, bebidas, agressões paternas, falta de amizade e entendimento e falta de dialogo foram muito mais marcantes para esta jovem.
No entanto, neste caso mesmo sendo uma família de espíritas, faltou DEUS, não como ensinamento, mas como essência.
Os pais mesmos se acostumaram a dar desculpas para seus erros, usando os espíritos, é como se nada fosse nosso, tudo fosse os espíritos e isto não é verdade.

A grande realidade é que a internet aflorou nossa sexualidade, e desejos mais sórdidos, fora a vaidade e o orgulho, e abriu portas mentais para um número maior de violência em casa, fora dela, um lar onde o pai está na sala num Notebook, e a mãe no quarto, TAMBÉM noutro computador, falando com mulheres e homens aflorados em sexo, desejo, ou conversas que não acrescentam nada, daria no que?

Muitas vezes os jovens querendo o pai, ouvem:
"Não posso estou trabalhando" - E na verdade o cara, está no Twoo (site de relacionamento).
O jovem vai a mãe, e antigamente ela tava no Orkut, hoje no Facebook, FALO DE 73% dos pais,  quando não no Badoo, e as coisas acontecendo, o jovem sai de casa, encontra a bebida, uma amiga, um amigo com problemáticas, os dois se unem contra ás famílias, Deus, e aí pronto e a vitória do Mal começa a ser desenhada.
Bem poderia dar muitos exemplos aos senhores, mas o grande problema aqui no Brasil sobretudo, está na falta de respeito de 77,6% dos pais.
Perdemos o endereço de Deus, hoje vamos a Casa Espírita, levando os problemas como se tudo fosse espiritual, e na verdade pode até ser, mas, só nos atinge, por falta de Deus, de entendimento, de aceitação.
O que PENSAMOS E FAZEMOS, dá o nível dos ESPÍRITOS que atraímos, logo, como o plano espiritual começa bem debaixo de nosso nariz...vai daí que...
Vejam este exemplo:

Ontem viajando estava eu dentro de um ônibus, a mãe, pegou a filha de uns 7 anos, e colocou já no banco de trás, a filha queria sentar junto, e a mãe, não, a mãe queria falar com o namorado.
Divorciada, largou a filha viajando sozinha, alguns termos da conversa dela com o namorada, e sobre seu gênio, são impublicáveis, a filha atrás queria atenção, amor, proteção.
Num parada do ônibus a menina sentia fome, alegando que o dinheiro gasto no fim de semana fora alto, não comprou um lanche de 10,00 para a filha.
No telefone contava para o namorado, o que fez com os amigos, cerveja, vodka, rock, dançou muito, e a criança sozinha ouvindo tudo isto, sentada atrás com um estranho.
A mãe dormia, ou dava dura na filha quando esta a chamava.
Sua preocupação era o celular funcionar para falar com o novo namorado, a caminho da casa do pai onde levava a filha passar uns dias de férias.
Ah! som(tinha que ter um MP4), o desespero dela porque não poderia acessar o Facebook, era gritante, e sua falta de amor, e sensibilidade com a filha, chamou a atenção de todos próximos da poltrona 6 daquele ônibus.
Meus amigos, aqui vemos uma falta de capacidade e entendimento do que é ser mãe, sei que que precisam saber que esta mãe tinha uns 28 anos, pouco mais, enfim, mas isto é formação, é educação, ou é espírito?
Então claro que uma pessoa que prioriza bebidas, a um lanche para sua filha, que deveria estar nos cálculos de viagem, o que falar para ela de Deus, de vida, de certo ou errado.

Sem dizer que ela ao telefone informou ao ônibus que estava sem sexo á 4 dias, e claro a filha, logo, que exemplo mesmo está dando?
Qual o futuro desta filha ? (não sei, porém ....
Então quando vemos hoje os jovens se suicidando, entrando em pânico ou depressão, O PROBLEMA SÃO OS PAIS?
Não, somente os pais não, mas em grande parte a conduta dos pais é o reflexo das atitudes dos filhos, falei de falta de atenção no exemplo acima, de amor, de conduta.
Porém tanto em Piracicaba como em São Paulo, ou Santos, verifico que muitas vezes o excesso de amor, de dinheiro levam também a tudo isto que os jovens estão enfrentando.
O QUE FAZER mãe e pai?
Se reeducar, urgente..
Como fazer então, perguntará o amigo, e amiga espírita?
Começando por evangelização, reeducação em Deus.
Estou em viagem para ajudar um amigo de 35 anos, com minha viagem ele que está em depressão, arrumou o apto, suas roupas foram lavadas, tudo para me esperar com o que chamou de salvação.
Na verdade que espíritos vamos atrair perto de nós com roupas mal lavadas, casas sujas, e pensamentos negativos, que espíritos?
Sim sempre seremos atacados por eles, se deixarmos, a regra de Deus, é clara, também.
Se você pensa negativamente, irá atrair espíritos errados, se usa o farol alto, os bons pensamentos, só o bem vai estar no seu em torno.
Como está sua saúde? frágil ? é como estão seus pensamentos., logo é o resultado do que vai atrair.

Muitas respostas estão em sua conduta mesmo, em sua vida.
E outras tantas milhares no que pensa, em que tipo de espíritos atrai  para perto de ti.




O grande codificador da doutrina espírita ALLAN KARDEC, tem na obra o LIVRO DOS ESPÍRITOS, 1019 questões formuladas aos imortais, mesmo tendo sido escrito a cerca de 157 anos atrás, até hoje estas respostas lhe dão suas respostas para a vida.
A doutrina diz o Wanyr Caccia que cito sempre, clareia a mente, não só dos jovens, mas de todos nós.
Devemos ter atitudes para com nossa família, e amigos, sim claro, mas sobretudo conosco mesmo, e com nossos mentores.
Na imagem primeira desta matéria vemos JESUS, o Cristo, consolando um jovem em desespero, nós pais, e amigos, e ou familiares devemos sempre pedir ajuda ao nosso querido mestre.
E mesmo que os pais, falhem, nós sempre teremos de acordo com nossa fé, uma ajuda do plano espiritual, seja do mestre JESUS, ou da espiritualidade amiga.
Sempre de acordo com nosso merecimento, na questão 727 deste LIVRO FANTÁSTICO, o amigo Kardec, falando sobre alimentação, hábitos, mutilações, e vários sofrimentos, indagou aos imortais:

"Se não devemos criar para nós sofrimentos voluntários que não são de nenhuma utilidade para os outros, devemos no entanto preservar-nos dos que prevemos ou dos que nos ameaçam? "


E os amigos que vieram da dimensão espiritual, para nos responder as dúvidas, disseram ao simpático Francês:

" - O instinto de conservação foi dado a todos os seres contra os perigos e os sofrimentos. Fustigai o vosso Espírito e não o vosso corpo, mortificai vosso orgulho, sufocai o vosso egoísmo que se assemelha a uma serpente a vos devorar o coração  e fareis mais pelo vosso adiantamento do que por meio de rigores que não mais pertencem a este século ou todos que venham."


Portanto meus queridos amigos, sim Deus, Jesus, sua fé, lhe protegem são seus atos, que farão vossa família, será vosso amor por eles, e seu entendimento que da base da educação dos jovens vem a salvação, e sobretudo da sua reeducação.
Nem sempre temos as respostas no tempo certo, eu disse que há três anos comecei a minha reforma intíma, porém sou muito claro que somente a um ano, quando perdi tudo e todos é que coloquei a mão na obra em si, e hoje estou aqui falando com, os senhores.



O amigo que vim ajudar a beira da depressão, espírita, parceiro, é meu filho, e portanto posso lhes garantir que nem sempre eles nos ouvem, mas a base que deixei o salvou, esta noite e madrugada em nosso reencontro ele dizia; "Pai este livro me salvou a vida várias vezes, nem me lembro que me deu! (rs), é de uma tal de Secca(Sociedade Espírita Casa do Caminho), muito bom pai, como me ajudou." 
Então meus amigos foi me dado por uma amiga, e eu repassei a ele ficou vários meses em seu armário, até que a uns 6 meses ele resolveu pega-lo, talvez a história contada por mim fosse outra, se tivesse dado a ele, o livro da kama Sutra, ou um CD de Emos(uma musica que está levando jovens e adultos ao suicídio), se não tivesse dado nada.
Eu me reformei, e estou ajudando a salvar meu filho, se não conseguir, sei que a minha parte eu fiz, hoje ao ler o evangelho, caiu na parábola do BOM SAMARITANO, uma das preferidas minhas, também.
Façam isto, LER O EVANGELHO, uma coisa natural, antes que situações como a que vi a pouco ao editar esta matéria numa LAN, porque mesmo em transito não esqueço dos senhores, aconteça.
Aqui encontrei o orkut de uma mãe em desespero com a morte de seu filho, não conheço, quis o destino que sentasse na mesma máquina, tal a dor que a mãe deixou aqui, a pergunta é será que ela viu o que o filho precisava, e ele se lembrou dos ensinamentos?
Então já fiz uma prece a eles, e ao espírito do garoto, e antes que os senhores estejam em algo similar, se reeduquem, quem precisa, sejam humildes de aceitar o próprio erro, como eu fui, a sim em tempo porque meus dois filhos e netas ainda estão vivos.
E não será por falta de entendimento meu ou da mãe, mesmo divorciados, que eles irão se perturbar.

E assim segue a vida, meus amigos, leiam o LIVRO dos ESPÍRITOS, leiam e façam o EVANGELHO EM CASA, conversem, com vossos filhos, usem a internet de maneira regular, e por gentileza, coloquem o endereço de DEUS em suas vidas novamente.

E dúvido que faltará alimentação, paz, amor, compreensão, pois o amor e a caridade só vão onde vai o perdão, e antes de mais nada é preciso se perdoar, para poder se amar, e se amando, poder educar, ou mesmo se reeducar.

Luz e paz.


David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
Radialista, espírita, médium e pesquisador
da doutrina espírita de ALLAN KARDEC
davidchinaglia@gmail.com
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário