quinta-feira, 19 de julho de 2012

INGRATIDÃO DOS FILHOS E LAÇOS DE FAMÍLIA


Amigos do ideal espírita, vou reproduzir aqui e agora, a página 193,194, e o começo da 195,  de uma obra fantástica do Espiritismo, escrito por ALLAN KARDEC.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

Fala do tema que é um dos que mais aflige a sociedade, e quem sabe ao final os senhores entenderão um pouco mais sobre o assunto.
Antes agradeço à todos que estão colaborando para chegarmos o mais breve possível aos 10 mil visitantes em nosso Blog, esta noite passada chegamos a mais de 4501 visitantes e leitores, sendo que mais de 1300 são de fora do Brasil, obrigado e vamos em frente.

A INGRATIDÃO DOS FILHOS E DOS LAÇOS DE FAMÍLIA - SANTO AGOSTINHO - PARIS 1862

 A Ingratidão é um dos frutos mais imediatos do egoismo, e revolta sempre os corações virtuosos. Mas a dos filhos para com os pais tem um sentido ainda mais odioso. É desse ponto de vista que a vamos encarar mais especialmente, para analisar-lhes as causas que os efeitos. Nisto, como em tudo, o Espiritismo vem lançar luz sobre um dos problemas do coração humano.
Quando o Espírito deixa a terra, leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza, e vai no espaço aperfeiçoar-se ou estacionar, até que deseje esclarecer-se. Alguns, portanto, levam consigo ódios violentos e desejos de vingança.
A Alguns deles, porém, mais adiantados, é permitido entrever algo da verdade: reconhecem os funestos efeitos de suas paixões, e tomam então as boas resoluções; compreendem, que, para se dirigirem a Deus, só existe uma senha - a caridade. Mas não há caridade sem esquecimento das ofensas e das injúrias;  não há caridade com ódio no coração e sem perdão.
É então que, por um esforço inaudito, voltam o seu olhar para os que detestavam na Terra. À vista deles, porém, sua animosidade desperta. Revoltam-se à ideia de perdoar, e ainda mais a de renunciarem a si mesmo, mas sobretudo a de amar aqueles que lhes destruíram a fortuna, a honra, a família. Não obstante, o coração desses infortunados está abalado. Eles hesitam, vacilam, agitados por sentimentos contrários. Se a boa resolução triunfa, eles oram a Deus, imploram aos Bons Espíritos que lhes deem forças no momento mais decisivo da prova.
Enfim, depois de alguns anos de meditação e de preces, o Espírito, se aproveita de um corpo que se preparara, na família daquele que detestou, e pede, aos Espíritos encarregados de transmitir as ordens supremas, permissão para ir cumprir sobre a TERRA, os destinos desse corpo que vem de se formar. Qual será, então, a sua conduta nessa família? Ela dependerá da maior ou menos persistência das suas boas resoluções. O contato incessante dos seres que ele odiou é uma prova terrível, da qual às vezes sucumbe, se a sua vontade não for bastante forte. Assim, segundo a boa ou má resolução que prevalecer, ele será amiogo ou inimigo daqueles em cujo o meio foi chamado a viver. É assim que se explicam esses ódios, essas repulsas instintivas, que se notam em certas crianças, e que nenhum fato exterior parece justificar.
Nada, com efeito, nesta existência, poderia provocar essa atipátia. Para encontrar-lhe a causa, é necessário voltar os olhos para o passado.
Oh, espíritas! Compreendei neste momento o grande papel da Humanidade! Compreendei que, quando gerais um corpo, a alma que se encarna vem do espaço para proguedir. Tomai conhecimento dos vossos deveres, e ponde todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus: é essa a missão que vos está confiada, e da qual recebereis a recompensa, se a cumprirdes fielmente. Vossos cuidados, A EDUCAÇÃO QUE LHE DERDES, auxiliarão o seu aperfeiçoamento e a sua felicidade futura. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe, Deus perguntará: "Que fizeste da criança confiada à vossa guarda?".
Se permaneceu atrasada por vossa culpa, vosso castigo será o de vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando dependia de vós que fosse feliz. Então vós mesmos, carregados de remorsos, pedireis para reparar a vossa falta; solicitareis uma nova encarnação, para vós e para ela, na qual a cercareis de mais atentos cuidados, e ela, cheia de reconhecimento, vos envolverá no seu amor.
Não recuseis, portanto, o filho que no berço repele á mãe, ou ao pai, nem aquele vos paga com a ingratidão: não foi o acaso que o fez assim e que lhe enviou. Uma intuição imperfeita do passado se revela, e dela podeis deduzir que um ou outro já odiou muito ou foi muito ofendido, que um ou outro veio para perdoar e expiar.
Mães! Abraçai, pois, a criança que vos causa aborrecimentos, e dizei para vós mesmas: " Uma de nós duas foi a culpada". Merecei as divinas alegrias que Deus concedeu à maternidade, ensinando a essa criança que ela está na Terra para se aperfeiçoar, amar e abençoar. Mas ah! Muitas dentre vós, em vez de expulsar por meio da educação, os maus princípios inatos, provenientes das existências anteriores, entretêm e desenvolvem esses princípios, por descuido ou por uma culposa fraqueza. E, mais tarde, o vosso coração ulcerado pela ingratidão dos filhos, será por vós, desde esta vida, o começo da vossa expiação.
A tarefa não é tão difícil como podereis pensar. Não exige o saber do mundo: o ignorante e o sábio podem cumpri-la, e o ESPIRITISMO vem facilitá-la, ao revelar a causa das imperfeições do coração humano.
Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior. è necessário aplicar-se em estuda-los. Todos os males tem sua origem no egoísmo e no orgulho. Espreitai, pois, os menores sinais que revelam os germes destes vícios, e dedicai-vos a combate-los, sem esperar que eles lancem raízes profundas.

Santo Agostinho prossegue na própria página 195 a falar do assunto e na 196 também, sugiro á todos que façam a leitura completa, ou pela  internet já que a obra de KARDEC, está em PDF.

DAQUI e deste trecho escolhido já basta para PAIS, filhos, avós, meditarem sobre a vida com seus filhos e netos, e entenderem que NADA É POR ACASO, e também sobretudo o que falarei na próxima matéria.


David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
radialista, publicitário, gestor de negócios,
é espírita, médium, divulgador, e pesquisador
da DOUTRINA ESPÍRITA DE KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
@DavidChinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)




Nenhum comentário:

Postar um comentário