quinta-feira, 12 de julho de 2012

ALLAN KARDEC EM EDITORIAL CONTA COMO ESCREVEU O LIVRO DOS ESPÍRITOS


 Allan Kardec, o grande codificador da doutrina Espírita, escreveu o LIVRO DOS ESPÍRITOS.
Sempre qualificava em respeito aos novos seguidores as CARTAS QUE recebia, SOBRE A BOA NOVA.
Seu editorial, longo, pois dizia que os espíritas precisam gostar das explicações que nem sempre podem ser abreviadas como exigem OS MAIS NOVOS.

O origiual Francês, começa com a carta de  dos eleituras escolhidos pelo editor KARDEC   que foi traduzido para o português e aqui reprisamos, foi na na madrugada dia 04 de Julho de 1857, que o grande CODIFICADOR anotou cartas elogiando á epóca o Livro dos Espíritos, e logo após a carta do senhor C, ele inicia, UM EDITORIAL especial;
,As linhas abaixo APÓS A  CARTA SÃO TODAS do amado professor Francês , e foram retiradas da REVISTA ESPÍRITA a qual KARDEC era o seu editor e escrevente, E CRIADOR,  com ajuda desua esposa,  Amélie Gabrielle Boudet, que  sempre o apoiou.

ESTE EDITORIAL É HISTÓRICO POIS FOI ESCRITO há  155 ANOS, e foi uma das explicações mais claras e resumidas que KARDEC fez da grande obra o LIVRO DOS ESPÍRITOS.
__________________________________________________________________________________

Ao 
Monsieur, Kardec, Allan

Lyon,4 de Julho de 1857

SENHOR,

Não sei como vos exprimir todo meu reconhecimento, sobre a publicação de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, que tenho depois de rele-lo, o quanto nos fizésteis saber, é consolador para nossa pobre Humanidade.
Eu vos confesso, que da minha parte, estou mais forte e mais corajoso para suportar as penas e os aborrecimentos ligados à minha pobre existência.
Partilhei, com vários de meus amigos, as convicções que auri na leitura da vossa obra: Todos estão muito felizes, compreendem, agora, as desigualdades das posições na sociedade, e não murmuram mais quanto a Providência, na esperança certa de um futuro muito mais feliz, eles se comportam bem, consola-os e lhe dá coragem. Gostaria, SENHOR, de vos ser útil; não sou senão um pobre filho do povo, que se fez uma pequena posição pelo seu trabalho, mas que tem falta de instrução, tendo sido obrigado atrabalhar bem jovem; todavia sempre AMEI MUITO A DEUS, e fiz tudo o que pude para ser útil aos meus semelhantes; é por isto que procuro tudo o que pode ajudar na FELICIDADE de meus irmãos.
Iremos nos reunir, vários adeptos que estavam esparços; faremos todos  os nossos esforços para vos secundar; havéis levantado o estandarte, cabe a nós vos seguir, contamos com o vosso apoio, e vossos conselhos.
Sou, SENHOR, se ouso dizer meu confrade, vosso todo devotado.

C.....

 Editorial da Revista Espírita, 1857, 4h17 da madrugada... (registro do diário)


Frequentemente, se nos dirigem perguntas sobre a maneira pela qual obtivemos as comunicações que são objeto de o LIVRO DOS ESPÍRITOS. Resumimos, aqui, tanto mais voluntariamente, as respostas que nos fizeram, a este respeito, pois isto nos dará ocasião de cumprir um dever de gratidão, para com as pessoas que quiseram nos prestar seu concurso.
Como explicamos, as comunicações por pancadas, dito de outro modo, pela tiptólogia, são muito lentas e muito incompletas, para um trabalho de longo fôlego, também não empregamos, jamais, este meio; tudo foi obtido pela escrita por intermédio de vários MEDIUNS PSICÓGRAFOS.
Nós mesmos preparamos as perguntas e coordenamos o conjunto da obra; as respostas são, textualmente, as que nos foram dadas pelos ESPÍRITOS; a maioria, foi escrita sob nossos olhos, algumas foram tomadas de comunicações que nos foram dirigidas por correspondentes, ou que recolhemos, por toda a parte onde estivemos, para estuda-las; os ESPÍRITOS, parecem para este efeito, multiplicar, aos nosso olhos, os sujeitos de observação.
Os primeiros MÉDIUNS que concorreram para nosso trabalho, foram a senhorita B... cuja a complacência nunca nos faltou; o LIVRO foi escrito, quase por inteiro, por seu intermédio, e na presença de um numeroso auditório, que assistia ás sessões e nelas tomavam o mais vivo interesse.
Mais tarde, os ESPÍRITOS, prescreveram-lhe a revisão completa em conversas PARTICULARES, para fazerem todas as ADIÇÕES, e as correções que julgaram necessárias.
Este parte essencial do trabalho foi feita com o concurso da senhorita JAPHET, que se prestou, com a mior complacência e o mais completo desinteresse, a todas as exigências dos ESPÍRITOS, porque eram eles que determinavam os dias, e as horas de suas lições.
O desinteresse não seria, aqui, um mértio particular, uma vez que os ESPÍRITOS reprovam TODO TRÁFICO, que se possa fazer, com sua presença; a senhorita JAPHET, que é, igualmente, sonâmbula muito nótavel, tinha seu tempo útilmente empregado; mais compreendeu que era, igualmente dele fazer um emprego aproveitável, consagrando-o á PROPAGAÇÃO, da DOUTRINA.
Quanto a nós, declaramos, desde o príncipio, que nos apráz confirmar aqui, que jamais entendemos fazer, de o LIVRO DOS ESPÍRITOS objeto de uma especulação, devendo os produtos serem aplicados em coisas de utilidade geral; é, por isto, que seremos, sempre, reconhecidos para com aqueles que se associaram de coração, por amor ao bem a OBRA A QUAL NOS CONSAGRAMOS.
                                                                                      
ALLAN KARDEC


" posso garantir a cada internauta que tem sido uma emoção pesquisar, recolher, escrever, e pedir ao espíritos todos os dias conselhos do que levar aos senhores nesta   jornada do pequeno Blog que escrevemos com todos os companheiros desta jornada do  ideal ESPÍRITA."                                                                                                  
Obrigado senhor Kardec, Allan, por tudo que nos permitiu com sua coragem, COMPROMETIMENTO, e sobretudo LISURA e integridade para falar, debater, sabatinar, indagar, os IMORTAIS.
Merci beaucoup pour vos réponses, Kardec.
ou Thank you very much for your answers Mr, Allan e para fechar em Alemão :
Vielen Dank für eure Antworten, Von Kardec.




David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
publicitário, radialista, gestor de negócios,
Espírita, Médium, divulgador e pesquisador
da DOUTRINA ESPÍRITA DE KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
@David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@EspiritismoPira (Twitter) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário