terça-feira, 19 de junho de 2012

DISCUSSÃO EM FAMÍLIA


Estimados companheiros de jornada na TERRA, amigos do ideal espirita, nesta madrugada vamos falar das problemáticas de família.

Até que ponto existe interferência espiritual numa divisão de família, primeiro vamos falar de acordos pré vida, neste planeta para que todos possam ter uma ídeia.

A visão de família unida, dizem ser primeiro da educação, de famílias que passaram a seus filhos formação moral, de caráter e conseguem criar seus filhos e tocar sua família nos mesmos parametros, nem sempre.
Fato é que primeiro vamos explicar que a sociedade entre um homem e uma mulher nem sempre é feita por casais afins ou pré programada, a vida na formação poderá interferir sim nos filhos que completaram a escolha do casal.

Muitos espíritos inimigos em outra jornada ou mesmo ex-amantes, ex- amigos, funções de pai e filho, acabam retornando a este planeta para juntos após um acordo recuperar o que fizeram na jornada anterior, é possível sim numa vida um pai ter abandonado um dos seus filhos, em prol de um amor, e retornar numa outra com eles mesmos, o que explica rejeição, brigas etc.

Vemos casos de ex-irmãs que lutaram por um homem numa encarnação voltar em outra como mãe e filha, uma repondo a outra situações que tirou no pretérito, e o homem que perdeu vir como amigo, namorado, ou marido que no passado dividiu as escolhas de ambas.

Portanto numa família podem acontecer espíritos que estiveram em conflito no passado tentando se recuperar, da mesma forma que podem ter espíritos, amigos, grandes amores do passado, que retornam para recuperar outras situações, de formas que sempre teremos uma explicação que o porque do sucesso de algumas famílias e o fracasso de outros, questões na vida passada que não foram resolvidas, e muitas vezes, nem serão aqui nesta nova oportunidade.


Allan Kardec na maior obra espírita perguntou aos imortais na questão 513 do LIVRO DOS ESPÍRITOS,
Agem os Espíritos simpáticos em virtude de uma missão?
E prontamente eles responderam ao professor: "as vezes podem ter uma missão tempóraria mas em geral são apenas solicitados pela similute de pensamentos e de sentimentos no bem contra o mal.

Agora é possível parar uma discussão? Sim e não, sim quando temos a certeza que aquele dialogo áspero irá nos conduzir a uma situação de confronto, e não quando vemos uma Mãe, atacando um filho ou o filho deste por algo sem relativa importância ou da sua alçada, mesmo sendo mãe, caberá ao filho em qualquer idade respeitar a mãe, porém muitas vezes como netos, e netas estão pelo meio, o confronto traz, altos brados, e com eles desequilibrio e palavras ferinas de ambas as partes, que levam a marcas confusas.

Não quer dizer que o ofensor e o ofendido não terão perdão, ninguém é santo na Casa Espírita, ou em qualquer outra religião, é preciso ter o domínio mas isto anda cada vez mais raro nos dias de hoje, após o confronto precisamos pensar a quem serviu aquele resultado negativo.

 Ainda no fantástico livro dos Espíritos, KARDEC pergunta na questão 843, O HOMEM TEM LIVRE ARBITRIO DESDE O NASCIMENTO ?

E a resposta vem clara e definida: " Ele tem seja homem ou mulher a liberdade de agir, desde que tenha a vontade de o fazer. Nas primeiras fases da vida a liberdade é quase nula: ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. Estando os pensamentosda criança em relação com as necessidades da sua idade, ela aplica o seu livre arbítrio ás coisas que lhe são necessárias.

Com esta resposta dos imortais, caberá sempre que depende de nós tomar a decisão que rumo seguir dentro de uma discussão, outro dia na Casa Espírita, encontrei um marido que me disse que quando o problema surge ele deixa a casa para evitar o confronto.
Numa mesma situação vi outro chefe de família  que conheci, quando a esposa vinha trazer um problema que seria ato de discussão, ele marcava a tal reunião com a esposa para dali 4 dias a fim de esfriar a temperatura.

Famílias mais agitadas não conseguem isto, a discussão abre o canal com os espíritos ruins, e aí sim conturbam mais um ambiente que só gerou a discussão porque o MEDO E AS MÁS INFLUENCIAS ESPIRITAS de amigos do Umbral ou espíritos ainda na fase TERRA - TERRA CERCAM O AMBIENTE.

geralmente se exite mediunidade na casa, ela entra pela revolta de um ou de outro, COMO AGENTE COMPLICADOR ou de ambos, numa questão que se torna a temática do embate que terminará sem vencedor.
Pois o uso de argumentos em tons fortes, altos, e ofensivos não leva ninguem a um resultado salutar, pedir perdão é bom, porém isto não aliviará a dor do momento, será preciso dias para que ambos os envolvidos ou mais pessoas se recuperem.

Vivemos momentos complicados na família, se debatem muito a questão do dinheiro, divisão ou não de bens, problemáticas de bebida, sexo, e vicios, posturas pós ou pré divórcios, e divisões de mães, que tomam partido do filho ou da filha sofredora.



André Luiz disse claramente pelas mãos de Chico Xavier que : NÃO HÁ VITIMAS, o que isto quer dizer?

Que todos estão passando pelo que pediram ou por algo que causaram se não no dia de hoje, no passado, se não no passado diretamente, indiretamente, e claro senhores e senhoras, que as vezes injustiças ocorrem, mas sabemos que é dificil, é preciso pedir perdão, e refletir onde foi o erro, que levou, ou que agente está forçando uma família, um filho ou uma mãe, ou um pai, ou todos juntos criarem uma situação sem retorno.

Ao fecharmos o texto deixo esta reflexão para todos, pois temos que nos controlar, sem a presença da CALMA SEMPRE SEREMOS VENCIDOS.


Caso nada disto lhe conforte deixo também um vídeo do grande DIVALDO PEREIRA FRANCO de apenas 2 minutos de sua palestra CONFLITOS EXISTENCIAIS, para dar um suporte a você na proxíma discussão, porque acabar com elas em sua vida depende de você.

Espero que talvez lhes dê mais conforto para começar tudo novamente focado nas regras do mestre JESUS, e de bem com você mesmo, afinal todos temos DISCUSSÃO EM FAMÍLIA.


David Guilherme, 54, é 
publicitário, radialista, espírita, e
pesquisador da Doutrina de Allan Kardec,
davidchinaglia@gmail.com
@DavidChinaglia, e no
Facebook David Chinaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário