quarta-feira, 6 de junho de 2012

POSSESSÃO? OBSESSÃO? OU VOCÊ contra VOCÊ?

 Estimados companheiros de ideal espirita, aqui estamos mais uma vez para começarmos na chegada de um novo dia, novo tema para falarmos com os senhores e com as senhoras que nos prestigiam.
Ao longo de minha caminhada como espirita pude ver muitas mudanças dentro da Doutrina, passando por casas que estudei, trabalhei, participei, observei nas OBSESSÕES E NAS POSSESSÕES o maior drama da sociedade que busca socorro imediato.
Em Piracicaba no Fora da Caridade, na União Espirita, em São Vicente no querido Semente de Luz, e na Casa do Caminho, de novo em Piracicaba,  fui testemunha de momentos dificeis meus e de amigos, e de parentes, ou desconhecidos que aportaram em busca de ajuda do plano espiritual.

A depressão o mal século para muitos, fora ela os efeitos nocivos de um mal maior que é a CHAGA MORAL, que cresce SOBRETUDO via Internet, e na  mente das pessoas que tem histórico traumático em sua criação, por logo, são vitimas da depressão, e da síndrome do pânico, e dos tormentos da mente.
Óbvio que quando a MORAL, e o CARÁTER seja de um homem ou de uma mulher estão afetados, num quadro clinico de tristeza profunda primeiro canal da depressão, na atual sociedade Mundial, não só no Brasil e a partir daí temos  os ataques espirituais, e obsessões.

Na página 187 do LIVRO DOS ESPIRITOS, o codificador ALLAN KARDEC, no capitulo III, apresenta uma serie de questões aos imortais,  quando fala de possessão.
Estou indo a Possessão direto, porque obviamente uma pessoa DEPRESSIVA , já trouxe a NEGATIVIDADE E A OBSESSÃO, agora a POSSESSÃO É PRECISO se verificar uma serie de situações antes de nós atermos a ela.

Tenho dito a meus amigos da Casa do Caminho de Piracicaba  e tenho aprendido com isto que muita gente tenta repassar a responsabilidade de seus atos, para os Espiritos, e quero deixar claro que eu particularmente entendo que isto é bastante dificil, pode haver a influência, mas em 96% a culpa é primeiro da pessoa, com pensamentos e atitudes erradas, e escolhas erradas, quando pegos pela família, pela sociedade, então se abatem e se entregam, e precisam de "culpados" ocultos, para se livrarem.

Claro que os maus espiritos irão sempre se aproveitar da fraqueza dos encarnados, os OBSESSORES normais do pretérito, os novos, mas daí dizer que um cidadão usa drogas, ou utiliza-se da prostituição moral  dos sites de relacionamentos  ou mesmo no dia a dia,  para contumácia de parceiras ou parceiros, e depois dizer que foi espirito vai um caminho longo e complicado e raro de acontecer.
KARDEC dizia sempre que trazemos os erros gravados no períspirito logo se tivemos a tendência a prostituição, a golpes, a atitudes erradas, pedófolia, corre o risco de repetirmos quando a situação se oferece.


ALLAN KARDEC pergunta na questão 473 aos imortais: Pode um Espírito momentaneamente, revestir-se do invólucro de uma pessoa viva, quer dizer, introduzir-se num corpo animado e agir em substituição ao espirito que nele se encontra encarnado?
E eles responderam: ' O ESPIRITO NÃO ENTRA NUM CORPO COMO ENTRA NUMA CASA; ELE SE ASSIMILA A UMA ESPÍRITO ENCARNADO QUE TEM OS SEUS MESMOS DEFEITOS, E AS SUAS MESMAS QUALIDADES, PARA AGIR CONJUNTAMENTE; MAS É SEMPRE, O ESPIRITO ENCARNADO QUE AGE COMO QUER SOBRE A MATÉRIA DE QUE ESTÁ REVESTIDO. UM ESPIRITO NÃO PODE SUBSTITUIR-SE AO QUE SE ACHA ENCARNADO, PORQUE O ESPIRITO E O CORPO ESTÃO LIGADOS ATÉ O MOMENTO MARCADO PARA O TERMO DE EXISTÊNCIA MATERIAL.

Pois então muito raro, termos um caso de POSSESSÃO ATIVA, o individuo que é usuário de drogas, ou sexolatra, ou tem tendências violentas, ou de prostituição ou mesmo quedas morais, ativas, pode até ter um espirito de igual teor atrapalhando ou obsediando ou agindo de maneira possessiva, porém a índole, e o histórico da ação pertence ao encarnado.

Estamos tratando disso porque tenho visto falando com os amigos de ideal espirita, e também com os espiritos, muita gente se negando a  assumir seus atos, é fácil dizer "não lembro do que fiz e não sei",  quando o Leão ruge, na frente da pessoa, o duro é admitir. Lembro que isto não tira também, repito também a ação espiritual, negativa do ser errante, mas não foi ela o principio ativo daquela depressão ou daquele vicio seja ele qual foi, e o desejo maior, é da pessoa, de ser curado clinicamente e espiritualmente.

Logo a seguir ainda tratando da problemática Obsessão e Possessão, ALLAN KARDEC NOVAMENTE INDAGA aos imortais : Se não há possessão propriamente dita, quer dizer, coabitação de dois Espíritos no mesmo corpo, a alma pode encontrar-se na dependência de um outro Espírito, de maneira a se ver por ele subjugada ou obsedada a ponto de ser sua vontade, de alguma forma, paralisada?

E os IMORTAIS respondem: " sim, e são esses verdadeiros POSSESSOS: mas fica sabendo que essa DOMINAÇÃO não se EFETUA JAMAIS SEM A PARTICIPAÇÃO DAQUELE QUE SOFRE(o ENCARNADO), seja por sua FRAQUEZA, seja pelo seu DESEJO. Frequentemente se têm tomado por possessos criaturas epiléticas ou loucas, ou pertubadas(depressão é uma pertubação)que mais necessitam de médico do que de EXORCISMO.

A palavra POSSESSO, na sua acepção vulgar, supõe a existência de demônios, ou seja, de uma categoria de seres de natureza má, e a coabitação de um desses seres com a alma, no corpo de um indivíduo. Mas, como não há DEMONIOS neste sentido, e como dois ESPÍRITOS NÃO PODEM HABITAR SIMULTANEAMENTE O MESMO CORPO, TAMBÉM NÃO há possessos, SEGUNDO A IDEÍA LIGADA A ESSA PALAVRA. Pela expressão possesso não se deve entender senão a dependência absoluta da alma em relação a Espíritos imperfeitos que a SUBJULGUEM.

Neste assunto que vemos a abordagem de Kardec e a resposta dos imortais, lembro um curso ministrado por PASCHOAL NUNES FILHO NA CASA DO CAMINHO, e uma palestra dele recente, NO QUAL ELE AFIRMA que tem pessoas que se tirar o OBSESSOR dela, ela morre, pois vive da lamentação, da depressão, da tristeza e da sindrome do COITADINHO.
Que Fazer então? é preciso então o ASSISTIDO pela MEDIUNIDADE PRÓPRIA e do assistente, pela Espiritualidade do bem e pelo DIRIGENTE e MÉDIUM ESPIRITA ter a miníma vontade de se curar e uma fé inabalavel, para recomeçar de novo.


KARDEC ainda em sua sabatina prossegue falando aos imortais sobre o tema e indagna inteligentemente os ESPIRITOS de maneira objetiva e clara, na questão 475:  Pode uma pessoa, por si mesma, afastar os maus espirítos e se libertar do seu domínio? e então os IMORTAIS, respondem ao interlocutor Francês: " SEMPRE SE PODE SACUDIR UM JUGO, QUANDO SE TEM UMA VONTADE FIRME.

Muito bem estimados amigos, acredito que falando com os senhores e dando as questões de KARDEC, e as respostas dos IMORTAIS, os senhores e as senhoras, irão se resolver, claro que sempre com ajuda, da ESPIRITUALIDADE DO BEM, porém partindo do principio que ESPIRITO NENHUM PODERÁ LHE AJUDAR SEM VOCE QUERER E SE AJUDAR TAMBÉM, pois é sua vida meu amigo, minha amiga,.

Vossos mentores e a espiritualidade amiga,  irão te fortalecer, junto com você, com atitudes morais suas, fé, pensamento de reforma PESSOAL E INTÍMA, sim ajuda-lo, mas niguém nem MESMO DEUS ou JESUS, por mais cruel que lhe pareça vai modificar sua vida, por ser injusto com o mundo e com as demais pessoas.

Volto a dizer que DEUS não vai ajudar ninguém a sair das drogas, da prostituição da queda livre moral que vivemos na internet e fora dela, não vai trazer esposas, maridos, dar aval a bi-sexualidade, erros morais e de caráter,  enfim DEUS não vai participar da sua gestão de vida pessoal.
No máximo irá enviar mensageiros de Luz para acalmar seu coração, SUA MENTE E SEU ESPIRITO, REPITO DE NOVO, conforme vosso merecimento, por isto veja no desenho abaixo o que lhe traz doenças, e males da mente, corpo e por logo ESPÍRITO.



Parece cruel este colunista espirita, mas ele mesmo demorou mais de meio século para entender todo o processo da vida, e da recuperação MORAL, sim, temos que agir COM VONTADE disseram os IMORTAIS, e mais que VONTADE, nossa FÉ, em nós mesmos, pois de nada adianta ter fé em DEUS, no BEM, se não acreditamos em nós, e continuamos a nos degradar MORALMENTE, na internet, na sociedade, com nossa moral sem limites,  e caráter agindo errado.
Seja o que for,  fazendo atitudes comerciais e familiares erradas, gritos, brigas, provocando abortos, enfim, tudo que sabemos que vai contra a regra básica do PLANTA E COLHERÁS.


De novo por mais cansativo que parece, repetimos, o PLANTIO É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA, logo plantemos o certo, tiremos o ódio, o rancor a mágoa de dentro de nós, logo pensemos no amor FRATERNO, no AMOR COMO UM TODO, NO BEM, em boas coisas e logo ATÉ CANCER NÓS MESMOS CURAMOS, e se o bom pensamento, boa leitura, nos cura até de um CANCER, porque não nos muda? BASTA QUERER.



Amigos de nada adiantará o desespero, PARE AGORA, pense, PARE E REPENSE, peça PERDÃO A VOCÊ MESMO, respire fundo, não faça resmungos nem oração sem paz.

Procure o EVANGELHO ESPIRITA, OU SE NÃO TIVER UMA BIBLIA NUM SALMO OU NUMA PASSAGEM DE MATHEUS OU JOÃO, leia, ACALME PRIMEIRO SEU ESPIRITO, SEU CORAÇÃO, respeite a VIDA, e peça ao seu mentor uma ajuda, com a proteção da espiritualidade amiga, e ela virá.

NESTE momento que você fizer a PRECE, do seu lado só haverá paz espiritual, você é o seu salvador, lembre  a palavra de Jesus :  "VÓS SOIS DEUSES", E OS DEUSES ANDAM BEM, SORRINDO, FELIZ, SABEDOR DA SUA CAPACIDADE, logo se sinta um filho de Deus um irmão de fato do mestre Jesus, consiga sua paz pessoal, pois sua FELICIDADE E BEM ESTAR, depende apenas de VOCÊ

SER FELIZ E SEGUIR A JORNADA NO BEM ,VIVENDO EM PAZ DEPENDE 1.000% de suas próprias ações.



David Guilherme, 54, é pesquisador Espirita,
Médium, radialista, publicitário


2 comentários:

  1. Aqui não é mencionado A Gênese Cap. XIV 46-49 . Por que?
    Por acaso não necessitamos estudar as 5 obras básicas, exatamente porque Kardec agiu como humildade em relação a não existência da possessão e se corrigiu em a Gênese? 5 obras e não somente 2,ou 3. Aff

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanda,

    Obrigado por lembrar da Gênese, a literatura espírita é muito vasta e em alguns momentos podemos esquecer de alguma.

    Abraços,

    Rogério

    ResponderExcluir