quarta-feira, 20 de junho de 2012

COMO FOI ESCRITO E O QUE CONTÉM O LIVRO OBRAS PÓSTUMAS DE ALLAN KARDEC


Estimados amigos do IDEAL ESPÍRITA, vamos falar do livro OBRAS PÓSTUMAS, de ALLAN KARDEC, Œuvres Posthumes") o seu título em Francês.

Trata-se de uma compilação de escritos do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, lançada póstumamente em Paris, em janeiro de 1890, pelos dirigentes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. A epígrafe da obra reza: "É preciso propagar a Moral e a Verdade". É a segunda das duas obras complementares sobre a Doutrina Espírita.

A obra transcreve uma biografia de Kardec publicada originalmente na "Revue Spirite", assim como o discurso proferido pelo astrônomo Camille Flammarion no sepultamento daquele.
Dividida em duas partes grandes e heterogêneas, contém diversos artigos escritos por Kardec que não haviam sido publicados, fosse por falta de tempo hábil, fosse por não representarem mais, com o passar dos anos, uma expressão fiel de seu pensamento. Além deles, há ainda a transcrição de várias comunicações mediúnicas ocorridas em reuniões em que Kardec tomou parte.
O conteúdo geral da obra é bastante esclarecedor a respeito do ponto de vista do Codificador acerca de variados temas de ordem filosófica, moral e religiosa. Alguns assuntos abordados são a música celeste, a natureza do Cristo, o conhecimento do futuro, as manifestações dos Espíritos, fotografia e telegrafia do pensamento.

NO LIVRO OBRAS PÓSTUMAS DE ALLAN KARDEC, A primeira parte da compilação é dedicada a uma série de artigos escritos por Allan Kardec em épocas bastante diferentes. Constam nessa porção da obra análises acerca das manifestações dos Espíritos, incluindo temas como perispírito, transfigurações, sonambulismo e telepatia, e sobre temas sociais e filosóficos, a exemplo do Estudo sobre a natureza do Cristo e dos ensaios As cinco alternativas da Humanidade e Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

 Já na segunda porção da obra consta uma série de transcrições de reuniões mediúnicas nas quais Kardec tomou parte, que versaram basicamente sobre o desenvolvimento das idéias espíritas, sua divulgação e sua influência nas sociedades européias. Há diversas notas de Kardec explicando o contexto em que se estabeleceram as comunicações, o que, somado ao ordenamento cronológico em que já se achavam organizados os textos, dá margem à idéia de que se tratava de uma nova obra que vinha sendo compilada pelo Codificador do Espiritismo.

No Brasil é um livro pouco estudado, por que foi escrito a partir de todas as anotações de KARDEC, UM LIVRO QUE TEVE PARTICIPAÇÃO DE CAMILLE FLAMARION, LÉON DENIS e outros grandes companheiros do codificador.

Vemos num trecho desta importante obra que todos devem ler - e vamos trazer aos senhores que nos leem seja pelo Blog, ou por nossa página no FACEBOOK ou mesmo no TWITER, detalhes importantes sobre a doutrina espírita.
Vemos na sua página 54 e começo da 55 um ítem que diz o seguinte em seu CAPÍTULO V - APARIÇÃO DE PESSOAS VIVAS - BICORPORIEDADE.

32. A faculdade emancipadora da alma e seu desprendimento durante a vida, podem dar ensejo a fenômenos análogos aos que apresentam os Espíritos desencarnados. Enquanto o corpo dorme, o Espírito aparece fora dele, sob a forma VAPOROSA, quer em sonho, quer em vigília; pode mesmo apresentar-se sob a forma tangível, ou com perfeita aparência, que muita gente afirma verdadeiramente tê-lo visto ao mesmo tempo em dois pontos diversos. Assim é realmente;mas num daqueles pontos so está o corpo e no outro o Espírito somente. Foi esse fenômeno raríssimo que ensejou ocasião à crença nos homens duplos e a que se tem dadoo nome de BICORPORIEDADE.
Por mais extraórdinario que seja, não deixa de pertencer, como tudo, à ordem dos fenômenos naturais, pois que deriva das propriedades do períspirito e de uma lei natural.

 Sugiro aos que querem saber mais lerem esta OBRA EDITADA APÓS A MORTE DO CODIFICADOR., POR SEUS AMIGOS DA SOCIEDADE ESPÍRITA PARISIENSE, MAIS A FRENTE QUANDO FALARMOS NESTE BLOG DE MEDIUNIDADE TRAREMOS PONTOS DESTA OBRA PARA O AMIGO INTERNAUTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário