domingo, 24 de junho de 2012

RESPOSTAS A INTERNAUTAS DO NOSSO BLOG ESPIRITA


MEUS PREZADOS AMIGOS INTERNAUTAS E COMPANHEIROS DE JORNADA ESPÍRITA, ABRIMOS EM NOSSO EMAIL, espiritismo.piracicaba@gmail.com UMA PORTA PARA PERGUNTAS QUE EU E AMIGOS DA DOUTRINA ESTAREMOS RESPONDENDO, VOU TRAZER DUAS PERGUNTAS SELECIONADAS, É DO INTERNAUTA EDUARDO S. RIBEIRO, ESTARÃO DENTRO DE CONCEITOS MEUS E DE OUTROS PESQUISADORES, PARA OS AMIGOS TEREM SEMPRE DUAS VERSÕES, E OPINIÕES, JÁ QUE NÃO PRETENDO SER ABSULOTO, TRAREI SEMPRE MAIS UM ESPÍRITA RESPONDENDO DEPOIS, POR ISTO VAMOS DE DUAS EM DUAS, QUERIDO EDUARDO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

Eis as perguntas e as minhas respostas:


A primeira é: Jesus Cristo como Salvador e Messias do planeta Terra, foi enviado por Deus ao nosso planeta, o qual está em um nível hierárquico mediano, para através de seus ensinos, nos fazer progredir como espíritos e fazer o próprio planeta ascender na escala evolutiva. Gostaria de saber se, de acordo com o Espiritismo, outros mundos, em estados evolutivos inferiores ao nosso ao redor do universo, também receberam ou poderiam receber um Salvador, ou o próprio Cristo, sendo enviado por Deus para ajudar na evolução desses mundos.

Nesta questão, vou responder que é preciso entender o objetivo que estamos na Terra.
primeiro somos uma raçA evolúida que foi banida de seu mundo por faltar com condutas básicas, e viemos habitar um planeta, a TERRA.

Logo, quando Jesus, o espírito, foi enviado é preciso entender que ele tinha um proposito para este planeta e para nós em especial. O espírito chamado por Jesus de acordo com a doutrina espírita esteve entre nós 07 vezes antes de ser o Jesus de Nazaré, portanto aprendendo como era viver aqui.

Cristo não veio salvar, no nosso entender Jesus o Cristo, veio dar uma lição, é errado dizer que ele morreu por nós, seria justo dizer que ele saiu naquele momento por erros nossos.

O fato de ser crucificado não quer dizer que nos salvou de nada, é um ativismo religioso, católico, e herdado pelas igrejas que cultuaram o espírito de Jesus como salvador, ele na verdade de ser visto como um orientador, já que mostrou o caminho do amor, e da conduta.
Se admitimos que habitamos outros planetas em outras formas, justo dizer que o Cristo ou qualquer outro espírito da sua envergadura pode sim estar noutro orbi para ajuda e ensinar, porém de acordo com o merecimento de cada povo em cada momento e em cada cultura de vida.

A segunda questão é sobre o Tópico "Desaparecimento do corpo de Jesus", desenvolvido ao final do livro "A Gênese". Ali é escrito: 
"Após o suplício de Jesus, seu corpo se conservou inerte e sem vida; foi
sepultado como o são de ordinário os corpos e todos o puderam ver e tocar.
Após a sua ressurreição, quando quis deixar a Terra, não morreu de novo; seu
corpo se elevou, desvaneceu e desapareceu, sem deixar qualquer vestígio,
prova evidente de que aquele corpo era de natureza diversa da do que pereceu
na cruz; donde forçoso é concluir que, se foi possível que Jesus morresse, é
que carnal era o seu corpo."

Meditei diz o internauta  Eduardo, acerca do paradeiro do corpo físico de Jesus e não pude encontrar, na derradeira parte d'A Gênese, nenhum argumento acerca do que se deu com o corpo físico do Cristo.  Gostaria de saber qual é a visão kardecista sobre esse ponto. O que teria acontecido com o corpo carnal de Cristo? 

Prezado Eduardo, esta pergunta demandará de minha parte uma atenção especial e por isto um texto longo.

ALLAN KARDEC, era de formação católica, DEPOIS É QUE SE TORNA ESPÍRITA, APÓS O INICIO DAS SUAS PESQUISAS, ERA MAÇON TAMBÉM.

A questão em si do corpo de Jesus, tem outro ativismo católico e religioso, os anos passaram e pouca gente quer falar sobre esta temática.

O espiritismo trata Jesus como um espirito de elevada grandeza, o corpo provavelmente deve ter ficado na  Terra, isto quem lhe diz sou eu, estudante da questão.

A Biblia é um livro de cartas que sofreu uma tradução primeiro Hebraica, depois para o Alemão, e outras tantas, logo com muitos erros já comprovados por quem a estudou sem ser fanático.
Claro que como ela foi MANIPULADA, a interesse de uma só religião em dada época, se omiti em dados importantes.

CREIO que dizer que estamos frente a UM DEUS UNIPOTENTE SENTADO NUM TRONO com seu filho a sua direita é falta de inteligência pela ordem em questão de quem somos de fato, hoje sabedor do UNIVERSO, planetas, e informações que todos possuem acesso.

Jesus teria passado desapercebido pela história sem José de Arimatéia e Paulo de Tarso, não existe registros confiaveis a respeito da temática proposta por voce.

Quando fala a Genese de Kardec, é preciso entender que ele trabalhou as colocações de acordo com a visão terraquea que foi educado, e os espíritos em todas as obras seguem o que  escrevia e pergutava o autor, somente indo contra quando a questão ficava em dúvida, e KARDEC nunca duvidou da versão dos evangelhos que tratam o desaparecimento do corpo de cristo da forma conhecida.

Estou lhe dando uma resposta não em cima de A GENESE, e sim de uma maneira mais evolutiva de quem somos, e que a doutrina espírita se baseia.

Com os calculos humanos hoje, é IMPOSSÍVEL UM CORPO DA TERRA, SUBIR AOS CÉUS, e sobreviver, é uma questão fisíca e não religiosa,.
Não existe suporte para pressão do corpo em si.

Outras pessoas falam em questões para o destino do corpo do Cristo, quero lembrar que existe hoje facções e ideías que ele não morreu naquele dia, e sim anos depois em outro país, fato que ninguém sabe responder.

O corpo de Cristo era um problema para os ROMANOS E PARA JUDEUS, do ponto de vista politico ninguém queria,pois ter o corpo era ter a responsabilidade da sua morte, que sempre ficou a cargo dos JUDEUS, mas poderia ser da omissão ROMANA, e de muitos seguidores Judeus que se viram ofendido com a questão do REI, proposta de uma minoria.

A crença no PROFETA JESUS, se dá por este desaparecimento, e esta "subida aos céus", assim como a ressureição da Lazáro, e outros fatos que fazem do Jesus um ser maior, claro que não só este fato, e sim dentre muitas outras coisas que Jesus fez aquela época., poucos terão coragem de responder sua pergunta.

Ao longo dos anos pós morte de Jesus, o que mais significativo foi para a época,  NÃO  ERA que fim levou e sim que ensinamento DEIXOU JESUS, O CRISTO.

Jesus, era normal um corpo igual ao seu, não voava de Betânia á Jerusalém, logo era da TERRA, nasceu numa manjedoura outra coisa também negada pelo período(existem versões que era uma pousada e tudo foi um mal entendido).

Quero lembrar ao amigo, que este tema, acaba com várias perguntas, o dia que for provado que era apenas um espírito EVOLUIDO NUM CORPO IGUAL, várias igrejas perdem o MITO, e logo a fé ficaria abalada, em certos povos.

Não sei, e na terra quem de fato sabe, o que foi feito do corpo de JESUS O NAZARENO.
Vamos lembrar que o povo dizia ser filho de DEUS, em nenhum momento ele mesmo disse isto, tratava a DEUS sempre na terceira pessoa, e o chamava de PAI, o saldo daí para frente é puramente ACHISMO.

Se o corpo de Jesus for achado de fato na terra, acaba a igreja católica e a PROTESTANTE, POR EXEMPLO,  e todas as  suas vertentes, logo este é o segredo que dificilmente teremos acesso, HOJE.
EM BREVE TEREMOS UMA RESPOSTA.

Vários reis e rainhas tentaram e não conseguiram, o corpo do Cristo seria ter o poder da verdade.
Todos os registros inclusive os do filme CORPOS de Antonio Bandeiras, tratam o assunto como um tabú a ser descoberto, nem KARDEC quis entrar muito nesta questão.

Eu humilde PESQUISADOR, tenho o pensamento livre que o corpo ficou aqui, e seus seguidores guardaram em algum lugar, para que com o crescimento do CRISTIANISMO tomasse forma e se tornasse um local de ADORAÇÃO, isto é pessoal, tipo como é o túmulo de ABRAÃO, este EDUARDO pode ser o segredo BEM GUARDADO, POIS MUDA A FÉ DAS PESSOAS.

Se eu lhe garantir agora que JESUS ESTÁ COM SEU CORPO ENTERRADO  NA FRANÇA VOCE AINDA ACREDITARÁ NELE?

Prefiro ver Cristo como um ESPIRITO DE LUZ, que veio nos dar uma lição, um aprendizado, um ato de amor, não um super homem, cuja a vida foi utilizada depois para se criar dogmas., ESTE É UM CONCEITO E UMA OPINIÃO MINHA REPITO NÃO DA DOUTRINA.

Temos mais ativismo religioso aqui, todos evitam esta questão, é só pesquisar e verá isto, EU FICO com a tese que O ESPIRITO DE JESUS CRISTO, SUBIU AO CÉU, o corpo pouco importa para nós.

O mais importante Eduardo é o que ele ensinou, REPITO UMA VEZ MAIS.

Porém em respeito a você e aos demais internautas,  eu trarei o Paschoal Nunes, pesquisador, leitor de mais 300 livros e pesquisador de mais de 1.000, para responder numa visão mais técnica, a minha é como a sua um espírita que prefere a lógica de quem tal "milagre" não deve ter acontecido,.
Se  tal aconteceu tem que estar acompanhando por algo lógico que se existir registros, estão na mãos da Igreja CATÓLICA, que mudou textos da Biblia toda vez que isto a incomodava noutros tempos, assim como fez com a REENCARNAÇÃO, antes aceita e depois negada.

Fique com os ensinamentos do mestre, o espirito dele voltará em outro corpo numa outra fase da humanidade, nem eu, nem voce estaremos aqui para ver tal ato, ou se estivermos não será mais como EDUARDO e DAVID.
Vamos em frente guardando os ensinamentos do mestre JESUS,.  que posso lhe garantir não teria estes olhos azuis e uma pele tão branca andando pelo deserto de 45 graus, durante toda a vida, e mexendo em agua salgada como pescador, e agua doce.
É preciso CRER NELE, nos ensinamentos, mas sem tanta fantasia, o mundo de hoje não permite mais isto.

CONTINUEM ENVIANDO SUAS PERGUNTAS SEMPRE ESCOLHEREMOS DUAS PARA RESPONDER PUBLICAMENTE, E PESSOALMENTE ENVIAMOS RESPOSTAS TAMBÉM.

espiritismo.piracicaba@gmail.com


David Guilherme Chinaglia, 54,
radialista, espírita, pesquisador,
seguidor da doutrina de ALLAN
KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com

2 comentários:

  1. Prezado David,

    agradeço imensamente pela resposta às minhas questões. Me fizeram refletir e ponderar alguns pontos também.
    Fiz essas perguntas no intuito, não de cimentar a minha fé, mas para saber a visão kardecista dessas questões e, de certa forma, "completar" uma cosmologia de Cristo a partir do espiritismo.
    Você me perguntou se eu acreditaria em Jesus se ele estivesse enterrado na França, e respondo que com certeza acreditaria, como sempre vou acreditar, com qualquer fato sendo desvelado.
    Na primeira pergunta você falou da vinda de Jesus por 7 vezes na Terra antes de ser Jesus de Nazaré. Você poderia me passar alguma fonte ou material que fala acerca disso para eu poder pesquisar?
    No mais, David, agradeço muito por sua gentileza e disposição em responder às minhas questões. As respostas foram muito elucidativas e sinceras. Agradeço também pelo trabalho do blog em prestar serviço de auxílio aos espíritas interessados e faço votos de muita paz e amor para todos.
    Agradeço ainda por trazer mais pontos de vista, como o de Paschoal Nunes, para uma mesma questão, o que contribui muito para enriquecer nosso conhecimento.

    Um grande abraço,

    Eduardo Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós agradecemos suas perguntas que tb eram parecidas com mais de 5 perguntas a respeito do TEMA, continue conosco, forte abraço.

      Excluir