quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CASA ESPÍRITA DEVE PARAR DE DAR PASSE




Estimados amigos do ideal espírita, companheiros de jornada de vida, o tema da nossa matéria de hoje considero um dos mais difíceis que resolvi escrever, mas conto que todos os nossos leitores, usem o princípio, de Kardec, quando procurado por Jean B. Rousting para fazer uma fusão de idéias:

“Respeito sua forma de ver a nova ciência, Senhor Jean, que nos leva a Deus, no entanto não tenho um compromisso com os homens, tenho com a espiritualidade.” (Allan Kardec)

Num momento importante para a doutrina espírita, onde revolucionários em minha opinião, soltam um movimento para reescrever as descobertas de Allan Kardec, e seus milhares de blocos de anotações, atuam repito, no meu entender a serviço dos espíritos do mal, neste delicado momento em que vive a Terra.
 
Impossível alguém tentar reescrever o que o Professor Rivail, fez.

Primeiro porque não existe espírita neste país que saiba as milhares de vertentes, e novas perguntas que esta doutrina permite a mente humana fazer, á partir das 1019 questões do LIVRO DOS ESPÍRITOS.
As obras básicas ainda não estão findas, e estão tentando a todo custo, fazer desta doutrina, desta ciência como disse Kardec, Dellane, Flammarion, Léon, e outros grandes nomes, uma religião de igualdade para desfrutar poderes.
Poderes iguais aos evangélicos, ou católicos junto aos humanos encarnados, por favor PAREM, em respeito ao CODIFICADOR e ao ESPIRITISMO.
 
Não era este conceito que tinha Kardec, eu pessoalmente conheci mais de 80 centros espíritas no Brasil, em nenhum deles vi unidade a não ser nas obras básicas do codificador, as políticas internas, externas, de como ganhar dinheiro para pagar as despesas, de água, luz, locação, livros, evangelização infantil, tudo é feita cada um de uma forma.
 
Dirigentes da FEB (Federação Espírita Brasileira) passaram a ter posições sociais e políticas, públicas como se viu no episódio da matéria do copo do Fantástico, onde a explicação para o atual momento confunde o que não sabe da história desta doutrina maravilhosa.

A ausência no meu entender, de uma verdadeira UNIFICAÇÃO, da USE, uma renovação de dirigentes que entendam a guerra que se aproxima com o plano espiritual do mal é um erro que será pago a alto preço.
Deveriam estar  procurando dar mais disciplina, mais ordem, mais regras sim, pois se não houver disciplina não podemos ensinar nada á ninguém.

Cursos que saiam da mesmice técnica e religiosa, do tipo COEM que serviu para um momento, e que hoje não serve mais.



Livros que não possuem compromisso DOUTRINÁRIO, que fazem plágio de coletâneas lidas, e que não correspondem ao ensinamento real do ESPIRITISMO.
Dentre eles o famoso Violetas na Janela, um livro fantasioso, para alguns teve parte plagiada e tirada, do  próprio NOSSO LAR(este sim verdadeiro e autenticado pelos espíritos).
Violetas na Janela  serviu a um proposito, o de divulgar o espiritismo, mas para mim, é um livro "agua com açucar que confunde os recém chegados aos Espiritismo".
Preço alto que pagamos, pois este romance Violetas na Janela,  virou referência(errada na minha opinião), vendeu muito, mas nenhuma das editoras famosas quiz edita-lo. Foi feito por uma editora particular e por seus autores, segundo pesquisa. E outras coisas que assim como um grande amigo considero água com açúcar, e baboseiras que não nos levam a nada.


 
Os filmes marcaram uma nova era na divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA NO BRASIL, e mais trouxeram um grave problema:  LIVROS POBRES DE CONTEUDO VERDADEIRO E DOUTRINÁRIO, e como editoras querem vender, e ESPIRITISMO É A BOLA DA VEZ, tudo pode.

Assim como na Igreja Batista Americana, e na Igreja Batista do Brasil, no catolicismo Brasileiro, e no Europeu existem divergências, de opiniões, no Espiritismo do Brasil, e no da França atual, existe muita diferença.
Chico Xavier um mito, um homem do amor, era católico, queria que a todo custo à doutrina espírita fosse vista como uma religião, ele mesmo não viu sem querer, a gravidade de afirmar isto várias vezes na frente da televisão.
Existem depoimentos que foi feito sem consultar o próprio Emmanuel, porém, devemos olhar o lado positivo disto, a divulgação da ciência doutrinaria espírita.
A definição de religião, é feita por homens vejamos o que diz a Wilkipédia:

" Religião (do latim religare, significando religação com o divino [1]) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais.[2] Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana. "


Quero lembrar que fomos iniciados não por homens, ou por mulheres deste mundo, a partir de fenômenos como o das irmãs Fox, Rivail pesquisou, estudou, deixou seus últimos 14 anos de vida, em escritos, conceitos, O TERMO ESPIRITA vem de KARDEC para cá, fomos criados com informes e respostas dadas em 90%  da doutrina pelos  espíritos.
Portanto não temos fundador, apenas cientistas de DEUS.

A maior parte do que está conceituado após as informações dos Espíritos nas obras básicas, também são de espíritos que fizeram a revisão das obras com KARDEC, não seguimos homens, nem mesmo o próprio KARDEC, deve ou queria ser endeusado.
Não temos PAPA, BISPOS, ou mesmo  PASTORES de nível 1,2,3,4, é apenas necessário para ser espírita, estudar as obras básicas, e crer em ESPÍRITOS, e na vida após a morte, e na única lógica possível, sem orgulho e egoísmo possível, ou seja acreditar na REENCARNAÇÃO, antes de tudo ISTO CRER EM DEUS.

No entanto o TERMO ESPÍRITA, como escrevi acima,  nasceu a partir da formação do primeiro livro dos Espíritos, que foi em 1856, e não 1857 como falam todos, KARDEC, em 1855 tinha anotações, muita coisa ele mesmo filtrou, estudou, debateu com mentes brilhantes.

 
Quero lembrar aos senhores espíritas, ou que se consideram assim, que o CODIFICADOR, sabatinou e debateu respostas e perguntas com os espíritos, e colocou no papel o que entendeu ser possível para a mente humana entender.

Recentemente conversando com uma mente brilhante da doutrina espírita em Piracicaba, ele que é ex vice presidente da USE, fundador de três casas espíritas, em funcionamento, amigo e discípulo de um dos mais respeitados espíritas de Piracicaba, Hélio Braga, o amigo Paschoal Nunes Filho.

Paschoal é o  atual presidente da Sociedade Espírita Casa do Caminho, e também diretor de doutrina, dizia:

É hora de acabar com as muletas e ativismos da doutrina, como caixinha de orações, passes a revelia, copinhos de água fluidificada, e completou, é preciso estudar mais, esta doutrina, mas não só ficar no estudo ir ao campo de batalha. Passes somente com orientação doutrinária e com avaliação do dirigente da casa para que tenhamos o necessitado e o comprometido consigo e com Deus atendido”
 
Ele está errado senhores espíritas?

No meu conceito como seu aluno e amigo, NÃO, agora isto é no meu, os senhores possuem o seu, em toda a minha trajetória jamais consegui conhecer um dirigente NEUTRO, JUSTO, HONRADO, e compentente.
Por mais que PASCHOAL veja a dor, o máximo  que vi ele conceder foi  a compaixão, nunca o envolvimento com quer que seja, tanto que como dirigente chega a aconselhar e disciplinarmente corrigir melhores amigos, e companheiros, isto é ser um dirigente.

Alvaro Vargas, grande espírita, presidente do Fora da Caridade não há Salvação, diz que Paschoal Nunes Filho é um dirigente extramamente sério e comprometido com esta doutrina. 


 
O que estamos fazendo dentro da casa espírita não é o que mais condenamos em outras religiões?
Vendo pessoas de idade, jovens, usar o expediente do “santo copinho de água”, para melhorar dores da alma, sem nada fazer em atitudes morais, para se consertar.

Qual a diferença da água fluidificada, para a água benta da porta da igreja, motivo de  discussões na porta da mesma quando acabava.

Ativismo religioso.

Lamento amigos, voltei aos estudos para de fato aprender, porque como muitos li, reli, e vi, e percebi que estava indo na direção do espiritualista, e não do verdadeiro espírita.
Espiritualista aquele que vem ao centro e vai a  Igreja, com padre milagreiro.
Até que um dia um verdadeiro dirigente espírita disse: “Quando desencarnar, em qual canoa quer chegar ao plano espiritual? Porque nas duas não dá.” E a partir dali a cerca de dois anos voltei aos estudos, e somente vivo dentro da doutrina espírita, escolhi minha canoa, a que considero certa, a fé raciocinada, a ciência, o contato com a pátria que deixamos a verdadeira explicação e a única que me confortou, a DOUTRINA ESPÍRITA.

Claro que Deus está lá na igreja , e está na casa espírita, mas o copinho de água fluidificada virou outro dogma, outro ativismo e se a pessoa não tiver bem e com atitudes, é pior que um copo de água comum.
É como tomar ASPIRINA, sem água, vai dar dor de estomago um dia, e lesão, pela acidez.
Um corpo em delito moral, de caráter, toma uma água destas e o efeito interno num corpo doente espiritualmente qual é?
 Mais confusão, mais dúvida, revolta, e mais erros morais, ou seja ACIDEZ ESPIRITUAL.
 
Que efeito tem escrever num centro, numa caixinha de papel, o nome do pai, da mãe, da avó, da namorada, do marido da namorada(entenderam?) ou não.
Primeiro no caso de familiares, que não vão ao centro nunca serão ajudados em nada, dirigente que fala isto é sem noção em minha opinião.

A bondade dos espíritos é enorme, mas existe uma ORDEM, e UMA DISCIPLINA do lado do mundo espiritual.
Algumas pessoas vieram porque a doutrina espírita de outrora, não tinha compromisso com dias, e horários, as faltas eram absolvidas etc.
Hoje não, CASA ESPÍRITA QUE PERMITE FALTA DE MÉDIUNS SEM MOTIVO, que é complascente com horários, que não possue, ordem, é um bazar espiritualista, e não casa espirita.
Pergunto  como dá para uma prece num papel numa caixinha, ajudar alguém que primeiro, ou seja, o favorecido no papel,  não acredita na doutrina, nem em DEUS, como?
Depois num segundo  momento que seu nome está na caixinha de orações, ele ou está num bar, ou em casa tomando cerveja, ou num motel, que espírito vai até a pessoa?

 Jesus sempre se preocupa com tudo, até hoje, mas sempre foi um homem justo, correto, frio, com amor, sim, mas sem pena de ninguém apenas compaixão e ensinamento.

Digamos que na hora do “santo papelzinho” o favorecido está  até mesmo numa discussão, menos com seu pensamento, com sua onda mental, que é como nos ligamos ao plano espiritual, dentro da casa espírita, logo está  fora de sintonia.

A verdade  é que estamos apenas  gastando tempo, papel, caneta, fazendo filas as vezes e atrapalhando a concentração na casa espírita, o silêncio é o que permite a reflexão, e muitas vezes estamos atrapalhando a espiritualidade.
Manter as caixinhas que eu mesmo até bem pouco tempo atrás era usuário, de tantas preces que me pedem, me convenci que sem sintonia do favorecido de nada adianta.

E finalmente o tema que vai fazer os senhores e as senhoras espíritas pensarem, O FIM DO PASSE SE FAZ NECESSÁRIO.

O que é o passe espírita?  
"O Passe Espírita, ou Fluidoterapia, como é também conhecido, é uma transfusão de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, utilizando-se a imposição das mãos, com o propósito de atuar em nível perispiritual, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo.
 
Há pessoas (médiuns passistas) que tem uma capacidade maior de absorção e    armazenamento dessas energias que emanam do Fluido Cósmico Universal e da própria intimidade do Espírito. Tal capacidade as coloca em condições de transmitirem essas energias a outras criaturas que eventualmente estejam necessitando. A aglutinação dessa força se faz automaticamente e também, atendendo ao apelo do médium passista (prece) que então municiado dessa carga, transmite de suas mãos em discretos movimentos.

 Energia sim magnética e depois espiritual, uma ação em conjunto que dependerá sua eficácia, do comportamento moral do ASSISTIDO, e das condições do ASSISTENTE.
Antes de prosseguir a pouco na revisão um dos espíritos que estão comigo, disse esteja pronto para como quem lhe reformou, ser chamado de RADICAL, eu sorri, se um dia eu for 5% do que ele é terei salvado minha vida.
Voltando...
Como amados podemos dizer que um cidadão que não vai a Igreja regularmente, discute no estacionamento com a esposa, ou mesmo dentro da igreja, pode claro que sem o padre saber receber alguma coisa da hóstia lá fornecida?
Então pois ele vai com a maior cara de pau, para a comunidade ver que ele está comungando, receber a hóstia sagrada pela visão dos católicos, como se ela fosse tira-lo dos erros.

Certa vez numa igreja católica, vi o proprietário de um grande prostibulo, homem que mandou prender e matar pessoas por dinheiro, entrando e comungando como se tivesse moral perante o Cristo, para receber alguma coisa do bem, que valor teve, se a atitude dele em vender o sexo, nunca parou?
Vejo nas igrejas evangélicas, grupos de orações, para tirar “os demônios”, “salas preparadas para que o pastor sozinho com a jovem a ser atendida, tire o capeta de dentro dela”.
Muito bem a moça saiu da igreja e vai a um barzinho e de lá a um motel com alguém que acabou de conhecer, era demônio que tinha com ela, ou falta de moral e conduta.
Na Casa espírita, nesta eu posso contar tantas barbaridades que já escutei em fila de passe, nos estacionamentos onde brigas são geradas e depois o casal com a maior cara de pau, assisti a palestra, toma passe sorri, volta o carro com a face cerrada para o companheiro, ah! Amados que falta de respeito consigo e com a vida.
Querem ver algumas raridades? Vamos a algumas que conheci:

- “Isto tem que andar logo, quero ver o Palmeiras logo mais na TV e estamos atrasados.”

- “(celular toca, pessoa sai da fila) “não podia me ligar daqui a pouco to na fila, preciso de um passe para tirar estas coisas que você traz para casa, a comida tá no fogão.” ???
- “Nossa mais ali na frente não é dona X, vagabunda vive na internet caçando homem, e vem tomar passe.”
- (Telefone celular toca) “que foi filha não enche vou tomar um passe para te agüentar, e venha aqui porque to rezando para vocês por mim tava em casa vendo a novela.”
- “marido como vamos fazer amanhã para pagar a prestação da perua? Esposo responde, deixa para lá vamos tomar um passe e quem sabe amanhã tem um milagre.”
- “Este daí olha o que tá organizando a fila, nossa tevê um montão de mulher, sexolatra, agora quer dar de santinho, só este espiritismo mesmo, vou tomar um passe e domingo volto pro padre.”
- “vou tomar passe, não acredito, mas dizem que faz bem, quem sabe eu durmo, ninguém merece o marido e a família que tenho, sou tão boa, quem sabe se ele tivesse aqui, esta palestra de hoje foi para ele, aquele infeliz,  eu não, sou de Deus, o passe vai me curar.”
- “ querida amiga  X, depois do passe vamos tomar uma cerveja, e vamos para casa, encontrei dois garotos no Badoo um deles é seu, e fora outros sites que tenho visto que quero lhe passar.”

Agora farei uma pergunta aos meus leitores...
Teria milhares de depoimentos, sobre assistidos, e assistentes para contar aqui, escolhi alguns que são os mais repetidos, a sim a PERGUNTA?

De que adiantou o PASSE QUE TOMARAM ESTAS PESSOAS?

NADA! Absolutamente NADA!

 
Na verdade o passe pode até piorar a pessoa, depende do estado de raiva, de magoa, de ferocidade ou de falta de compromisso com Jesus e com o plano espiritual, que a faz sair pior, e ainda culpando o centro.

“Nossa não venho mais sai pior.” (afirmação do escritor, NUNCA SAIRÁ BEM ENQUANTO NÃO MUDAR SUAS ATITUDES MORAIS, E DE CARÁTER).

Sei que vão dizer que é muito radicalismo, vos dou minha palavra não é, tem coisa que é até pior.
Outro dia estava viajando ao litoral de São Paulo,   fui a uma casa espírita o orador de abertura começa os trabalhos da noite rezando uma “ave maria”.
Na opinião dos senhores QUE POSSUEM NOÇÃO, de vida e da doutrina está  correto ?

Uma linda prece, mas feita por um homem, diferente do pai nosso que é uma prece deixada por Jesus, em nome do amor, tem gente fazendo sinal da cruz, ou seja, aumentando a dor do Cristo dentro da Casa Espírita, isto é ATIVISMO, são presas, de ritos, da religião anterior, medo de andar só na CANOA ESPÍRITA, cabia abrir ou com a prece do pai nosso ou com a de Cáritas, ou uma simples leitura do Evangelho segundo o Espiritismo, ou apenas palavras de fé e conforto.

Num outro centro na mesa de socorro, uma certa dirigente espírita, quando começou a pegar a situação com espíritos do mal que não queriam ir embora por falta de capacidade do médium, e falta de comando certa vez começou a rezar um salve RAINHA, e um CREIO EM DEUS PAI.

O que tem isto com o PASSE ESPÍRITA, sim tem, ATIVISMO CATÓLICO, não conseguem deixar não são espíritas, são espiritualistas, ou ESPIRITÓLOGO, uma mistura de católico com Espírita.


O passe na casa espírita, DE NADA ADIANTARÁ, se não tiver algumas situações principais, QUE PRECISAM SEREM CUMPRIDAS.

- Se tem ódio ou raiva de alguém não peça nada para você enquanto não conseguir pelo menos isolar estes sentimentos, Chico dizia: “ como Deus vai atender alguém que já na entrada carregando consigo a raiva e o ódio?”

2) Sua atitude moral, e de caráter, foi modificada antes de tomar o passe? Mesmo que esteja saindo de um adultério se arrependeu, está disposto a mudar, ou depois do passe vai continuar errado?
3)Tem lido o evangelho espírita ou obras básicas ou se compromete a fazê-lo depois do socorro que vos será dado?
4) Para ser ajudado, é preciso primeiro querer ser ajudado, é preciso ouvir o dirigente doutrinário, seguir RIGOROSAMENTE o que lhe foi prescrito, ir a casa espírita nos prazos mínimos marcados, está disposta? Ou disposto?
5) Pensamentos de amor e de paz, o amor que falamos é o fraterno.

Lembro que JESUS CRISTO não procurou ninguém, e casa espírita que se preze, dirigente nenhum chama para ir, pessoas podem convidá-lo, como amigos, a irem, mas a casa está lá para quem quiser ir, e não quem foi obrigado a ir.
Certa vez uma pessoa que me é muito querida, disse não vou mais a Casa Espírita tal, o dirigente ao ouvir disse a ela: “É um direto seu, posso lhe dar mais 23 endereços para você escolher.”
 
É muita pretensão de alguém achar que será sentida sua falta num lugar onde não honrou com suas atitudes, isto serve para mim, para você, para qualquer um.
As vezes vemos no passe pessoas que sabemos que estão em erro humano, falhas morais, adultério, e algumas pessoas julgam, não façam isto.
Se a pessoa erra fora da casa espírita, seu dirigente não sabe, seu coordenador não sabe, ela é sem noção, mas nada de errado acontecerá ao assistido porque a espiritualidade irá separar uma situação da outra, e logo o passista equivocado terá seus erros tornados públicos, porque ele também errou de entrar na câmara sem estar moralmente ilibado,.
No entantol não cabe a nós a correção e sim  aos espíritos que tudo vêem.
 
Como então definir que podemos ou não tomar um passe? Eu digo,  conversando com os dirigentes doutrinários, que a casa coloca a conversar com você .
Conheço uma casa espírita que tem uma regra, as pessoas chegam ao final do dia, são atendidas, até um numero de ficha, e possuem o atendimento fraterno, dali as que conseguiram “senha” tomam passe com médiuns espiritualizados, os outros 50, tomam passe no formato á moda da casa, entra sente, sai toma a aguinha santa e vai para casa.
Errado.
Este segundo grupo o  dos 50 digamos um número que peguei um dia indo lá, se 3 conseguiram o beneficio do passe foi muito.
Neste exemplo errou a Casa, e continua errando agora cabe a quem está lá, ou alguém que vai lá tomar atitudes de correção.

A grande verdade que algumas casas espíritas estão pensando que ensinar a doutrina é ter casa cheia, para vender livro, fazer festa, angariar fundos, e estão deixando  tudo que a doutrina mais lutou contra, ou seja a de se formar, ATIVISMO ESPIRITA.

Passes, caixinha, água fluidificada, em minha opinião e de milhares de espíritos que falei, e de muitos dirigentes espíritas, NÃO ADIANTA se não vier acompanhando de ATITUDES MORAIS E DE CARÁTER COMO DIZIA KARDEC.

Numa prodigiosa casa que freqüento vejo pessoas, que vão lá só pelo passe, olham para o relógio,  nem ouvem direito a palestra, tomam o passe, e vão para frente da porta do dirigente espírita que dá o atendimento fraterno.
Algumas vão lá apenas para olhar em sua face, e dizer vir o senhor Y.
De que adiantou?
Fanatismo e adoração.

Ativismo espiritual, fraude sentimental, para consigo, NADA repito.
Ontem uma pessoa do meu relacionamento assistia à palestra, perguntei gostou ?
Ela responde gostei, no entanto  e depois mais tarde dentro do carro quase causou uma discussão de que serviu ir ao centro?
É hora de parar o passe aberto, SENHORES AMIGOS DE CASAS ESPÍRITAS.
Tenho conversado com um grande dirigente desta cidade, ele me informa algumas atitudes onde ele e suas diretorias estão tomando contra isto.

PASSES SOMENTE PARA QUEM PRECISA, COM ORIENTAÇÃO, ACABEM COM O PASSE ABERTO PARA ORIENTAR QUE É PRECISO OUVIR AS PALESTRAS, E ESTUDAR ESTA MAGNIFICA DOUTRINA.

Senhores espíritas, médium que é médium tem que ler a obra de Kardec, o Livro dos Médiuns aliás nele se encontra a visão de KARDEC sobre o passe, então, não estou tão errado assim,
Em prol da Moral e da Filosofia Espírita...por gentileza KARDEC.



O Objetivo é para PARAR O USO contumaz e desregrado, do PASSE CERVEJA, ou seja, aquele passe que você toma na hora é gostoso, mas vai fazer um mal danado lá na frente.

O passe aberto, tipo para os senhores entenderem, não haverá passe para quem não falar com os dirigentes espíritas Este dirigente que não cito porque ele ainda não informou OFICIALMENTE,  pretende extinguir da casa, digo os SEM  atendimento fraterno.
 Ver se a pessoa tem mesmo câncer que fala, se o culpado não é ela mesma e não as pessoas, ou espíritos, saber qual a origem, ou seja, tipo o fim do antibiótico sem receita.
 Amados recentemente o Brasil tomou um medida não se vende mais antibiótico sem receituário médico, por quê?


Primeiro ele estava matando, segundo porque ele estava trazendo a tona doenças que as pessoas nem tinham, tinha gente que tomava antibiótico para calo, dor nas pernas, coisas que na verdade não tinham a ver.
No começo foi um xingamento nas farmácias, e hoje ainda se compra nos bairros, nas farmácias pequenas sem regras, mas não se compra mais em estabelecimentos de rede, e sérios que cumprem a lei.

O mesmo no meu entender serve para o passe espírita, se nos antibióticos a venda caiu 60%, no caso dos passes abertos quando forem proibidos, FINALMENTE ESTAREMOS AJUDANDO A QUEM DE FATO PRECISA.
E tirando do centro gente que vai para mostrar que foi, atender celular, conversar com a vizinha e falar da vida alheia, e dando aos que possuem conhecimento a chance de serem ajudados.

O passe espírita aberto precisa parar,  primeiro tirar algo que não resolve, segundo para não construir ativismos espirituais, terceiro para de fato podermos ajudar quem vai em buscar da doutrina Espírita.
Sim estou repetindo e repetindo para os senhores não esquecerem.
 Uma casa sem Kardec, não é espírita, em minha opinião, numa casa que na palestra se abre falando de Rousting, ou de outras filosofias, por mais lindas que sejam, não é espírita, é neo espiritualista, ou espiritualista.
Conheço um centro que para receber benefícios financeiros e cestas básicas não é nem filiado a FEB, nem a USE, não tem uma base doutrinária só de Kardec, tudo pode, e vive cheio de gente.
São pessoas boas, de boa fé, porém criaram regras próprias, a disciplina lembram de EMMANUEL, PRECISA SER PRESCRITA A COMANDANTES NOVAMENTE.
Pode ser  até que alguém um dia lá cometa suicídio, ou algo igualmente pior dentro da vida, e depois culpe a doutrina espírita.
 Voltando ao passe em si, não vejo outra saída se não for à dada por esta casa espírita que assim que o dirigente me autorizar divulgarei o nome, onde a partir do mês que vem passe fluidificado, só com prescrição doutrinária, orientação espiritual.
 Quero lembrar que aqueles que assistem palestras, precisam também parar, com aquela fala que mais se houve:
 “Nossa que linda palestra, mas não era para mim, era para meu filho e meu marido”
“Muito boa, mas senti algo tão estranho durante e agora estou bem.”

QUEREM APARECER, OU SE FAZER NOTAR CARENCIA.
 
Amados, a verdade é que papel de prece, água fluidificada, e passe, sobretudo o passe não vai curar quem não souber o que curar, a água fluidificada é para aqueles que após se saber a problemática de fato precisem dela.
Isto tudo somente  por determinação do dirigente, ou do médium coordenador da câmara de passe, os papeizinhos de oração só servem se a pessoa estiver num hospital ou recolhida em sua casa em sintonia com o centro espírita.

E o passe ah! Amados, não SEJAM HIPÓCRITAS, não vai mudar nada em sua vida, enquanto você não mudar seus pensamentos, e suas atitudes, para tal antes de tomar passe veja se primeiro é merecedor, segundo se está com uma orientação de um dirigente doutrinário, terceiro de seu coração não tem ódio ou raiva, e se está disposto a de fato mudar.

Neste assunto é opinião dos espíritos para que não façamos da CASA ESPÍRITA UM BAZAR SOCIAL.

Parabéns as casas espíritas que estão para terminar com o PASSE ABERTO, são da doutrina, são de Kardec, recentemente saiu um passe espírita pela internet, foi de doer, um texto, e uma música reflexiva, com imagens em 3D da imposição de mãos, para mim não serve para nada a não ser para divulgar a já famosa Casa Espírita do Brasil, uma banalização a meu ver do sentido do passe.

Para os dirigentes que estão sendo lógicos meus agradecimentos, porque assim como é difícil para a igreja tirar a hóstia dos adúlteros, divorciados, pecadores, na Casa Espírita, é difícil quando o dirigente não tem pulso, e não sabe nem o que dirige tirar o passe ABERTO, aos verdadeiros espíritas que conseguirem meus parabéns, aos que conseguiram, já, luz e paz.



Amados no evangelho espírita de Kardec, em sua página 98 o codificador pergunta,

31. Os que aceitam com resignação os seus sofrimentos, por submissão à vontade de Deus e com vistas à sua  felicidade futura, não trabalham apenas para eles mesmos, e podem tornar os seus sofrimentos proveitosos para os outros?

E o espírito de São Luis, em Paris, 1860, responde:

Esses sofrimentos podem proveitosos para outros, material e moralmente. Materialmente, se, pelo trabalho, as privações e os sacrifícios que se impõem contribuem para o bem-estar material do próximo. Moralmente, pelo exemplo que dão, com sua submissão à vontade de Deus. Esse exemplo do poder da fé espírita pode incitar os infelizes a resignação, salvado-os do desespero e de suas funestas conseqüências para o futuro.

Portanto agradeçam vossos sofrimentos, estão podendo saldar vossas dividas aqui, depurar vossos erros, meditem, claro que não somos de ferro, mas com resignação, e fé espírita, e certos como disse André Luiz, não existe vítimas, iremos viver muito melhor.



Que o passe espírita, aberto seja substituído pela leitura das obras básicas de Allan Kardec, já que sem elas impossível ter conhecimento sobre a doutrina e de quem somos de onde viemos e para onde vamos.
O futuro depende da sua atitude hoje, irmãos das casas espíritas minha sugestão é que revejam o passe aberto, o fim de ativismos, em nome do amor e da fé, que tudo se pode para dar conforto, não é assim, tem que haver regras e disciplinas.
Se estivermos vendo mais gente nos centros de Umbanda, nas igrejas Evangélicas, e na Católica, é porque eles chegaram à mesma conclusão, sem disciplina, sem comando, sem ordem, sem exterminar certas manias populares, não iremos evoluir.

É finalmente chegada a hora de terminar com o PASSE ESPIRITA ABERTO, é hora de prescrever, de maneira correta, para quem tem necessidade, e conscientizar, que o palestrante tem ao seu lado vários espíritos fora seus mentores, que já estão fluidificando e dando passes, basta que as pessoas ouçam o que foi dito, e não fiquem saindo da sala para fumar, atender celular, cumprimentar a amiga ou amigo.

AMADOS CUIDADO, LOGO TERÃO QUE FREQUENTAR CENTROS ON LINE, BOM ISTO É OUTRO ASSUNTO....

Luz e paz, ESPÍRITAS, É HORA DE ATITUDES DENTRO DA DOUTRINA....O TEMPO JÁ SE FAZ TARDE! 



David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
espírita, pesquisador e médium,divulgador da doutrina, seguidor 
do espiritismo codificado por ALLAN KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@Espiritismo Pira
@David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)

9 comentários:

  1. David , meu amigo vejo em suas palavras um pouco de revolta e atitude de mudar de forma momentanea o Movimento Espírta que respeito muito, tomo a liberdade de comentar o assunto em pauta já que o amigo cita meu nome , o passe nas casa espíritas é ainda um mecanicos de auxilio a muitos que ali chega , não concordo com o metodo usado hoje nas Cassa Espíritas o passe a todos e sendo usado para chamariz para o público em geral, mas o que fazer estudemos mais. Com relação aos nossos irmãos Evangélicos e Católicos temos que respeita-los em sua crença , memos que os memos acabem não nos respeitando .
    Fazemos nosso trabalho , estudos , porque todos um dia necessitou do Centro espírita e também do passe . Não devemos julgar ninguém e a nehuma instituição e sim ajuda-los a entender melhor a Doutrina Espírta .

    ResponderExcluir
  2. David, concordo plenamente com o Paschoal, acredito que o passe é necessário, e muitas pessoas não conseguem ficar sem utilizar o passe como muleta, mas enquanto não conseguirmos mudar vamos ter que conviver, e auxiliar aos que tem a necessidade de tomar passes.

    A respeito das religiões vc precisa tomar mais cuidados ao falar deles, pois temos que respeitar todas as religiões (novamente concordo com o Paschoal), além que existe católicos, evangélicos e outas que acessam ao nosso blog para tirar suas dúvidas, e não devemos ter a intensão de converte-los e sim orientá-los.





    ResponderExcluir
  3. Prezados Paschoal Nunes, e Rogério Luiz, a questão do passe, como falei, é que não se pode no meu entender pessoal, continuar dando passe, sem ORIENTAÇÃO, sem que as pessoas passem pelo atendimento. Em Piracicaba me disseram de um centro Espírita On LIne, em São Paulo, temos passes virtuais, primeiro isto tudo on line serve de conhecimento superficial, não ensina, e não passa nada além da ferramenta momento de fé.
    Não estou numa "cruzada" contra religião nenhum, apenas não concordo com as criticas a doutrina espírita, que todos ao mesmo tempo, sejam Evangélicos estes mais, do que os Católicos atuais, e ambos vão as Casas Espíritas.
    O problema na MINHA OPINIÃO, NÃO RADICAL, é que todos devem se respeitar, eu até os respeito, tenho um pastor na família, sou grande amigo de dois padres famosos, e ótimo transito na Igreja Católica.
    Apenas de uns tempos para tudo PODE em casas espíritas, REIKE, CROMOTERAPIA, que aliás são bons mas não NA CASA ESPÍRITA.
    Não falar ao grande PUBLICO, livros como os citados aqui que não nos levam a nada, aliás tudo que aprendi sobre VIOLETAS NA JANELA, foi na casa espírita que frequento.
    A essência inclusive, não concordo, que PASSES SEJAM DADOS A REVELIA, ontem assisti uma grande palestra do AFONSO, NÃO existe necessidade de passe, aliás passe que fui refém, e sei o mal o que causa, em excesso, sem orientação, sem entendimento, NÃO VEJO VALOR, é uma opinião PESSOAL.
    Não cura nada, ontem mesmo na abertura da amiga Dilma ouvi a mesma coisa, que assistindo a palestra, lêndo o Evangelho de Kardec, estamos já com os amigos.
    Claro que temos doentes, pertubados, obsediados, que precisam do passe, porém não concordo de ver pessoas que estão mandando mensagens de celular, atendendo telefone, fazendo da casa espírita um encontro social, e não de fé, e reflexão, entrar tomar passe e pronto...Meu diretor doutrinário inclusive é contra isto, me lembro amado Rogério, de uma conversa nós três de qual o futuro da CASA ESPÍRITA, e se deixarmos assim, sem avisar, SERÁ UM BAZAR ESOTERICO NEO ESPIRITUALISTA.
    Claro que temos que pedir aos senhores membros das demais religiões, o mesmo respeito que a doutrina espírita dá a eles, e não temos visto isto.
    A questão é muito clara para mim, do ponto de vista DOUTRINÁRIO, as opiniões estão correta, digo as que emiti, apenas não fui POLITICO.
    A vocação dos senhores para dirigente espírita, é nata, entendo que precisamos as vezes acomodar situações, o intuito da matéria foi conseguido com mais de 60 opiniões diferentes, gente do Brasil todo se manifestou a respeito.
    Várias Casas pretendem rever, não a retirada do PASSE, apenas não termos PAPA PASSE, só para termos CASAS CHEIAS, ALIÁS ESTA DOUTRINA cresce porque não tem dizimo, não cobra nada, não pede nada, apenas que se aprenda o amor maior, pregado por Jesus, porém como se viu no episódio da Figueira Seca, até Jesus teve limites em certas situações.
    A politica agua com açucar que o Paschoal tanto combateu, é a mesma que combato, "comprei" digamos, aceitei tudo que aprendi com ele em três anos, ainda me lembro dele dizendo o quanto perdeu por não ser politicamente correto.
    Denunciando fatos e pessoas, e ele estava 1.000%, não acredito que KARDEC, que não aceitou imposição de ninguém faria politica, temos que ter atitudes.
    Quanto a revolta, não tenho, não cabe a um espírita, paciência, bom estou estamos todos trabalhando, passar a mão na cabeça acho que nem KARDEC, aceitaria, estamos vivendo um momento delicado dentro da doutrina, momento de relfexão, DE DISCIPLINA, de comando, e de exigir do POVO ESPIRITA CONDUTA, para ter os lenitivos.
    Porém entendi as sugestões, agradeço, o objetivo foi abrir o debate, para uma regularização do PASSE E NÃO SUA EXTINÇÃO, e TAMBÉM NÃO A DEPENDENCIA social porque como eu disse pode causar acidez espiritual.
    Luz e PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Há aqui meias verdades, pois o passe é um socorro espiritual sim , para aqueles que estão desequilibrados assim como vc quando iniciou essa infeliz colocação aqui. Afinal JESUS não veio para os sãos e sim para os doentes meu amigo e o doente aqui é vc, que não está respeitando as outras religiões. E não é isso que a doutrina nos ensina. Procure seguir os ensinhos de JESUS, um deles é ORAR E VIGIAR, pois é o que vc está precisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler e estudar o que já estudei, amado, vai me entender, OBRIGADO PELO DOENTE, afinal Jesus, disse, bem aventurados os amaldiçoados e ai daquele que chamar seu irmão de louco, sou critico sim de evangélicos fanáticos, de católicos que atacam a doutrina de Centros que rezam ave Maria, mas recebo suas críticas como elogio, o PASSE MINISTRADO SEM ATITUDE DO ASSISTIDO NAO VALE NADA, Emmanuel já disse isto a anos atrás, ORO POR TI, na certeza que sua evolução passa pela sua aceitação, quando sua acidez espiritual cessar, entenderá KARDEC E OS PASSES, muito obrigado pelo apoio, e sua importante critica, mas mantenho tudo, até porque sem hipocresia comigo estão grandes espíritas que pensam da mesma forma, quem pensa ao contrario não é espirita é ESPIRITOLOGO, não tem milagre se não houver mudança, mas como não se apresentou com seu nome, vejo que teme, e quem teme merece nosso perdão, e nossa oração, luz e paz, mantido.

      Excluir
  5. vamos colocarJESUS ACIMA DE NOSSAS PRETENÇÕES . VAMOS FAZER O MELHOR QUE PODEMOS FAZER PARA O NOSSO SEMELHANTE .FAZER O BEM E NÃO OLHAR A QUEM .QUEM SOMOS NOS PARA SABER QUEM MERECE OU QUEM NÃO MERECE? PESSO A DEUS QUE TE ILUMINE . MUITA PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos prezado "anônimo" que julga ou escolhe é a ESPIRITUALIDADE, tem tanta gente falsa dando passe sem valor, fazendo ajuda, e fora da casa tendo condutas, chacrinhas e panelas em centros, e certamente quem NÃO MUDAR NÃO SERÁ AJUDADO, ISTO É KARDEC quem diz que os espíritos determinaram, a AÇÃO E REAÇÃO, vai primeiro pela mudança de caráter e de moral, reformas íntimas, LEGITIMIDADE para se falar desta doutrina, sem idolatrias, sem milagres, até porque não somos religião, somos ciência, doutrina de base, de pesquisa, LEU KARDEC, leu o que é o ESPIRITISMO DE KARDEC? QUANTAS OBRAS DE LÉON DENIS LEU E CONHECEU? Magnetismo, e ações de um só dia não mudam ninguém, JESUS NÃO MORREU POR NÓS, ISTO É IGNORANCIA HISTÓRICA, foi assassinado por nós, o principio básico do AMAR A DEUS, e ao seu proximo como a ti mesmo, e lhe garanto prezado ANONIMO, eu te amo, porque você me deu 04 meses de reflexão, todos os dias orei por ti, primeiro para que tenha a coragem que eu tenho de me expor e de lutar para modifiar esta doutrina, hoje são 18 centros que mudaram sua forma de dar passe, quem quer milagre sem mudanças, não com Jesus, quero lembrar que em nenhum lugar da Biblia o nobre amigo, verá JESUS PROCURANDO NINGUÉM, ele jamais disse que não se arrependeu, veja o caso do Milagre do cego, mude seu foco, VOCE QUER TER RAZÃO, certamente fanatismo não é meu forte, sobretudo porque muitas coisas que estão na história são inverdades, até mesmo dentro da doutrina, temos que nos focar tão somente nas obras básicas, e não em milagres, pessoas que não mudam na moral, no caráter, não terão o perdão de Deus, mas o umbral é um lugar que todos vamos, eu, você, passistas, um dia quando chegar lá, se ainda não entender o que os espíritos disseram a KARDEC, irá entender, que não é com passes sem atitudes do assistido, e muito menos com milagres que o proprio Jesus era averso, nem com Hipocresias que vamos rumar pelo caminho certo, tenha calma em seu coração, aspirina tira a dor de cabeça, não cura a causa, para causa tratamento, o passe sozinho não cura nada, se a pessoa não mudar, atos, dentre elas a maldade colocada dentro de cada coração, ESTUDE MAIS, REZE MAIS, EMBORA NEM SAIBA SEU NOME, orei por você, procure conhecer mais para criticar com BASE, luz e fé irmão, DEUS TE PROTEJA

      Excluir
  6. O objetivo do texto é excelente. O texto, uma porcaria.

    Espero que o autor dele seja um estudioso do assunto. Se não for, recomendo que apague o texto, faça um retiro espiritual de um ano pelo menos, estudando diuturnamente Kardec (obras básicas e revista espírita) e demais clássicos do passe.

    Depois que fizer isso terá mais propriedade para falar, será menos verborrágico e mais construtivo.

    Não se deve atacar um assunto sobre o qual não se está devidamente preparado.

    Repito: a ideia está correta, mas o autor não sabe do que está falando, nem tem condições de ajudar a construir um caminho seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confrades,
      Em nossa casa a coluna base chama-se: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - onde tiramos lições e refletimos em grupo...Entendemos não existir melhor terapia espiritual para os irmãos com diversos problemas psicológicos e espirituais que procuram o conforto do Consolador. Ao final de cada encontro ministramos passes AOS QUE ACHAREM QUE PRECISAM -e não fazemos distinção entre estes porque entendemos não possuirmos condições de avaliar cada problemática (somos limitados ou não somos para isso? - Os que acham que possam, tudo bem, respeito seus ponto de vista - Entendemos ainda que se nos detivermos em selecionar quem é ou não merecedor de receber esse beneficio que acreditamos serem positivos, estaremos avaliando muito mal o "BATEI E ABRIRSE-VOS-Á DO PRÓPRIO CRISTO" - Ensinamento superior as nossas suposições entre o certo e o errado no capítulo da Caridade.
      Abs
      Luis C. Vieira

      Excluir