quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O PASSADO PODE NOS ATORMENTAR PARA SEMPRE - David Chinaglia


Saudações estimados amigos do ideal espírita, aqui estamos mais uma vez para falar com os caríssimos, leitores deste BLOG.


Em algum lugar do passado, todos de nós possuímos uma história, uma carreira profissional, uma história de vida e de fé,  laços de família, e amores perdidos ou pelos erros nossos ou mesmo pelos erros da outra pessoa.
A questão é até quando nossos erros vão nos perturbar?
Ontem assistindo mais uma vez a uma palestra sobre REFORMA íntima, nos primeiros 24 minutos o companheiro Juca Carletti falou sobre o Evangelho Espírita, e depois conversou num papo amigo com a platéia, ao sentir algumas situações,  fiquei a me perguntar, porque as pessoas não aceitam que antes da reforma, existe tanto a ser feito dentro de nós.

Como você faz uma reforma se ainda continua praticando atos errados em sua vida?
É como querer derrubar uma parede, ou pintá-la, sem tirar o sofá velho, no qual mantém apego por histórias do passado. (tipo briga com o pai, desavenças com a mãe, amores perdidos, filhos, questões materiais e financeiras, traumas, etc.)

 Certa vez conversando com um senhor que já está no plano espiritual a aproximadamente 14 anos de sua morte física, eu lhe indagava sobre um velho sofá azul, porque ele agora viúvo não o trocava.

Ao que ele me respondeu: “Nele conversava com minha amada, a família sentava sempre para vir vê-la, sinto falta disto, então, fico com o sofá e as lembranças”.
Esta resposta gostaria de ter dito naquele momento ser a mais errada que ele podia ter dado, pois demonstrou apego, ao passado, e a pessoa que havia falecido.

Precisamos tirar amados este apego que temos com o passado, conversando ontem na Casa Espírita com um amigo, ele atacava muito a companheira que o tinha deixado, conhecedor que sou dos fatos, calou-me, ao ouvir o amigo, e vi que este senhor, tinha atitudes terríveis com a pessoa, atacando a mesma.
Na mesma noite que seria de paz, encontro, e perdão percebi os dois que são meus amigos,  ex companheiros se encontrarem, ela não o cumprimentou e ele também não, o que estavam fazendo lá?
Lembrou-me uma conversa da minha vida com um grande outro companheiro, que me afirmou “um dia verá na sua frente atitudes de outros que praticou e entenderá melhor seus atos”.
Um dia me vi nesta mesma situação deste amigo, e fui censurado, não aceitei, mas na verdade que podemos fazer na casa espírita se não temos atitudes simples e cordiais, de perdão e educação.



Ontem fez o cantor Milton Nascimento 70 anos, uma de suas parcerias mais famosas, foi com Elis Regina que gravou muitas músicas dele, e os dois cantaram juntos grandes sucessos, uma amizade que ele lembra com amor até hoje.
Porque se conheceram?
Milton Nascimento passou por Elis Regina, ela já famosa sem a cumprimentar, Mineiro, ficou na sua, e Elis Regina então soltou em voz alta como sempre fazia: “ E aí Mineiro sem educação, nem um boa noite?”
Milton Nascimento desconcertado tentou explicar que não a cumprimentara por ela já ter muitos fãs, e estar sempre sendo importunada.
Ao que Elis respondeu:  “Nunca deixe de dar Bom dia, Boa tarde, e Boa noite, é uma questão de educação e respeito que temos que ter com todos.”
Mas desta brincadeira contornada  nasceu uma parceria musical que ficou eterna na música Nacional, e se ela Elis Regina,  não fosse clara e aberta, e tivesse cobrado, não teríamos isto.
Citei como exemplo, pois um ato de cordialidade simples pode mudar uma história.

Quantas pessoas fazem o mesmo? Sem um boa noite, sem um olá, sem um bom dia, perdem  não só pessoas, como respeito às vezes com a espiritualidade.
Como alguém ama alguém, vive uma experiência ativa e depois nem boa noite conseguem dar, dizem que o ódio, é o amor quando adoece.
Por isto devemos sempre tomar cuidado com nossos pensamentos de ódio e de raiva, eles nos marcam muito mais do que aos que dirigimos.

A explicação é simples, o ódio só atinge uma pessoa se ela ainda estiver numa freqüência igual, em relação à pessoa que o emanou, neste momento pode causar sim, como a inveja um mal danado a pessoa,.
No entanto se o atingido não estiver nem aí com o agressor, justo ou injusto depende dos olhos que estão analisando, nada vai acontecer, a não ser com quem sentiu ódio, ou raiva.


Tudo isto queridos, está vindo pela falta de perdão, e, sobretudo do esquecimento do passado, na verdade como diz uma amiga querida que está viva encarnada, mas partiu do meu convívio, virar a página de uma história mal acabada, não é fácil.
Estamos recorrendo à doutrina espírita, para conhecê-la, estudá-la, viver em Deus, e com ele, ou apenas estamos querendo APENAS  milagres?
Curas de nossas tristezas e depressões somos o cego que perde a visão, mas não mudamos nossas ações?


No Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, e os espíritos fazem colocações muito importantes.
Indicaria ás páginas 226 e 227, onde teremos uma anotação de Lázaro, transcrita em Paris, em 1863, O DEVER.
O começo do texto é fantástico, e diz assim: “O dever é a obrigação moral, primeiro para consigo mesmo e depois para com os outros. O dever é a Lei da vida: encontramo-lo nos mínimos detalhes, como nos atos mais elevados.”
Lázaro explica que fala do DEVER MORAL e não os referentes a profissões.
Meus amados como estão de moral antes de falar de alguém?

Certa vez uma amiga, vivia atirando pedras no “telhado vizinho”,  vivia se colocando como ícone moral,  dizendo isto e aquilo da vida de outras pessoas, primeiro um ato sórdido, depois se esqueceu, de olhar para o seu mesmo, que tinha vícios terríveis da carne.
A companheira nunca percebeu  que sua língua havia destruído uma dezena de pessoas que ela mesmo ama,  e um amor que sentira numa relação, pois não tinha perdão em seu coração, só via quando era atingida, e não conseguia cumprir seu próprio dever moral, para consigo e para com os seus.
Alguns dirão, senhor redator está julgando? Não apenas informando, mas tenho uma pergunta aos senhores, e as senhoras:
Será que era só ela? Que age assim?

Se cada cuidar da sua própria vida de maneira correta, com moral e caráter, e somente intervir na vida alheia se for chamado para tal fato, à sociedade no Mundo da Terra será mais fácil de viver.
O problema é que não esquecemos o que nos fizeram, somos OBSESSORES DE NÓS MESMOS, e das pessoas que nos MAGOARAM, estamos agindo da mesma forma que condenamos.


Perdão sempre tantas quantas vezes dizia o mestre JESUS.

Ontem uma pessoa me perguntou como se pode sair mal de uma casa espírita, eu respondi dentro de meu conhecimento por duas coisas, primeiro a própria pessoa com suas mágoas, e com espíritos perturbados, e segundo ele,  e a casa espírita estarem em desequilíbrio.



Pode uma casa espírita estar em desequilíbrio?
Claro que sim, desde que seu dirigente esteja mais ocupado com outras questões do que com o comprometimento assumido, quando a diretoria se preocupa mais com o social, e com a política á “Moda” que se instala hoje, quando a CASA vive de glórias do passado, se esquecendo que ela mesma pode ser atacada pela espiritualidade do mal.
O livro acima da Suely Caldas Shulbert, dimensões do Centro Espírita ajuda a entender muita coisa.

E, sobretudo quando palestrantes ou médiuns não estão 100% dentro do que pregam, e os assistentes, sabem que aquele que lá fala, não pratica se não pratica, a doutrina é falha.

Errado.
Homens, Mulheres, são humanos, a doutrina, FOI ESCRITA POR ESPÍRITOS, é uma referência e uma regra clara, de vida, avalizada pelo LIVRE ARBITRIO, pessoas são pessoas, errarão sempre, a casa espírita e a doutrina não são reféns de pessoas que não conseguem trabalhar o próprio ego.

Logo não misturar, por favor, DOUTRINA, conhecimentos do professor KARDEC, de seus amigos, das visitas espirituais que receberam, VEJAM A FOTO ACIMA, TENHAM PAZ DENTRO DE SI.

Ontem estava lendo um exemplar da Revista Espírita, A DE NÚMERO 5,  lá na edição escolhida para estudos, Kardec   relatava comunicações que seriam de MOZART,  o texto que KARDEC coloca lá, deixa claro, que ele publicava, pela seriedade do teor, e sua importância, mas que ele não conhecia o médium, nem seu interlocutor(dirigente espírita), logo ele condicionava a crença a cada um.

Trata-se da comunicação famoso de Mozart, onde ele informava que hoje vive no planeta Júpiter, e falava sobre músicas, e a vida na Terra e pós morte, ali sendo ou não o grande Maestro, a lição que fica, é para esquecermos o passado, pois muita gente que conhecemos aqui não teremos a oportunidade de ver lá, Mozart completa nesta comunicação dizendo que o processo da morte física, pode ser leve, desde que a fé em Deus, seja verdadeira, e pura.

Sabemos claramente que KARDEC não aprova “endeusamento”  a médiuns porque eles são falhos, possuem vaidades, como todos os pastores, e uma grande maioria de padres, que não conseguem lidar com a popularidade, que o conhecimento da vida além da vida traz.

O passado é o nosso grande problema, temos que resolve-lo, dentro de nós.
Quanto mais vejo pessoas falando de coisas que não podem ser mudadas, tipo, “se tal filho estivesse vivo, isto não aconteceria”, talvez sim, talvez não.
“Ela há de pagar o que me fez” e se o pagador for você?
E outras tantas, frases do tipo, “Não sou espírita, mas vou à casa espírita, sou de Cristo”, será mesmo que é de Cristo? Tem cuidado da sua própria vida?
Antes de tudo isto podemos andar em duas canoas de conhecimento sobre a VIDA APÓS A VIDA, e quem somos nós, quando formos fazer a passagem é melhor estar numa só.
Por outro lado sem ter confiança na própria doutrina que estuda e acredita vejo pessoas terceirizando indicações a Igrejas outras, de acordo com a fé, tipo médiuns, ou dirigentes, ou palestrantes QUE chamei de Espírita Poncio Pilatos, vá onde quiser, lavo minhas mãos.

Ora, se o cidadão já veio de uma religião, seja ela protestante, evangélica, ou católica, é porque lá não tem a paz, que busca na doutrina espírita.
Então o Deus é o mesmo, a forma de vê-lo e interpreta-lo muda, e ser politicamente correto, na questão fé, ao meu ver, na minha opinião pessoal, é querer lavar a mão, da responsabilidade assumida.
Eu não lavo mais, já lavei, hoje digo, tenha fé, estude, que KARDEC, e a DOUTRINA ESPÍRITA VERDADEIRA possuem suas respostas.
Se formos espíritas, se cremos no codificador, temos que passar isto a frente e continuar com o trabalho de Kardec, Camille, Léon, Bezerra, Chico, Divaldo e tantos outros.
Porque queremos santos?
Outro dia em duas palestras diferentes, vi companheiros utilizarem a mesma coisa que utilizo em meus textos, falar da própria carne, pois é melhor falar da nossa vida do que da dos outros, a menos quando autorizado.
Precisamos refletir esquecer os erros do passado, e seguir em frente.

O fato serve também para os erros de condição nossa e de médiuns, os doutrinadores, ou casas espíritas, um todo não pode ser avaliado, pelo erro de alguns.
Precisamos parar com a mania de cuidar da vida dos outros, sem sermos chamados.
Em que parte mesmo da Bíblia encontramos Jesus o cristo, procurando pessoas para ele curar?
Em nenhuma meus amados, o Cristo nunca procurou ninguém, todos os procuravam e aí sim se fossem merecedor ele atendia.

Hoje é diferente?
Não, hoje ele continua atuando da mesma forma se você for merecedor, ele irá permitir com outros espíritos uma ajuda, irá interceder junto a Deus, mas se suas atitudes morais, e de caráter, ainda estiverem sujas, ele passará mesmo que veja sua dor, triste, porque você não quer mudar, e lamento, nada fará.

Como fazer para mudar?

Novamente voltamos ao título desta matéria esquecer o passado, dar a outra face, outro dia meu amigo Rodrigo Del Nery que tem a idade de meu filho, me chamou e me deu um aviso, sobre um determinado assunto, na hora fiquei como o menino que cutuca o bolo da avó, para pegar o creme, e pego na ação.
Sem resposta.
Refliti dias sobre o comentário do companheiro, que o fez da maneira correta, certa, e me permitiu mesmo com todos os livros que tenho acesso, a ter uma resposta dentro de mim, mais correta, Rodrigo é também estudante da doutrina hoje.
Muito embora o que fosse acusado não fosse 100% verdade, era 50% então, eu estava errado, e admitir o erro é o primeiro passo para não errar mais.
Em uma casa espírita outro dia vi de tudo na portaria, papo, sociabilidade, parecia à portaria do cinema, menos da casa espírita, e depois na fila do passe a mesma coisa, que validade teve aquele trabalho para as pessoas que estavam mais no social que no silêncio, na reflexão, no aprendizado? NENHUMA.
E ainda atrapalhou pessoas que sabemos tem problemas sérios, estamos sem foco, de nossas ações, uma grande parte, não todos, só 95%.
O problema que depois isto,  se volta contra a DOUTRINA, fui à casa espírita e sai mal de lá, DIZEM ALGUNS.
Voltando ao tema, PASSADO, não voltará, é preciso saber se o problema era você, ou a casa, em desequilíbrio por comando solto e dividido, ou os dois.
Em 80% dos casos o problema é a própria pessoa.
Estamos nos agarrando a ativismos, outro dia a Denise Furlan falou sobre crucifixos, algumas pessoas que ainda cultuam o símbolo da morte de Jesus, ficaram com um olho fechado e outro aberto.
Concordo com a palestrante, a CRUZ é o símbolo da dor de Jesus, cultuar, a mesma, é ativar a dor do Cristo para sempre, precisamos esquecer o crime não dos Romanos, ou Judeus, mas da humanidade, ela é histórica, mas cultuar a cena da crucificação, como se trouxesse algum beneficio ao meu ver pessoal, é pregar outro prego na mão do bom JESUS.
Será que estamos indo à Casa Espírita da maneira correta? E nela se comportando da melhor maneira, ou nela falando de futebol, do que foi o dia, da namorada, da ex, do namorado, do marido, do filho que fez este ou aquele passei de lancha, ou entrou na faculdade, ou arrumou uma namorada rica, enfim tolices, e  etc.
Vivemos dias difíceis no planeta Terra, devemos sim nos melhorar como pessoa, para depois cobrarmos de nós mesmos, E POR FIM se chamados, de terceiros.

François, Nicolas e Madeleine, em 1863, escreveram  em Paris, França, “A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem e da mulher virtuosos.”
Completam dizendo: “Quase sempre são infelizmente acompanhados de pequenas falhas morais que as deslustram e enfraquecem. Aquele que faz alarde de sua virtude não é virtuoso, pois lhe falta a principal qualidade: a modéstia, e sobra lhe o vício mais oposto, O ORGULHO.

Então primeiro passo para conseguirmos evoluir, é esquecer o passado, isto pode nos levar a ser  no futuro OBSESSORES das pessoas neles envolvido, ou vice versa, isto, se não estivermos sendo já em vida, aqui na Terra.
Refletir e fazer a reforma íntima é necessário,  começar pelos próprios atos morais, pensamentos, é URGENTE, e por favor,  não me digam sou humano, tenho carne, eu sei.
Todos são NA DOUTRINA ou fora dela.
Mas a luta não é fácil, se fosse fácil lembre não estaria na sua mão, aliás, se tudo for fácil o que será da sua evolução?
Wannyr Caccia grande músico e seguidor da doutrina têm um samba gostoso, que fala da doutrina espírita cuja uma parte a do refrão vos passo agora:

NA DOUTRINA A VIDA RENASCE A MENTE CLAREIA, descobri que andei reclamando de barriga cheia, só por ela eu encontro o caminho de paz e esperança para recuperar, com o CRISTO, coloco a vida no lugar, NELA EU ENCONTREI....”

Tenho navegado na internet, vendo coisas absurdas no dia a dia, sites de relacionamento que levam a nada, redes sociais que mais expõem a moral e a vida e a família das pessoas do que em si estão trazendo algum conteúdo, mas isto é uma luta que poucos irão entender.

Acredito na rede para coisas boas, estou tentando fazer o que acho o certo, como sempre falo com o moderador do Blog e fundador companheiro Rogério Luiz, às vezes também por sermos aprendizes,  também falhamos.
Na recente palestra de uma das casas que freqüento, foi dito por uma amiga, estamos presos nas atitudes, e somente quem amamos podem nos atingir disse ela.
E eu confirmo, pois o que vem de quem não gostamos ou somos inimigos estamos preparados, eu digo que difícil é arrumar a nós mesmos, por isto, quem amamos nos atinge de forma brutal.
Meus queridos, não quero que esqueçam de quem partiu, se foi em vida, não te amava, pois quem ama nunca deixa, se foi para o plano espiritual, ninguém perde para a morte.
Tem uma frase de um padre, Edivaldo de Paula, que para mim é um grande médium da Igreja católica, que acho fantástico.
“ A MORTE NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA”.
Aliás Bezerra de Menezes, dizia : "Não somos vencidos pela morte física, vamos para voltar, e para aprender, no entanto meus queridos, é preciso ter muito fé em DEUS, e olhar a nossa moral."



Novamente vamos ao Evangelho escrito pelos imortais e por Allan Kardec, obra que teve um primeiro título de “A imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo”, e depois a pedido e não a mando dos imortais, foi ratificada para “O Evangelho segundo o Espiritismo”.(FALO ISTO PORQUE O ESPIRITISMO PEDE, NÃO MANDA).

Nas páginas 124 E 125, encontramos um comunicado do espírito de VIANNEY, BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM OS OLHOS FECHADOS, também de 1863, em Cura de Arns, Paris, França.
Trago aqui apenas uma parte do que neste texto está escrito, uma importante oração para curarmos nossas próprias mazelas de conduta nesta vida.

Nas vossas aflições voltai sempre os vossos olhos para o céu, e dizei do fundo do coração: Meu pai, curai-me, mas fazei que a minha alma doente seja curada antes das enfermidades do corpo; que minha carne seja castigada, se necessário, para que a minha alma se eleve para vós com a brancura que possuía quando a criastes”. Vianney completa dizendo,  que após esta prece, meus bons amigos, que o bom Deus sempre ouvirá a fora e a coragem vos serão dadas, e talvez também a cura que temerosamente pedistes como recompensa pela sua abnegação.

Meus amados leitores deste BLOG, a doutrina espírita tem a resposta,  não dela, a que Deus mandou, porque tudo aquilo que Deus não permite é destruído na hora certa, até os que estão tratando a vida de forma errada, terão um basta, tudo tem seu momento.
Por enquanto estamos aí, o Espiritismo CODIFICADO tem 158 anos, o ESPIRITISMO bruto tem mais de 2 mil anos, e nada foi feito por DEUS para destrui-lo, e desmenti-lo, todos os dias crescemos mais, por isto o apelo.



O passado passou, diz meu amigo Miguel toda hora, podemos viver  somente o presente, o passado pertence ao passado, e o futuro ainda está porvir, então sejamos responsáveis com o nosso presente, esquecendo-se do passado, perdoando a quem nos ofende mesmo no presente, e de fato fazendo nossa parte, só assim garantimos o nosso FUTURO.

NADA É MAIS TRAQUILIZADOR, mesmo que saia da questão derrotada, do que olhar, entre erros e acertos e poder dizer, EU FIZ A MINHA PARTE, faça-a da maneira correta, olhe quantos dependem de você, veja que exemplo está dando, e mais, veja se de fato aprendeu, acredite sempre.
DEUS está te olhando, se não diretamente, por seus enviados, pelos amigos da espiritualidade do BEM, e certamente na hora correta você será recompensado, se agir da forma certa.

UMA SUPER QUINTA PARA TODOS!



David Guilherme Campos Chinaglia,54,
colaborador deste BLOG, é radialista,
publicitário, gestor de empresas, espírita
e pesquisador e divulgador da doutrina de
ALLAN KARDEC
davidchinaglia@gmail.com
@David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)










Nenhum comentário:

Postar um comentário