sexta-feira, 18 de maio de 2012

História do Espiritismo

Na Sociedade Espirita Casa Do Caminho seguimos com a História do Espiritismo para centro de estudos e conhecimento.


Conheça Florence Cook. (foto) A Médium Inglesa Florence Cook nascida no dia 3 de junho 1856, e desencarnada na mesma cidade em 1904.

Veio de um lar de uma respeitável classe trabalhadora em Hackney, a leste de Londres.

Com saúde pobre desde a infância, ela tinha capacidades psíquicas, e era capaz de ver espíritos e ouvir as vozes desencarnadas, embora pouca divulgação tenha sido feito disso dentro da família de Cook.

Depois da idade de quatorze anos, Florence começou a entrar em transes na frente da família e logo começou a desenvolver seus próprios peculiares dons psíquicos, inicialmente em sessões informais realizadas na casa da família e na casa de um amigo.

A descoberta da sua Mediunidade se deu em 1870, quando visitava uma amiga. Naquela oportunidade Florence participou de uma “mesa girante”; como resultado a mesa movimentou-se incontrolavelmente; depois a médium levitou em baixa altura; por fim, quando a luz da sala foi diminuída por orientação do Espírito comunicante, ela foi erguida até o teto e “passeou” pela sala, passando por sobre as cadeiras e a mesa.

Para buscar entendimento mais aprofundado se formou o Círculo Hackney, composto pelos pais de Florence, suas duas irmãs e a serviçal que a partir daí, suas experiências foram se aprofundando. Foi neste local que Katie King deu sua primeira comunicação por meio da mediunidade de Florence.

As primeiras materializações do espírito de Katie King começaram a se realizar em 22 de abril de 1872.

O ano de 1874 ficou marcado pelas experimentações realizadas pelo famoso sábio inglês William Crookes com a jovem médium Florence Cook. Sendo que cientista comprovou que a médium Florence Cook tinha produzido verdadeiros fenômenos espíritas sob os mais rigorosos controles de impostos sobre ela.

Em 21 de maio de 1874 ocorreu a despedida de Katie King. Nesta reunião esteve presente a escritora inglesa Florence Marryat (1837-1899) como testemunha. Depois Marryat escreveu dois livros tratando sobre Mediunidade e vida espiritual: “There is No Death” (1891) e “The Spirit World” (1894).

Por essa altura Florence já se havia casado, em 1874, com um cavalheiro chamado Elgie Corner e vivia em Usk, no País de Gales, onde teve vários filhos.

Florence Cook ainda reunir-se-ia algumas vezes, a partir de 1899, em Berlim, para propiciar materializações de outro espírito Mary. Depois, em 1900, apresentou-se na casa de Pierre-Gaetan Leymarie e Marina Leymarie.

Por David Chinaglia e Rodrigo Del Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário