segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AMADAS CASAS ESPÍRITAS, SEM KARDEC NÃO É ESPIRITISMO É CHEGADA A HORA DA UNIÃO PELA DOUTRINA


Estimados espíritas, amigos de jornada de vida, á cerca de cinco meses comecei a conversar com o companheiro Rogério Luiz Sarmento, para colaborar com o Blog que ele havia criado, em 2008, em outras jornadas o blog tinha então cerca de 600 acessos.
Nestes quatro meses com o apoio do Rogério, com o incentivo do espírita e amigo Paschoal Nunes Filho, colaborador deste BLOG, de Júlio Rosolem, do escritor e orador Pedro Camilo, da amiga, professora e espírita Jussara Roslém que escreveu também aqui um dia, e com a espirita e professora Denise Storare Furlan, palestrante e dirigente espírita.
Está sendo com estes amigos uma experiência nova em minha vida, a qualquer momento entre hoje e amanhã, chegaremos aos 10.000 visitantes ao nosso texto, ao texto de amigos, videos famosos, enfim da verdadeira doutrina de Allan Kardec.
A matéria na qual pedi ajuda da espiritualidade amiga, foi para falar não só defender o que vem acontecendo a alguns meses no Brasil, que é a tentativa de desqualificação do verdadeiro CODIFICADOR,  Allan Kardec, tentarei na minha linugagem simples, falar ao coração de cada espírita, neste momento que urge nossa UNIÃO, não por KARDEC, ele já tem seu lugar na história do Mundo e ninguem muda isto, e sim pelo ESPIRITISMO, como um todo.

A cerca de dois anos começou em todo o Brasil um movimento para qualificar as obras básicas como findas, e que o senhor Kardec já estaria superado, e que era hora de abrir uma nova frente de pesquisas.
Sinceramente acredito que nunca li tantos absurdos, como em blogs, sites, e palestras de um grupo talvez de mil ou dois mil espíritas, que se consideram dono de uma verdade.
Duvido que qualquer um deles, defensores desta frente Liberal Espírita, como é chamada em Santos, São Paulo e outros locais a porta fechadas, possa debater com qualquer um dos mestres da vida de Allan Kardec.
Tão poucos liberais vindo de São José do Rio Preto e São Paulo, aliás nem vou me dar ao trabalho de cita-los, não valem a pena, o texto é um alerta as Casas Espíritas, aos dirigentes espíritas.


Não é um ataque a opiniões particulares, apenas não posso e a espiritualidade diz isto, chama-los de espíritas.
Os senhores tem ídeia do que ALLAN KARDEC passou para em 1855 começar a escrever o Livro dos Espíritos? para formatar sua primeira edição em 1856? em Paris, França.
E depois para ajusta-lo a novas informações e publica-lo de forma oficial em 1857?
Não vou gastar meu tempo com aventureiros, nem tão pouco para falar do senhor Jean Batist Rousting e seus novos defensores, um alucinado, que entrou dentro da doutrina sem autoridade, deixou alguma colaboração, porque até aqueles que possuem pertubações nos deixam ensinamento.
Porém, não se compara a missão KARDEQUIANA, a outras.
Esta obra de 1019 perguntas, não foi ainda totalmente entendida, e estudada, um livro que tenho amigos que o estudam a 20 anos, e ainda não conseguem fechar todas as vertentes, isto para falar da obra básica.
Preocupado com os farsantes, com a espiritualidade do mal, que viria encarnada para destruir, a doutrina Kardec escreve um manual de conduta.


Um Livro que todo aquele que quiser ser médium tem que ler, saber, e estudar, e cujo o estudo demora numa fase preliminar 05 anos, e seu reestudo pelo menos mais 5 anos, sem falar das vertentes abertas.
Falo senhores e senhoras espíritas do Livro dos Médiuns.
Portanto apenas em duas obras falamos de estudos reais de 20, 30 anos, serão precisos pelo menos mais 50 anos para termos um balanço geral do que quis dizer KARDEC, em dois de seus livros, não falarei dos demais, como este homem pode estar superado?

Desde o sucesso estrondoso, do filme Nosso Lar, tivemos um crescimento de 40% dentro da frequência das casas Espíritas, os filmes foram anunciados, desde Chico Xavier, até o famoso Nosso Lar.
O filme não conseguiu retratar 50% da obra, isto sendo generoso, e já conseguiu trazer pelo menos mais 2 milhões de espíritas as casas, na verdade espiritualistas, que depois se tornam espíritas.

Eu pessoalmente considero que não estávamos prontos, porque ficamos perdendo tempo, com coisas fantasiosas, com obras água com açúcar, com livros sem conteúdo doutrinário com palestrantes que mais faziam e ainda fazem,  uma sessão de auto ajuda empresarial ou pessoal do que com informação.

A doutrina tem sofrido revezes, ataques maciços da Igreja Evangélica, que alias tem segmentos, que usam métodos espiritualistas, e depois dizem que espíritos não existem a não ser para o mau.
O crescimento da doutrina preocupou os católicos que já vinham sendo esvaziados pelos Evangélicos que vendem nas suas igrejas, a FELICIDADE aqui, e agora, tipo agora, já.

E não funciona assim, ser espírita significa ir além da compreensão, não é fácil, não é fácil ser dirigente espírita, montar um grupo que tenha idoneidade moral, sabendo que boa parte deles estão presos a questões ativistas católica.
Falta estudo, e muito, ainda temos muito que aprender com os livros de KARDEC, com suas revistas, e anotações.

Obras que são vertentes da obra de Kardec, como esta de Divaldo Pereira Franco, hoje são estudadas, assim mesmo por menos de 30% das Casas Espíritas, tem médium que nem sabe o conteudo desta obra, e estamos falando que ALLAN KARDEC, está superado?
Conhecem as obras de Camille Flammarion? sua visão doutrinária, passa rigorosamente por ALLAN KARDEC seu pessoal amigo, e ele deixou escrito, "acredito que o que meu amigo Kardec deixou, é uma obra muito além da imaginação, os fatos são reais, e pela falta de fé e de estudo ainda demorará cerca de dois séculos ser entendida."
Agora quantas casas espíritas que você conhece fala da obra de Camille Flammarion, ou de um destes senhores abaixo:                                                      
Gabriel Dellane fantástico pesquisador, outro grande defensor das obras de KARDEC, sem citar nomes que foram marcantes dentro da doutrina espírita em sua incial caminhada nestes 200 anos, como César Lombroso, Eernesto Bozzano e o fantástico Léon Denis amigo também particular de Allan Kardec.


                                                              

Logo antes de dignificar estes senhores, suas obras espíritas, nada está terminado nem com as obras de Kardec, nem com os que alinhavam com ele na frente de informações.
Acredito e todo verdadeiro espírita também que eles foram homens escolhidos, cientistas, de um nível cultural muito melhor, filhos de famílias tradicionais, frios, sem partido, com um único compromisso, a verdade, a doutrina espírita de Kardec, a fé, e a necessidade de alertar a humanidade sobre de onde viemos, quem somos e para onde vamos, e porque temos que mudar.
Mudar sobretudo nossas atitudes morais e de caráter.,

O que falta a muitas casas espíritas é parar de indicar romances e alguns livros que fazem parte dos bons clubes do livro, de hoje, mas que em sua maioria, não tem uma analise, e deixar um roteiro das obras destes senhores para serem estudas e reestudadas.
Seguem a quem? a que comando? A FEB (Federação Espírita Brasileira), olha estes senhores será que conhecem a sede da FEB ?
Tem espírita que nem conhece onde ela fica, os acertos, e os erros como todos que se propõe a representar um grupo, novo não só de fé, mas TODO ESPIRITA É UM CIENTISTA.

No texto abaixo a definição da F.E.B de acordo a publicação da Wikipédia:

 Federação Espírita Brasileira (FEB) constitui-se em uma das principais entidades representativas do espiritismo brasileiro. Autodenomina-se "casa-máter do espiritismo no Brasil", e se propõe a difundir a Doutrina Espírita no país, além de promover o seu estudo e a sua prática. A FEB é a associação representante do Brasil junto ao Conselho Espírita Internacional (CEI).
Em seu estatuto de fundação está escrito:

Art. 1º − A Federação Espírita Brasileira, fundada a 2 janeiro de 1884, na cidade do Rio de Janeiro, é uma sociedade civil religiosa, educacional, cultural e filantrópica com personalidade jurídica e que tem por objeto e fins:
I – O estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação Allan Kardec e no Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo;
II – A prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita;
III – A união solidária das sociedades espíritas do Brasil e a unificação do movimento espírita brasileiro, bem como o seu relacionamento com o movimento espírita internacional.
E um erro histórico que na minha pessoal opinião, já que os 04 evangelhos de Jean Batist Rousting, é algo que não nos serve na area prática.
Num dos itens que somos obrigados a ler, da época da fundação se vê : 
Parágrafo único – Além das obras básicas a que se refere o inciso I, o estudo e a difusão compreenderão, também, a obra de J.-B. Roustaing e outras subsidiárias e complementares da Doutrina Espírita.
E por isto temos hoje defensores uma vez que nos primordios a própria FEB aceitou, algumas de suas obras e os seus 04 Evangelhos, aceitar isto, para mim repito foi um erro histórico.
Assim como a Igreja Católica tem seus erros históricos, e que foram mudados além do tempo, os atuais modernistas, atacam e defendem Rousting, mas criticam o senhor Kardec, sem que a FEB para evitar um choque num movimento faça algo mais efusivo.
Me lembro que num dos estudos de Bezerra de Menezes, ele mesmo se sentiu iludido pelas obras de Rousting e suas ideías, não servem para a verdadeira doutrina, para o verdadeiro espírita.
Por bem menos Lútero deixou a igreja Católica em tempos mais dificeis.
Mexer neste tema agora como disse meu diretor doutrinário é voltar no tempo, e a quem isto está a serviço?.
Eu respondo amigos, que é dos espíritos que querem dividir as informações, a doutrina COMO UM TODO, colocar em em dúvida a nossa amada doutrina de KARDEC.
Erros que o comando Brasileiro precisa modificar, e urgente.
As casas que levantam bandeiras sem ser as que ALLAN KARDEC, levantou não são espíritas, não existe NOVO ESPIRITISMO, começar movimentos, estudos sem terminar uma obra, é como começar um grande edificio, e antes de termina-lo começar sua reforma em coisas já superadas.


Não gosto pessoalmente das atitudes recentes da FEB, no programa Fantástico, faltou mais pesquisa ao programa, e ao apoio de informação dada, mas a reportagem foi confusa, não tínhamos que dar apoio.

Hoje temos que olhar de modo claro e EVANGELIZADOR, sim temos que voltar a linha dura, não a casa cheias com falsas esperanças, como estou vendo, estive em cerca 08 centros espíritas em minha viagem recente.

Houve um congresso espírita Pan Americano na Universidade Santa Cecília que espíritas me disseram pela internet que não sabiam do evento.

Estamos criando frentes, e não estamos divulgando nossos eventos de forma ideal.
Estamos preocupados em "encher centro", em dar passe sem orientação, em falar o que o povo quer ouvir, e não preocupados em doutrinar, e retomar a verdadeira linha de Kardec.

Este boletim foi lançado em Abril de 2012, e tivemos salas com o filme neste final de semana com 12 pessoas, e querem falar de frente de mudanças?
O filme e a vida continua, é muito bom, baseado num dos bons livros de Chico Xavier, teve boa crítica, está mal divulgado ou os espíritas não querem se comprometer?

Devemos divulgar, tenho uma luta titânica, sem recursos ao lado do Rogério para manter este pequeno BLOG ativo, já gravamos em peen drive, e altas horas estávamos em Lan House, colocando matérias, comprando livros, pedindo livros de amigos emprestados, para fazer frente a estudos, colocando dinheiro do próprio bolso para divulgar esta doutrina que sem ALLAN KARDEC NÃO EXISTIRIA.

Se isto com uma renda própria seria difícil sem te-la garanto que foi por amor, e por fé, sem jamais ter pedido nada para ninguém, apenas divulgando as obras, para divulgar nossa maravilhosa doutrina.

Quero lembrar números oficiais, FEB já editou mais de 20 milhões de livros de Allan Kardec. Das obras psicografadas pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, foram ultrapassados os 18,5 milhões de exemplares. Destes, Nosso Lar (ditado pelo Espírito André Luiz) é o mais lido, tendo superado a marca de 3,5 milhão de exemplares.


Portanto amados sem KARDEC, nada disto existiria.

Bezerra de Menezes mandou uma carta para os espíritas, para a nação Brasileira, em 19 de Abril de 2010, intitulada os próximos 50 anos.

É uma psicografia de Divaldo Pereira Franco, pois bem, nós colocamos neste BLOG, e vos digo, e dou meu testemunho que tinha diretor de casa espírita que não conhecia a carta, e seu teor.

Sua publicação foi uma sugestão do amigo Paschoal Nunes Filho ex vice presidente da USE.
Estamos ouvindo um crescente números de falsos espíritas seguidores de agentes do mal sim, porque este movimento anti Kardec, interessa aos Evangélicos, aos Católicos, para nós dividirem, e infelismente, não podemos pagar pelo erro da aceitação das obras de Rousting e outras coisinhas mais que vemos hoje sendo vendidas em centros espíritas.
Espíritas, não existe comunicado mais forte do que o feito pelo plano espiritual via o senhor ALLAN KARDEC, neste momento crucial do mundo devemos silenciar, meditar, e nos manter firme dentro da doutrina em sua verdade original, e não abrir novas frentes.


Temos muito ainda a fazer, em Piracicaba, não vejo UNIÃO, nos centros, uma cidade de quase 500 mil habitantes e apenas 24 centros espíritas.
Qual foi como me disse um amigo hoje o movimento jovem que conseguiu reunir todos os centros de Piracicaba num só evento?
Qual foi o evento coletivo, o centro de debates que trouxe pelo menos 03 membros de cada casa, seu presidente, seu diretor doutrinário e um frequentador para debater ações de caridade, ações de estudo, livros a serem vendidos, eu não me lembro de ter visto isto pelo não em Piracicaba,.
Antes portanto de falarmos que esta obra foi escrita por membros fa FEB e entregue a Chico Xavier, devemos olhar bem se vamos aceitar isto, as informações e comentários da internet começam a dividir os sem fé, eu não entro nesta.
Desde que retornei aos estudos das obras básicas de ALLAN KARDEC, nela está meu foco, meu centro, e minha direção, me lembro de um dirigente que me disse que eu pagaria um alto preço por falar a verdade.

Eu não preciso de reconhecimento, nunca quis dentro da doutrina, aliás espírita que quer reconhecimento não é espírita, são pessoas apegadas aos seus egos, as suas vaidades humanas, e não comprometida com a causa espírita  e com a verdade de KARDEC.
O Francês Rival Denizard foi muito claro, objetivo, em tudo que fez, duro, disciplinador, também ficou sem paciência com as pessoas, agora na França de 1857 eu aceito ignorância no Brasil de 2012 me deixa triste, não revoltado, porque o aprendizado está aí para todos.


Certamente quem está escrevendo contra a doutrina de Kardec, contra o espiritismo, sendo da doutrina, lendo obras vazias, querendo público, e não ensinamento básico, sem disciplina, não pode ser chamado de espírita.
Na minha pessoal opinião  está a serviços destes espíritos, como vemos na gravura acima, não a serviço da espiritualidade amiga, cuidado o que faz, com o que escreve, leia tudo, veja, tudo, analise tudo, mas faça com fé e com seu coração e siga sempre os preceitos de Jesus, de missionários como ALLAN KARDEC.


Muito se fala no que mudará no mundo a partir de 21 de Dezembro de 2012, certamente o mundo não acabará, mas começa uma mudança que na verdade vem se desenrolando a mais de 3 anos no plano espiritual, ESPÍRITAS, NÃO SE DIVIDAM.

Muitos companheiros estão voltando ao plano espiritual, outros chegando, em revolta, é dada a hora de nos UNIRMOS, por esta MARAVILHOSA DOUTRINA DE KARDEC.
Não nos dividirmos.

Unirmos, e fechar questão em cima de disciplinas nas casas espiritas, separar Reiki, cromoterapia, terapias alternativas, massagens espirituais, e curas, do verdadeiro espiritismo.
A questão cura é outro grande cuidado que devemos ter, não nos esqueçamos que a espiritualidade não mudará nada sem merecimento, e que existem muitos falsos profetas.
Peço atenção do que estão lendo em livros e sites, blogs, sobre a doutrina espírita, e ao fechar esta longa matéria em defesa de Kardec, da doutrina, e da verdade, e da nossa união, vos deixo o trecho final da carta de Bezerra de Menezes para que vós amigos, MEDITEM, NO QUE QUEREM SER, espiritas ou seguidores do mal.


"Estejam, pois, atentos para os acontecimentos, meus filhos. Reflitam a respeito do trabalho que se delineia e, do posto de serviço onde se encontrem, sejam, todos e cada um, foco de luz, ponto de apoio.   Ouçam as vozes do céu, pois estão marcados pela luz dos guardiões planetários. Façam a parte que lhes cabem. Sejam bons, honestos, laboriosos, fraternos.   Os dias futuros de lutas e dores assemelham-se aos “ais” apocalípticos. Surgirão aqui, acolá e mais além, implorando pela união, compaixão e misericórdia, individual e coletiva.
Assim, irmãos e amigos, não cometam o equívoco de olhar para trás, mas coloquem as mãos na charrua do Evangelho e sigam adiante.
Não repitam a experiência da mulher de Ló, o patriarca hebreu que, possuidora de fé frágil, olhou para trás em busca dos prazeres perdidos, transformando-se em estátua de sal, desiludida pela aridez das falsas ilusões.
Façam brilhar a própria luz, meus filhos!    Este é o clamor do Evangelho, hoje e sempre!..."
BEZERRA DE MENEZES

Em frente amados amigos, luz e paz, e obrigado pela vossa presença em nosso humildade blog.


David Chinaglia, 54, espírita,
médium, divulgador e pesquisador
da doutrina espírita de KARDEC
davidchinaglia@gmail.com
@David Chinaglia (twitter)
@Espiritismo Pira (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)

3 comentários:

  1. Fiquei feliz em ler este Blog, pois comecei a escrever também acerca das surdas manobras dos adversários da Doutrina. Temos observado as mesmas coisas por aqui em Recife-PE.
    Os movimentos antidoutrinários se incorporando em nossas casas e sendo aplaudido pelos pseudo-espíritas.

    Conheça também o meu Blog:

    www.panoramaespirita.blogspot.com

    Um abraço!

    Tânia Leimig

    ResponderExcluir
  2. Tânia,

    Ficamos felizes que gostou de nosso blog, espero conseguir com ajuda de nossos amigos a divulgar o espiritismo.

    Dificuldades sempre vão existir e erros também, até hoje não localizei uma casa espírita 100% correta, erros, dirigentes que acham que devem colocar algo diferente para que a casa se destaque ou fique com a sua cara.

    Se não conseguem mudar abrem sua própria casa espírita e dai fazem a maneira que acham correta e pior sempre vai ter as pessoas que vão gostar.

    Então devemos trabalhar para tentar divulgar o correto sem querer reinventar a roda.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Só mudei o endereço do meu blog.
      Não é mais panorama espírita e sim:

      www.tanialeimig-espiritismo@blogspot.com

      Abraços de Recife!

      Excluir