segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PARÁBOLA DO DIVINO SEMEADOR


1 – “Naquele dia, saindo Jesus de casa, foi sentar-se à beira do mar. – 2 – E grande multidão se lhe reuniu em torno. Entrando, então, para uma barca, Ele se sentou, ficando a multidão na praia. – 3 – E começou a dizer muitas coisas por parábolas, falando assim: Eis que o semeador saiu a semear. – 4 – Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à margem do caminho; os pássaros do céu vieram e as comeram. – 5 – Uma outra parte, caiu em terreno pedregoso, onde muito pouca terra havia; as sementes germinaram prontamente, pois que a terra não tinha ali, profundidade. – 6 – O sol nascendo, crestou-as; e, como não tinham raízes, secaram. – 7 – Uma outra caiu entre os espinheiros, que cresceram e as abafaram. – 8 – Uma outra, finalmente, caiu em terra boa e as sementes frutificaram, produzindo aqui cem,  ali sessenta, acolá trinta por um. – 9 – Quem tiver ouvidos de ouvir, ouça. – 10 – Os discípulos aproximando-se lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? – 11 – Respondeu Ele: É porque a vós vos é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não. – 12 – Àquele que tem, mais ainda se dará ficando ele na abundância, mas ao que não tem se tirará até o que tem. – 13 – Eis porque lhes falo por parábolas. É que vendo, eles não veem, ouvindo, não ouvem nem compreendem.” Mateus, XIII – 1, 13.
DISSERTAÇÃO


O Divino Semeador, meus irmãos, é Deus.
Jesus quis firmar nesta parábola a necessidade do amor ao Pai, através da segurança dos sentimentos do amor e da fé.
Figurando quatro exemplos, Ele representou em cada um deles uma forma diferente de receber da humanidade.

Aqueles que, levianos, em nada creem e a quem nada preocupa, assemelham-se à estrada vazia, onde a semente do bem não encontra ambiente para criar raízes. Estão eles ainda distantes do conhecimento da Verdade, precisando de muitas outras reencarnações para se sentir despertados para a palavra do Mestre.

O segundo exemplo é para aqueles que, amando a Deus ao seu modo, procuram ouvir os Seus conselhos, mas ainda fracos, ao menor sofrimento, ao menor revés da sorte, desiludem-se e perdem a confiança na Divina Providência e se afastam do caminho certo. As raízes são ainda tenras demais e não resistem à força dos vendavais e das intempéries que se abatem com frequência sobre as criaturas.
As sementes atiradas aos espinheiros encontram terra suficiente para se fixarem e se aprofundarem. São as criaturas que tem condições para se dedicarem ao bem, fugindo do mal que as persegue, mas as influências negativas que as cercam, subjugam-nas, sufocando-as ainda. As sementes brotam, crescem, mas não chegam a frutificar, morrendo mirradas, asfixiadas pelas ambições, pelo orgulho, pela vaidade do poder de que se julgam possuidoras, esquecendo que o verdadeiro poder só em Deus, se encontra.




A terra é fértil, é o espírito adiantado, que já havendo passado por todos esses estágios naturais da evolução, apresenta-se pronto para seguir os caminhos que levarão à escada luminosa da sua ascensão para o Pai.
A semente nele plantada brota, cresce, frutifica; e os seus frutos são sazonados e doces, porque são frutos de amor e de caridade. Precisamos ser todos a terra fértil, meus irmãos, e para isso, enquanto não o conseguimos, preparemo-nos, enriquecendo nosso íntimo com os pensamentos puros e os desejos sadios, para, ao voltarmos, podermos realizar esses desejos, dando forma aos nossos pensamentos.


Que assim preparados hoje, possamos, amanhã, ser na realidade a terra humosa, onde as sementes do bem atiradas pelo Divino Semeador possam enraizar e brotar rápidas, crescer e oferecer aos nossos irmãos menos felizes os frutos abençoados do amor.  

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antonio de Pádua”, Recife, PE - 1982)


                                                                       Julio Flávio Rosolen participa da                  Sociedade Espírita Casa do Caminho, em Piracicaba, é    Coronel (da reserva) do Corpo de Bombeiros, Espírita e colabora com este BLOG.





Nenhum comentário:

Postar um comentário