sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Passe na casa espírita - Por que parar ?

Olá companheiros de jornada, meus amigos nosso irmão David escreveu um texto a respeito do passe na casa espírita onde tivemos uma resposta de nosso amigo Paschoal e minha onde o David se justificou em seguida.

Por este motivo resolvi escrever este texto onde coloco uma visão um pouco diferenciada, não falando que o meu amigo David esteja errada, mas para mostrar que eu entendo a posição dele.

"O passe não surgiu com o Espiritismo, não é uma criação da Doutrina Espírita. Esse meio de socorrer os enfermos do corpo e da lama já era conhecido e empregado na Antiguidade. Jesus o utilizou, "impondo as mãos" sobre os enfermos e os perturbados espiritualmente, para beneficiá-los. E ensinou essa prática aos seus discípulos e apóstolos, que também a empregaram, largamente, como vemos em "Atos dos Apóstolos".Ao longo dos tempos, o passe continuou a ser usado, sob várias denominações e formas, em todo o mundo, ligado ou não a práticas religiosas.No século anterior a Kardec, tudo o que então se conhecia sobre fluidos e como empregá-los estava consubstanciado no Magnetismo, de que o médico austríaco Franz Anton Mesmer foi o grande expoente, beneficiando muitos enfermos. Mas havia, ainda, muita ignorância sobre o que fossem os fluidos e a forma de sua trans -missão.A codificação da Doutrina dos Espíritos, por Allan Kardec, permitiu entendermos melhor o processo pelo qual o ser humano influencia e é influenciado fluidicamente, tanto no plano material como no espiritual.Na atualidade, o passe continua a ser empregado por outras religiões, que o apresentam sob nomes e aparências diversas (benção, unção, johrei, benzedura). Pessoas sem qualquer relação com movimentos religiosos também o empregam.

É no meio espírita, porém, que o passe é mais bem compreendido, mais largamente difundido e utilizado. Nele, o passe que Jesus ensinou e exemplificou veio a se tornar uma das principais práticas de ação fluídica. Nada mais natural, pois o Espiritismo é a revivescência do puro Cristianismo." 

Texto retirado do site:http://www.nossolar.org.br/passes.php





Emmanuel o define como uma
"transfusão de energias fisio-psíquicas"    

 

O passe é executado nas casas espíritas a vários anos e vem sofrendo modificação na sua aplicação durante este tempo.

No início foi comum a gesticulação do passista, todos achavam necessário e correto.
 
Com o tempo está prática foi incorporada por várias casas espíritas e aceita como correta, com o lançamento de vários livros sobre o assunto foi verificado que não é necessário a gesticulação para dar um passe e sim a simples imposição de mãos é suficiente, por este motivo a prática da gesticulação com as mão foi abolida do passe, mas ainda existe algumas casas que praticam está técnica.

 Claro que para tratamentos específicos é necessários de aplicar técnicas mais apuradas e por isto pode ser visto em alguns tratamentos como a fluido-terapia .

Hoje vemos nas casas espíritas pessoas que vão exclusivamente para tomar passes, muitas nem assistem a palestra chegam somente no momento do passe, como se o passe resolvesse todos os problemas dela.

Sem saber se realmente precisam do passe, e esquecem que se assistirem a palestra, irão receber as mesmas energias que iriam receber durante o passe, ou por ficarem mais tempo na casa espírita conseguiriam um auxilio maior,  pois além de estarem recebendo as energias necessárias ainda estariam aprendendo informações importantes para o seu dia a dia.

O passe é necessário, mas precisamos mudar novamente os conceitos que foram criados no passado, como o copo de agua fluidificada que é tomado após o passe, o livro onde anotamos o nome e endereço de nossos entes queridos que precisam de ajuda do mundo espiritual.

Precisamos de passistas, dirigentes  e trabalhadores preparados para saberem orientar e escolher o melhor tratamento para as pessoas que procuram a casa espírita e assim orientar corretamente se a pessoa necessita de um passe ou não.

Infelizmente não vemos isto, a maioria não estuda, não lê, não pesquisa e não trabalha dentro da casa espírita, querem somente freqüentar, tomar passe, beber agua fluidificada e ir para casa.

Então meus amigos eu falo:

"O passe não deve acabar,
 mas deve mudar a maneira que é aplicado dentro da casa espírita"

Vamos analisar a casa que freqüentamos e promover as mudanças necessárias seguindo as obras de Kardec, para que possamos auxiliar melhor o nosso irmão que procura um auxilio.

Mas alerto não invente, não procure nada fora do espiritismo.

Já temos informações suficientes para trabalhar corretamente.

Um grande abraço a todos,

Rogério Luiz Sarmento
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@Espiritismo Pira
espiritismo.piracicaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário