sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A CURA NOS PRECEITOS DO ESPIRITISMO


Estimados amigos de jornada pelo planeta terra, amigos de ideal espírita, mais que nunca temos que olhar para o que estamos buscando, dentro da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.
Tecnicamente falando, moralmente falando, hoje dentro das Casas Espíritas, temos esquecido que para se ter uma equipe coesa, com conhecimento, é preciso que a diretoria, e agrupamento de médiuns tenham estudado pelo menos as obras básicas.
Eu tenho feito palestras, estudo, visitas, em casas de Piracicaba, e região, e também pelo litoral, e sinceramente tenho visto uma preocupação maior com Cura não importa a quem.
Allan Kardec, em o Livro dos Espíritos, deixou bem claro algo que muitos espíritas estão esquecendo, que precede a questão da cura tecnicamente falando, falo da Prece.



A partir da questão 658 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec estuda o tema Prece, obtendo dos Espíritos Superiores a seguinte informação:

“A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, porque a intenção é tudo para Ele. A prece do coração é preferível a que podes ler, por mais bela que seja, se a leres mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando é proferida com fé, com fervor e sinceridade. Não creias, pois, que Deus seja tocado pelo homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que a sua prece represente um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade”.

E na questão 662, indagando se podemos orar utilmente pelos outros, recebe a seguinte resposta:

“O Espírito daquele que ora está agindo pela vontade de fazer o bem. Pela prece, atrai a ele os bons Espíritos que se associam ao bem que deseja fazer”.

A essa resposta, Kardec comenta:

“Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea. A prece por outros é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera, pode chamar os bons Espíritos em auxílio daquele por quem pedimos, a fim de lhe sugerirem bons pensamentos e lhe darem a força necessária para o corpo e a alma. Mas ainda nesse caso a prece do coração é tudo e a dos lábios não é nada”.

Portanto, quando oramos, utilizamos o poder da vontade para acionar as forças energéticas do pensamento, liberando um comando mento-espiritual para o cérebro, que distribui essa energia através do nervo vago, como sugerem pesquisas. Essa energia liberada vai ao encontro da pessoa enferma, isso através do fluido universal, que tudo preenche, assim como o som se propaga pelo ar, e mais, essa força é potencializada pelos bons Espíritos, que são atraídos pelo nosso pensamento caridoso.



Existe uma grande diferença das curas, por amor, do amado rabí da Galiléia, com o que alguns centros espíritas estão propondo hoje, e temos que separar uma coisa da outra.
Jesus curou pela fé, porém certo dia comentou com Pedro, se certas curas eram válidas, naquela noite, o mestre se referia a um dos cegos que ele curou, e este ao retornar a sua cidade, começou a se vingar daqueles que o tripudiaram no seu momento de cegueira, o mestre não desfez, mas a história não conta o que ocorreu com este espírito.
Chico Xavier podia ter se curado com o famoso curandeiro Arigó, que não era espírita, mas fazia curas, sabendo que a doença em sua vista, era um carma, Chico agradeceu, e preferiu ficar com a doença porque dizia "esta eu já conheço, se trocar meu carma, o que pode vir? então prefiro enfrentar algo que já sei como enfrentar, do que ter uma cura, que vai gerar outras consequências.
O proposito espírita, vai além do que oferecer curas, pela fé, não acredito que cenas como esta acima de verdadeiros hospitais, pré montados, misturando-se físico, e espiritual, sirva de fato ao que pregou o mestre Jesus.
As pessoas que procuram a chamada CURA ESPÍRITA, precisam entender que até para a cura nos dias atuais, existe merecimento.
Importante lembrar que primeiro, toda doença é foco de magoa, raiva, falta de perdão, erros morais, conduta de vícios, também não esquecer que muitas doenças são pedidas antes de nascer,  para depurarmos, ainda temos as geradas por focos de enercia, etc.
Pela fé, pura e simples pode se chegar a cura, mas temporária, se não realizarmos a reforma íntima, e proceder modificações morais e de caráter, o que dará aos espíritos, condições de interceder em nosso desejo de cura.
No entanto bom lembrar que a cura, se não for meritória, ou mesmo baseada em modificações de conduta, pode significar a troca por algo desconhecido como citei por algo pior, como falamos no exemplo de Chico Xavier.
E o assistido do Centro Espírita que trabalha com curas, precisa saber disto seja no atendimento fraterno ou mesmo, por uma palestra ministrada antes.
Ler, estudar o Evangelho, o Livro dos Espíritos, já nos ajuda com o entendimento deles, a mudar atitudes, e assim pleitear melhoras, muito embora devemos deixar claro para todos, que elas surgem naturalmente.


Bezerra de Menezes dizia sempre que temos que ter conduta, na vida e perante a doença, um ser de muita bondade em seu coração jamais negou ajuda.
Bezerra,  porém em seu consultório, explicava os doentes, país e mães,filhos enfim todo tipo de assistido, que sem Jesus, sem a benção de Maria Santissíma, nada ocorreria.(bom lembrar que o grande apóstolo espírita, tinha origens fortes no catolicismo, o que o ajudava no lado Jesus/Maria).

Bezerra era médico, e espírita, primeiro curava a causa fisíca, e dava indicativos, para homens do vício, mulheres do vício, condutas morais, paciência e etc.
Porém as curas dele em sua maior parte eram físicas, não propôs curar sem merecimento e hoje mesmo em suas aparições por mensagens e curas, Bezerra de Menezes, o grande responsavel pelo espíritismo ser o que é hoje no Brasil, diz:" melhore seus pensamentos, sua conduta, e terá mais que uma cura se for merecedor."

O que deixou Jesus atento naquele caso que citei acima, é se houve merecimento do assistido, falo do cego que depois passou se vingar.

Uma cura, significa uma mudança de rota, e estamos preparando o assistido para isto?

A foto acima mostra um procedimento cirurgico da terra, normal, físico, médicos e profissionais da Medicina, envolvidos numa cura física, numa operação.

O que precisamos acabar nos centros é com utilização, de equipamentos que não são usados pelo plano espiritual, tipo algodão, gase, alcool,  éter, que apenas mexe com o lado psicológico do atendido, e não muda na prática o resultado da consulta em si.

Não é espiritismo, é curandelismo, e isto eu pessoalmente não concordo, estão mexendo e misturando realidade, espiritismo, e vaidade pessoal com o dom da cura que aliás no Brasil capacitados, mesmo existem  muito poucos.

O espiritismo de Kardec não nos permite coisas maravilhosas, Kardec deve estar desapontado com muitos dirigentes e médiuns que fazem hoje de curas por apometria(isto não é espiritismo) sessões de captações(outra fraude a doutrina), e uso destes materiais citados acima, porque estão no plano fora do normal, do que prevê a doutrina.

Tem casa espírita que tem deixado médicos que falam bem, impressionam usar do centro espírita como alavanca promocional, e praticar atos que são de encontro com tudo que Kardec codificou junto aos espíritos.

A fraude emocional de usar nome de Jesus e do amor, não pode ser considerado, lembrem que Jesus no rio onde todos se curavam ao ser procurado por um doente que ali estava á 38 anos, pediu uma atitude, ou seja dele ir por si só em busca da ajuda, e isto foi feito, logo, quem quer curas miralogras, está ocupando nos dias de hoje o lugar do doente desta passagem, ou sejam querem a cura, sem atitude, e isto é grave.

Relembro que entendo que pior que o assistido querer é ter dirigentes aceitando, curar por curar, e deixar de ensinar e estudar, devemos então modificar este roteiro urgente.

  


Precisamos entender que os espíritos atuam ao lado do médium quando realiza uma cura, e não dentro do médium, as energias magnéticas do médium são utilizadas, e ele precisa também estar numa frequência moral, e de conduta, igual ao do assistido, e não pior ou inferior.

Isto porque senão teremos algo temporário, e com efeitos avassaladores.
Não existe curas espíritas com produtos físicos, não servem para nada, nem cortes, nem nada, aliás isto é prática da medicina ilegal, e muitos centros precisam entender, que não basta curar.

Lembre-se do exemplo de Jesus acima (novamente) no texto, será que o curado vai ter uma ação meritória, ou será que ele vai fazer mais mal, a ele e a terceiros e o que ele aprendeu?
Quantas pessoas vão a casa espírita conseguem melhorar, e depois voltam ao alcool, ao cigarro, a maconha, a cocaína, ao sexo desregrado, e depois pioram?

Uns até desencarnam tragicamente.

Quantos vão para lá e entram em depressão, e quantos médiuns vemos falando, "é se curou no meu centro, os guias aqui são bons".

Primeiro que "guias" quem tem é cego, e lembrando esta parte, não podemos agir como cegos, guiando cegos, está errado, é tudo que Kardec não ensinou.

Somos um agrupamento de espíritas com mediunidade, que mediante estudos, devemos ajudar, primeiro na base ou seja, preces, estudo do evangelho segundo espiritismo, conduta, e nada mais, se o assistido for merecedor, será ajudado, se não for, vai desencarnar, ou vai sofrer, como talvez seja o seu destino.


Na obra do médium e escritor José Carlos de Lucca, O Médico Jesus,  vemos lá a afirmação que "A Paciência é remédio", logo assistidos, e equipe ou agrupamento de espíritos precisam focar no dito "paciente espírita", o entendimento que casa espírita não é centro de cura e sim de aprendizado, de entendimento da codificação, de quem o mestre Jesus, é modelo e guia, que não morreu para nós salvar, e que sem nossas modificações não vamos a lugar nenhum.

Na mesma obra existe a afirmação na página 142, que "Quando a enfermidade se manifesta, precisamos olhar à nossa volta e perguntar a quem estamos precisando perdoar".

Logo meus amigos deste blog, amigos não adianta ir buscar uma cura, não calquem sua fé no maravilhoso, é necessário primeiro perdoar a si mesmo, e seus ofensores, modificar pensamentos e atitudes para conseguir ajuda ao dano de saúde causado pelos doentes em si, nada aparece de graça nem aquelas doenças herdadas, é necessário refletir amigos.

Da mesma forma que dirigentes e médiuns precisam terminar com atitudes que mais são contra a doutrina espírita, do que em nome do amor, e de Deus.
Basta! nada de maravilhoso, apenas os passes, as preces, o ensinamento, e por si só, sem algodão, macas, vestimentas brancas, os espíritos que conseguem atuar aqui no plano farão a ajuda necessária.

Ensinar aos assistidos que a cura, depende muito mais dos pensamentos, e da mudança de hábitos errados, do que um milagre genuino.

Porém a grande pergunta a fazer aos doentes, e a si mesmos se estão cientes que aquela cura, poderá trazer uma outra reação, um novo carma, um novo problema.
Claro que tudo tem uma analise e um porque, então antes de curandelismo, antes de maravilhoso, apliquemos a mudança interna.

No Evangelho segundo o Espiritismo, todo assistido, necessitado, encontrará, preces, e passagens para serem lidas diariamente, de forma que a ida a uma casa espírita seja complementar tratamento, a saúde, e as mazelas do dia a dia,seja a problemática física, ou, psicologica, ou mesmo espiritual.
No entanto é preciso saber do doente, antes de oferecer o Maravilhoso,  a escolha do caminho a seguir, isto é , que para suas curas é preciso uma atitude efetiva.

Os bons espíritos atuam quando existem merecimento repito, senão o balsamo é temporário, lembrem senhores que é preciso lembrar que Jesus, nunca buscou ninguém para curar, era um modelo, ajudava ou não quem o procurava.
Bezerra de Menezes não deu cura sem entendimento de ações, e Chico Xavier também não, é hora de nós espíritas refletirmos o que estamos fazendo no locais de cura, em nome do amor, já que precisamos acertar o passo e seguir os verdadeiros preceitos espírita de cura, com ensinamento, amor, caridade, e ajuda quando permitido. 

                                                             David Chinaglia, é espírita, médium, palestrante, e divulgador da Doutrina Espirita codificada por Allan Kardec e colabora com este blog.
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com (e-mail para perguntas e palestras)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário