segunda-feira, 14 de outubro de 2013

INTRODUÇÃO À PESQUISA PARA O JOVEM ESPÍRITA - por Nubor Orlando Facure

Estimados amigos de jornada espírita, amigos deste jovem blog, hoje temos o enorme prazer de trazer aos senhores um dos textos deste conceituado médico, e espírita, Dr.Nubor Orlando Facure, de Campinas, São Paulo, que fora sua importância no núcleo de Neurologia da Unicamp, é diretor do Instituto do Cérebro em Campinas, escreve em alguns sites e blogs espíritas pelo Brasil, dentre eles O Consolador, e passa agora a colaborador conosco. Facure, é uma das pessoas que mais tem divulgado Allan Kardec, a doutrina espírita, e tem pontuado sobre sua ótica, e conhecimento da Neurologia, os assuntos pertinentes a ciência, a filosófia espírita, estamos trazendo pela primeira vez e Nubor Orlando Facure, vem se juntar aos amigos que já colaboram conosco, Alamar Régis, Pedro Camilo, Paschoal Nunes, Julio Rosolen, Wellington Balbo, Alex Bonafini, Orson Carrara, nosso querido José Medrado, enfim mais um grande nome que chega para se juntar a esta página de divulgação da doutrina.



Existem diversas programações para atrair e despertar nos jovens seu interesse para frequentarem a casa espírita. A mim parece, no entanto, que o sucesso dessa programação não está trazendo os resultados que a Doutrina merece. É muito fácil encontrarmos na sociedade, em geral, os diversos “programas” para onde está indo o interesse dos nossos jovens. A trajetória do adolescente de hoje está se tornando uma jornada de oportunidades extremamente variada e perigosa. Há tanta coisa escrita sobre o tema que não precisamos nos alongar sobre ele.






Discorrendo sobre nosso propósito inicial, queremos destacar a oportunidade de utilizarmos a energia que a juventude fornece para propormos um projeto de estudo científico da Doutrina Espírita centrado na pesquisa empírica.

Em primeiro lugar, sugerimos a criação do Departamento de pesquisa dentro do centro espírita interessado. O papel do Departamento será discutir as linhas de pesquisa e induzir a formação de grupos de estudos. Cada grupo será orientado por um adulto com experiência no tema a ser pesquisado. Está aqui a questão primordial que promoverá o sucesso na aglutinação dos jovens em torno do projeto. Tudo depende da criatividade na escolha do tema a ser estudado e da metodologia a ser empregada. A maioria das casas espíritas já conta com profissionais com competência para essas sugestões. Temos gente nas áreas médicas, psicológica, sociológica e educacional que podem introduzir seus projetos.


Ninguém melhor que o próprio Allan Kardec para nos servir de exemplo quando nos revela um apuradíssimo espírito de pesquisa ao questionar e experimentar toda revelação que lhe foi transmitida pela espiritualidade. Como a Ciência humana está em constante progresso e são justamente os jovens que tomam o primeiro contato com esses avanços nos seus cursos acadêmicos, não há por que eles não se empenharem no estudo do paradigma científico que a Doutrina fornece.

Uma vez criados os “grupos de estudos”, cada um deverá elaborar seu protocolo de investigação. Aqui, permanecem válidos, como em qualquer pesquisa, os critérios éticos e a aprovação do projeto pelos dirigentes da casa. Para que não haja improvisação e amadorismo nos projetos, deve-se promover discussão e troca de experiência com profissionais acadêmicos que queiram colaborar com sugestões.




Alguns temas são relativamente fáceis de se pesquisar. Allan Kardec, bem antes de Sigismund Freud, nos chamou a atenção para a importância do estudo dos sonhos, ocasião em que nossa alma entra em contato com nossos entes queridos e deles recebem orientação e sugestões que frequentemente renovam nossos procedimentos. Com um protocolo baseado em entrevistas o jovem pesquisador poderá constatar a frequência com que este fenômeno é percebido em nossas vidas.

Outro tema estudado por Allan Kardec se refere às alucinações. Com o avanço da neuropsiquiatria de hoje, podemos rever os mecanismos que Kardec propôs para a produção de alucinações – ele sugeriu que algumas alucinações procedem da visão que o perispírito registra no cérebro físico – seriam alucinações de causas orgânicas, como as que conhecemos hoje. Podemos comparar o que nos revelam os médiuns audientes e videntes, com o conteúdo das alucinações que “ouvem” e “veem” os esquizofrênicos, os dementes e os alcoolistas.

Com o título de “noção de uma presença”, a literatura neuropsiquiátrica tem tornado cada vez mais frequente o relato da percepção, por determinados doentes, da “presença de entidades” juntos de si, que os protegem ou acompanham no decorrer de seus padecimentos. Qual seria a frequência desse fenômeno entre nossos médiuns e mesmo entre nossos frequentadores na casa espírita?



O espírita sabe da importância da família e o significado do envolvimento espiritual que reúne todos os seus membros. Qual, na verdade tem sido o comportamento da família no meio espírita? Quantos dentro do mesmo lar estão comprometidos com a Doutrina? O culto do evangelho no lar tem sido praticado com que frequência em nosso ambiente familiar? São questões sociológicas de suma importância.

A mediunidade se expressa dentro de uma constelação de fenômenos muito variada. Allan Kardec nos apresentou uma classificação tanto do fenômeno mediúnico, como dos diversos tipos de médiuns. De que modo estão representados entre nós esses dois aspectos – o tipo de fenômeno e a classificação dos nossos médiuns?



Allan Kardec deixou claro, também, que a mediunidade é um fenômeno, de certo modo, orgânico e que se processa através do cérebro do médium. Seria interessante considerarmos a mediunidade num grupo de gêmeos univitelinos cujo cérebro se pressupõe serem iguais ou muito semelhantes.



Com essas sugestões não pretendemos produzir Ciência dentro do centro espírita. É apenas um processo pedagógico que pode atrair o jovem espírita para dentro das nossas casas e conduzir uma forma de estudo mais atraente.





NUBOR ORLANDO FACURE, responderá por e-mails ao contato do leitor,
ifacure@uol.com.br
O médico e espírita tem ainda uma página no Facebook
Nubor Orlando Facure
Espírita desde criança, Nubor Orlando Facure é médico, especialista em neurologia, diretor do Instituto do Cérebro de Campinas, e ex-professor titular de neurocirurgia da Unicamp. Pesquisador, escritor e expositor espírita, desenvolve estudos pioneiros aliando a medicina aos conhecimentos espíritas. Em 1990, instituiu na vida acadêmica brasileira o primeiro curso de pós-graduação – Cérebro/Mente, com enfoque nitidamente espiritualista, no Departamento de Neurologia da Unicamp.







Nenhum comentário:

Postar um comentário