segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A CARNE É FRACA - POR ALLAN KARDEC


Há tendências viciosas que são evidentemente inerentes ao Espírito, pois que se ligam mais ao moral do que ao físico. Outras parecem antes resultar do organismo e por isto acredita-se que acarretam menos responsabilidade: tais são as predisposições à cólera, á preguiça a sensualidade, etc.

Hoje está perfeitamente reconhecido pelos filósofos espiritualistas que os órgãos cerebrais correspondentes às diversas aptidões devem seu desenvolvimento à atividade do Espírito. Esse desenvolvimento é, assim, um efeito e não uma causa. Um homem não é músico porque tenha a bossa da música, mas ele tem essa bossa porque o seu espírito é músico.

Se a ação do Espírito influi no cérebro, deve igualmente influir sobre outras partes do organismo. O espírito é assim o artífice do seu próprio corpo que ele modela, por assim dizer, apropiando-o às suas necessidades e  à manifestação das suas tendências. Assim sendo, a perfeição corporal o resultado do trabalho do espírito que aperfeiçoa o seu instrumento na medida que as suas faculdades se desenvolvem.

Por uma consequência natural desse princípio, as disposições morais do Espírito devem modificar as funções sanguineas, dando-lhes maior ou menor atividade, bem como provocar secreções mais ou menos abundantes da bilis ou de outros fluídos. É assim, por exemplo, que o glutão sente a boca encher-se de água ao ver comidas apetitosas. Não é a comida em si que pode excitar os orgãos do gosto, desde que não há nenhum conato. É pois o espírito, cuja a vontade foi despertada, que age pelo pensamento sobre esses órgãos, enquanto para outra pessoa a visão dessa comida não produz nenhum efeito.

É ainda por esta mesma razão que uma pessoa sensível verte lágrimas com facilidade. Não é a existência de lágrimas em abundância que dá sensibilidade ao Espírito, mas é a sensibilidade do Espírito que provoca a secreção abundante de lágrimas. Sob influência da sensibilidade espiritual o organismo apropiou-se a essa disposição natural do Espírito, como o do glutão se apropriou à disposição do seu espírito.

Seguindo esta ordem de idéias, compreende-se que um espírito irascível deve impulsionar um temperamento bilioso, de maneira que um homem não é colérico por ser bilioso(colérico ou genioso), mas é bilioso porque o seu espírito é colérico. Acontece o mesmo com todas as demais disposições instintivas. Um espírito fraco e indolente dará ao seu organismo uma condição de atonia(falta de força) em relação ao seu caráter, enquanto um espírto ativo e enérgico transmitirá ao seu sangue e aos seus nervos disposições bastante diferentes. A Ação do Espírito sobre o físico é de tal maneira evidente, que vemos frequentemente graves desordensorgânicas se produzirem por efeito de violentas comoções morais. A expressão comum: a emoção pôs-lhe o sangue a ferver não é tão desprovida de senso como se poderia pensar. Ora, o que poderia agitar o sangue se não o espírito por suas disposições morais?

Pode-se admitir que o temperamento é, pelo menos em parte, determinado pela natureza do Espírito, que é causa e não efeito. 
Dizemos em parte porque há casos em que o físico influi evidentemente sobre o moral. É quando um estado mórbido ou anormal é determinado por uma causa externa, acidental, independente do Espírito, como a temperatura, o clima, os vícioshereditários que influem na constituição, um mal estar passageiro, etc. O moral do espírito pode então ser afetadonas suas manifestações pelo estado patológico, sem que a sua natureza própria seja por isto modificada.

Desculpar-se dos seus defeitos com a franqueza da carne é, pois, lançar mão de um sofisma para escapar à responsabilidade. A carne só é fraca quando o Espírito é fraco, o que inverte a questão e deixa ao Espírito a responsabilidade de todos os seus atos. A Carne, quenão tem pensamento nem vontade, jamais prevalece sobre o Espírito, que é o ser pensante e dotado de vontade. É o espírito que dá à carne as qualidades correspondentes aos seus instintos, como um artista imprime na sua obra material o selo de seu gênio. O espírito liberto dos instintos da animalidade modela um corpo que não é mais um tirano das suas aspirações de espiritualização. É então que o homem come para viver, porque viver é uma necessidade, mas não vive para comer.

A responsabilidade moral dos nossos atos na vida permanece, portanto inteiramente NOSSA. Mas a razão nos diz que as consequências dessa responsabilidade devem estar em relação com o desenvolvimento intelectual do Espírito. Quanto mais ele for esclarecido, menos desculpável será, porque com a inteligência e o senso moral nascem as noções do bem e do mal, do justo e do injusto.

Esta lei explica os insucessos da Medicina em certos casos. Desde que o temperamento é um efeito e não causa, os esforços feitos para modifica-lo, são necessariamente embaraçados pelos disposições morais do Espírito, que opõe uma resistência inconciente e neutraliza a ação terapêutica. É pois sobre a causa primeira que se deve agir, Daí, se possível, coragem ao poltrão e vereis cessarem os efeitos fisiológicos do medo.
Isto prova mais uma vez a necessidade, para a arte de curar, de levar em CONTA a ação do elemento espiritual sobre o organismo

segue...




(O texto acima foi retirado da obra o Céu e o Inferno de Allan Kardec, também conhecido como A Justiça Divina segundo o Espiritismo, este texto consta também da Revista Espírita de Março de 1869, obras da codificação da Doutrina Espírita)



Allan Kardec, codificou a Doutrina Espírita, escreveu entre os livros iniciais, e as consideradas Obras Básicas 07 Livros, foi editor chefe, e diretor da Revista Espírita, Maçon, Católico, Professor, educador referência até hoje na França onde suas técnicas ainda são utilizadas no ensino Nacional, porém  com seu nome original Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Kardec é fonte inspiradora para o verdadeiro espírita, sem ele, não existe espiritismo, foi um escolhido um missionário, que abriu todos os portais da outra dimensão, da vida além da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário