Não chega ser surpreendente, mas tenho notado em minhas palestras quando indago de público sobre quem leu os romances clássicos de Emmanuel que é muito pequeno o número dessas pessoas. A razão é simples: existem muitas pessoas novas participando das atividades espíritas. Muitas pessoas que estão recentemente em nossas instituições e tais livros dificilmente são citados com motivação para serem conhecidos.
Eis uma situação que podemos considerar grave em nosso movimento de palestras e divulgação, pois isso não deve acontecer, dada a preciosidade de tais livros.
Grave porque é essencial que a família espírita nacional conheça tais obras. São livros cuja leitura periódica não pode ser dispensada, tamanho o conteúdo de recursos de orientação neles contidos. Exemplos, suavidade, sintonia com a espiritualidade superior, fé ardente e valorosa, coragem diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, sem dizer da lição clara de Cristianismo puro neles presentes.
Ler esses livros é como conversar diretamente com os ensinos de Jesus!
E temos deixado de comentar, de estimular sua leitura, de incentivar a releitura, de relatar em síntese seu conteúdo, nos exemplos marcantes de Lívia, Alcione, Quinto Varro, Padres Carlos e Damiano, Estêvão, Abigail, Paulo, Célia, Nestório, entre tantos outros. Para quem se aproxima do Espiritismo e não recebe os estímulos de nossos dirigentes e palestrantes, dificilmente se sentirá atraído a ler, por exemplo, o monumental Paulo e Estevão ou o grande e incomparável Renúncia.
Mas se receber estímulos nas palestras que ouve, se receber um exemplar com a motivação de quem comenta sobre o conteúdo, a situação será outra. E aí, no suceder das luminosas páginas, encontrará roteiros e orientação segura para entender a própria vida nos exemplos marcantes dos personagens apresentados em tais obras.
E para o leitor que lê essas linhas é oportuno citar os cinco romances clássicos do Espírito Emmanuel, ditados ao médium Francisco Cândido Xavier: Há 2.000 anos, Cinquenta anos depois, Ave Cristo, Renúncia e Paulo e Estêvão. São livros para serem lidos e relidos continuamente, tal a preciosidade de suas páginas. Interessante porque a medida que amadurecemos na idade, na experiência de vida e mesmo no conhecimento espírita, mais esses livros crescem em importância ao nosso sentimento e ao nosso raciocínio. Portanto, se você não leu, não perca essa oportunidade de muito aprender.
Para nós, expositores, dirigentes e comentadores, articulistas e escritores, fica o compromisso permanente de divulgar esses tesouros de conhecimento.
Orson Peter Carrara, é espírita, palestrante, escritor, divulgador da doutrina espírita no You Tube, sites, Rádio, e TV, participa em duas editoras de obras espíritas, respeitado membro do Movimento Espírita, tem participado em vários canais especializados divulgando a doutrina, e é colaborador deste blog.
Orson Carrara (Facebook)
orsonpeter92@gmail.com (contato direto com o escritor e espírita)
Nenhum comentário:
Postar um comentário