terça-feira, 31 de julho de 2012

O QUE É O PERISPÍRITO - FUNDAMENTOS BÁSICOS -





Amigos da jornada de vida, companheiros de ideal espírita, estamos recebendo e-mails de vários Estados, Rio, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, a pouco falando com o criador do BLOG, o espírita e dirigente de doutrina Rogério Luiz Sarmento, vimos que esta semente plantada por ele, com ajuda dos companheiros, está se espalhando não só por nosso Estado, como pelo Brasil e pelo Mundo, como um dos colaboradores, agradeço muito.

Lendo o Evangelho Espírita, e conversando com os meus amigos do plano espiritual me veio a sugestão de um deles, de escrever sobre o Perispírito.
É um tema que deixa muitos em dúvida, primeiro porque a maioria dos espíritas confundem como os demais o que é espírito, o que é a alma, e o que é o perispírito.
Recentemente meu diretor de doutrina Paschoal Nunes Filho me cedeu uma obra fantástica, de Zalmino Zimmermann, da Editora Allan Kardec do Brasil, ali logo em seu inicio aparece um resumo que vou usar, para explicar aos senhores o que é o PERISPÍRITO.




Primeiro preciso explicar que a Obra faz parte da Enciclopédia de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, que começou a ser escrito em 1972 pelo saudoso João Teixeira de Paulo.
A obra toda não pode ser concluída em face sua morte física, e sua partida para o plano espiritual, coube então ao companheiro Zimmermann conclui-la com suas pesquisas, e vários conceitos, novos, indo inclusive como relata em seus escritos o também saudoso cientista Hernâni Guimarães Andrade, dizendo que Zalmino foi, onde Teixeira de Paula, nunca pensou, ou sequer imaginou.
Peço aos amigos leitores que já possuem o ensinamento, que entenda que aqui no BLOG falamos para iniciantes também, e para novos adeptos da fantástica doutrina Espírita, logo preciso acomodar a linguagem para ficar de fácil entendimento, sem mexer em seu núcleo.





De acordo com a obra citada, Perispírito; " é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico." 
Allan Kardec tem até hoje no Livro dos Espíritos na questão 93, do que é este complexo fluídico, lá o mestre do espiritismo pergunta aos imortais: " O Espírito propriamente dito vive a descoberto, ou como pretendem alguns, envolvidos por uma substância? "
E os amados espíritos imortais responderam: " O Espírito é envolvido por uma substância que vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós, suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser "




Nota de Kardec : Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação se pode chamar de Perispírito.

André Luiz, chamou o perispírito de PSICOSSOMA, e também corpo Espiritual, o Livro Perispírito, lembra que Paulo de Tarso, em sua primeira Epístola aos Coríntios(15:44), que se refere ao assunto.

Voltando a OBRA de todos os Espíritas, que possuem todas as respostas, na questão 257, se lê, o seguinte texto: " O perispírito é o liame que une o Espírito à matéria do corpo; é tomado do meio ambiente, do fluído universal, contém ao mesmo tempo eletricidade, fluído magnético, e até um certo ponto, a própria matéria inerte. Poderíamos dizer que é a quintessência da matéria.

Meus amigos do Espiritismo Piracicaba, viram que o Espiritismo, é uma ciência, certo?, então vamos dizer aos senhores que para vivermos neste mundo o planeta Terra, Deus, e os espíritos de elevada grandeza, como já disse em matérias anteriores, tiveram que desenvolver uma engenharia física e química, para que nós seres de uma outra dimensão, iguais a Deus, pudéssemos habitar este orbi.


Léon Denis, outro grande espírito que escreveu sobre nosso doutrina cientifica diz na obra Cristianismo e Espiritismo, que : " Chamamos à Alma revestida do seu corpo fluídico. A Alma é o centro de vida do perispírito, como este é o centro de vida do organismo físico. Ela que sente, pensa e quer; o corpo físico constitui, com o corpo fluídico, o duplo organismo por cujo intermédio ela atua no mundo da matéria." 



Foi escolhido o corpo humano, o perispírito foi a forma de proteção, de captação de dados, escolhida pelos engenheiros de Deus e pelo próprio criador.
Tudo isto dentro das informações de como era a vida "DENSA" no planeta Terra, então, tudo que fazemos é gravado em nosso PERISPÍRITO, nossa ALMA é a parte inteligente, a parte pensante que somados nos levam ao nosso ESPÍRITO de fato.

Quando morremos fisicamente, ou seja, quando o corpo volta ao pó, onde ficará, não haverá ressurreição desta matéria por ser impossível até mesmo para forças superiores, e isto é uma questão de inteligência, de estudos da física, da química, de tudo que evolve este planeta.
Portanto quando termina a vida no corpo que estamos em uso temporário, se une as informações gravadas no perispírito, na parte física tipo um banco de dados, a mente, que transporta tudo a parte ruim e boa a alma, que ao se juntarem ao nosso espírito, farão nossa obra, nossa experiência, e assim lembraremos na próxima fase do que fizemos, e por isto teremos evolução ou não.

Claro que uma só encarnação, seria impossível com tantas informações de sermos evoluídos, disse ontem, que no máximo de dois á quatro mil espíritos em mais de 7,3 bilhões que estão encarnados vão para um plano superior, digo mais elevado.

Outros ficam quando evoluídos nas estações de luz e aprendizado, os teimosos, e devedores, partem para o umbral, os loucos criminosos, e viciados partem para esferas aos quais se dedicaram aqui na terra, e outros milhões materialistas, ficam preso mesmo como espíritos na faixa da terra.
Com os devidos registros em seu PERISPÍRITO, ALMA E ESPÍRITO.

Precisamos tomar cuidado com o que fazemos ao nosso PERISPÍRITO, sim porque a energia que acolhermos aqui na vida no dia a dia, é transportada a alma, e todos se encontram com o Espírito, e ali temos nosso resultado final, na morte física, e na vida em andamento também, já que dependendo dos danos afetamos a mente terrena, ou o cérebro, e muitas doenças surgem também disto.

Como disse a uma pessoa amada hoje, nossa conduta irá dizer o que teremos após a morte.
Tenho orgulho de ser espírita, a oportunidade de conhecimento que tenho, nesta doutrina, é como me tornasse também um cientista, lamento os anos que perdi, longe dos livros, e de ações, que tivessem feito aproveitar melhores anos passados.

Porém aprendi que nunca é tarde, tudo depende de nós, estou numa jornada de recuperação, de conhecimento, e quero levar comigo muitos dos senhores que queiram ser cientistas desta doutrina, para melhorarmos nossa vida no próximo plano.


Estamos nos esquecendo de perdoar, a raiva altera o perispírito, a alma, e o espírito, e nos leva a retaliar cada vez mais nós mesmos, e nossa vida, é hora de mudarmos esta energia dentro de nós, muitos problemas de saúde, vem também de como estamos tratando o perispírito, a alma, e a mente.

Alguns de nós estão próximos da loucura, da debilidade, de depressões, de síndromes do panico, e certamente as agressões que fizemos ao perispírito, bebendo, fumando, fazendo sexo promiscuo, ou mesmo gritando, odiando, nos leva a um caminho sem volta, onde a recuperação irá demorar muito tempo.

















Outros mais desequilibrados, estão indo ao suicídio, e então a perda é muito grande.   

 "KARDEC, HÁ 157 ANOS ESCREVEU UM LIVRO QUE PODE SER SEU MANUAL DE RESPOSTAS E DE VIDA, TUDO DEPENDE DE VOCÊ, OS ESPÍRITOS VIERAM DERAM SUA LUZ NESTA OBRA AGORA É CONTIGO"




David Guilherme Campos Chinaglia, 54,
Pesquisador, divulgador, espírita e médium,
da doutrina codificada por ALLAN KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
@David Chinaglia (Twitter)
@EspiritismoPira (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário