Estimados amigos do ideal espírita, neste momento que vemos tantas depressões, tantos suícidios, tantos jovens se perdendo no caminho, tantas famílias se dividindo, temos que fazer entender nossa missão como espíritas e divulgadores desta DOUTRINA MARAVILHOSA, que é o espíritismo.
Todos os dias mesmo a distância da nossa redação em Piracicaba, SP, penso nos senhores, nas senhoras, na importância desta mensagem deste humilde blog, que busca vos dar respostas para enfrentarem o mal, já
de há muito acampado do lado do PLANETA TERRA.
O texto de hoje foi baseado no que falou ontem á noite na cidade São Vicente, a companheira Márcia, da Casa Espírita, Semente de Luz.
Eu conheci Márcia a cerca de 15 anos, fomos companheiros de curso, ela seguiu um caminho, eu outro, e ontem a ouvi-la pude ver que este texto teria que ser dividido em dois, é uma somatória do que penso, do que fala KARDEC, sobretudo de Jesus, e de outras explicações sobre nosso ESPIRITISMO.
Primeiro, que Jesus, ao contrario do que fala a Igreja Católica, e as Igrejas Evangélicas, já deixava claro o que eramos, quem somos, de onde viemos.
Mesmo seguindo uma ordem do próprio Kardec quando escreveu a REVISTA ESPÍRITA, ou seja de realizar textos longos, para explicar a doutrina, neste caso preciso dividir em duas partes.
Para falarmos de tudo, e na parte dois, vamos começar para muitos, que largaram o Catolicismo, ou as outras Igrejas, e outras doutrinas relembrando o resumo da OBRA DE JESUS CRISTO.
Lembrando que oficialmente ele "trabalhou" apenas três anos, pela fé, pelo amor, e pela vida.
Na verdade eu pessoalmente que pesquiso, que leio muito, encontrei relatos de Jesus muito mais novo em terras distantes de Israel, mas isto, é conversa para outro dia.
Vamos aqui trazer o SERMÃO DA MONTANHA na versão da Wilkípedia para todos os amigos.
Recentemente vi que muita gente não o conhece e diz que conhece, então vamos lá, lembrando que o texto seguirá noutra matéria.
O Sermão da Montanha é um longo discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus, mais precisamente do capítulo 4, versículo 23, ao capítulo 7. Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a verdadeira vida cristã, uma vida que conduz a humanidade ao Reino de Deus e que põe em prática a vontade de Deus, que leva à verdadeira libertação do homem. Estes discursos podem ser considerados por isso como um resumo dos ensinamentos de Jesus a respeito do Reino de Deus, do acesso ao Reino e da transformação que esse Reino produz.
Além de importantes princípios ético-morais, pode-se notar grandes revelações, pois aquilo que muitas vezes é tido por ruim, por desagradável, diante de Deus é o que realmente vai levar muitos à verdadeira felicidade. Esta passagem forma um paradoxo, contrariando a ideia de muitos e mais uma vez mostrando que "…'Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência, mas Deus sonda o coração" (I Samuel 16.7). .
No Sermão da Montanha, o evangelista Mateus está a apresentar Jesus Cristo como o novo Moisés, daí o discurso ser proferido numa montanha (talvez, apenas uma colina), pois Moisés tinha recebido os 10 Mandamentos no monte Sinai. Mas, Jesus não veio para abolir a Lei ou os Profetas,[1] mas sim completá-los na sua íntegra (Mt 5, 17).
Na introdução narrativa, o evangelista descreve que Jesus, vendo aquelas multidões, subiu à montanha e sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele, e é aí que Ele começou a pregar o seu famoso sermão ao ar livre (Mt 5, 1-2).
As Bem-aventuranças
As Bem-aventuranças [2] são o anúncio da verdadeira felicidade, porque proclamam a verdadeira e plena libertação, e não o conformismo ou a alienação. Elas anunciam a vinda do Reino de Deus através da palavra e acção de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. A verdadeira justiça para aqueles que são inúteis, pobres ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder que oprime. As Bem-aventuranças revela também o carácter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar.Resumindo e usando as palavras do Catecismo da Igreja Católica (CIC), as bem-aventuranças nos ensinam o fim último ao qual Deus nos chama: o Reino de Deus, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação divina, o repouso em Deus (CIC, n. 1726).
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os Defensores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
— (Mateus, 5:3-12)
|
Sal da terra, luz do mundo
Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado [3] pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. |
— (Mateus, 5:13-16)
|
Reinterpretação da Lei de Deus
Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei [4] Aquele que violar um destes mandamentos,
por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor
no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado
grande no Reino dos Céus. Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.Ostentação, Pai-Nosso e perdão
Também sobre a oração, Ele exorta por fim aos seus discípulos que deviam sempre ter confiança na oração e particularmente em Deus, porque vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem durante a oração.
Materialismo e Providência divinaJesus, condenando indirectamente o materialismo, exorta os seus discípulos para não preocupar demasiado com os seus bens e as suas necessidades materiais, mas sim, preocupar-se mais e em primeiro lugar em guardar tesouros no céu, para preparar o acesso ao Reino de Deus. Sobre a riqueza, Jesus alerta os seus discípulos para o facto de ser impossível servir ao mesmo tempo a Deus e à riqueza. E, relativamente às necessidades materiais dos homens e às suas preocupações quotidianas, Jesus apela para a confiança na Providência divina, afirmando que vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso [6] e que o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado (Mt 6, 19-34).
Julgar os outros
Regra de ouro
O verdadeiro discípulo e as suas dificuldadesJesus alerta para as dificuldades que os seus discípulos, que pretendem ser os verdadeiros filhos de Deus, irão encontrar no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna e ao Reino de Deus (o chamado caminho da vida).
Os falsos profetas
Edificar sobre a rocha
Fim narrativoNo fim narrativo, o evangelista São Mateus descreve que a multidão que foi ouvir o sermão ficou impressionada com a sua doutrina, porque Jesus a ensinava como quem tinha autoridade e não como os escribas (Mt 7, 28-29).SENHORES DO BLOG, NA PRÓXIMA MATÉRIA FAREMOS A ANALISE E O PORQUE DO REPRISE DO TÃO FAMOSO SERMÃO.... QUE SOMENTE PROVA O QUANTO KARDEC, ESTAVA FOCADO EM CRISTO, E NA DOUTRINA, E QUANTO CRISTO TAMBÉM FALOU DO ESPIRITISMO, E DA VIDA ALÉM DA VIDA, REENCARNARÇÃO E ETC. EM FRENTE.... David Guilherme Campos Chinaglia, pesquisador, médium, espírita, é radialista, publicitário, e colaborar deste Blog que divulga o Espiritismo, é fiel seguidor de ALLAN KARDEC. davidchinaglia@gmail.com @DavidChinaglia (twitter) Espiritismo Piracicaba (Facebook) David Chinaglia (Facebook) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário