segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

PSICOSE JUVENIL - Um distúrbio do desenvolvimento cerebral - POR NUBOR ORLANDO FACURE









A adolescência é um período de fervilhante mudanças bem marcadas em todo nosso organismo,especialmente, as alterações no fenótipo que são facilmente percebidas em várias partes da nossa imagem corporal no cérebro, estão em jogo,também, diversas transformações.


Elas ocorrem, principalmente, no aumento da produção de certos hormônios, na expansão de redes de conexões neuronais e nas suas associações a distância entre as diversas áreas cerebrais.





O hipotálamo e a glândula pineal produzirão hormônios que atuarão fortemente no apetite, no sono, na sexualidade e no humor.
Esse novo padrão hormonal trará enormes mudanças de comportamento nessas quatro áreas, deixando os pais em desespero na tentativa de impor uma disciplina.






O lobo frontal, atua no planejamento das ações, na tomada de decisões, na hierarquia de necessidades e no raciocínio lógico, mas, alcançará seu pleno desenvolvimento somente em torno dos 21 anos. Ele nos permite acatar a sugestão familiar de ir almoçar no Shopping, decidir que faculdade vamos cursar, nossa maneira de organizar o quarto onde dormimos, acomodar as roupas no armário, as toalhas no banheiro, o dia para sair e comprar um tênis novo e que tipo de amigos traremos para casa.




No lobo temporal, temos três estruturas importantes para nosso psiquismo: a amígdala, relacionada com nossas emoções primárias como raiva, medo, sexo e fome, o hipocampo, sede das nossas memórias imediatas, de curto prazo, e, as áreas do processamento auditivo que nos permite a compreensão do som e da linguagem falada.

O lobo temporal constrói um significado, uma imagem mental reunindo as diversas percepções sensoriais que nos atinge, estamos ouvindo ao longe um badalar do sino da igreja, daqui a pouco, resgatamos dados da nossa memória e reconhecemos que está para iniciar a procissão.
Ouço ou ruido estridente de um carro que se aproxima, identifico em segundos que vai passar a ambulância sinto um cheiro estranho junto de um ruído bolhoso, o leite ferveu e parece que está transbordando queimado.




O hipocampo, relacionado com a memória de curto prazo, nos facilita sair de casa e, na volta passar na farmácia para comprar os remédios que a vovó nos pediu e por crédito no celular, O aparecimento da psicose, Alguns agentes como, por exemplo, carga genética, prematuridade, infecções perinatais graves, estressores traumáticos severos, abuso de substâncias ilícitas, podem precipitar quadros perturbadores envolvendo a disfunção dessa áreas que enunciamos acima.

Poderemos identificar no futuro um adolescente com uma constelação de problemas que obriga a muitas famílias peregrinarem por consultórios médicos e psicológicos. Vem a fase de um exame atrás do outro e a troca frequente de medicamentos cada vez mais potente, os sintomas clínicos o martírio familiar: Anorexia nervosa, Hipersônia e narcolepsia, Hipersexualidade, Desorganização da rotina e dos cuidados gerais, Impulsividade, Agressividade, comportamento anti-social e Oscilações do humor.




Lição espírita, Voltamos para a vida física trazendo a memória dos compromissos e oportunidades de resgate e regeneração que nos foi programado, O Perispírito, a partir do nascimento, vai expandindo e reforçando suas ligações neuroquímicas com o cérebro e, gradativamente, a partir da adolescência, vai transferindo o código desses compromissos e resgates que teremos de cumprir, inclusive suportando o custo de uma psicose.



Nubor Orlando Facure, 79, é médico, um dos maiores especialistas de cérebro humano no Brasil, dirige em Campinas SP, o Instituto do Cérebro, é também espírita, foi o primeiro médico Brasileiro, a falar de Espiritismo na Unicamp onde foi diretor, é escritor, pesquisador, cientista, como espírita, viveu o milagre de Uberaba, amigo pessoal, e um dos  médicos de Chico Xavier, com que manteve uma amizade de 50 anos.
É colaborador deste blog.

Email : lfacure@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário