segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O que é Perispírito - POR ZALMINO ZIMMERMANN



Fomos buscar um breve relato, de o que é o Perispírito, na visão e estudos do amigo Zalmino Zimmermann que deixou o planeta em 2015, Zalmino um pesquisador, homem de posições claras, nos dá em sua obra uma visão bem clara, do que precisamos saber do nosso perispírito.

A palavra Perispírito foi empregada pela primeira vez por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos peri (do grego) = em torno spiritus (do latim) = espírito.

A existência do perispírito já era conhecida pelos povos da Antiguidade: Ka ou Bai, pelos egípcios Corpo etéreo, pelos gregos ,Rouach, pela cabala judaica ,Kuma-rupa, pelos budistas ,Khi, pelos chineses,Mano-maya-kosha, pelos hindus.

Corpo astral, pelos ocultistas, esotéricos e teosofistas, Aerossoma, pelos neognósticos, Corpo fluídico, pelo filósofo e cientista alemão Leibniz (1646-1716) ,Mediador plástico, pelo filósofo inglês Ralph Cudworth (1617-1688), Modelo organizador biológico (MOB), pelo estudioso espírita brasileiro, Ernani Guimarães de Andrade.



Paulo de Tarso: “semeado corpo psíquico, ressuscita corpo espiritual ” (1Corintios, 15:44 – Bíblia de
Jerusalém).










Léon Denis: “o homem possui dois corpos: um de matéria grosseira, que o põe em relação com o mundo físico; outro fluídico, por meio do qual entra em relação com o mundo invisível.



Allan Kardec: Há no homem três coisas: 1. o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2. a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3. o laço que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.

O laço ou perispírito que une ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semi material. A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro [corpo]. O Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal [...]. LE, IntroduçãoVI. • Assim como o gérmen de um fruto é envolvido pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido por um envoltório que, por comparação, se pode chamar perispírito. • LE, Questão 93.




Perispírito é o envoltório semi material, também chamado corpo fluídico ou etéreo. Nele se encontra todos os órgãos e estruturas biológicas necessários à vida no plano físico, daí ser considerado modelador do corpo físico. FEB – EADE – Roteiro 14 - Perispírito.
O perispírito é como o fio elétrico condutor que serve para a recepção e a transmissão do pensamento; desempenha grande papel na economia orgânica nos fenômenos fisiológicos e patológicos. O Livro dos Médiuns: cap.1, item 54. 12 FEB – EADE – Roteiro 14 - Perispírito Pode-se dizer que o corpo recebe a impressão, o perispírito a transmite, e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Obras Póstumas, primeira parte, item 10, p.45.

É lícito conceber-se que o perispírito - ao menos, para os Espíritos ligados à crosta terrestre - possa ser o resultado da aglutinação da energia cósmica matriz ("fluido cósmico"), adequada à natureza de nosso planeta, sobre um campo originado da própria extensão energética da alma (força espiritual)..., 13 Zalmino Zimmermann, Perispírito, p. 22-26.

Zimmermann segue dizendo,: ... comportando-se, depois dessa agregação, como uma estrutura de categoria eletromagnética (de ordem física, pois) e formando o envoltório conhecido como o "corpo da alma", necessário, insubstituível e perene, já de textura definida como material - embora tão sutil, que os Espíritos da Codificação usaram o termo semimaterial para qualificá-la.


Na obra Perispírito, de Zalmino Zimmermann encontramos um relato completo, dentro do que é possível, pela internet temos toda a obra, ideal para estudos, é comprar a obra, e fazer vários estudos sobre o que é perispírito.
Para os que estudam esta doutrina, é necessário entender o que é o Perispírito, para podermos entender as diferenças e o que estamos levando para a próxima vida, e entender o real funcionamento, relatados por Kardec, Léon Denis, André Luis, e outros que nos informaram detalhes, das funções, e importância, ao escolhermos a temática, buscamos o interesse dos senhores, para ir ao livro de Zalmino, como fonte de informação, relevante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário