sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CÉU OU INFERNO ? O QUE PREFERE ? - por David Guilherme




Estimados amigos da jornada no planeta Terra, amigos do ideal espírita, estamos aqui mais uma vez com a espiritualidade, para escrever aos senhores que gostam da doutrina espírita, e para os que praticam a doutrina.

Este mês de Agosto, marca os 148 anos que Allan Kardec, juntamente com sua equipe de médiuns, e mediante instruções e informações dadas pelos espíritos, escreveu uma importante obra para entendimento da vida após a vida.

Para ser exato o livro foi lançado em 01 de Agosto de 1865.
Foi um ano técnico para Kardec, ele pesquisava sem parar, dizem que a partir deste ano que ele foi dormindo menos, comendo alternamente, e teria complicado sua saúde, que o mataria apenas 14 anos depois de começar a jornada dentro do espiritismo.
O fato que esta obra deve ser mais estudada do que foi, considerada "pesada" pelos espíritas que querem fazer da casa espírita uma filial de Igreja, é uma das obras que precisa de muita reflexão, como diria o codificador.



O Céu e o Inferno, de Allan Kardec,  é a quarta das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. Seu principal escopo é explicar a justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no mundo 
espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. Divide-se a obra em duas partes:
A primeira parte estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a 
vida após a morte; mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e 
a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: 
anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição 
mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta também a explicação espírita 
contrária à doutrina das penas eternas.
A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas 
e em expiação terrestre.


O entendimento do que é INFERNO, ou o que é céu, sempre atormentou os seres encarnados, o que precisamos aceitar que como tudo na vida, colheremos após a morte o que plantamos, na vida, não o que queremos.
As igrejas nos dão visões equivocadas do que nos espera após o fim do fluído vital, e a separação do corpo e do espírito.

Podemos dar vários resumos aos senhores, mas, aquele inferno de calor, fumaça, etc, não existe, lembrem bem que sua visão do plano é  a que você quiser registrar, em sua mente e seu períspirito, assim seu espírito acordará no local no formato que você em seus medos, em suas preces, em suas reformas intimas, projetou, e dali para os ensinamentos.

A questão das sombras está ligada com seus pensamentos, também no pós, sim existe sol no umbral, porque o fato de estarmos numa estação Umbralina, ou de luz, não quer dizer que sejam sempre escuro por lá, não temam isto, se temeram vão criar esta imagem e nela acordarão.
Tradicionalmente o ser humano se agarrou a estas imagens, como uma maneira de se punir, ou de punir alguém com o medo da morte, o que até transtorna espíritos, no momento da passagem.

Você sabia que o rompimento do corpo pode durar anos?
Apego a matéria, medo de morrer seguram o espírito na esfera da Terra.

Que um espírito pode de acordo com seu grau de influência viver depois de morto como se estivesse vivo, ou ainda apegado a seu corpo, ou coisas dentro da terra, dependerá de sua aceitação.
Me parece que muita gente dentro desta amada doutrina anda terceirizando responsabilidades, aquele négocio, do bonzinho no fim, mas carrasco na vida, nem sempre salva.

Claro que suas atitudes irão sempre refletir no pós vida, tanto no plano espiritual como aqui  na Terra, e muito.
A visão do Umbral como dizem os espíritas, ou do Inferno, vai de como deixar, seu corpo, até porque uma pessoa que leia um pouco, que frequente uma casa espírita, ou até mesmo, uma igreja, tem a sensibilidade de quando vai morrer.
É como uma especie de premodição, que as vezes dá errado, e explico que isto acontece ou seja, a pessoa prever e não morrer, as vezes, muito mais pela necessidade da pessoa ao seu lado, ou pessoas, do que por mérito, ou seja, da necessidade dela, no coletivo.
Fato é que a vida além da vida, nos dará tudo, mas raramente o céu, ISTO É PARA POUCOS.
Porque?

Raramente eu falo porque vejo uma sociedade pobre, sem moral, sem caratér, querendo mudar, mas, esquecendo que precisa de muitas mudanças antes de pleitear, um lugar ao lado de espíritos de elevada grandeza, digamos como Jesus, Paulo, Maria, e afins.

Ainda precisaremos de estações tanto no plano Umbralino, como nas estações de luz, algumas pessoas simplesmente morrem e não serão levadas para as chamadas,  estação de luz.
Alguns ficam precisando de um tempo numa faixa espiritual, terra - espiritual, até que entenda de fato o que foi sua vida.
Outras milhares adormecem vítimas de crenças religiosas, ou medo, muitas vezes ficam em sua casa, cemitério, ou vagando em centro espíritas, até que sejam socorridas.
Podemos também no meio da jornada aceitar as informações que vieram por Kardec, e nos adequar, o que fará o momento do desligamento mais fácil para todos.

Não tenham medo da morte sobretudo quando ela estiver acontecendo se entrega, em calma, orando com fé, e o breve instante lhe trará alivios muitos, para ai sim, seguir de acordo com o plantio já dito aqui.


Dia ou noite, no plano espiritual vai muito de atitudes tomadas na Terra, o que precisamos entender que o Céu, como chamamos, nada mais é do que um plano superior, com espiritos elevados, de grandeza moral, de caratér, disciplina, entendimento e aceitação.
Sendo assim, quantas pessoas na Terra os senhores conhecem, que estão neste nível? raros eu diria talvez no mundo todo, uns 200 se tanto.

Sim porque o nível pós vida, seguirá os termos da sua vida aqui, raras, excessões, que a espiritualidade irá intervir, muita gente fica esperando pai, mãe, tio, avó, e muitas vezes ou estes espíritos reencarnaram ou estão em plano superiores, ou inferiores., e para aprendizado demorará um tempo se puderem, lembrem do caso de André Luiz que demorou um certo tempo para falar com sua mãe, já Dimas viu ela no momento de sua passagem(**Dimas também personagem de Chico Xavier, em Obreiros da Vida Eterna).

Outros espíritos, estão ainda na faixa da terra, portanto não faça expectativas tão enorme do tipo ouvi uma vez um pregador fazer, que estaria na porta céu, ao lado de Jesus até que sua última ovelha passasse, não é assim.
Seria premiar os erros da vida, na terra, a falta de controle de todos nós, espíritas também, que ainda não entendemos, vejo gente falando: " eu vou pro Umbral porque meus amigos estarão lá", e eu pergunto sai quando?

André Luiz vagou aproximadamente 11 anos, sendo que fez a escolha de parar uma época, existe uma parte do livro Nosso Lar, que omite até para não forçar o imaginário dos encarnados, escolhas que ele fez em vida, e pós vida, e quando se cansou, por méritos teve ajuda.

Digamos que 11 anos é o tempo da Terra, mas quero lembrar que o espaço tempo no plano espiritual é outro, no entanto para que a sensação de rumo seja mantida, as pessoas já como espíritos vivem no plano físico como queriam que fosse contado aqui.

O que vamos enfrentar na vida após a terra, vai muito deste nosso amado cerebro, do espírito para o períspirito, e de lá para a mente, perfeito.
No caminho original, porém o retorno cerebro períspirito, funciona de igual intensidade, por isto vemos espíritos ligados, ao ouro, ao sexo, a bebida, sua fonte de prazer físico, era tão grande que transportou para o espírito que não consegue se livrar dos pessoas, quanto mais dos vícios que carregou aqui na faixa da Terra.
Reintero que  o espírito fica aqui, ou quando tem sorte, vai para o Umbral, as vezes bandidos, assassinos pessoas que estão soltas, mas são cruéis, nem esta benevolência tem.

Sim existe um plano mais inferior, seguem estes irmãos um plano terrivel, igual ao vale dos suícidas, onde o tipo de luz existente é outro.
A chamada luz das trevas, porque o espírito luta contra sua reforma pessoal, neste vale, estão os que se mataram, e somente depois de muita luta, são socorridos, primeiro para o plano de Umbral, depois conforme os casos especiais para o plano de uma estação de luz.

Importante lembrar aos senhores espíritas, que não precisa ir a uma estação tipo Nosso Lar, para reencarnar, o espírito volta do Umbral mesmo, existem camaras de reencarnação no plano do Umbral, e toda esta mistura acontece pelo fator evolutivo.



A própria reencarnação deve ser vista como mais dificil hoje, porque se tudo fosse mais adequado a Terra teria hoje 15 bilhões de pessoas encarnadas(guerras, doenças pragas, tsunamis, mudanças de continentes mexeu o sistema de vida.
Hoje somos 7,2 bilhões, portanto mais de 28 bilhões de espíritos estão noutra dimensão, ou noutros PLANETAS, e querem voltar, e a fila é grande, por isto irmãos aproveitem a chance, esta é sua verdadeira oportunidade porque outra, aqui pode demorar milhares de anos.

Allan Kardec nesta obra, explica a força do pensamento, de uma maneira que vamos compreender a lei de AÇÃO E REAÇÃO, DA QUAL não podemos fugir, podemos sim por bonus encarnado, e de outras gerações diminuir os efeitos nocivos, porém não confie só no bonus.
Todos nós, lembro que é preciso dentro de si, que a espiritualidade verifique a intenção do ser em mudar, mesmo depois de retornar ao plano.


Como diz a lei de Deus, o plantio é livre a colheita é obrigatória, o ser humano quando apegado demais a coisas e situações e pessoas, acaba indo ao plano da outra dimensão da forma que viveu aqui.
Vejamos o que diz o codificador no capítulo VII, num trecho desta maravilhosa obra:

"Há tendências viciosas que são evidentemente inerentes ao Espírito, pois que se ligam mais ao moral do que ao físico. Outras parecem antes resultar do organismo e por isso acredita-se que acarretam menos responsabilidade: tais são as predisposições à colera, à preguiça, e a sexualidade, etc.

Hoje está perfeitamente reconhecido pelos filósofos espiritualistas, que os orgãos cerebrais correspondentes às diversas aptidões devem o seu desenvolvimento à atividade do espírito. Esse desenvolvimento é, assim, um efeito e não uma causa. Um Homem ou uma mulher não é músico porque tem a bossa da música, mas ele tem essa bossa porque seu espírito é músico.
Se a ação do Espírito influi no cérebro, deve igualmente influir sobre outras partes do organismo. O espírito é assim artífice do seu próprio corpo que ele modela, por assim dizer, apropriando-o às suas necessidades e a manifestação das suas tendências. Assim sendo, a perfeição corporal o resultado do trabalho do espírito que aperfeiçoa o seu instrumento na medida em que as faculdades se desenvolvem." 


Portanto amados espíritas, e espíritos leitores, tudo que nos acontece de bom ou ruim vem de vícios que colhemos no passado, que acabam interferindo no nosso crescimento, e por isto somos encarnados para depurar, aprender, EVOLUIR.
Se vivemos com o pensamento no passado, teremos depressões, e ansiedade se vivermos no futuro.

Vivendo o hoje, podemos reformar o ontem, e melhorar automaticamente o AMANHÃ, seja aqui, ou noutro plano espiritual.

O que devemos entender, é que a força do nossa pensamento é muito grande, e tornamos os nossos medos realidade seja aqui, ou pós vida.
Devemos vigiar sempre os pensamentos, que são grandes edificadores dos acertos e dos erros, por consequência para onde iremos pós a morte do corpo usado.

Lembram do meigo Rabí : ORAi E VIGIAI...sempre! (Jesus falava isto constantemente)

Importante valor tem o arrependimento, maior que a prece, eu diria, pois uma vez arrependido, o espírito, volta-se para o seu núcleo, e pode por instantes mesmo que sem conciência lembrar do seu compromisso na atual vida, e corrigir seu rumo.
Lembro que para isto os "IMORTAIS" NOS DÃO SUPORTE E APOIO.

Claro que não nos imputa penas maiores ou menores, mas sim de acordo com nosso merecimento, a dor na Terra, e a extensão ou seu cessar na outra dimensão, escolha.
Posso citar por exemplo um amor, de uma perda, de valores físicos, de entes que nos são tirados pela morte e pela vida, com um afastamento, busca-se  nossa perfeição, mental, espiritual, e que contará muito no chamado currículo do espírito.

TUDO TEM UM PORQUE?


Nossos sonhos aqui e lá podem ser os mesmos, e a "loucura espiritual" como eu chamo é quando os espíritos encarnados levam suas dores daqui, para lá, e ai se tornam obsessores, de seus amores, descendentes, e de si mesmo.
Nossas ações aqui tanto de regeneração, como de vida, depende de nós, pois a vida além da vida, nada mais é que um dia seguinte.

Muitos morrem dormindo, se você acordou aqui no plano da terra, é porque mais um dia lhe foi dado para depurar, aprender, não queremos santos, mas não queremos hipocritas.
Saber bastante é um bem, porém nos chamados atos de conhecimento, mais lhe será cobrado.
As vezes vamos ter em sonho com pessoas que amamos, que estão perto de nós, que vieram até nós, de uma forma ou de outra, e isto requer reflexões, e aceitação.
Pare também de olhar a vida no apartamento ao lado como dizem, ou na casa vizinha, nem tudo é o que parece, cuide mais de si, da sua vida, e dará um passo importante para sua felicidade aqui e após;

O espírito que nos intue nesta matéria quer que lembrem que a mesma maneira que após a morte encontraremos com os afins, se for de sexo,  de bebida, de drogas, de golpes, de vícios materiais, ou evoluidos, e ainda dentro de uma faixa que os senhores chamam de normalidade.
Bem chama bem, mal chama mal, vingança, traz vingadores, amor, perdão, traz LUZ.
Deus jamais deixaria um filho desprotegido seja na terra, seja no umbral, seja na faixa do Vale das Sombras, seja nas estações de luz, ou nas esferas superiores
Aprenda Deus atua como um pai que quer educar, um pai amoroso, carinho, mas, severo, com disciplina que não vai deixar você ter prêmios se deles não for merecedor.




Não estamos nunca sozinhos, não existe solidão, a solidão é um estado que criamos para cobrir nossos erros, e quando nos livramos da solidão, damos um passo para entender mais o que é Céu e Inferno, e como será a vida após a vida, o que importa, na verdade é o que você se arrepende, e o que faz, para consertar seus erros.
Atentem bem o que dizem os espíritos que o importante é muito sua fé, sim, sobretudo sua fé que tem que seguir inabalável no senhor Deus, e na espiritualidade que o ajuda a manter as regras do Universo.

Você não sofre sozinho, mas pagará sozinho, se não mudar sua moral, se elevar, se perdoar, e lógico que também perdoar,  aprenda você tem que se livrar do ORGULHO, e será perdoado.
A obra do mestre, do senhor e de todos nós precisam de trabalhadores, seja ele da primeira ou da última hora, porque com o tempo assim que chegarmos no plano, veremos que não existe nunca A ULTIMA HORA, sempre haverá tempo para construir, já que tudo DEPENDE DE NÓS.



Quem ditará se viveremos na outra dimensão no chamado CÉU, ou no chamado INFERNO, somos nós, e NOSSO LIVRE ARBITRIO.

Estudem espíritas, deixem que o milagre virá, não do seu jeito, mas no tempo que seu espírito merecedor for.

Luz e paz


David Guilherme, é espírita, médium, pesquisador da doutrina espírita,
palestrante e divulgador da obra do Codificador Allan Kardec.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com (contato para palestras)


Nenhum comentário:

Postar um comentário