quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ABORTO - FAZER OU NÃO FAZER


Olá queridos amigos, dei uma palestra sobre o aborto, então resolvi escrever um texto sobre o assunto para me aprofundar mais sobre o assunto e discutir com vocês.

Vou abordar uma visão diferente sobre o assunto onde tentar analisar as suas alegações a favor do aborto.

Nos ultimo ano houve um julgamento onde foi aprovado pelo supremo o aborto de anencéfalos proposto Conselho Federal de Medicina. Até hoje a sua normalização causando problemas para pessoas que querem fazer o aborto e para os hospitais e médicos que são contra, pois não existe um a normalização pelo Conselho Federal de Medicina.

A Dilma assinou um decreto onde os hospitais tem que atender mulheres que sofreram violência sexual, e podem fornecer a comprimido do dia seguinte. A sociedade está mudando e precisamos nos adequar as alterações mas quem está errado o governo que está liberando o aborto ou  a sociedade que está aceitando  estás mudanças ? Grupos que estão exigindo a liberação ?

Aqui vamos avaliar as alegações dos lados a favor e contra para chegamos a uma conclusão sobre o assunto. 

Alegações a favor do aborto:

RELIGIÃO

Muitos alegam que as religiões são totalitárias, querem interferir no estado, querem controlar a nossa vida !!!

Todas as religiões são contra o aborto e todas tem uma visão de quando se dá  inicio da vida, na fecundação do óvulo.

As religiões colocam que a vida se inicia quando há a fecundação, mas pessoas e entidades a favor do aborto colocam que a vida não acontece no momento na fecundação e sim em outro momento podendo assim fazer o aborto até determinado mês de gestação.

Outros alegam que vida se inicia somente no momento do nascimento da criança e que antes disto não existe o direito a vida.

O maior problema de algumas religiões é são contra o uso de métodos  contraceptivos (camisinha, dio, etc), desta maneira dificulta o controle de natalidade, hoje também existe a ideia que temos que nos divertir, fazer sexo a vontade sem culpa e sem dó. No passado as religiões erraram em proibir o sexo, dizer que é errado sem realmente analisar e conscientizar que o sexo é bom mas tem que ser feito com responsabilidade.

As entidades que representação o Espiritismo e muitos espíritas conhecidos são contra o aborto, pois entendemos que a vida se início na fecundação do óvulo, neste momento é quando o espírito se liga ao corpo (Livro dos Espíritos - pergunta 144), ainda baseado na literatura espírita que é crime cometer o aborto (Livro dos Espíritos - pergunta 358) em qualquer momento da gravides, salvo quando a mãe corre risco de vida (Livro dos Espíritos - pergunta 359).

LIBERDADE DE ESCOLHA

As mulheres e principalmente as feministas defendem que o corpo é delas e elas tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo.

Sim as mulheres (Livro dos Espíritos - pergunta 121, 843) tem todo o direito de fazer o que quiser com o seu corpo, mas terá que responder sobre suas atitudes (Ação e Reação - Obra Completa - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER).

Se fumar, beber, se drogar, etc todos estes atos ela tem a livre escolha de fazer, a lei dos homens pode um dia proibir que seja comercializado a bebida, como hoje é proibido o aborto, mas nunca conseguiremos controlar todos os atos de uma pessoa então mesmo que seja proibido sempre vai existir o aborto como hoje mesmo sendo proibido a droga é comercializada, então a atitude de fazer ou não fazer vai ser sempre de responsabilidade do casal.

FALTA DE CONDIÇÕES PARA A MULHER EXECUTAR O ABORTO

Como o aborto não é legalizado, muitas mulheres no desespero procuram por clinicas clandestinas para fazer o aborto colocando a sua vida em risco,  E se tiver a legalização não vai existir mais este problema ?

Será ? Os hospitais públicos vão ter condição ? A maioria dos hospitais públicos são católicos, eles vão fazer o aborto ? Uma vez legalizado as clinicas clandestinas vão ser obrigadas a seguir as regras sanitárias, e seu custo vai  mais que triplicar, a mulher podre, abandonada pela família vai ter dinheiro para pagar esta nova clinica ? Ou vai continuar a mesma coisa ?


PROBLEMAS FINANCEIROS

Não tenho condição de criar o meu filho, moro em favela ou sou moradora de rua, a família me  colocou para fora de casa.

Não precisa de muito dinheiro para criar um filho, hoje todos acham que precisam de rios de dinheiro para se criar um filho. Precisa pagar curso de inglês, informática, escola particular, comprar celular, etc.

Mas o que uma criança precisa realmente é de carinho, um lar equilibrado e amor. Isto não sai caro o resto nos viramos, deixamos de comprar um carro e andamos de ônibus,  não precisamos de roupa novas, não precisamos viajar, basta o amor do filho, o amor do marido, da mãe da avó.


CARREIRA PROFISSIONAL

"Estou com minha carreira profissional em ascensão, acabei de ser promovida ou viajo muito por causa do emprego e neste momento não posso ter um filho." - Fala de um amigo que a esposa engravidou.

Muitos casais hoje em dia escolhem ter filho aos 30, 40 e até 50 anos, então é necessário um planejamento detalhado de sua carreira e vida pessoal.

Caso ocorra uma gravides não podemos achar que vai atrapalhar a nossa carreira, devemos modificar o nosso planejamento e nos adequar a nova realidade de sermos pais.

Precismos avaliar o seguinte: Quem garante que estaremos vivos até os 30, 40, 50 anos  ? Que teremos saúde ? Que o nosso planejamento financeiro vai dar certo e teremos condição para criar um filho ?

Planejamos a nossa vida sem lembrar do planejamento que fizemos antes de reencarnar e que podemos morrer, ficar doentes, perder tudo que construímos de uma hora para outra e por este motivo a qualquer momento que vier um filho temos que acolher com todo o carinho.


FIM DE RELACIONAMENTO

O relacionamento deve ser a base para a criação de um filho, mas se ele acabou e temos um filho a caminho o que fazer ?

Podemos sim ter está criança, se a esposa ou o marido não o deseja assuma você a responsabilidade de criar. Se você acredita que não tem condição entregue para adoção.




VIOLÊNCIA SEXUAL

Este é o pior caso, difícil de falar. A mãe que sofreu a violência sexual está traumatizada, está com raiva, não quer lembrar do acontecido, e está gravida; A lei permite o aborto neste caso, o espiritismo ainda condena, ela vai responder por seus atos, mas a mãe que fazer o aborto nesta situação, contará com atenuantes.

O caso mais grave é do abuso sexual, muito alegam que a mãe não tem condição de ter o filho, mas ninguém vê a situação da criança que não tem nada com assunto. É um ser que está acabando de ser gerado sem amor é claro, e que provavelmente planejou vir desta maneira para superar dificuldades e ajudar a mãe a evoluir a superar rancores e acaba perdendo está oportunidade unica, pois poucos concordam com uma prova deste tipo.

CRIANÇAS COM MÁ FORMAÇÃO

Crianças que nascem com deficiência hoje se torna motivo para o aborto, anencéfalos, com a síndrome de Down, e outras tantas doenças que com os exames mais detalhados hoje se tornaram motivo de aborto.

Os pais esquecem que a mesma medicina que ajudou a descobrir a doença hoje também ajuda a corrigir e na maioria das vezes a mãe não corre o risco de vida que antigamente corria.

Se criança viver 1 dias, 15 dias, um mês é o que ela precisava para completar uma fase de sua evolução, muitas vezes ela veio para auxiliar os pais a terem um aprendizado.

Muitos médicos são a favor do aborto, alegando que a criança vai viver poucos dias, mas quem pode afirmar ? Muitas crianças tinham uma previsão de dias e acabam vivendo anos e os pais agradecem por não ter feito o aborto.

O PAI TAMBÉM TEM CULPA ?

Sim, os pais tem culpa sim.

Eles também são responsáveis pela gravides, eles causaram este problema.

Ou vão alegar que foi produção independente ? Apesar de evolução da medicina 97% das gravides ainda são feitas do modo tradicional ou seja precisa de um homem e uma mulher.

Agora muitas mulheres não deixam a gravides ir até o final mesmo que o pai quer ter a criança.

Como as mulheres tem a livre escolha de fazer o que quer com o corpo, o pai tem o direito de ter o filho, se a mãe não deseja e o pai deseja (caso raros hoje em dia) a mãe que tenha o filho e entregue para o pai criar.

O MÉDICO

O médico que faz o aborto também é responsável, muitos médicos alegam que estão na sua profissão e estão cumprindo o seu dever !!.

Independente do motivo que fez o aborto (fora quando a mãe corre risco de vida), o médico também tem responsabilidade sobre o aborto (livro Nosso Lar - capitulo 31 André Luiz - exemplifica um caso) ele deve ponderar sobre o assunto, ver se realmente deseja fazer.







PAPEL DO ESTADO

Qual o papel do estado ? Temos várias posições dentro da sociedade, uns sendo contra outros a favor, médicos defendem o aborto outros são contra, existe pessoas que são ateus e outros não. O que o estado pode fazer ? Se ele representa a sociedade num todo  e ainda existe o mesmo dilema dentro do próprio governo.

O estado deve agir sem a influencia das religiões, sem influencia de grupos contra ou favor, precisa promover um amplo debate na sociedade. E após este debate tomar as providencias necessárias, facilitar que pessoas tenha informação de como se prevenir a respeito de uma gravides indesejada, criar leis claras e objetivas a respeito.

NA VISÃO ESPÍRITA

O espiritismo só aceita um tipo de aborto no caso que a mãe está correndo risco de vida (Livro dos Espíritos - questão 359), em outros caso não é permitido. O aborto pode trazer sérias conseqüências,  mas não podemos falar com certeza o que vai ocorrer, pois existe vários atenuantes ou agravante, depende do estado mental da mãe, situação em que ela se encontrava, etc Só podemos falar que vai ter consequências e que não é correto e pronto.

As consequências do aborto é infinita é difícil de saber, pode ser deste uma obsessão simples até a mais complicada, ou se o espírito tiver uma certa evolução vai entender e não vai cobrar nada, mas isto vai depender do espírito que foi abortado, da situação da mãe, pai e médico, mas a conseqüência sempre vai existir.

Temos várias literaturas que contam casos e mais casos, no livro nosso Nosso Lar - capítulo 31 tem o caso de uma médica que tinha 58 pontos negros em seu perispírito  por causa dos abortos que tinha feito,  ela sofreu as conseqüências de seus atos, leiam este livro.

CONCLUSÃO

Devemos discutir sobre o aborto amplamente em nossa sociedade, deixando claro como se pode ter um planejamento familiar sem prejudicar famílias

Agora educar a população é dever do estado, o aborto não é a solução e sim a consequência  de atos impensados, sem planejamento, vivendo a vida sem medir o que pode vir.

Fazer sexo por instinto sem prevenção é o mesmo que fazer roleta russa, uma hora o tiro vai sair. Uma hora vai engravidar e dai ?

Deus com toda a sua sabedoria, criou a lei do livre arbitro e deu a responsabilidade a cada um decidir o que é melhor na sua vida, e criou outra lei a de ação e reação onde respondemos sobre os nossos atos.

Não demovemos incentivar o aborto, mas não devemos condenar, pois não sabemos qual o real motivo que ele foi feito, não sabemos o que se passa no coração desta mãe que fez o aborto.

A mãe e pai que não quer criar a criança, tenha este filho e coloque para adoção o conselho tutelar recebe está criança.

Pense bem no que vai fazer.

Rogério Luiz Sarmento
espiritismo.piracicaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário