quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

COMO ME VEJO NELE - POR MARCELO HENRIQUE




O mundo ocidental praticamente para... É hora de comemorar a vinda daquele que, prometido há milênios, pelas previsões e predições do Judaísmo, haveria de apascentar o rebanho e restabelecer o Reino de Justiça, Amor e Caridade.

É fato que os judeus esperavam um novo libertador que, a peso de espada, dor e sofrimento, impingisse aos dominadores romanos uma grandiosa e definitiva derrota. O Reino esperado era, portanto, uma vindita, uma revanche, uma desforra.

"Então ele veio, e disse já é hora de seguir", como diz uma canção espiritista, mas "ensinou o caminho tortuoso, mostrou as pedras e os espinhos". Não veio como um juiz, um rei, nem, tampouco, como um salvador... Não foi aquele que desembainhou uma espada, nem o que com o poder de suas mediunizadas mãos, fizesse cair, um a um, os exércitos a seus pés. Nem ousou discutir com os doutores da lei, nem com o imperador romano que tinha, àquele tempo, poder de vida e morte sobre os homens. Apenas ouviu, calado, os ataques, as acusações e a sentença derradeira.


Dizem que teria vencido o aguilhão da morte e ressuscitado até ascender aos céus, naquele que seria considerado seu derradeiro milagre, para consolidar o mito místico que seria, três séculos depois, reconhecido pela igreja oficial romana e expandido por todo o ocidente como o Filho de Deus, cordeiro redentor da Humanidade.

E assim tem sido... A cada ano, seja agora, no Natal, seja na Páscoa, as duas datas principais da "cristandade", as fábulas se repetem, as estórias são recontadas, revivendo o mito do Cristo-Deus que é reverenciado pelas centenas (?) de igrejas que, surpreendentemente, foram derivadas da primeira igreja, subtraída dos pequenos camponeses e pescadores (de homens), pelo interesse mundano e de poder dos políticos de então. Cada uma destas igrejas se avoca como detentora da "real mensagem", da "verdade" e da condição de "caminho para a eternidade", mediante prescrições, mandamentos, sacramentos, exigências, dízimos ou, quem sabe, boas ações e muitas orações...

Nenhuma delas o representa, para usar jargão dos últimos tempos. Todas, invariavelmente, dele se afastaram ou produziram um arquétipo simbólico do que ele teria dito, feito ou pregado. Como se existissem - e existem - dois seres bem distintos: Cristo, o enviado e pastor das religiões; e Jesus, o Homem real, de carne e osso, com a característica de alguém que viveu intensamente o seu tempo.


Jesus, que teria nascido da carne (e não apenas pelo sopro "divino" da encarnação pelo "poder do Espírito Santo", numa grávida que jamais teria tido conjunção carnal e desejos de mulher, em essência e vivência. A despeito da fábula e sem o risco de blasfêmia, deve ter sido mágico o momento da fecundação que trouxe Ecce Homo à vida física, mais uma vez...


Da gravidez à luz, desta à infância - com parcos relatos dos "evangelistas" reconhecidos como oficiais - e desta à adolescência, da qual pouco se sabe, porquanto nem era interessante à Igreja Oficial tratar destes temas, já que preferiu concentrar as narrativas nos três últimos anos de sua idade adulta, quando reuniu os discípulos e saiu "a semear"... Suposições, livros apócrifos (ou nem tanto) e discussões filosóficas apontam para um longo período de preparo e aprendizado do "filho do carpinteiro", a léguas dali, de sua cidadezinha, entre o povo que, àquela época, representava a possibilidade de uma (vera) iniciação nos "ensinos ocultos", nas "coisas divinas" e nos "prodígios espirituais". Teriam sido os Essênios, esse povo? Possivelmente...

No retorno, Jesus foi homem - em completude. Teve direito a rir e a chorar. A alegrar-se e entristecer-se. A comer e beber daquilo que seu povo costumeiramente fazia uso. A dançar e gargalhar, nas muitas festas de que teria participado, bodas, festejos populares, aniversários, comemorações judaicas e tantas outras. Em algumas delas, deve ter se enamorado por uma jovem de beleza ímpar - tal qual sua mãe, como a mais bela mulher das cercanias - e com ela falado sobre o Futuro, sobre o Plano Maior, sobre a Eternidade...


Com o passar dos meses - e, até, anos - deve tê-la preparado (assim como fez em relação à Myriam, sua mãe) para os dias finais de sua trajetória, cunhados em sofrimento, decepção e dor (tanto moral quanto física). Todos teriam de ser fortes, e o foram...

E, por que não, teriam tido a ideia de ter um filho para coroar essa relação de amor? Por que não poderiam exemplificar a Lei da Vida, com mais um "milagre" de um rebento que tivesse a consanguinidade daquele belo casal e um pouco do conhecimento e da vivência de Yeshua e Myriam (de Migdal)? Só para não "contrastar" com a "parábola" inventada pela Igreja Romana? Só para não "descaracterizar" o "mito de pureza" do "Filho do Altíssimo"?

Em que seria contrário às Leis de Deus que o homem mais adiantado na escala espiritual pudesse ter as mesmas experiências, gostos, envolvimentos, desejos e práticas dos demais de sua geração? Será possível justificar isso sem atentar contra a lógica e o bom senso, talvez apelando para teorias esdrúxulas como a de um ser "fluídico", uma "aparição materializada" ou um homem "purificado e santificado", sem as necessidades "mundanas", opção, esta, adotada pela "Cristandade"?

O Jesus que está nascendo (novamente nos nossos corações e mentes) neste Dezembro (de 2015) deve ser encarado, mais e mais, como um bebê de carne e osso, de mente e espírito, de realidade e existência, não como um protótipo de absoluta perfeição ou um fantasma acima das realidades materiais daquele e do nosso tempo.


Jesus é, porque foi, e será sempre, um Espírito idêntico ao que somos nós, com uma bagagem maior (é verdade), mas ainda em caminhada, como todos... Não seria "obra de Deus" conceber e fazer crer em um ser diferente de todos os outros - seus irmãos - para dar azo às crenças dos povos ancestrais, de que Emmanuel (Deus conosco), Cordeiro, Salvador, Rei dos Reis ou outras adjetivações tivessem que ser superiores à natureza (humana) de mais um avatar que seria disponibilizado à Humanidade em marcha ascensional.


Se eu tivesse de crer - penso que não preciso, porque a crença é inferior, em entendimento, ao saber e ao conhecer - eu creria num homem realmente formidável e fabuloso, com antevisão de muitas coisas, com saberes conquistados em função de múltiplas existências, e com a mediunidade de que foi portador como faculdade NATURAL dos homens que a podem (e querem) exercitar. Uma criança que foi inocente e singela; um adolescente que foi sonhador e estudante; um homem que sabia, mais do que todos os outros, entender a "menoridade" de muitos que o cercavam, mas que aproveitou, deles, sempre, a "melhor parte".

Quando entre elas, as crianças, esse Jesus certamente se fazia como elas, brincando, rindo e até galhofando. Com seus familiares e amigos mais próximos, exercitou todos os valores da convivência mais estrita, seus bons e maus momentos. Diante do público, foi irmão e foi pai, cumpridor de sua missão maior que era a de prescrever o Caminho da Verdadeira Vida, a espiritual, para os que quisessem percorrer tais sendas.


Antes das derradeiras horas, no silêncio de seu lar, com aqueles que lhe eram, mais próximos, mulher e filho, deve ter se despedido carinhosamente, para enfrentar o que iria vir. "Em tuas mãos, Abba, eu entrego o meu espírito", como dizem as Escrituras (oficiais).


É esse Jesus que me preparo para receber, em mais um 25 de dezembro, não só no meu lar e no de meus familiares, mas no meu coração...

Seja bem vindo, menino!


MARCELO HENRIQUE, é advogado, espírita, escritor, palestrante, divulgador da doutrina espírita de acordo com a codificação de Allan Kardec, e desde 2012, colabora com este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário