quinta-feira, 28 de março de 2013

FAMÍLIA - PROBLEMAS DENTRO DELAS


Hoje estive no centro espírita aqui em Orlândia e assisti a uma palestra que foi muito importante para mim. Por este motivo resolvi escrever este texto.

Primeiro gostaria de conceituar família:

"Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares."http://www.significados.com.br/familia/
No conceito é lindo, imaginamos uma família ideal onde todos se amam, se respeitam, dando risadas e se abraçando mas não é isto que realmente ocorre normalmente as famílias são assim:


Agora pergunto qual o motivo destas brigas e desavenças ?
Temos pais, irmãos, tios, primos, etc e não os suportamos, muitas vezes achamos que somos pessoas totalmente estranhas a nossa família, que não temos afinidade com estas pessoas que vivemos a vida inteira e muitas vezes não temos como nos separar delas.
Vamos analisar sobre a ótica espírita e ver o que o espiritismo pode explicar sobre o assunto:
Quando estamos nos preparando para reencarnar fazemos um planejamento onde definimos quem será o nosso pai e nossa mãe, quem será nosso irmão e assim por diante.
Antes de nascermos elaboramos um planejamento onde muitas vezes imploramos para que possamos nascer em nossa família, para termos a oportunidade de resgatar dividas que temos com nossos parentes.
Após uma  vida inteira reclamando de nosso familiares retornamos ao mundo espiritual e vemos que perdemos a oportunidade unica de nos reconciliar com nossos parentes.
É fácil conviver com amigos, pois os escolhemos durante a nossa vida por afinidade, e se não quisermos mais a amizade basta afastar estas pessoas pessoas de nosso relacionamento enquanto a família é difícil.
Concluindo se temos dificuldade de relacionamento com nosso irmão, nossos país vamos aproveitar a oportunidade desta encanação,  pois provavelmente não teremos outra oportunidade tão cedo.

A família é o principal objetivo desta encarnação nossos irmão, nossos pais, primos, tios todos estão em nosso planejamento para nos ajudar ou para nos reconciliar.

Um abraço a todos,

Gregório







Nenhum comentário:

Postar um comentário