terça-feira, 19 de março de 2013

O QUE ESTAMOS ENSINANDO NA CASA ESPÍRITA?








Estimados amigos de jornada espírita, amigos da experiência na terra, tehho viajado pelo Estado de São Paulo, Rio, e visto muitas casas espíritas.
A viagem é por força profissional, no entanto para saber como anda a doutrina, a sua verdadeira aplicação dentro dos preceitos ensinados pelo codificador ALLAN KARDEC, foi ver e estou sinceramente surpreso com a falta de noção de muitos dirigentes espíritas, e dos reguladores sejam a USE ou FEDERAÇÃO ESPÍRITA.

Estive um tempo ausente, porque pedia a meus mentores inspiração para falar com os senhores, visto tanta mesmice, e tanta falta de conceito verdadeiro do Espiritismo.

A cerca de 03 anos atrás conheci a Sociedade Espirita Casa do Caminho em Piracicaba, seu diretor doutrinário Paschoal Nunes Filho, e amigos daquela linda casa, eu que conheci a Umbanda que como todos sabem foi criada no Brasil, e tantos outros centros tidos como exemplos, vi naquela casa, que tudo que tinha aprendido estava errado.

Paschoal tido por alguns como linha dura, apenas aplica a a doutrina fiel, em sua casa, estudos dos verdadeiros livros espíritas, saindo da água com açúcar  dos conceitos espiritólogos ou seja, sem fazer média com católicos ou evangélicos, para encher centro.

E nós o que queremos da Casa Espírita, milagres?
Ensinamentos?
Conhecer Kardec ? sua obra ? 




conhecer o médium Chico Xavier que de santo não tinha nada, era apenas um médium, e precisamos parar com idolatrias para médiuns, seja quem for, fez uma grande obra, esta foi sua missão, não é a reencarnação de Kardec, não era santo, tinha crises emocionais e afetivas, foi transformado num semi Deus pelos homens nunca pela espiritualidade, e sobretudo pelo fanatismo de alguns espíritas.





Somos em grande parte críticos dos ritos, dos católicos, ou dos milagres destas igrejas de negócios tipo Universal, mas o que estamos fazendo no centro espírita?

Outro dia assisti uma palestra que mais parecia auto ajuda, e auto analise do palestrante que é um cara simpatico a direção do centro, ele misturou seu tempo de criança e sonhos, com conceitos pessoais, que são comum na vida dele e de todos, com o Evangelho Espírita, fez sua terapia, fez as pessoas rirem e gastou 45 minutos dele, meu, de mais de 100 pessoas, e não disse nada de produtivo a nível de doutrina.




Certa vez quando aprendi sobre a obra Dialogo com as Sombras, conversando em off com meu diretor de doutrina ele disse, "aqui muitos médiuns param, desta leitura sabemos quem tem mediunidade ou tá brincando".

Verdade, agora perguntem quantos leram esta obra?
Quantas casas, eu mesmo perguntei e ouvi esta obra prima de resposta: "é muito forte se eu mandar ler muitos médiuns vão embora", e eu pergunto E DAÍ?





O que nós espíritas estamos querendo?
Qual é mesmo a proposta?
Alguns tolos, começaram a criticar Kardec, sua obra, quiseram reescreve-lo aqui no Brasil e começaram a divulgar livros sem conteúdo.
Estes sim vão esvaziar com o tempo as casas espíritas.


E as mais de 420 obras de Chico Xavier foram estudadas? ou lerem o que gostam?
E as obras técnicas de Divaldo Pereira Franco?
E as obras de Raul Teixeira? Algumas neste caso, é preciso parar com idolatria.




Criticamos os padres, alguns pelos atos de pedofilia  ou praticas sexuais como disse Frei Leopoldo ontem na TV CULTURA, mas to cansado de ver dirigentes e médiuns em festas digamos não muitos religiosas, outras pessoas que chamei a um amado amigo de hipócrita, pois criticam fotos colocadas em matérias, de mulheres nuas, que perderam o respeito consigo e com a sociedade, mas em novelas, filmes, livros, pode?

O que queremos do Espiritismo ?

Você é médium, LEU O LIVRO DOS MÉDIUNS DE KARDEC? Não? então não é médium, não é espirita, é espiritualista com dom, mal exercido, isto é fato.






Você que é dirigente leu o Livro dos Espíritos de Kardec? Não? então não é dirigente, é alguém com ego além da conta que se acha mais que outros, querendo mandar.




Temos que estudar, mas temos que praticar e ensinar.
Dar passe não cura ninguém pode no máximo dar lenitivos, temos que ensinar o povo de Deus Espírita que sem mudar atitudes de orgulho, de caráter, dentro da família, e fora dela, não existe recuperação, nem reforma íntima.

Um outro ponto Deus pessoalmente não virá após sua morte lhe buscar, nem vai agir em sua vida, em detrimento de seu inimigo, ou algoz, serão suas escolhas, dentro dos ensinamentos dos espíritos que ele mandou como Jesus, Paulo de Tarso, Pedro, Matheus, Kardec, Chico, Bezerra, e tantos outros, que irá de fato mudar sua vida.




Ir na casa espírita somente para ouvir uma palestra, e tomar um passe alivia, dependendo do conteúdo que existe, senão nem isto.
Temos que mudar os pensamentos, praticar o amor, a caridade, e a caridade começa primeiro em colocar nossa vida em ordem, sem a qual, esqueça, é andar na neve sem sapato, e sem nada, só por milagres, e vos garanto milagres andam escassos.

Curas? eu sou cético com algumas curas, acredito em curas, mas muito mais pelo merecimento do favorecido do que pela "luz" da casa ou de determinado médium.

No momento que a Igreja Católica tenta dar um exemplo de disciplina, e comando para salvar sua doutrina, seus erros, por exemplo hoje no Brasil seriam necessários 120 mil padres, tem apenas 22 mil, e médiuns e ou dirigentes capacitados temos quantos?




Certa vez conversando com um grande palestrante espírita ele me dizia o "horror que estão a nível de disciplina doutrinária, e de evolução de acordo com as obras básicas mais de 70% das casas no Brasil, então vamos amigos dirigentes espíritas, tentar ser escola, tentar aprender, ensinar, vi isto em poucas casas, destaco a presidida pelo Paschoal, porque ele não faz média, é, é, gostou, gostou, e ponto.

Então Jesus Cristo certamente, não teria tido vivido 2013 anos sem Paulo de Tarso, primeiro como Saulo seu perseguidor e perseguidor do povo Cristão, depois quando o milionário Saulo e futuro Rabino virou edificador da doutrina do Cristo, já disse que sem Paulo de Tarso, cristo teria sido esquecido com o tempo, claro que Deus e a espiritualidade mandaram estes espíritos para ajudar o cristo, Jesus, o meigo Rabi, em sua jornada de vida, e pós vida.


Outra coisa que a mim irrita bastante, é ver palestrante espírita, médium, sair do centro e entrar em rede social, fazendo apologia católica, então não é espírita, de novo a questão da AVE MARIA, é uma linda prece, sem dúvida, mas foi feita por um papa, para um momento da igreja deles, o conceito de Maria a mãe de Jesus dentro da doutrina é outro, esta prece no meu pessoal entender, não cabe em centro espírita, a prece é a do pai nosso e ponto.

Claro que todo o texto reflete minha opinião, mas a de muitos dirigentes, outra questão dentro da casa espírita, é a da venda de bebida alcoólica em festas da casa, e se aproxima o meio do ano, somos contra, o que estamos ensinando vendendo cerveja e vinho nas festas?




O que acontece nas PALESTRAS, NOS PASSES, NAS CASAS QUE POSSUEM trabalhos de desobessão, interfere muito, por isto amigo dirigente, refaça se está fazendo COMANDO ESPIRITOLOGO, e seja um comandante ESPÍRITA, doa a quem doer, lembre bem o que disse KARDEC, "aqueles que brincarem com a esta nova ciência irão responder pelos seus atos".




Eu completo aos dirigentes e médiuns, prestem atenção como trabalham pois, todos os espíritos que ajudam, sejam encarnados ou não possuem obsessores, rivais, e perseguidores, e espírito, não se intima com "gritinhos" tipo, "sai daqui em nome de Jesus, em nome de Maria,", gritar com espíritos é um erro, procure dar sua voz de comando, sobre o espírito, ou mesmo se for o médium querendo dar uma de "messi" ou seja lhe dando um como falamos "lelê", pois muitas vezes é o médium querendo ser mais que o outro.




Quero lembrar á todos DIRIGENTES, e médiuns, que os espíritos dos que ajudamos, nos aguardam, sobretudo os que ficam no centro, se o médium cai, se o dirigente cai, eles atacam, porque serão vossos amigos se ajudaram a quem eles queriam destruir? Portanto aprendam quem ajudam, como ajudam, e como se comportam depois da ajuda, dentro e fora da Casa Espírita.





Meus amados, tá na hora do verdadeiro espírita sair das palestras no meio se o assunto não for doutrinário, assim quem sabe os dirigentes acordam, e param de misturar as coisas.

Outra questão para ser analisada, é Reike  cromoterapia, e alternativas, isto não é espiritismo, não é questão de ser radical, dentro da casa espírita isto não cabe.
Estamos virando um grande bazar esotérico  rifas, músicas católicas, evangélicas, e onde está a base doutrinária exigida pela USE? pela FEB ?





Vamos repensar, o que queremos casas cheias, ou ensinar de fato o que é o ESPIRITISMO ?



David Guilherme, radialista, empresário, médium,
espírita, colabora com este blog.
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
davidchinaglia@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário