segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PERDÃO ! - Por Jussara Rosolen

Estimados amigos da jornada e do ideal espírita, chegamos a marca das 24.100 pessoas, em nosso Blog, uma marca significativa por não divulgarmos tanto a não em nossas páginas, e no sistema normal, um trabalho que começamos ao lado do companheiro Rogério Luiz Sarmento fundador do mesmo, a nova versão deu a oportunidade de divulgar mais a doutrina decodificada por KARDEC  além de trazermos pessoas que estudam com amor, o ESPIRITISMO.

Para comemorar este evento de mais de 24 mil pessoas estamos trazendo nossa amiga espíritaJussara Rosolen que é pedagoga, a cerca de 10 dias estive em Piracicaba, na Sociedade Espírita Casa do Caminho e ela apresentou um seminário que teve muito significado, ladeada do amigo Paschoal Nunes Filho, seus comentários, observações, exemplos tocaram a todos os presentes, pedi a ela que levasse o texto as laudas para dar aos senhores como um presente educativo, informativo, de fé e amor, o tema, é o título, O PERDÃO, senhoras e senhores leiam com os olhos e com o coração e entenderão a importância deste trabalho de Jussara que trazemos hoje á todos.


PERDÃO







O perdão é a forma mais pura de caridade...
Caridade para com o próximo e para conosco mesmo.
O perdão nos liberta, nos cura, o perdão nos eleva ao nosso céu interno e nos leva ao encontro com o Pai do Universo, que habita em cada um de nós.
O perdão não é um sentimento que devemos vencer. O perdão é uma decisão que devemos tomar todos os dias da nossa vida, vida esta eterna...
O perdão deve estar em nossos pensamentos para atrairmos irmãos da mesma sintonia e energia e orarmos pelos nossos inimigos desta e de outras vidas.
O perdão é uma decisão individual, mas os benefícios são coletivos... Perdoe e sinta-se leve...
Perdoar e esquecer...


Frequentemente, ouvimos falar: “- Perdoo, mas não esqueço!” Na verdade, quem diz isto não perdoou, porque guarda rancor. Por isso, é dito que não se perdoa de verdade quando, no fundo, não se está disposto a esquecer. Perdoar é esquecer?
Ambos produzem o mesmo efeito?
Trata-se de uma questão de grande importância, já que o perdão é essencial para uma vida feliz e equilibrada: “Aquele que é incapaz de perdoar é incapaz de amar” Martin Luther King.






Parece-me que é preciso diferenciar “esquecer”, quando significa ressentimento e “esquecer” como desaparecer da memória.
Todos nós precisamos de amor, de atenção, assim como de poder dar nosso amor aos outros. Por isso, sempre se deve pedir perdão: pelas ocasiões perdidas, pela plenitude não vivida no convívio, pelas palavras não ditas. Perdoe sempre... Madre Teresa de Calcutá.




O autoperdão.
Perdoar-nos resulta no amor a nós mesmos o pré-requisito para alcançarmos a plenitude do “bem viver”. (Extraído do livro Renovando Atitudes, de Francisco do Espírito Santo Neto, ditado por Hammed).


O auto perdão está no momento em que aceitamos as pessoas como elas são, sem querer dirigi-las, modificá-las. Apenas aceitá-las como elas são.
Perdoar-nos é compreender que os que nos cercam são reflexos de nós mesmos. Criações nossas que materializamos com os nossos pensamentos e convicções íntimas. (Extraído da obra citada).
O texto em estudo – “Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo” – quer dizer: enquanto não nos libertarmos da necessidade de castigar e punir o próximo, não estaremos recebendo a dádiva da compreensão para o autoperdão.


Como dizia Madre Tereza de Calcutá: o perdão é uma decisão de vencermos nosso orgulho, de aceitarmos, de amarmos os nossos inimigos, que nos ajudam nessa caminhada da evolução.


E quando perdoamos os nossos inimigos estamos pedindo perdão para nós mesmos e nos permitindo a maturidade moral em sua plenitude, que nos eleva ao encontro do Pai de Infinita Bondade.
E que assim seja!

Jussara Rosolen é pedagoga, espírita e trabalhadora da Sociedade Espírita Casa do Caminho – Piracicaba - SP









Um comentário:

  1. Obrigada Jussara. Foi excelente o seminário sobre Perdão que vc fez na Casa do Caminho. Agora sua participação neste blog. Parabéns. Vc é linda por dentro e por fora, inteligente...
    Feliz Ano Novo pra vc e familia. Nada mais gratificante do que ter uma familia unida, unida em Cristo. Abs
    Luciene Zem

    ResponderExcluir