quarta-feira, 19 de março de 2014

TEMPOS DIFICEIS... - POR DAVID CHINAGLIA



Estimados amigos de jornada no planeta terra, vivemos tempos difíceis, tanto para as mulheres como para homens, o ser humano como um todo, enfrenta mudanças, algumas rápidas demais, outras de sentido moral, de caráter, alguns se entregando as facilidades dos desejos, nunca se viveu tanta solidão, tantos conflitos, tanta lamentação, tanta vontade de ser feliz de qualquer maneira como vemos em 2014.



Várias vezes abordei aqui, com certo sucesso pela ajuda do espírito de Miguel, que está do meu lado neste momento falando para os senhores, que é necessário que tenhamos uma vigilância constante, os insucessos financeiros e familiares e amorosos, não só nos trazem a depressão do ponto de vista, psicológico e clinico, como a Obsessão, que Allan Kardec tão bem explicou em o Livro dos Espíritos, e na obra pós morte, A Obsessão, origens sintomas e curas.

Devemos olhar a vida de uma maneira mais prática do que todos nós encarnados estamos olhando, a necessidade de vencer, de ganhar dinheiro, de viver em alto luxo tem nos consumido, e estamos esquecendo de nossas tarefas básicas primeiro para conosco mesmo, depois para com aqueles que de fato amamos, esposa, filhos, filhas, companheiras, amigos fraternos e especiais, e claro nossos pais.
Não estou nem falando de Deus, de nosso tempo em igrejas ou claro em casas espíritas, templos etc.

Perdemos a tolerância para conosco, queremos para ontem o que não programamos para o hoje, e estamos vivendo sob uma forte tensão emocional e espiritual.
Onde está a nossa fé?



No filme Amor além da vida, o personagem principal vai até o inferno ou como falamos o umbral, ou campo perdidos para uns, para salvar sua esposa então suicida que caminhou para o vale da sombra da morte, cometendo um dos maiores erros que registra a espiritualidade, o de tirar a própria vida.

No filme o amor de um se transfere ao outro e faz ela reagir em sua mundo fechado, mas ali é ficção, e não podemos aceitar coisas assim como fato.

Lembre-se o amor entre duas pessoas é uma mão de duas vias, não se diz eu amo tanto que dá para os dois, mentira, os dois precisam se amar, neste exemplo que utilizo.

Um suicida sofrerá penalizações muito maiores que um próprio criminoso, o primeiro lhe tirou o maior bem dado por Deus, a vida, e  o segundo cometeu um erro de conduta que poderá ser avaliado e ter suas sequelas futuras ou não, já o suicida levará um tempo maior para resolver suas questões.

Por isto antes de amar alguém ou de se sentir sozinho, ou derrotado, ame a você mesmo.
Se a vida não tem sido o que você deseja, medite, não na colheita de hoje, e sim  na plantação que fez no seu passado, faça uma auto avaliação, pare de culpar pessoas, sim, erro não só seu mas , de todos.
Lembre de suas escolhas de infância, juventude, mocidade, meia idade, refletem no que hoje lhe acontece na maioria das vezes.
Repense como tratou um vizinho, um empregado, uma namorada, uma esposa, uma irmã, um irmão, um amigo, veja suas posturas perante seus compromissos de pagamento e crédito, de ações tendo ou não razão, veja se usou sabiamente suas sementes, lembra do Cristo, da Parábola do semeador? onde você plantou amigo?



Certa vez um amigo meu escreveu contando sua história, havia casado e sido infeliz, tivera uma segunda relação de meses que ele mesmo nem sabia porque entrara, mas na terceira vez, achou o amor, finalmente era feliz, mas ela uma aventureira das emoções, estava ali por estar, construiu um amor, mas deixou marcas, que este amigo, até hoje sente.
Ele me contava que quando ela o abandonou uma, duas, três vezes indo e voltando, deixando como uma matreira pescadora do amor alheia, num eixo sem fim de egoísmo, um especie de "anzol" que a mesma puxava de acordo com sua conviniência, ou seja, "não sabemos o amanhã, quando me livrar dos compromissos e dos erros eu vou te procurar se estiver sozinho", mantendo nele a presa para que o mesmo nunca mais vivesse, na esperança de um dia viver de novo o amor, que amor é este, que abandona, machuca, viola, trai, abandona, parem por favor.
Só para terminar o exemplo este companheiro entrou em depressão perdeu tudo que havia reconquistado na vida, inclusive um novo amor que achara, e de quem é a culpa da moça?

Claro que não, o conjunto da obra não pode ser analisado pelas atitudes um lado só, ele errara, na escolha, estava recebendo desta jovem, o troco do que fizera para outras pessoas nesta e outra encarnação, seu melhor amigo lhe disse, "ela mostrou ao que veio quando lhe convidou a brincar no player da vida, o que achou que faria contigo?" a moça tinha casos de amores mal terminados antes deste companheiro., mas como diz o poeta o tempo passou, na doutrina ele se reconstruiu.

Hoje ele vive feliz, mesmo sozinho, escapou da depressão, da morte por um cancer que estava construindo, e  ela vive com outro, e a vida segue, porém ele só conseguiu viver, quando viu que não podia controlar um amor de um lado só, e que depressão, é algo que podemos evitar, antes que a obsessão tome conta, a possessão espiritual também e percamos não só um amor mas a vida.

Vivemos tempos de curas espirituais, elas acontecem também durante o período depressivo de todos nós, mas a essência é que devemos nos permitir o erro, que devemos nos perdoar e  olhar na frente do espelho e ver que nossas atitudes estão erradas, perante o fato que nos afunda, e tentar recomeçar sempre, não importa o tamanho do tsunami que assola nossa vida, Jesus o meigo rabí nos deixou ensinamentos.

Todos maravilhosos, vamos a igreja, vamos a centros espíritas, a centros de Umbanda, vamos a cartomante, mas e a nossa fé, e o nosso amor em nós mesmos, onde está.?

Errar é humano, repetir o erro também, viver nele é uma escolha, é como o viciado em drogas, o bebado, o jogador de baralho ou de bicho, chega um momento que ele toma ciência que está errado, quando olha ao seu lado e vê tudo que construiu se perdendo.

Quando ele se encontra com as paredes de seu quarto, ou com a solidão das ruas, e vê toda sua vida, se perdendo.
Não importa quanto tempo terá de felicidade, ou de tempos certos, o que importa é que tente mudar, desistir não é o caminho, a morte abreviada é o maior erro dos humanos, tirar a vida, é se afastar de Deus.
Claro que o criador nos dá sempre uma nova oportunidade, se já pensou, tentou, e se manteve vivo, não desanime, se não partiu existe um motivo, se auto recupere, ensine pessoas, a tantos indo por motivos tão tolos.
Todos ganhamos e perdemos, a derrota faz parte do aprendizado, nunca conheci alguém que crescesse e evoluísse somente na vitória, na perfeição, nos preceitos espíritas, é nas derrotas que nos formamos, homens e mulheres, gays, não importa o sexo, e sim a personalidade que temos para lidar com o aprendizado da vida.


Kardec nos deu um Evangelho segundo o Espiritismo, ali encontramos na sua terceira obra, um caminho para acalmar nossos corações, nunca vi uma casa que fizesse o Evangelho naufragar, vi pessoas, que se esquecem do dito, nunca vi uma prece bem feita na parte final das várias de lá, não ajudar, pode não resolver, porque tudo depende de um conjunto de situações.

Deus não vira pessoalmente resolver seu problema, mas tenha certeza que a espiritualidade enviada por ele irá avaliar seus créditos não só desta encarnação, mas das passadas, para lhe ajudar na hora da dor.

Sim os tempos estão difíceis, mas se você aceitar, que este planeta é de aprendizado, que está aqui para se depurar, que o erro faz parte da vida, que o acerto depende de ti, e a felicidade também, então você aceitará Jesus, Deus, em suas formas mais claras de amor, pois te amando será amado pelo Universo, você viu o sol hoje? agradeceu por ele?
Viu a Lua, as estrelas, respirou fundo uma duas ou três vezes, e disse obrigado Meu Deus, por tanto que tenho, sim pois, só de ter sua vida, já se deve agradecer, Chico Xavier e outros médiuns escreveram claramente que uma oportunidade de reencarnação pode demorar mais de 100 ou 300 anos, no tempo da Terra, ou mesmo estudando mais claramente sabemos que muitos estão sendo mandados a outros planetas, é isto que deseja para você?
Então primeiro perdoa a ti, depois aos que te ofenderam, levante, e siga em frente...



Ele estará ao seu lado, sempre, superar e viver aqui com dignidade, depende só de uma questão de amor, como ele nos ensinou primeiro a Deus, logo portanto a vida, depois ao teu proximo como a ti mesmo, e sendo assim, tudo será mais fácil, inclusive os tempos dificeis, que serão apenas mais um em sua vida.





David Chinaglia é espírita, palestrante, pesquisador e divulgador da doutrina espírita, edita e escreve em colaboração com este blog a quase dois anos, é técnico em Biodiesel, radialista e publicitário, debate nas páginas da internet a doutrina, mantendo-se fiel a doutrina na codificação de Allan Kardec.

Facebook : David Chinaglia

Email para contato : davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário