segunda-feira, 3 de março de 2014

"NAÚFRAGOS DO DESENCANTO" - POR DAVID CHINAGLIA E NUBOR ORLANDO FACURE


Estimados amigos de jornada na terra e de ideal espírita confesso aos senhores que editar e escrever neste blog vem sendo como previu um grande amigo meu, uma experiência maravilhosa, dividir com as senhoras e com os senhores, contatos, entrevistas, bate papos com lendas vivas da Doutrina Espírita no Brasil, tem sido algo de super especial, escritores, médiuns, trabalhadores da Seara que fizeram algo de extraordinário, e que a espiritiualidade jamais abandonou.


Tenho conversado com as mais diferentes fontes espíritas encarnadas no Brasil, Richard Simonetti, Orson Peter Carrara, Alamar Régis, Roosevelt Tiago, Marcelo Henrique, Mourarego Filho, Carlos Imbassahy, este último o filho de um dos maiores tradutores das obras básicas, José Medrado, enfim, todos que já tiveram sejam ao lado de Chico Xavier, ou estudando somente Kardec e defendendo o codificador num momento de divisão sobre que rumo seguir dentro do movimento espírita Brasileiro, momentos que chamo de gloriosos no esclarecimento da vida além da vida.

Confesso a todos os senhores que conversar as vezes diariamente com um deles, Nubor Orlando Facure, tem sido uma aula doutrinária.
Digo sempre que Nubor pode falar com rara capacidade de quem esteve no "front", no chamado "Olho do Furacão doutrinário" e vou explicar isto rapidamente.
Nubor Orlando Facure primeiro é médico, tem 74 anos, dos quais 50 deles viveu com Chico Xavier seu particular amigo, o médium e escritor Brasileiro, tinha um forte carinho por Nubor que tendo a capacidade de um grande médico,(ele é neurologista, cirurgião, deu aulas e comandou alunos na Unicamp), também escreveu livros, e achou a porta do cérebro que nos liga com os espíritos.
Nubor Orlando Facure é amigo pessoal de um ex grande espírita, homem que durante 10 anos viveu ao lado de Chico, aliás ambos estudaram medicina junto, muito embora Waldo Vieira não seja mais espírita, ele além de seu alto intelecto, é detentor de verdades que viveu na doutrina e fora dela que nem a ciência consegue hoje explicar, e mesmo separados por ideais, se respeitam e admiram.



Não bastasse tudo isto, Facure viveu ao longo de sua vida como médico de Therezinha de Oliveira, médium, espírita e escritora, e teve algumas amizades especiais, dentre elas do "Gigante deitado" o espírita Jerônimo Mnedonça, digo sempre ao Nubor que ele precisa voltar a nos dar palestras, o médico percorreu o Brasil e o Mundo falando da doutrina e da medicina, hoje em Campinas no aconchego de seu lar, e trabalhando como diretor presidente do Instituto do Cérebro, ou mesmo quando vai a Uberaba MG, eu tenho o prazer de conversar, de conhecer detalhes que espero contar aqui durante o passar do anos,. Histórias que ficaram cravadas nos ponteiros do tempo, na mística, e escolhida Uberaba, coisas que me surpreendem, algumas até que nunca foram tornadas públicas e que jogando xadrês com meu amigo "professor", acabo vendo dia a dia no duelo entre a razão e o amor, o amor e a caridade, a codificação de Kardec e a necessidade, e claro a grandeza mediunica de Chico Xavier.
Neste dia 02 de Março, por volta das 8h00 da manhã conversava com Nubor sobre os excessos que a sociedade vem fazendo na busca pelo prazer, pelo sexo, contava a ela experiência vividas num sonho marcante que tivera que me fez acordar as 4h30 da manhã envolvendo noticias de uma amiga que passa por um momento nebuloso, confuso, e assim nasceu todo este relato.



Me diz o médico e espírita, que infelizmente o ser humano ainda não entendeu suas escolhas, o porque aqui está, onde atacam seus obsessores espirituais.
E me delegou a responsabiliade de transformar em texto o bate papo, pessoalmente sempre gostei de "duetos" algo que aprendi a dar valor admirando o cantor Fran Sinatra, jamais pensei no entanto em faze-lo com alguém que esteve no campo magnético de Chico Xavier, e que considero um dos cérebros brilhantes da medicina no Brasil, Nubor Orlando Facure.
Na verdade todos nós, escritores, divulgadores da doutrina, médiuns, espíritas solidários vivemos um momento ímpar ou seja, o de acordar os companheiros, de ajudar, de socorrer, os encarnados, que vivem na terra sob o clímax da aflição, do desespero e da obsessão.
O sexo até por ter sido meu adversário, me traz a tona os motivos que me levaram as "fronteiras do mal" já que me explicou o que pode ocorrer conosco, pelos vicios da carne, sobretudo com o espírita.
Não o sexo não é algo errado, somente usado hoje como uma especie de droga, vem atingindo os lares Brasileiros e pelo Mundo, via internet de forma arrasadora, os espíritos que ficaram na linha do tempo, entre os dois mundos, o da Terra e o do plano espiritual, sugam as energias, dos encarnados que como eles vivem em excessos sexuais, até porque sempre atraimos espíritos afins, ou similares, aos nossos desejos, e pensamentos.


Caminhando no campo de estudos desta amada doutrina, vejo que o ser humano nada aprendeu passados 2014 anos da morte de seu modelo e guia, Jesus, mestre amado e explico porque.
Com sites do perfil Badoo, Twoo, Flink, e outros do gênero, os solitários da internet, encontraram uma porta para os excessos do sexo, ou seja, no afã, e na desculpa de acharem alguém especial, encontaram um verdeiro caminho para a segregação moral, e do caráter, já que eles acabam se tornando sites, de sexo, seja na sua prática contumaz, ou mesmo nas conversas que levam ao prazer solitário, dando vazões aos instintos mais perigosos da mente humana, num campo bélico até mesmos para os estudantes da mente.
Freud, falou claramente sobre os problemas que nos marcam na lente da memória e do subconciente, e nos explicou de forma técnica e efeciente que o sexo pode ser nosso aliado na vida, ou um dos maiores inimigos.
Pergunto ao nobre professor, o que será feito destes espíritos que insistem em fazer da sua vida, um exagero no campo sexual, o aumento de travestis no litoral, as jovens que fazem sexo ainda como meninas a partir de 12 anos, mulheres algumas casadas que se entregam a um prazer além de libidinoso, e dos homens que se prostituem moralmente diante de tanta facilidade num campo antes fechado e dominado por eles.
Nubor diz que estes relatos meus, são como diria Jerônimo Mendonça, Naúfragos do Desencanto, foi neste momento que achei o título desta matéria.



Sim porque todos sabem, que responderemos um dia por nossas atitudes, boas, e ruins, certas e erradas, a lei de ação e reação está vigorando, já que o planeta passa por uma transformação, e quem daqui partir pode demorar 300 anos para voltar, se voltar, já que o plano espiritual determinou a renovação da Terra como sabem os estudantes desta doutrina.
Claro que estes Naúfragos, não estão somente no sexo, mas basicamente num todo moral, já que a sociedade nunca em nenhum momento da história humana, achou tanta liberdade para tudo, no entanto vemos espíritas, e não espíritas abusando da dita com muita libertinagem.
Pergunto ao médico espírita como estes irmãos farão?
Novamente Nubor Facure, relembra Jerônimo Mendonça que afirmara que os hospitais espirituais num futuro receberão estes naúfragos, e completa o nobre professor, que tanto ele como os espíritos dizem que o centro espírita deve ser no caso de encarnados e desencarnados o "hospital" das ilusões mal sucedidas.
Facure vai além ao dizer, "eles(os espíritos que encarnados que abusam do sexo) não serão redimidos por nenhuma palavra de amor, pois a gravidade de suas sindromes só se recuperará com a dor".
Fato é amigos que somos alertados todos os dias, os excessos que vejo no carnaval e fora dele, me fazem novamente dar este alerta.


Relembro ao médico e amigo, que Chico Xavier em torno de 1947 se incomodava na sua cidade, com os problemas que envolviam a mente humana e os sofrimentos dos vivos e dos mortos com a questão sexual, e perguntou a Emmanuel porque?
Um dos mentores de Chico Xavier, Emmanuel levou em desdobramento o médium Brasileiro ao que é chamado de campo Umbralino, ou seja, onde ficam de acordo Emmanuel, parados espíritos que abusaram do sexo como forma de vida.
Chico então se encontra, no plano espiritual desdobrado, e ali vê jovens, bi sexualidade, transformações, pedófilos, amantes contumazes dos prazeres da carne, vagando, e pergunta o que será daqueles espíritos.
Ao que Emmanuel, responde: "nos próximos 10 á 15 anos vão reencarnar ali terão oportunidade de se depurar, aprender e renascer".
Chico chorou e pediu para sair do local, onde mais encontrou cenas de sofrimento de espíritos que quando na terra ficaram filiados aos excessos do sexo, muito além de Calígula.
Facure me conta que estava ao lado de Chico Xavier quando este fez o relato das cenas já de volta, e isto claro me chamou a atenção pois tenho navegado nos escritos de Chico deste período para fechar uma conclusão.
Estes espíritos se reencanaram entre 1957,58, até 1963, portanto foram pais e avós destas geração de
excessos que estão nascendo no Mundo desde 1990, isto do ponto de vista pesquisa explica o que vemos de mulheres e homens mutilando seus corpos em nome do amor e do prazer, e mais que isto ferindo seus espíritos com marcas que irão demorar anos, talvez séculos dependendo das ações para serem curadas e para que?
Nubor ainda completa que todos nós espíritas sabemos onde agem os obsessores, e claro que respondo que agem em nossas fraquezas sejam do sexo, do prazer, ou mesmo nos atos de conduta errada que ao praticar num segundo pode colocar tudo a perder, por isto o orar e vigiar, sempre, já que nossas atitudes podem sim ser influenciadas por espíritos, não só deste tipo, mas nossos pensamentos são campo aberto para o "inimigo invisível" ou seja, nossos obsessores.
Todos, diz o querido professor, "todos David, inclusive você" que estudam a doutrina deviam focar no aumento do conhecimento para ajudar os amigos encarnados, e completa só ciência e pesquisa não alimentam o coração.
Nisto me vejo de novo ouvindo a voz da Neusa do Francisco de Assis de Piracicaba, dizendo, " vamos ser a luzinha que vai ajudar estes irmãos.."


Certa vez Paschoal Nunes, grande espírita da Casa do Caminho em Piracicaba, procurado a nível Nacional pelos necessitados por resolver com ou sem uma clarividência que ele diz não ter, mas que quem conversa com ele, não acredita, já que seu grau de informação dos fatos vai além da normalidade, me disse, "precisamos estudar, e ajudar mais, precisamos de ação, estamos com muita teoria sem  estudo, e pouca ação".
Nubor Facure ao saber por mim de ações do Semente de Luz de São Vicente e da Casa do Caminho de Piracicaba me disse outro dia, este é o espiritismo do amor, da ajuda, do aprendizado, o que Chico Xavier sempre pregava, o do auxilio ao encarnado urgente, deixando os mortos para seu tempo.
O que desejo com este texto é alertar sobre nossas ações, atitudes, e pensamentos, vemos hoje no campo sexual o que Chico viu no Umbral em 1947, portanto ainda estamos parados no Túnel do Tempo evolutivo, já que muitos de nós voltarão para suas origens.
Fato é que o campo é longo, mas neste domingo, ainda pensando no papo com Nubor Orlando Facure, fui ao Semente de Luz, e pedi aos espíritos uma intuição de como fechar, e nisto me vem a bela médium, professora, e palestrante Márcia Cabreira, falar de a força do pensamento, e das atitudes.


Márcia falou aos seus ouvintes do exemplo que achou no filme que não agradou a critica, mas que deu a ela respostas, e pode dar a você, a comédia 1.000 palavras com Eddie Murphy, que mostra a saga de Jack, um ser egoísta que só pensa nele, sabendo que vai morrer quando usar erradamente as próximas 1.000 palavras.
As vezes o silêncio é necessário, mas não só da boca, e sim da mente, de nada adianta não falar de algo que nos magoa, ou nos faz mal se mantemos o dito em nossos pensamentos que tem uma força igual ou maior que a das palvras.
E como disse a palestrante basta, olhar em nosso modelo e guia, Jesus, o Cristo, para o exemplo que ele deu na parabóla do Semeador, onde explicou aos apóstolos, que as semeador eramos nós e as sementes nossas escolhas, logo se vamos deixar nossos atos e pensamentos ao vento, nas pedras, ou vamos fincar em solo fértil depende de nós, sempre orando e vigiando.


Temos que tomar cuidado com o que me lembra Nubor Facure, não podemos nos tornar a Roma dos tempos modernos, muito embora os atos que vemos dentro do campo em questão, é ve-la em peso novamente.
Tento neste texto,  achar um final mais adequado, e vejo a luzinha do comunicar apagada, e Nubor Facure, escrevendo, "pronto já tem sua matéria David".
E aqui eu finalizo dizendo aos senhores e as senhoras, cuidado com o que pensam, perdoem. Garanto que remoer o passado não vos ajudará,sou prova disto fui refém do passado durante anos, hoje vivo melhor, e mais feliz, claro com erros sou humano, não espere de um humano perfeição.

Tentar e procurar corrigir erros cometidos, pode ser nossa salvação um dia, e retomo aqui o que disse Kardec, na pergunta 919 de o Livro dos Espíritos, onde o codificador perguntou: Qual o meio prático para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do Mal? e um dos espíritos respondeu, "Um sábio da antiguidade vos disse "conhece-te a ti mesmo", bem todos sabem que o espírito que escreveu esta resposta foi Santo Agostinho.
E como ele completa a Kardec, devemos no fim de cada dia interrogar nossa consciência, para ver se não faltamos no cumprimento de algum dever, se não necessitamos de reforma, como é abordado na 919a, do mesmo livro.
E afirmo aos senhores, buscando em Kardec e na obra máxima desta doutrina o fecho da matéria, indo até a pergunta 475, onde diz o nobre Lionês ao indagar os espíritos: Pode uma pessoa, por si mesma, afastar os maus espíritos e se libertar de seu domínio? ao qual respondem os espíritos: Sempre se pode sacudir o jugo, quando se tem uma vontade firme.



Então amadas e amados, sejamos firmes, em nossas vontades, e continuemos nossa jornada na Terra aprendendo e evoluindo e não ficando de volta ao passado toda hora e querendo achar culpados para nossos erros de vida e mais que isto perdoemos, e mais que perdoar, lembremo-nos do que disse o mestre em seu mais longo discurso e na sua mais famosa prece, " não nos deixe cair em tentação e livrainos de todo mal", mas, lembrem que isto também depende de nós...




  David Chinaglia, é espírita, palestrante, escritor, e pesquisador da doutrina de acordo com a codificação de Allan Kardec, colabora e edita o nosso blog.

David Chinaglia (Facebook)
E-mail para contato: davidchinaglia@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário