sábado, 4 de janeiro de 2014

REFLEXÃO PARA O ANO NOVO - POR RICHARD SIMONETTI


                  Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará! Andai prudentemente, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Não sejais insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor.
Estas vigorosas afirmativas são do Apóstolo Paulo (Efésios 5:14-17), que despertou para a fé no glorioso encontro com Jesus, às portas de Damasco, tornando-se o grande bandeirante do Evangelho.
Ele foi o cristão mais acordado de seu tempo. Tinha plena consciência do que o Evangelho representa. Via nos ensinamentos de Jesus não um simples desdobramento dos princípios judeus, de valor temporal e restrito, mas uma revelação divina que se destinava a todos os povos e todos os tempos.
Sua exortação merece reflexão.




Segundo a Doutrina Espírita, há um objetivo básico para a existência humana. Estamos aqui, fundamentalmente, para evoluir. Cumpre-nos desenvolver as potencialidades criadoras e as virtudes embrionárias que caracterizam nossa filiação divina.
Quem não está consciente disso dorme o sono da indiferença, embalado nos devaneios sugeridos por vícios, paixões, interesses e ambições que caracterizam o homem comum, mesmo quando se julgue desperto e muito esperto.



Uma boa iniciativa para o final do ano seria perguntarmos a nós mesmos, lembrando o apóstolo: – Estou acordado? Tenho consciência do que faço na Terra e do que me compete realizar?
         Isso é fundamental. Caso contrário vamos incorrer nos mesmos enganos, cometer os mesmos erros; entrar pelos mesmos desvios, sem perceber por onde andamos e o que nos compete fazer.
Não quero, porém, cansar sua beleza, amigo leitor, com lucubrações sobre a necessidade de aproveitar o tempo, já que seu momento presente certamente está tomado pela celebração esperançosa do ano de 2014.
Deixo para sua apreciação apenas uma oração de sábia madre superiora.
Suas ponderações nos servem a todos, jovens que iniciam a jornada humana, idosos que oportunamente seremos convocados para o Além. Representam uma obra prima de bom humor e perfeita compreensão do que lhe competia fazer para vivenciar o Evangelho


        
         Senhor, Vós sabeis melhor do que eu que estou envelhecendo e um dia ficarei velha.
         Não permitais que eu me torne tagarela e, principalmente, que adquira o hábito fatal de pensar que devo dizer alguma coisa sobre todos os assuntos, em todas as ocasiões.
         Livrai-me de querer, a todo momento, resolver os problemas de toda gente.
         Conservai minha mente livre da enumeração de intermináveis pormenores: dai-me asas para ir diretamente ao assunto.
         Imploro a delicadeza suficiente para ouvir as narrativas dos males alheios. Ajudai-me a suportá-los com paciência.
         Mas selai meus lábios quanto a meus próprios achaques e dores. Eles estão aumentando, Senhor, com o peso dos anos.
         Ensinai-me a maravilhosa lição de que às vezes pode ser que eu esteja errada.
         Conservai-me razoavelmente meiga; não quero ser uma santa – algumas são tão difíceis de suportar! – mas uma velha amargurada, Senhor, é uma das obras-primas do diabo.
         Fazei-me ponderada, mas não carrancuda.
         Prestativa, mas não mandona.
         Com todas as minhas vastas reservas de sabedoria, será uma pena não usar todas.
         Mas Vós sabeis, Senhor, que no fim quero ter alguns amigos.





  Richard Simonetti, é espírita, médium, conferencista Nacional e Internacional, tem 79 anos, viaja o Brasil e o Mundo divulgando a doutrina e suas obras, conviveu com Chico Xavier, e grandes nomes desta doutrina, agora é colaborador deste blog, atenderá as perguntas, e os comentários desta mensagem e outros, pelo e-mail:  richardsimonetti@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário