Neste primeiro de fevereiro de 2014 alcança-se quarenta anos da tragédia do Joelma, no incêndio que vitimou tantas pessoas na capital paulista. Naquela sexta-feira, em 1974, emoção e dor marcaram a vida nacional, pela extensão da ocorrência. São 40 anos que fizeram refletir sobre segurança nos edifícios.
Mas o ano é marcante em outros eventos. É ano da COPA DO MUNDO e também ano eleitoral que convida a nação a repensar as próprias atitudes diante da corrupção que continua galopante.
Há 50 anos, em 1964, o golpe militar que encerrou o governo de João Goulart, começava a mudar a história da política no Brasil. Mas é também em 2014 que comemora-se os 150 anos de lançamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, a obra mais lida e divulgada da literatura espírita.da em 1934. No mesmo ano faleceu Humberto de Campos, no dia 5 de dezembro, o grande escritor brasileiro. Há 50 anos, em 1964, o golpe militar que encerrou o governo de João Goulart, começava a mudar a história da política no Brasil. Mas é também em 2014 que comemora-se os 150 anos de lançamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, a obra mais lida e divulgada da literatura espírita.
E em breve pesquisa podemos relacionar alguns nomes famosos com decênios fechados de nascimento ou morte, ou relembrar novelas famosas ou filmes inesquecíveis lançados em anos com final 4 que fecham decênios em 2014, e até mesmo citar obras publicadas na mesma condição. É um universo interessante de pesquisa que pode resultar em livros, encontros, debates e divulgação por meio de informações avulsas em simples crônicas ou em catalogações para defesas acadêmicas ou publicações especializadas numa ou noutra área. É mesmo um universo de infinitas possibilidades o conteúdo já armazenado pela história humana nos arquivos que a história e o tempo vão registrando.
E como bom palmeirense não posso esquecer o centenário do Verdão. Sim, 100 anos também em 2014.
Quantas outras informações centenárias, quadricentenárias ou com decênios poderiam aqui ser citadas ou comentadas. Um estudo das biografias centenárias de Dorival Caimmy, Araci de Almeida ou de Irmã Dulce, para citar apenas essas três personagens,já oferece farto material para amplas reflexões. E isso sem dizer dos desdobramentos da primeira guerra mundial, também completando cem anos em 2014.
E o que dizer das cidades que aniversariam com decênios fechados em 2014? O que não falar dos que nasceram nos anos com final 4? É todo um universo de informações, agradáveis de coletar e pesquisar.
Mas isso é apenas para falar do número 4? Não! É apenas um incentivo para quem queira pesquisar mais e encontrar um caminho por onde iniciar um talento – seja literário ou não – que, pelo volume de informações que poderá selecionar, pode resultar num trabalho a mais que enriqueça nossa cultura nos esforços continuados da educação e da sensibilização a partir de fatos históricos nem sempre agradáveis ou construtivos, de biografias ou ocorrências que diariamente alteram nossos caminhos.
É a vida humana, com suas nuanças, seus desafios, seus propósitos, deixando bem claro o longo e penoso caminho da evolução intelecto moral que somos convidados a trilhar, queiramos ou não. Trata-se de um aprendizado necessário, difícil, mas que levará à consciência exata da solidariedade, do dever e da dignidade de viver que ainda precisamos interiorizar.
Orson Peter Carrara, é escritor, espírita, dirigente e divulgador da Doutrina Espírita nos preceitos de Allan Kardec, tem sua página no Facebook Orson Carrara, é colaborador semanal do Espiritismo Piracicaba, e atende aos leitores e amigos da doutrina e do Brasil pelo orsonpeter92@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário