segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

NOSSO LAR É PRECISO - POR DAVID CHINAGLIA




Companheiros de jornada, vivemos tempos diferentes dentro do Movimento Espírita Brasileiro, pesquisadores, mentes brilhantes, questionam obras do famoso médium Brasileiro, Chico Xavier, talvez a mais atacada com questões operacionais técnicas, seja a que mudou a vida de milhões de pessoas, Nosso Lar, que se tornou uma esperança, para idosos, jovens, homens ou mulheres, que possuem o medo da morte.

Hoje ouvimos falar, em textos bem argumentados, "Kardec não falou sobre isto, ou, cachorros no mundo espiritual? água, comida, ministério do sexo ? acesso a encarnados?", temas que incomodaram a muitos.

Não vou entrar no mérito técnico do que Allan Kardec escreveu ou falou sobre cidades espirituais, mas, fundamental que façamos algumas observações, que o objetivo de Kardec, não era abordar estes temas, nos tempos da codificação, vários temas, inclusive um dos mais importantes como a PINEAL, foram abordados por outros médiuns e pesquisadores anos mais tarde, e isto deve ser lembrado.

Porque os espíritos não nos dão acesso a toda a verdade, me perguntam leitores, eu respondo, "Para que? se o que já está aí informado, dá brigas, disposição, ataques pessoais, crises sociais na redes, para que informar pessoas que querem deter a verdade absoluta, e não pesquisar, não aprender, o que de fato é o mais importante.

Diz a História que a foi em final de 1941, que Chico Xavier enviou a Federação Espírita do Brasil, os primeiros relatos da cidade espiritual Nosso Lar, em uma reunião na sede da FEB, ficou determinado que este tema, era forte para ir a público em 1942.


No ano de 1943, novos escritos do espírito de André Luis contando da cidade espiritual, e gerando a obra primária e em face ao sucesso das obras do médium, o conselho editor da Federação resolveu publicar Nosso Lar, com a observação, ignorada tantos por radicais, como por seguidores de Chico Xavier.
Dizia na capa original, ROMANCE, e tratava os relatos como tal para aqueles tempos, somente nos anos 80, a palavra romance foi tirada da capa, e a obra passou a ser tratada como uma psicografia que falava de uma cidade que recebia espíritos, após sua morte, necessariamente não só pessoas boas, mas de bom coração, que ou foram direto ou foram resgatadas aquela situação do plano.

O que precisamos aceitar, e confesso que eu mesmo sou critico de pontos da obra, é que os revisores de 1943, podem ter tirado ou colocado coisas que não estavam, e que o próprio Chico, não via nisto problema, pois o que interessa era que o conteúdo do aviso de André Luis estava sendo publicado.

A Obra foi adulterada ? não posso afirmar, acredito que ela foi pelos revisores digamos "perfumada", de forma que o público de 1944 a aceitasse sem muitas críticas ou gozações.


André Luís é um espírito diferente, conhecido como o repórter do Além, o ex médico, tinha ânsia naqueles tempos de informar, algumas coisas hoje passados tantos anos, vemos que faltou digamos, mais informações, mais explicações.

Partindo do princípio que tudo na vida é disciplina, e que na espiritualidade já fomos informados que também assim ocorre devemos meditar nos pontos mais criticados da obra.

Lemos temas que vamos alinhar e comentar com as senhoras e com os senhores.


- Alimentação (para que se depois de morto somos espíritos ?) - Aqui anos depois pesquisadores nos dizem que na verdade a água, a sopa, as frutas, são digamos plasmadas, na verdade uma ilusão ao espírito, que viveu na terra anos, com o rito alimentar, de bebida, e que a chegar um novo lugar, até que tivesse domínio do que era o espírito mesmo, ainda precisava ser iludido para aceitar sua transição.

Está certo iludir ? aqui a ilusão é para acalmar, para não gerar termos que no Mundo espiritual é uma ilusão, como loucura, descontrole, crises de agressão, transições são feitas de forma complexa, e claro que na morte isto também ocorre.




- Corpos feridos e sangrando, como se não haviam corpos ? (devemos lembrar que aqueles que morreram em uma guerra, acidente, gravam no momento de sua passagem as cenas finais que participam, e levam em sua memória, passada e vivida também pelo espirito, então seria lógico que ao acordar no mundo dos mortos a imagem prosseguia para que ele fizesse a transição.)




- Ministério do sexo e desejos ? ( O sexo na terra tem a função de manter a espécie, seu prosseguimento em espíritos que pensam ainda ter as mesmas condições criam delírios, neles e em pessoas que são obsediadas pelo excesso) o tal ministério dava um tratamento para espíritos que viveram como sexolatras, pessoas viciadas em sexo, ou de forma profissional, ou fizeram da luxuria sua forma de vida, de tormento em nosso planeta terra, claro que ao chegar no plano precisariam de um tratamento diferenciado.




- Espíritos de cachorros e animais, para alguns isto foi que mais incomodou, porém se para muitos os animais não possuem espírito, para Chico Xavier, e nas informações do espíritos que lhe cercavam, possue, notório hoje alguns quererem dizer que não, mas, se temos encarnações em corpos menos evolutivos que o nosso porque não nossos animais terem espírito, e lá estarem ? este tema ainda perturba a muitos, eu pessoalmente acredito que alguns espíritos, que se usaram de animais possam numa estação como Nosso Lar estar lá, se são espíritos, ou imagens para acalmar e dar a nós a imagem de um lugar, em paz, com sentido de vida, isto pouco importa aqui e agora, pois saberemos primeiro depois de morrer, segundo se chegarmos a um lugar como nosso Lar.

Agora podemos tirar das pessoas o direito de desejar Nosso Lar ? podemos tirar das pessoas, a esperança de rever amores, pais, filhos num lugar lindo e calmo como aquele ?

Penso que não, fazem dois anos que penso em escrever este texto, toda vez leio críticas a Nosso Lar, que deveria ser melhor estudado.

Existem coisas que eu mesmo sou contra, a questão da fundação com Portugueses, e Indios, atinge qualquer pessoa com um pouco de inteligência em estudos, só que quem colocou isto lá? André Luis? Chico Xavier? ou os redatores contratados pela Federação Espírita para dar a obra um pouco mais do que chamavam normalidade.? Nunca saberemos.

A Obra está adulterada? Eu não posso afirmar, acredito que ela foi modificada, por interesses,  que seu originais de verdade estejam escondidos, como tudo que foi feito em um tempo que o comando da Igreja Católica em tudo, impedia fatos de serem divulgados que fossem contra a doutrina católica.


O que faremos, não existe Nosso Lar?

Isto quem vai responder é você.


Dizem grandes pesquisadores que para onde você vai após a morte é plasmado, desejado por você, se é uma cidade espiritual como aquela que deseja, não esquente a cabeça agora, com verdades ou mentiras do texto, ou acomodações, pense, e plasme onde quer ir, quem quer ver após sua morte, se Nosso Lar lhe conforta, siga nesta direção.

Não posso, e acredito que ninguém possa tirar a esperança de ninguém, os sonhos de ninguém, mesmo que estejam sem lógica, e por isto resolvi escrever.

Quanto mais vejo pessoas que estão condenadas pelo câncer, ou doentes, ou na fila dos hospitais, e converso sobre a morte, centenas já me falaram de Nosso Lar, estive nos corredores de Hospital por dois anos em tratamento e cirurgias, conheci muitos terminais, estive num quarto que éramos 08, e apenas 06 voltaram para casa, o que devo dizer? Não existe porque Kardec não falou, ou siga seu coração, faça o que lhe conforta, o que Deus lhe permite acreditar.




Meu amigo Paschoal Nunes me disse que para falar de Chico Xavier, somente quem viveu com ele, e Paschoal sempre teve credibilidade no meio espírito, esteve algumas vezes com Chico, e reafirmava em suas aulas, para falar de Chico só quem viveu  com os espíritos que com ele viviam podem falar, Chico Xavier não é para muitos não.

Este escritor, estive com ele 03 vezes, uma delas numa conversa que não posso relatar., outra em Uberaba com meu pai que foi entrevista-lo, e outra em Araras. Chico Xavier, não era santo, não era estrela, fez escolhas certas e erradas como qualquer homem, nos assuntos da Terra, como médium foi além, como espírita, e como homem de caridade fez obras que ainda serão faladas daqui pelo menos mais 70 anos.


Meu amigo Nubor Orlando Facure viveu 50 anos com Chico Xavier, conversou com os espíritos de André Luiz e Emmanuel , se pudesse publicar tudo que sei, talvez muitos pesquisadores largassem de criticar Chico Xavier, e passasse a estuda-lo mais, o que houve em Uberaba, foi além da imaginação, além da verdade da Terra, então, se Nosso Lar existe ou não, quem quiser escolher escolha, a vida é feita de escolhas, faça a sua.


Chico Xavier e André Luis, nos deram um canal para pensarmos, a escolha é sua, na questão cidade espiritual, temos grandes escritores, que não falam, temos outros que criticam, devemos refletir, na oportunidade que cada um de nós possui de pensar, e seguir para onde queremos ir sem sermos influenciados.




Para mim, NOSSO LAR É PRECISO,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário