sexta-feira, 3 de março de 2017

NOSSO CAMINHO NA VIDA - POR DAVID CHINAGLIA












Em todos os momentos da nossa vida no planeta terra podemos modificar nossa situação, Kardec disse que a regra do bem e do mal é a reciprocidade e a soliedaridade e não pode ser aplicada a conduta pessoal do homem ou da mulher para consigo mesmo.

Pois bem sempre teremos bons e maus momentos, na vida podemos sempre superar os bons pedindo para que eles fiquem, mas certamente os senhores e as senhoras que estão me lendo sabem que estes lindos momentos passam, e momentos complexos, de dúvidas, incertezas surgem, mares bravios como aprendi surgem de repente em nossa jornada, e neste momento devemos ter firmeza no leme na nossa nau, da nau da vida.









Claro que sejamos espíritas ou não, tenhamos fé ou não, quando a onda é alta demais, sentimos, pedimos preces, vamos mais aos centros, nos lembramos do evangelho, o corpo cede, temos doenças, insônia, e nos esquecemos de Deus.

Quando Jesus disse ; "vede o que quereríes que vos fizessem ou não" estabeleceu o tratado de vida para todos nós, muitos dos revezes que passamos já fizemos outros passar, de uma forma ou de outra.

Portanto agir em família, em sociedade, como queremos que façam conosco determina os momentos duros, e os mais facéis.

Claro que a Lei Natural e a Lei de Deus, única e necessária para o ser humano, quando nos afastamos dos ensinamentos sejam de Jesus, dos antigos, de Kardec, dos espíritos temos problemas.










Deus ou espíritos superiores não ficam jogando vídeo game como falo determinando em nossa jornada o que faremos, nem tomando vinho, aliás o grande segredo dos espíritos superiores é deixar viver, deixar escolher, e serão nossas escolhas que farão o todo de nossa vida.

Não temos encarnações involutiva ou seja, se fostes rei, não será mendigo, se tem alguma cultura, virá com mais, raramente voltará a terra em condições piores da que se encontra hoje.

Se esta é nossa melhor encarnação faça agora meu caro leitor uma reflexão: "então o que eu era na passada?" e será assim que entenderá que sua hora é agora, seu melhor momento é agora, procure perdoar, carregar fardos pesados por coisas da Terra não é bom, não nos ajudará.





Precisamos rever conceitos todos os dias, olhar mais a esposa, a companheira ou companheiro, a postura dos amigos, deixar de condenar passado, as vezes a pessoa errou e hoje sabe como se conduzir, é necessário abrir dialogo e buscar dar oportunidades seja no meio familiar ou no meio social.

Uma filha que fica sem falar com o pai, será o pai o maior punido? claro que não ela está a se punir, e certamente quando ele desencarnar irá sofrer muito mais, pois terá perdido a oportunidade de perdoa-lo em vida.

Lembre-se o que disse Jesus, "reconcilia-te enquanto estás a caminho" depois o fardo poderá ficar pesado, certamente uma nova encarnação, se todas as pessoas soubessem que cada ato, seja de amor, amizade, paternal, ou filial pode transpor as barreiras da outra dimensão, pensariam mais antes de xingar, ofender, ou tratar da situação A,B,C ou D, com simplismos moralistas.

Sim nós podemos ser felizes, em tudo, como pais, filhos, cônjuges, porém será necessário estarmos bem como pessoa, e praticando atos que gerem boas condições.

Na Terra se fala muito no dinheiro, no bem estar financeiro e material, pouco se faz para mudar os erros espirituais, ainda como encarnados.

Ficamos muito preocupado com o futuro, lembrando do passado e nos esquecemos do dia de hoje, é para isto que o espiritismo te convida para viver o dia de hoje, trabalhar conosco, para si e para seus amigos ou familiares, da forma que puder, nem mais nem menos.

Traçar uma forma de ajudar, escrevendo, falando, consolando, divulgando, orando, porém o importante é fazer alguma coisa.

Fora isto procurar sempre cuidar de nossas palavras, pensamentos, cuidar mais do que está em volta de nós, para nos mantermos bem, a frente dos problemas, ou dificuldades sejam materiais ou espirituais.

Falar até papagaio falar, pentear o macaco alheio é fácil, aprendi com uma moça que conheci, que dizia quando o problema não era dela "este macaco não é meu não vou pentear", é melhor forma de olharmos só para nós, já temos tanto que corrigir em nós, que devemos parar de olhar a vida alheia.

Ninguém aqui é fiscal de Deus nem dono da verdade, é hora de olharmos para nós, cuidarmos de nós, de nossas falas, e atitudes.



Um amigo me disse que a vida é disciplina, é fácil colocar a disciplina estando com dinheiro e uma vida confortável, porém é fácil também colocar disciplina quando os mares estão bravios,. o caminho pode ser florido sempre, e boas estradas.

Falar não a nós mesmos, é uma luta diária, são nossas falas, sobretudo nossas atitudes que conseguiremos voltar mais vezes aos tempos felizes.

Orai e Vigiai, e perdoar 70 vezes 7 disse o amigo e mestre Jesus, quem sou eu, melhor quem somos nós para mudarmos o caminho da verdade?

Em frente pois em o Livro dos Espíritos encontramos as respostas que precisamos, em nossa mente nossas escolhas, e o travesseiro ainda continua sendo nosso melhor juiz, Deus? não se preocupe ele tem coisas mais importantes a fazer do que definir sua vida, esta é sua, sua escolha, e por ele digo, lute, acredite, confie, e no final tudo dará certo,.


David Chinaglia,59, espírita, escritor, palestrante, divulgador da doutrina espírita de acordo a codificação de Allan Kardec, é editor deste blog onde colabora semanalmente, davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário