1 –
A Bíblia é a palavra
de Deus ?
É a palavra
dos homens , eventualmente
sob inspiração
de Espíritos Superiores ,
que orientavam em
nome de Deus .
2 –
E a legislação mosaica?
Moisés
legislou para o seu tempo .
Os 613 mandamentos que ele atribuiu a
Deus, 248 positivos , o que fazer , e 365 negativos , o que
não fazer ,
dizem respeito às disciplinas
que ele impunha ao povo judeu. Digamos que há ali algo
do Céu e muito da Terra, algo de divino
e muito de humano. Além do mais , Moisés não
conseguiu superar seus
próprios condicionamentos. Agia com braço de ferro , determinando sentenças
de morte até para quem
desrespeitasse a proibição de trabalhar
no sábado , contrariando o não matarás, da Tábua
da Lei (Dt, 5:17), que ele mesmo
redigira.
3 – No
livro Gênesis está a história
da Criação . Até
que ponto
podemos considerar o que
ali vai relatado como
expressão da realidade ?
Trata-se
de uma fantasia , uma bela história
da carochinha. Um dos equívocos lamentáveis da teologia
medieval foi eleger a experiência do povo
judeu , retratada no Velho
Testamento , com
todas as suas mitologias
e fantasias , como
berço da Humanidade. Milênios antes
da cultura judaica
tivemos inúmeras outras, destacando-se a China, a Índia ,
o Egito, a Babilônia… Qualquer delas poderia , com mais propriedade ,
até por
direito de antiguidade , ser
situada como o princípio
da história humana .
4 – Moisés
se destaca no Velho Testamento ,
tanto quanto
Jesus, no Novo Testamento ,
como as figuras
principais . Que
importância o Espiritismo
atribui a ambos ?
Moisés falou para um povo , para uma época . Jesus falou para a Humanidade , para todos os tempos . A revelação
de Jesus tem um caráter
universalista e perene ,
porquanto , sendo o mais
perfeito Espírito
que já
transitou pela Terra ,
como destaca a questão
625, de O Livro dos Espíritos , era
inspirado pelo Criador. Nesse aspecto podemos dizer que há em Jesus a palavra
de Deus .
5 – Jeová , o Deus
do Velho Testamento ,
é o mesmo Deus
proposto por Jesus?
São tão diferentes que
seria preciso renunciar
inteiramente ao bom
senso para imaginar que possam ser a mesma divindade . O Jeová de
Moisés é um deus
mitológico, violento e cruel , que se
vinga até a quarta
geração daqueles que
o ofendem, e determina que os judeus , em terra inimiga , passem
a fio de espada
tudo o que
tem fôlego , envolvendo seres humanos , aves , peixes , animais … O Deus
revelado por Jesus é o pai de amor e misericórdia , que
trabalha incessantemente
pela felicidade
de seus filhos ;
que festeja
o filho pródigo
que retorna ,
e recomenda que jamais
nos envolvamos com
a violência , ou
respondamos ao mal com
o mal .
6 – O
que você
considera mais importante ,
no Velho Testamento ?
A
Tábua dos Dez
Mandamentos, que expurgada da ingerência
do próprio Moisés, resume o que
não devemos fazer
– não matar ,
não roubar ,
não mentir , não trair , não cobiçar… Temos aí ,
em síntese ,
a Revelação da Justiça ,
a demonstrar que
nossos direitos
terminam onde começam os direitos do próximo .
7 – Qual a postura
de Jesus em relação
ao Velho Testamento ?
Jesus
revogou o que era
de caráter humano ,
e ratificou o que era
de inspiração superior. Quando
inicia suas observações
dizendo tendes ouvido o que foi dito
aos antigos, está se referindo a Moisés. E quando
afirma: eu porém , vos digo, está modificando a legislação
mosaica para
uma visão de caráter
universalista e perene .
8 – Considerada
essa postura de Jesus, o que ele destaca
no Velho Testamento ?
O
amor a Deus
acima de todas as coisas ,
registrado em Deuteronômio (6:5) e ao próximo
como a nós
mesmos , em
Levítico (19:18).
Quando o Mestre proclama
que ali
estão a Lei e os Profetas ,
deixa bem claro que os dois mandamentos
sintetizam o que de melhor
há no Velho Testamento .
E cultivando o amor fatalmente
observaremos a justiça preconizada nos
Dez Mandamentos, porquanto o amor , como
destaca Paulo (1Co, 13:4-6),…é paciente
e benigno . Não
inveja , não
se vangloria, não se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente , não
busca os seus
próprios interesses ,
não se irrita, não
suspeita mal. Não se alegra com a injustiça , mas
se regozija com
a verdade.
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