terça-feira, 28 de maio de 2013

LEITURAS ESPÍRITAS - HORA DE RESGATAR


Estimados amigos da jornada espírita, amigos de vida no planeta Terra, estamos vivendo um momento bastante complicado dentro da doutrina codificada por Allan Kardec.

O Espiritismo, vem sendo fortemente atacado por outras religiões, quero lembrar que o objetivo do Sr. Kardec não era o de fundar uma Igreja, foram pesquisas, entrevistas, jamais em nenhum momento tratou a doutrina como uma religião, e sim uma ciência.

Kardec procurou dar uma referencia de apoio a existência da vida, e de Deus, já em 1854 quando ele já falava sobre o assunto, havia uma sociedade rachada entre os poderes, Católicos e Evangélicos da época.

Sabedor disto, o codificador, procurou dar uma outra visão, aos interessados da vida além da vida, e no porque estamos neste planeta, claro que ele sabia da necessidade do "divino" na mente das pessoas, e por isto falando com os espíritos, deu uma versão do Evangelho, aos olhos dos companheiros da outra dimensão.

Estamos sendo bombardeados por pessoas que não conhecem Kardec, alguns até, por falta de cultura, espíritas mesmo, que pretendem reescrever algo, ou serem além da capacidade e vir tentar dar continuidade a uma obra que ainda não foi entendida.

Se tivesse sido entendido, dentro do Espiritismo não veríamos dirigentes espíritas, médiuns, seguidores desta amada doutrina em dúvida, com relação que formato dar a sua casa espírita, e como viver sua fé.

Não podemos ter dogmas, aliás Kardec deixou isto bem claro em sua conversa com os imortais, foi para quem pesquisa, uma exigência dos espíritos, ou seja, que Deus não queria Dogmas.

Todos os dias somos recebedores de Livros, filmes e documentários falando de Espiritismo, nos livros sobretudo, falta a cada dia conteúdo.
O espiritismo como todas as doutrinas e até mesmo as religiões, ocorreram divisões, políticas, tanto que os conceitos doutrinários no Brasil são diferentes dos mesmos conceitos na França, no entanto não podemos perder a essência.
No Brasil desde Bezerra de Menezes, a doutrina fez uma política social, educativa pessoal, e vemos muitas distorções no que de fato pretendia nosso codificador.

Não temos papas, não temos pastores, lemos autores, psicografias desde que autenticadas, por vários médiuns e temos que tomar cuidado, sim, porque neste crescimento, como nas evoluções evangélicas, ou mesmo de entendimento no caso dos católicos, surgiram informações e visões erradas.

Citei em minha página do Facebook, que inúmeras pessoas estão tentando achar soluções aqui neste planeta, se esquecendo de uma regra básica, raros são os que aqui estão pela primeira vez.
Nossa proposta é de ensinamento, de entendimento do processo ação e reação, causa e efeito, estudos do corpo espiritual, e não satisfações, de gozo de vida, curas, milagres, desta vida.

Porque vivemos o ódio, a inveja? a raiva, o orgulho, a gula, os desvios sexuais, enfim porque sendo filhos de Deus único, criador, competente, temos ainda falhas grosseiros como antigamente, ou seja, a mais de 2 mil anos.

É preciso que todo espírita saiba o que está lendo, quem foi, Kardec, quem foram seus mais leais seguidores, como e o que aprenderam, quais as regras, para os médiuns, dirigentes, enfim todos.
Para a evolução doutrinária, e manutenção da fé, não adianta sair lendo romances espíritas, que não traduzem o que de fato querem nossos irmãos do plano espiritual.

É preciso entender nossa história, não a do espiritismo, mas a nossa como ser humano, porque nos tornamos humanos?, de onde vem nosso espírito, o que estamos fazendo aqui, o porque dos sofrimentos., e sobretudo como melhorar.

Por mais respeito que tenha a um pastor, que diz que recebe um "anjo" e faz curas, e afasta maus espíritos, isto não quer dizer que ele não seja médium, a nomenclatura "anjo" ou "espírito de luz" vai do entendimento de cada um, então se sentir bem dentro de uma igreja, mais do que num centro, é questão de fé, e não de religião, como disse a uma amada amiga.

Eu garanto aos irmãos espíritas que todos onde estão estiveram em dúvida nesta doutrina, claro, qual católico não teve? qual Evangélico não? somos humanos, e não escolhidos, e isto é algo que precisa ficar bem claro.

Um dia voltaremos a ser espíritos, nesta data, avançaremos ou retornaremos até que aprendamos, portanto não podemos viver uma disputa, que na verdade é um problema de ego, e conhecimento nosso.
Somos vítimas de nossos pensamentos negativos, logo atraímos coisas negativas, quando podemos olhar somente no foco positivo, e olhando positivamente, claro que  só coisas positivas acontecerão.

Ao pastor, ao Padre, ao médium, ao dirigente espírita, cada qual na sua missão, não cabe debater quem está certo ou errado, apenas caminhos diferentes, em ambos um componente é importante, a fé.
Não podemos ser comparados, com crenças que não traduzem o que é o Espiritismo.

Nossas músicas são poucas, não são de louvores, são de amor, são de animo a fé, quando ouvimos músicas de louvor, como nas igrejas, estamos mexendo com a mente e com nosso lado emocional. Nosso foco, não é agir como a medicação Rivotril ou qualquer outro calmante, é de aceitação, entendimento, calma, ponderação, ciência, informação, e base de conhecimento, tudo isto  sem ativismos religiosos ou apego, seguirmos o que disse o mestre Jesus, o que orientou o amado Deus.

No espiritismo a importância do espírito de Maria é outra em relação ao catolicismo.
E como em sua maioria todos vieram da Igreja Católica, esta politica de exaltação a Maria não é da doutrina, e precisamos acordar para isto.
Maria, é vista apenas como um espírito de luz, que teve uma missão de gerar o corpo que iria receber o mensageiro Jesus,  cuidar, educar, nem mais nem menos, e ter atitudes morais condizentes com esta função naquele tempo.

No pós, Maria foi elevada, aprendeu, e trabalha dentro da faixa de proteção da Terra, mas na mesma capacidade de outros espíritos.
Não nos cabe, como fazem esta adoração a ela, isto pertence a Igreja Católica, e não condiz com um espírita que deve apenas respeita-la e aceitar na sua forma.

Tudo tem um tempo e um porque, orações espíritas possuem outro cunho do que o de adoração, a prece da Ave Maria, linda e maravilhosa, para alguns não tem nada a ver com o espiritismo, já disse que usa-la em centros não ajuda em nada.
Lembro que é uma prece também de pedimento, feita por um papa, as preces espíritas tem outro foco, ou seja, AGRADECIMENTO, aceitação, resignação e auxílio se permitido for.

Nada contra a Ave Maria, da mesma forma que não cabe a um dirigente usa-la não cabe, noutra situação GRITAR, com espíritos, mandar ele embora.

Porque primeiro ele não vai, o espírito que se afasta, é sob argumentos, não medo, e aceita o pedido, não pelo dirigente em si, mas pelos argumentos dele, e dos dirigentes espirituais que estão ao lado dele no momento de uma sessão.

Estamos tratando de espíritos na faixa da Terra, e nunca de espíritos superiores, raros são os centros no Brasil, que receberam mensagens de alta envergadura, ao contrario do que pensam milhões, e agora uso como exemplo,  EMMANUEL, era um espírito de luz, mas não fazia parte do alto comando, era apenas alguém mais esclarecido, que tinha uma missão, tanto que existem informações da sua reencarnação, algo que agora não é importante.

Da mesma forma, outros espíritos, que passaram por aqui, o mesmo podemos dizer de ANDRÉ LUIS, ou seja não temos Santos, não temos anjos.
A doutrina não tem falando conosco ninguém do alto comando espiritual, apenas trabalhadores, que podem chegar perto do plano da Terra, e ajudar, seja no centro espírita, ou noutros locais, nesta hora vemos na casa evangélica ou na católica, pastores e padres com dons mediunicos, tudo uma questão de fé, e de como olhar, de novo precisamos ver o que lemos.

Sinto se estão decepcionados, mas nem mesmo o espírito Santo, que nada mais é que um espírito de alta grandeza que acompanhou Jesus e serviu a Deus, está andando de Igreja em Igreja fazendo milagres.

O que temos são espíritos mais entendidos na camada da Terra, onde estamos nós, logo por favor, parem de querer da doutrina uma Igreja, com ritos, músicas, "sai capeta", lindas histórias de amor, aqui a função é ensinar, a termos MORAL, CARÁTER, conduta.

Sim falamos da vida além da vida, como fonte de referência, não como objetivo, nenhum espírita quer morrer para conhecer o paraíso, todos querem aprender, para vive-lo primeiro aqui, depois lá, e novamente aqui, nascer, viver, morrer, tantas vezes quantas forem necessárias.
Tudo até termos conhecimento, nos elevarmos e sairmos para um plano espiritual mais leve, ai sim próximos a Jesus e a Deus, no entanto,  antes de entendermos como funciona o sistema complexo, não iremos.

E agora, bem vamos estudar?, vamos ler, vamos colocar atitudes em prática, é HORA DE RESGATAR, neste momento fraco da literatura espírita, os grandes mensageiros do passado, tem muita porcaria nas bancas espíritas.
Precisamos deixar os livros sem nexo, sem fim, sem porque, misturando igreja, com Espiritismo, precisamos ir nas raizes e buscar obras verdadeiras, estudar, estudar, e estudar, até aprender, esta é a parte da Lei, para isto vos convido a obras de companheiros de Kardec, no antes, no durante, e depois de sua morte, como Gabriel Dellane.


Obras como esta de Gabriel Dellane, que tinha uma visão clara do Espiritismo, do mundo que vivemos, e do  outro mundo, que falam sobre o Fenomeno Espírita.

Você sabe quem foi Dellane? abaixo da foto uma mini biografia.

Quem foi? François-Marie Gabriel Delanne (ParisFrança23 de Março de 1857 - 15 de Fevereiro de1926) foi um engenheiro elétrico francês importante defensor da cientificidade do Espiritismo durante a transição do século XIX para o século XX.O seu pai, Alexandre Delanne, era espírita e amigo íntimo de Allan Kardec, e a sua mãe,médium, colaborou na Codificação1 . Graduou-se em Engenharia1 .
Fundou a União Espírita Francesa, em 1882, e o jornal Le spiritisme, no mesmo ano. Ao lado do filósofo Léon Denis, foi um importante divulgador das ideias espíritas nessa época. Fez conferência por toda a Europa, inclusive na abertura do "I Congresso Espírita e Espiritualista", que ocorreu em 1890.
Compreendendo que o perispírito estava no centro dos fenômenos espíritas, procurou distinguir mediunismo de animismo.
Auxiliou Charles Robert Richet, criador da metapsíquica, em suas pesquisas com a médium Marthe Béraud.
Em 1896 fundou a Revista Científica e Moral de Espiritismo, que por muitos anos levou a público artigos científicos e filosóficos sobre a temática espírita.


Outra boa obra é o Fenomeno Espírita, e fora Gabriel podemos também achar outro grande amigo de Allan Kardec lido por poucos como o nossa fantástico e amado Léon Denis.

Léon Denis (Foug1 de janeiro de 1846 - Tours12 de Abril de 1927) foi um filósofoespírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.
Indico obras como estas que aqui estão são importantes para a compreensão da doutrina espírita:

Poderia ficar horas e linhas sugerindo aos senhores obras para serem estudadas que estão abandonadas em Bibliotecas, em favor de um "besteirol sem porque" para vender obras que nem para novela mexicana serve.
No entanto os senhores entenderam que nossa amada doutrina conforta, alegra, resolve, porém como uma escola ou faculdade no nosso caso é preciso ler muito, estudar muito para chegarmos ao ponto de equilibrio na Terra.
Então senhores espíritas, depois de lerem estas obras, vejam a diferença entre ir a um centro espírita sério, tomar um passe, entender uma palestra, estudar Kardec, ou querer fazer milagres, curas, arrumar casamento, cantar e chorar, sem entender o que e porque isto ocorre, não existem vítimas dentro deste maravilhoso planeta.




Nada contra os católicos, nem tão pouco evangélicos milagrosos, nossa proposta é outra, muito além da imaginação, estamos nos preparando, para viver, muitos serão os chamados poucos os escolhidos, ou os senhores não viram ainda que para muitos o paraíso será aqui mesmo?
Só que quando mudarmos, o corpo, a mente, quando a leveza do nosso ser voltar, quando devolvermos o meio ambiente que destruímos, e quando pararmos de achar que DINHEIRO, poder, SEXO, traduzem a verdadeira felicidade.

Melhoremos nossas leituras, e compreensão para então seguirmos, aqueles que acham que a doutrina pouco dá, a não ser informes de como morrer bem, sigam as catedrais, templos, vivam a vida que querem.
Não o façam em casas espíritas, porém, não adianta, cantar, gritar, exigir felicidade, pois somente mediante a ATITUDE de cada um para consigo mesmo, e para com o próximo, é que estaremos fazendo parte do sistema.

HORA DE MELHORAR NOSSAS LEITURAS, AS VEZES REPETIR DE ANO FAZ BEM, para alguns espíritas digo uns 80% melhor é retornar a base, reestudando obras iniciais, para dai sim entender o estágio em que já estamos, DOUTRINA ESPÍRITA MUITO ALÉM DE UMA RELIGIÃO, ANTES DE CHEGAR A DEUS, VOCE PRECISA EVOLUIR, PARA TER ESTE DIREITO, NA VERDADE, MERECE-LO.

LUZ E PAZ.

David Guilherme, 55, radialista, pesquisador espírita,
divulgador da doutrina nas bases do codificador Kardec,
@David Chinaglia (twitter)
Espiritismo Piracicaba(Facebook)
David Chinaglia (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário