quinta-feira, 5 de março de 2020

FAMÍLIAS A CAMINHO DA DESTRUIÇÃO - POR DAVID CHINAGLIA







Estimados amigos de jornada no planeta Terra, em tempos de muitas diversidades, vemos vários ataques, a mais antiga instituição que une os seres humanos para o bem e o amor, á família.

Dizia a música do padre Zezinho, que nenhuma família termine por falta de amor, que nenhuma FAMÍLIA, ninguém os obrigue a viver sem um horizonte, que uma família comece e termine sabendo onde vai.

A liberdade ao meu ver, em excesso, a diversidade social, o nascer de "novos sexos" que na origem da humanidade e nos livros da vida e religiosos, nunca lemos ou aprendemos, fizeram muita coisa mudar.

Porém não é só este delicado tema que tem rompido famílias, ou mesmo destruindo lares,  a saída do homem da casa, por vários motivos, ou morais, ou de escolha, ou mesmo pela mulher ter nos últimos 30 anos, assumido tarefas que eram dele, e não dela, deram a família outra roupagem.

Faz tempo que muitas delas não conseguem carregar no ombro a graça de um pai, ao pedirmos a Deus que abençoe as famílias, estamos vendo uma certeza, gostem não algumas, que se acham Deusas, só por criar filho sem pai.
Concordo que alguns pais, não servem para muita coisa, mas, falamos de exceções, e não de regra.





Muitas famílias, eu diria que 40% delas perderam o endereço de Deus, não consigo ver uma família sem fé, sem Deus, não importa, que crença sigam, seja católica, evangélica ou espírita.

A muito tempo, a questão também é seguida de um, porquê ?
Certamente não estamos amando como Jesus amou, não estamos vivendo como Jesus vivia, e nem como ele sentia, e porque isto? porque perdemos a fé, claro que não todos, perdemos a referência, do que é certo ou errado, muitos de nós perderam a moral, em nome do dinheiro, a ética, o que desejamos ensinar de certo e errado.

Algumas mães, deixaram de obrigar seus filhos ou de indicar a seus filhos, irem a igreja, carregando a bandeira de : "minha mãe me obrigava, eu deixarei eles livres."
Isto ao meu ver é como deixar uma criança na creche, sem saber quem cuida, e depois reclamar das cenas que vimos ontem na TV, de cuidadoras, jogando criança no chão.
Diria que uma casa sem religião, sem fé, sem uma crença se torna um ser humano jogado ao relento, sobretudo nos tempos onde a existência de Cristo é contestada, a de Deus mais ainda, pergunte a um jovem se ele acredita em Deus e verá a marca de 56% , dizem que não.


Quando um pai, uma mãe não conseguem passar a frente os ensinamentos que juntos aprenderam e uma crença, formam filhos alienados, e netos perdidos em suas escolhas, na maioria das vezes.
Sim, tenho visto, nestes 18% de ateus, boas pessoas, e boas formações, mas, num universo, de 4 bilhões de pessoas, das quase 8 bilhões do planeta, que acreditam em Deus, digamos que 290 mil pessoas que não acreditam é um numero pequeno, nos demais números, vemos outras crenças, outros Deuses,.

Hoje no Brasil o suicídio atinge pelo menos duas pessoas por dia, e uma delas tem menos de 20 anos, e na maioria dos casos que você pesquisar, verá que a família estava quebrada, desunida, e sem Deus, ou com um Deus social, onde na verdade, o dinheiro, o luxo e a riqueza fazendo a diferença e não os valores morais, éticos e religiosos.

Hoje vemos na televisão, jovens ensinando jovens a usar droga, fazer sexo de forma contumaz, sexo amigo, sexo de passeio, sexo por sexo, sem escolhas, homens com homens, mulheres com mulheres, sexo sem amor, sexo a granel, sem uma referência moral, seja no sexo ou seja em uso de drogas.

Para não colocar na TV somente a culpa, o que já não é mais, hoje apenas 33% da população, assisti TV Aberta.
Vemos as redes sociais, onde mães também da velha guarda, passam a ter casos amorosos virtuais, para sustentar uma relação falida, mas de interesses, porque largar uma família é mais fácil quando não se tem dinheiro envolvido.





Não estou sendo juiz de ninguém, até porque, temos que repensar o que estamos fazendo, e tudo que não nos interessa é a vida social em paz, com fé, afinal se com Deus, anda difícil habitar o planeta, imagine sem ele.

Tudo que estamos vendo neste momento de SOS a família Brasileira, tudo rigorosamente, está na ausência de Deus, e ou da fé, repito e claro, da falta de respeito e comprometimento entre os seus.

O ser humano de forma Mundial, não conseguiu se liberar de comandos, fardos do orgulho, da vaidade, e quando carregamos uma cruz, choramos, e esquecemos que o principio da fé, é que Deus e leia Deus como criador, então podemos chamar o Universo de Deus, e assim digo que perdemos a fé no Universo, no tudo além.

Se Deus nos trouxe aqui para aliviar nosso sofrimento, porque seguimos sofrendo? Porque boa parte de nós não quer mais saber de Deus, nem de fé, nem de amor, somente de si mesmo.

Quantos de nós, vemos almoço de família ocorrendo com celulares a mesa, passeios na praia, ou em shoppings, onde na verdade domina o aparelho celular, as fotos, selfies, e outros bichos.
Nestes passeios quando as famílias viviam seus momentos únicos, e agora acabam sendo substituídos, pelos tais celulares,amigos fora de hora, computadores, encontros digitais, e fotos para informar os amigos, onde estamos, o que estamos fazendo, mostrando a terceiros, o que podemos ou não pagar, ou informando a sociedade nossos desejos.

Outro dia um jovem no Twitter teve o dom de publicar uma foto no banheiro enquanto aguardava para almoçar com os pais? pode ?

E isto tem acabado com a família ? 
Sim passe pelo Twitter e veja filhos em castigo, xingando o pai, ou a mãe, porque ou não recebeu dinheiro ou foi punido, alguns chegam a gritar, morra pai, morra mãe, e vemos coisas na internet que vão além da compreensão, vemos a família ruindo.

Foi somente falta de Deus ? não, foi falta de disciplina, de ordem, de ensinamento, e o excesso de liberdade moral que se deu a sociedade como um todo, de EDUCAÇÃO.

Porém uma verdade única, só a TV e as redes sociais, não permite dizimar a família.
Foi então, que o mal  resolveu adulterar a ordem natural das coisas, famílias sem ordem, sem comando, sem pai, sem avô, as vezes sem mãe, portanto, sem disciplina, o resultado só pode ser um, bagunça, balbúrdia moral,.

Falo sempre que não existe disciplina, vira bagunça, falta de respeito, e dá no que tem dado, 

Em duas gerações veremos as famílias dizimadas, bastam vermos o que estão ocorrendo com datas da família, Natal, Páscoa, aniversários dos pais, e muitas outras.

Dirão alguns, ainda uma minoria:
 " fui criada pela minha mãe que foi pai também", sim, mas, em 90% destes casos, mesmo com defeitos existem um avô ou avós.

Da mesma forma que casas sem mãe são tocadas por pai, com avós, ou boas madrastas(sim elas existem,rs...um pouco de humor).

Porque a família está então, não importa o formato, terminando.?

Acabando com hábitos tradicionais, acabamos com a família, algumas casas o pai e agora a mãe, são aceitos pelo dinheiro que geram ou trazem, e assim vamos destruindo a família.

É certo que com dois anos de vida, nenhum ser humano sai de casa, porque estes que estão atacando a instituição família, ainda tem um grave problema, antes dos 15 anos, não possuem poder para sair de casa, e dependem do pai e ou da mãe, para depois virar um terrorista social, ou dono do que acha que é certo, em nome da liberdade social, e outras.


Como resolver a questão ?

Bem isto é muito pessoal, porém uma coisa é certa se tem atravessado problemas reconduza sua família a fé, a uma crença a Deus, este é o primeiro passo, depois volte a práticas antigas, mas, lembre, quem ensina é o primeiro a dar exemplo sobretudo de conduta.
sendo assim procure reconstruir sua família para que  não precise  chorar o fim dela depois.

Toda vez que estou a escrever, me lembro de meu professor Paschoal, professor de espiritismo, que dizia chame para ti sempre e procure sempre contar sua experiência, e por isto sempre encaixo uma história que vivi.

Tive o orgulho de ser papai vovô, sou até hoje, me lembro que minha neta gostava de alguns brinquedos, que pedia a "papai noel" e todos os anos eu encaminhava a cartinha de Noel, é algo importante, nunca tirar sonhos das crianças.

Crianças sobretudo com 3,4,5, anos, a base de alguns sonhos, manterão o encanto pela vida, e amor para não se matarem e não se entregarem a uma depressão, ou a um suicídio.

Certa vez quando Noel me deu a ordem para comprar o brinquedo pedido, estava na porta da loja em Piracicaba,  e duas crianças falavam em papai Noel, ao meu lado, chegou a mãe, com pressa, e disse,:
" que papai Noel, que nada, isto não existe quem paga sou eu, e vamos lá, escolher ir embora que em casa não tem esta palhaçada do Natal. "

Pode ser um sonho, mas como disse acima, o sonho é preciso, deixem as crianças sonharem.
Anos mais tarde, um destes meninos foi me pedir emprego, foi um acaso, era um ser humano ruim, sem amor, aos 17 anos, ele não sabia o que era o amor de família, porque a mãe que havia se separado do pai, levou por ódio pessoal dela a sociedade a acabar com tudo que fosse festejos de família, isto me foi contado pela criança, que agora homem comia um lanche comigo.

Seu pai vinha as vezes vê-lo, e Rodrigo se tornou um ser humano amargo, sua mãe lhe tirou a igreja, o centro depois, e disse que somente em casa, se Deus tiver que atender, atende, mas que eles trabalhassem porque Deus não manda dinheiro.,

De fato não manda, mas nos deixa apto, a receber não só o dinheiro, mas, tudo que possamos criar, e produzir, desde que estejamos em paz com ele.

O menino largou a faculdade, a última vez que soube dele, ainda era encarregado numa empresa de um amigo meu, amargo, brigava com todos, e hoje com 25 anos, segue solteiro, sem filhos, e falando contra a família, ausência de sonhos, de Deus e educação, a mãe só pensava em dinheiro.

A mãe casou com um Português que conheceu na internet, e foi morar em Portugal, e os dois filhos um anda pela vida, outro ainda preso aos ensinamentos da mãe, e tem seu futuro comprometido.

Então a culpa era do Natal ? não, da disciplina, da ordem familiar, de cumprir ritos sociais, familiares, que fazem o sonho permanecer, sonhando temos porque lutar, coisas normais, simples, ou singelas, acabam com o tempo, novos sonhos surgem, quando não perdemos a capacidade de sonhar.

Tudo tem um tempo, com 05 anos não mudaria nada a lenda de papai Noel, e manteria o sonho de uma noite de Natal, que acalanta a milhões.
Porém para algumas pessoas, Natal é hipocrisia, milhares passam fome, em 25 de Dezembro, sim é verdade, mas isto não é problema da sua família, é problema individual de cada um, de cada governo, e se em casa, existe vida, fartura, o Natal, deve ser festejado, e o sonho da lenda mantida.

A razão, para dar aos filhos o sorriso, o sentido do amor como ensinou Jesus, que aliás nesta data é o aniversariante, é sonhar.
Vejam que não disse para trocar o aniversariante, disse apenas para cumprir os sonhos de Natal.
Até porque se for estudar, verá que Jesus, se tudo aconteceu como diz a também lenda, porque cientificamente não provamos Jesus,...
bem,  provamos Jesus o conceito, o amor, e ele Jesus, sendo fato, nasceu em Abril e não em Dezembro, entre os dias 05 e 07, a data de 25/12 foi ao acaso, comercial, e de interesse, criada nos EUA no fim do século 18.

Voltando a base do texto, como comecei o texto com a música, de referência, que nenhuma família comece em qualquer de repente, que nunca termine por falta de amor, que o casal seja um para outro de corpo e de mente, e nada no Mundo separe um casal sonhador.




Claro que sabemos que existem filhas, filhos, netos, que não admitem estar errados, que ficam se falar um ano, dois, com seu pai, ou mãe, compreendo, o perdão tem que ser dado, aos filhos que enfrentam seus pais, sem dar a eles, oportunidade do perdão, e do entendimento, são tão cruéis como os pais que batem, gritam, ou são severos, adúlteros, que largam a família. Precisamos orar pelas famílias, e cada uma tem que resolver seus males, suas dores, antes que a morte leve um dos envolvidos.

Precisamos colocar Deus, Jesus, diálogo, com nossos filhos e netos, netas, logo lembre que é pela família que lutamos.
Lute, e mantenha a sua família, unidade, e nos preceitos de Deus.

O Espiritismo diz que cada um dos nossos participantes de família foram escolhidos por nós mesmos, dentro dela teremos até desafetos do passado, ex amor, ex tudo, para que possamos ajustar o que deixamos de fazer, então nem só de espíritos afins se faz uma família, por isto lute para manter, e ajustar o que o for.

Família , NADA É MAIS IMPORTANTE,


David Chinaglia, 62, jornalista, escritor, divulgador do espiritismo de acordo a codificação de Allan Kardec, é editor deste blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário