sábado, 3 de outubro de 2015

211 ANOS DE ALLAN KARDEC O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA


3 de Outubro, data significativa para a Doutrina Espírita Mundial, neste dia na cidade de Lyon,França, em 1804 nasceria o homem que mudou na era pós Jesus os conceitos de quem somos, de onde viemos e para onde vamos.,




Hippolyte Léon Denizard Rivail 



Durante sua vida se manteve fiel aos conceitos que iria adotar, foram 64 anos de vida no planeta terra, educador, autor e tradutor Frânces, se tornou discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, se tornando um dos pioneiros em pesquisa de fenomenos paranormais, foi notabilizado pela codificação e pela criação do nome DOUTRINA ESPÍRITA, dando sequência ao anúncio feito um dia por Jesus, conversou via médiuns com o espírito da verdade se tornando o maior dirigente espírita da história, fundou a mais influente revista espírita do planeta, A Revista Espírita.

Para escrever as obras espíritas, uma vez que em sua época 1853 quando começou as pesquisas as investigações eram condenadas pela Igreja Católica, INADEQUADAS, onde aliás Rivail, teve formação religiosa Familiar, adotou o pseudonimo Allan Kardec.

Deixou claro publicamente que o fazia para separar das obras e trabalhos pedagógicos que escreveu para a Educação da França, aliás até hoje são utilizados fundamentos do espírita com seu nome de batismo, Rivail.

Os Pais de Hippolyte eram de tradição na magistratura e na advocacia, Kardec (Rivail) desde jovem mostrou seu interesse no estudo das ciências e da filosofia sua família e amigos de seu pai conseguiram os estudos na famosa Escola de Pestalozzi no Castelo de Yverdon, na linda cidade Yverdon-les-bains na Suiça, que e um País de maioria Protestante se tornou um dos mais distintos alunos e ativo propagador de seu método que teve enorme influência no ensino da França e da Alemanha. Kardec aos 14 anos de idade dava aula aos colegas menos adiantados criando cursos gratuitos com 18 anos anos se tornou bacharel em Ciências e Letras.

Quando terminou os estudos o jovem Rivail de volta a França já eximio conhecedor da língua Alemã, traduziu para este idioma, diferentes obras de moral e de educação com destaque para as obras de François Fénelon, que sempre lhe chamou atenção.

Fora o Francês e o alemão, Kardec dominava o Inglês e o Holandês, assim como Italiano e Espanhol, foi membro de diversas sociedades acadêmica.
Era membro de diversas sociedades acadêmicas, entre elas o Instituto Histórico de Paris e a Academia Real de Arras; onde venceu vários concursos.

Em 06 de Fevereiro de 1832 casou-se com Amélie Gabrielle Boudet, antes disto em 1824, quando voltava á Paris, publicou um plano de apérfeiçoamento ao ensino público, e dois anos após casar-se com apoio da esposa veio a lecionar sobre obras da Educação e se tornou membro da Real Academia de Ciências Naturais. 

Kardec adotou um manual de Aritmética que foi adotado por décadas nas escolas da França, assim como de Astronomia, também foi criador de um quadro de mnemônico da História da França que ajudava os estudantes a memorizar as datas dos acontecimentos com maior expressão e as descobertas de cada reinado do País.


Foi ao longo de sua jornada de vida professor de Química, Astronomia, Física, Fisiologia, Retórica, Anatomia Comparada e da Lingua Francêsa.
Importante dizer que se tratava de um que encarnado na Terra tratou de evoluir, para ensinar, se um dia tivesse uma reencarnação jamais a mesma seria de caráter involutivo, ou seja, sendo alguém que tivesse menos conhecimento do que ele obtivera em seu tempo, afirmação esta que não era dele, e sim do espírito da Verdade que através dos médiuns coordenados por Rivail, escreveram a base da doutrina espírita no planeta Terra.


No Brasil alguns fanáticos insistir em ligar o espírito de Kardec a outros médiuns que passaram pela Terra algo que pode ser considerado sandice doutrinária, ou falta de conhecimento.

A CODIFICAÇÃO 

Como consta em Obras Postúmas, escrito por Léon Denis, Camille Flamarion e Amélie Bourdet sua esposa, baseado em suas anotações, e editado após sua morte, foi no ano de 1853/1854, que já conhecedor do Magnetismo o professor Rivail, tratou do assunto da época conhecido como mesas girantes, ao lado do grande amigo Fortier também um magnetista.
Kardec passou procurar entender o que de fato ocorria, num primeiro momento os eventos eram como hoje em muitas casas espíritas no Brasil, fraude nas comunicações, e por isto Kardec queria entender melhor, viajando a várias casas onde se praticava as reuniões onde se produziam tais fenômenos.


No ano de 1854, aprofundou suas pesquisas com base no magnestimo animal, e teve contato pela primeira vez com espíritos que lhe indicaram as cartas como um dos caminhos, Rivail já estudara o sonambulismo dentro do magnetismo e com isto obteve dados e informações do que teria que realizar, foi a partir da mediunidade que se chama psicografia que se melhorou as comunicações.


Informado pelos espíritos que vivera no tempo das Gálias com o nome de Allan Kardec, para não misturar assuntos passou a assinar matérias em importantes jornais sobre o tema espiritismo, com este nome.e assim passou a se comunicar com os espíritos. 


Foi ao lado do Espírito da verdade, e de outros, que Kardec escreveu a obra base da doutrina, trata-se de um livro onde ele fez as perguntas de real interesse, com muita disciplina, foram mais de 3.000 questões abordadas, e apenas 1018 selecionadas.



Kardec sempre firme e sóbrio como determinaria que o dirigente espírita deveria ser, negou-se a publicar algumas respostas por entender que a forma que fora dito traria dúvidas na Humanidade, pedia aos espíritos que entendessem que nem tudo o ser humano pode saber de tudo até que se prepare para tal fato.



Toda a estruturação do Espiritismo como conhecemos foi formatado por Allan Kardec, ele estruturou a proposta de compreensão da realidade, quando tomou conhecimento que nas comunicações verdadeiras as respostas vinham de espíritos, integrou tudo aos conhecimentos científicos, filosóficos e moral com o objetivo de lançar sobre um olhar real do Mundo que vivemos e de onde viemos.


Em 18 de Abril de 1857 publicou a primeira versão do LIVRO DOS ESPÍRITOS, marco da doutrina Mundial, em 01 de Janeiro de 1858, o primeiro centro espírita do Mundo , ou seja, uma sociedade espírita regularmente constituída, surgiu em Paris França, com o nome de SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.


Logo após escreveu a obra O QUE É O ESPIRITISMO, que segundo ele daria maior entendimento a obra inicial, que no Brasil foi relegado por milhares de centro espíritas, por ir de encontro a interesses Tupiniquis em relação a doutrina, mesmo assim hoje é um dos "novos sucessos" já que tudo que Kardec anotou está em pleno acontecimento, e esta obra em especial voltou a ser lida.


Kardec editava as obras com recursos próprios, com ajuda de amigos, e da Maçonaria onde o Francês também esteve presente assim como seu pai.


Kardec não teve filhos, teve em sua vida inúmeras dificuldades financeiras trazidas por um familiar que lhe tomou vultuosa quantia emprestada e não ressarciu o codificador.


Na sequência em 1861, Kardec escreveu a mando dos espíritos, a obra o Livro dos Médiuns, e como determinaram os espíritos, todo médium que praticasse a comunicação com a vida além da dimensão da terra deveria seguir as bases neles contidas.


Em 1864 editou O Evangelho segundo o Espiritismo, obra que deveria ser de apoio para se estudar os relatos, jamais em toda sua vida Kardec disse que o Espiritismo deveria se tornar uma religião, para não incorrer nos erros das mesmas, algo que só viria a acontecer no Brasil.


Em 1865, a obra o Céu e o Inferno, traria comunicações, expostas na Revista Espírita e em muitas sessões onde o dirigente foi Kardec, com relatos fortes e agudos davam uma noção do que seria a vida após a morte.


Em 1868, os espíritos determinaram o ano da publicação de A Gênese, com revelações cientificas, considerados por alguns como o mais dificil livro de entendimento, já colocou vários fatos que aconteceram em evidência e com explicações claras, do que somos nós.


Ainda encarnado Kardec escreve obras que no Brasil foram chamadas de secundárias, no entanto é de suma importância para a compreensão total da codificação, como o Espiritismo em sua comprensão mais simples de 1862, Viagem Espírita do mesmo ano, o principiante espírita, dentre outras anotações, Kardec sempre falou da importância de se estudar A Revista Espírita, algo que no Brasil foi pouco difundido, e que nos deu base para entender muitas coisas.


Rivail viria a falecer em Paris, em 31 de Março de 1869, quando se preparava para escrever uma obra que seria notificada, porém vinha dormindo apenas 3 horas por noite, se doando 22 horas aos estudos e conhecimentos, o que abalou sua saúde, avisado pelos espíritos que os mesmos não podem interferir no funcionamento do corpo humano, teve um aneurismo cerebral, como muitas coisas sua morte no Brasil teve poucos fatos relatados, mas, na França se encontra detalhes de observações dadas pelos imortais ao codificador, que jamais cedeu aos encarnados na regra base desta doutrina que é estudo, disciplina.
Foi um escolhido pois a obra base não podia ter fanatismo, santidade, nem idolatria, coisas que Kardec jamais permitiu, os nomes de médiuns não eram divulgados, e sim o trabalho, a base, as questões de cura, fé, e ciência eram tratadas com imparcialidade, sem que dúvidas ou crenças pessoais ou mesmo a grande vaidade humana intervissem, foi sem dúvida a base do que cremos, e a continuação em tempos modernos do que Jesus pregou, Kardec será lembrado para todo o sempre, como o homem que abriu o portal oficialmente para a Verdade, jamais chamou para si, créditos e tudo o que foi escrito foi o relato fiel do que lhe foi lhe passado, sendo um editor, repórter, mediador, com o que disse o espírito da verdade ser o correto, EQUILÍBRIO E CONHECIMENTO, ninguém ajuda alguém se este mesmo alguém não se ajudar, e que milagres não eram a função da doutrina espírita, poderiam ocorrer por méritos, jamais por obrigação, tratou Jesus como modelo e guia, sem fanatismo e por si só há 211 anos atrás, o MUNDO JAMAIS SERIA O MESMO.







"A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação." (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário