sexta-feira, 5 de abril de 2024

O TEMPO VAI PASSANDO MAIS DEPRESSA - POR DAVID CHINAGLIA

 


Amigos do blog, aqui estamos, de novo, neste maravilhoso Abril, de 2024, nesta madrugada, aqui no litoral, de céu estrelado, a 72 horas de um eclipse total do sol.

Estava aqui na sala conversando com os espíritos amigos, no momento do silencio da casa, refletindo, o que estamos esperando da vida, questiono, digo, nós seres humanos.

Vendo o personagem Mackienze do romance A Cabana, na cena que ele atravessa o lago ao lado de Jesus, sobre as águas, para provar a ele, que Jesus ali estava, mesmo no momento da cena, mesmo vendo Jesus, a lhe confortar, vendos os peixes passando a seus pés, enquanto caminhava a caverna para conversar com o espírito da SABEDORIA, o heroí, nao acreditava, claro que ali, é uma obra do imaginário, que aborda o tema da fé, e do perdao, amor.

Mackienze tinha que perdoar o assassino de sua filha, seu pai, que ele matou, por nao suportar as bebedeiras, seu relacionamento complexo com a filha a quem indiretamente culpou, na sua dor da perna, ou seja, será que temos todos a síndrome de Mackienze, melhor dizendo, temos nós, a necessidade de ter um culpado, questiono aos amigos.

Antigamente antes de comecar a escrever neste blog, um presente do querido amigo Rogério Sarmento, para me ajudar do tempo que perdi tudo na vida, menos a própria, e fui lutar contra a depressao, digo sempre que Deus, da forma que o amigo leitor quiser, é nosso amigo, o líder, o chefe, papai como no filme, a esposa de Mackienze chamava Deus, nao importa, eu pelo menos o chamo de amigo.

Todos temos uma forma de ver Deus, eu o vejo em Júpiter, converso com ele, ligo, falo sobre os senhores, bem, cada um tem seu modo de viver com Deus.

Se nosso amigo, teórico criador de tudo que somos, embora a verdade seja um pouco diferente, mas, esta é outra conversa, para outro dia, estiver atento, a tudo, claro que o amigo leitor tem que estar também em sua própria vida.

Meu saudoso e querido amigo Richard Simonetti, uns dois anos antes de subir, ao plano, em uma de minhas conversas com ele, na madrugada, disse, "David, como pode um espírita passar pela depressao, eu nunca pensei que voce possível, até eu mesmo ter que lutar contra ela."

Naquela madrugada, eu confesso que pensei que o querido amigo e escritor, falasse da minha depressao, que acabara de passar, na amada Águas de Sao Pedro, que marcou parte da minha cura de uma grave doenca no estomago, e de ter vencido a dita, com fé, porém eu acreditava nos peixes que via, ao passar por um longo lago, e nao com o mestre ao meu lado, e sim de longe observando, com meus amigos espíritos.

E o que fazemos nós, disse eu a Richard, e ele respondeu, "nós, sempre duvidamos, David, e duvidamos de nos mesmos, eu jamais imaginei estava conversa e justo com voce, este momento, sinceramente nao temo a morte, porém pela minha família gostaria de terminar alguns assuntos, e vejo que nao será possível, espero que eles me entendam um dia.

Richard, lutou em silencio público contra a doenca terrivel, ela chegou a passar, mas um dia voltou, e acabou levando o nobre amigo e espírita, nos dias, de calmaria, ele escrevia, trabalhava, escrevia textos para este blog, que muito me honrou, e carinhosamente o abraco onde estiver no plano espiritual, creio que homens como Richard, mesmo com eventuais defeitos, que todos temos, sao raros no movimento espírita, sobretudo no planeta Terra.

Ele partiu prevendo esta crise terrível que passamos nas casas espíritas, no movimento, com alguns dirigentes, coordenadores se achando mais do que devem, e fazendo da doutrina espírita uma filial, mal acabada da igreja católica, vendendo coisas que nao existem.

O tema amigo leitor, no entando é a depressao, veja bem, se ela atinge, a todos nós inclusive quem estudou, quem manteve a fé, porque ela continua crescendo no planeta, e nos ameaca, o nosso querido Jesus, Deus, com quem somos duros, sim somos Mackienze quando duvidamos dele, porque digo, a depressao, segue nos desvastando.

Vejo jovens tentando se matar, ou falando que irao a este extremo, porque regulamos a vida, pela luxúria, pela vida com muito dinheiro, ou prazer, lindas jovens, ou lindos rapazes, pouco importa, jogando sempre em alguém a responsabilidade que é nossa, ser feliz e escrever nossa história seja ela qual for pelo caminho do certo, do bem.

E nós assombramos, naquela noite, lá atrás, Richard, se sentiu surpreso, porque a certeza de sua partida, lhe trouxe pensamentos que ele nunca tinha sentido, nem mesmo nas grandes crises do Banco que trabalhou, muito menos no clube do livro, ou nos centros que frequentou, onde sempre viu, fragilidade dos assistidos, e um dia chegou sua vez de sentir a mesma fragilidade, e porque, porque amigos, em um dado momento todos nós fraquejamos, todos nós falhamos, conosco mesmo.

Ninguém é culpado de nossa infelicidade, as escolhas sempre passaram por nossas escolhas, se o elemento B, A, homem ou mulher, ou qualquer outra escolha nos tempos atuais, o fez sofrer, foi porque voce deixou, todos que estao em sua vida, voce permitiu, os que passaram, e os que estao a seu lado.
Hoje estava aqui no litoral, no novo Bistro que abriu em Sao Vicente, e vi um recado do Universo.
Uma irma de um amigo, querido que nao vejo a algum tempo, entrou, e pedi notícias, do velho amigo, e ela me deu, está saindo hoje de um cruzeiro, alegre e feliz, disse ela, e com seu filho, netos, nora, e parte da família que ganhou de presente, do filho, eu sinceramente comecei a chorar, porque sabia a luta que este pai, tinha para recuperar seu filho, que o julgou, condenou, e durante anos, se esqueceu que antes do homem que errou, aquele era seu pai, vi entao que o perdao Pascal, ou sei lá como queria, meu caro, chegou ao lar daquele amigo o reunindo, a seu filho, que finalmente o perdoou.

De exemplos como o que dei logo no comeco do texto, do romance A Cabana, do grande Richard, do meu amigo, é todos, inclusive a sua, a vida passa, por pensamentos, escolhas, lutas, e vitórias, derrotas duras, mas sobretudo, por recompensas, quando praticamos o bem, quando perdoamos, de fato,.

Claro que precisaremos do extremo de ver uma filha morta, ou uma doenca terrível, o anos do perdao de um filho, para entendermos, que nao existem culpados, tudo que nao deu certo em nossa vida, foram escolhas nossas, nós permitimos, pessoas erradas, tóxicas, em nossa vida, pessoas, que só pensaram nelas, entao pare de repetir o modelo, clássico, e renove sua vida, seus pensamentos, fuja da depressao, acredite será necessário.

Tenho dois filhos maravilhosos, uma neta filha e um enteado, a este que entrou em minha vida a uns 08 anos disse ontem, tem pessoas que nao querem ser ajudadas, entao deixamos a sorte,de suas escolhas.

E voce, meu caro, leitor, pergunto de novo, se pretende ter um encontro com Jesus, com Deus, de que forma, pergunto, num drama terrível como a história de Mackienze que matou o pai, para livrar a mae, e que teve uma filha brutalmente assassinada como no Romance A Cabana, como um grande escritor, que também duvidou que era possível se sentir fragilizado, mesmo sendo espírita, ou como alguém que conseguiu perdoar,.

Meu amigo Paschoal, lá de Piracicaba, a quem sempre lembro, dizia perdoar sim esquecer nao, porque nao somos idiotas, nem ignorantes, bem, eu disse aquele tempo a uns 14 anos quando ele disse isto, as vezes somos sim, ignorantes do que é de fato perdoar, porém esquecer, nao, pois, certamente nosso agressor poderá voltar.

Perdoar é preciso, amar é necessário, afinal nao serao todos, que terao suas lágrimas transformadas em flores, ou Jesus colocando a mao no ombro e Deus de maos dadas como no romance citado.

Voce nao precisa de mais tragédia em sua vida, nem de mais dramas, somente de controlar, seus pensamentos, nenhuma obsessao, ao contrário do que falam certos centros espíritas, o tomará se voce tiver mais vontade, afinal tudo importa, das dores transforme em perfume, flores, e lembre a caridade comeca sempre na família.

Nao seja tao caridoso com um estranho se nao consegue se-lo com filhos, esposa, marido, companheiros e companheiras, amigos, seja amor, seja perdao, mas sobretudo com voce mesmo.

Olhe mais as estrelas, hoje me disseram que sou um priviligiado porque posso ver o mar todos os dias, estou aqui ao acaso do destino, sou do interior, e vim aqui, buscar novos rumos em 1993, e voltei, e fui, retornei, cá estou de novo, na querida Sao Vicente, mas todos nós podemos ver as estrelas, estar no mar todo final de semana, basta trabalhar o lado que realiza isto, ou seja, dar este presente a ti.

Perdoar primeiro a ti mesmo, amar, primeiro a ti mesmo, impossível voce dizer a alguém seja filhos, esposa, maridos, amantes, amigos dizer eu te amo, se nao estivermos nos amando de verdade, e só conseguiremos isto se nos perdoarmos, se melhorarmos os pensamentos, se evitarmos a tristeza, a depressao, afinal, mal espíritos só ficam onde os pensamentos sao equiparados, a eles, e da mesma forma os bons.

Todos temos saudades de um tempo, outro dia vi um amado dizer gostaria de voltar no tempo, e mudar, eu disse impossível voltar, temos que fazer um novo final, como nos ensinou Chico Xavier, como ensinou milhares de anos antes, Jesus, porque sempre Jesus, disse a cada um pelas suas obras, atitudes, o Universo dá voce, de volta o que voce tem emanado,.

Dinheiro, nao se preocupe, ele virá, quando voce deixar de fazer dele, seu Deus, se nao vier da forma que deseja, virá pela mao, de alguém que te ama, ou que se preocupa contigo, porque te respeita, os mares bravios passarao, a velocidade cruzeiro, voltará, e se um dia a tempestade voltar, voce estará pronto para enfrentar a ela, novamente, com pouco mais de fé, bons pensamentos, e atos, que justifiquem o Universo, a espiritualidade, lhe enviar ajuda.

Afinal amado leitor, o tempo vai passando mais depressa, e todos estamos a caminho do plano espiritual, para um dia voltarmos aqui na terra ou em outro lugar, lembre, voce precisa primeiro acreditar em ti, e chamar Jesus, da forma mais íntima que puder, conversar com ele no banho, na sala, e lembre ele ali estará com um ou dois, que o chamem com fé, senao ele mesmo, enviando um de seus milhares de ajudantes.

Siga em paz, na verdade, Jesus, Deus, a paz, a felicidade está dentro de voce, e nao fora em outra pessoa ou no dinheiro que tem, afinal, amar sempre será preciso, e o mestre querido precisa de voce, afinal a obra é grande.




Em frente....







David Chinaglia, é radialista, jornalista, escritor, operador de comércio exterior, espírita, dentro do que nos orientou Allan Kardec, e colabora com este blog, responde as perguntas, pelo davidchinaglia@gmail.com .






***a pontuacao do equipamento atual do Blog, está com defeito, porém creio na boa vontade do leitor, afinal o texto foi feito nesta madrugada do dia 05 de Abril, como muito carinho e amor fraterno por ti.











Nenhum comentário:

Postar um comentário