sábado, 8 de janeiro de 2022

A AUTO OBSESSÃO - POR NUBOR ORLANDO FACURE

 


Por capricho nosso, então, somos “obsidiados” pelos nossos próprios desejos.

Nosso pensamento é "energia" que "constrói imagens", as quais consolidam em torno de nós um campo psíquico de representações de nossas ideias. Os estudiosos da mente humana lidam com essas construções psíquicas frequentemente.

Ensinam os Instrutores Espirituais que, à custa dos elementos absorvidos do fluido cósmico universal, nossas ideias tomam "formas", sustentadas pela intensidade com que pensamos, isto é, no que determinada ideia propõe.






A "matéria mental" fluídica, constrói em torno de nós uma atmosfera psíquica (psicosfera), onde estarão representados os nossos desejos pensados com persistência.

Neste cenário, vão figurar todos os personagens que aprisionam o nosso pensamento, seja pelo amor ou pelo ódio, pela inveja ou pela cobiça, pela indiferença ou pela proteção, que projetamos na direção de outrem.

Da mesma forma, os medos, as angústias, as mágoas não resolvidas, as ideias fixas, o desejo de vingança, as opiniões cristalizadas, os objetos de sedução, o poder ou os títulos cobiçados, também se estruturam em “ideias-formas”.






A partir daí, seremos, cada um de nós, prisioneiros do próprio medo, dos fantasmas da nossa angústia, das imagens dos nossos adversários, da falsa ilusão dos prazeres terrenos ou do brilho ilusório das vaidades humanas.

A "matéria mental" produz toda “imagem” ilusória que, de uma forma ou de outra, nos escraviza.

Por capricho nosso, então, somos “obsidiados” pelos nossos próprios desejos.

Lição de casa:

"O Homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o Homem mal, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca" (Lucas 6:45).













Nubor Orlando Facure, 81, é médico, espírita, escritor, foi diretor da Unicamp, se tornando o primeiro médico a falar de espiritismo a cientistas e médicos, amigo pessoal de Chico Xavier, com quem conviveu por 50 anos em visitas a Uberaba, o presente texto, foi "levemente adaptado pelo site do Espiritismo com Kardec, as imagens utilizadas, são da internet livre de direitos, Nubor recebe e-mails pelo lfacure@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário