Em tempos tão complexos para o planeta terra, precisamos hoje, 20 anos do desencarne de Francisco, menino, aquele que nasceu em Pedro Leopoldo, nas Minas Gerais em 02 de Abril de 1910, e que partiu para a outra dimensão deixando aqui algumas lições de amor ao próximo, do que de fato Jesus ensinou, em 30 de Junho de 2002.
Paschoal Nunes, um bom espírita, de Piracicaba, SP, me ensinou em sua turma, que para falar de Chico Xavier, é preciso te-lo visto de perto, ter conhecido, o homem Francisco, o médium.
Eu, jovem, através de meu pai, radialista Nadir Roberto Chinaglia, lá de Piracicaba, o conheci, Nadir viajou á Uberaba MG, para fazer uma entrevista para o Jornal de Piracicaba e para o grande jornal falado Tupi, da antiga rádio Tupi de São Paulo.
Anos depois, tive o prazer de revê-lo, em Araras, em uma de suas visitas, ao Hospital Espírita e a amigos do Movimento Espírita Brasileiro, e Chico Xavier seguia humilde, e amoroso com todos.
Dito isto, posso relatar, que falar deste homem, deste médium, é algo diferente, Chico nos deu ensinamentos de vida, importantes.
Meu amado amigo Dr.Nubor Orlando Facure, que conviveu no milagre de Uberaba, que foi um dos médicos que atendeu Chico Xavier ao longo de sua vida, e que viveu momentos debaixo do Abacateiro me contou algumas histórias incríveis.
Hoje vejo que meu olhar para Francisco Cândido Xavier, posso dizer a todos vocês, que a energia naquela sala, em que o vi, sim era uma experiência digamos de outro Mundo, nunca senti em nenhum dos centros, ou locais, por onde fui falar de espiritismo, viver o espiritismo, e posso vos garantir que conheci mais de 30 centros espíritas pelo Brasil,.
Hoje pelo BLOG me relaciono com 32 casas fora do Brasil, e na França tive contatos, e relatos, de amigos Franceses, sensacionais sobre o espiritismo, e por lá todas as obras de Chico, são lidas e estudadas.
Chico tinha em seu em torno, muito além do que fez com o espírito de e Emmanuel, ali,era com toda certeza hoje que posso identificar os sentimentos de um garoto de 13 anos de idade, quando estive com ela a primeira vez, e depois de um jovem já casado quando o revi aos meus 19 anos,a sensação de estar perto da outra dimensão,.
No local onde vivia Chico, parecia um filme, aqueles móveis antigos, o sorriso, as vezes cansado, Chico para atender á todos dormia menos de 04 horas por dia, o que se torna incrível, para alguém que fez o que ele fez.
Em 30 de Junho de 2002 ele partiu, deixando para trás lições muito mais importantes do que mais de 450 livros( sim porque o ex filho adotivo, que a justiça agora não RECONHECE como filho adotivo, vendeu direitos de obras exclusivas a FEB, títulos que ainda são utilizados), o que nos deixou Chico foi a lição de um homem bom, em sua essência, que muitas vezes foi prejudicado por sua fama, por pessoas que viviam no seu em torno.
Aqueles que Chico viu serem engolidos pelo fanatismo, ou mesmo, pelas pessoas que ousaram ao redigir suas psicografias fazerem alterações de contexto, e por isto a espiritualidade irá cobrar destes homens, Chico não entra neste balaio, e foi além de um médium, foi um bom ser humano.
Nunca, jamais disse que era a reencarnação de Allan Kardec, porque sabia que não era verdade, mas, sabia também que isto amigos queridos, com medo de sua morte, e precisando manter o legado, iriam tentar criar uma lenda, já que ele por várias vezes esteve ameaçado, de morrer.
Então seguidores plantaram, uma informação totalmente errada, que nasceu em uma noite triste para o comando espírita do Brasil, em Ubatuba, nem sempre, os fins justificam os meios
Isto no entanto contaminou fatos futuros, Chico Xavier não foi, Allan Kardec, e pelas regras ensinadas pelos imortais, a Kardec, não poderia se-lo,.
E porque? nenhum espírito retorna ao planeta com menor conhecimento, em sofrimento maior ou em certo momento, com situações iguais as que foram a de Chico filho de pais analfabetos.
Lembro que espíritos como Kardec, Chico Xavier, são missionários, espíritos que recebem uma missão, como sempre digo, e passam pelo planeta fazendo a história.
A política estraga tudo, poder e dinheiro também, e isto foi criado no espiritismo sem aval de Chico, religião gera dinheiro, poder, o espiritismo que acabou se tornando no Brasil uma religião, tem só de livros de Chico Xavier, mais de 100 milhões de dólares, sem dizer outras coisas como vídeos, antigamente fitas, enfim, desta fortuna, onde tirando as despesas acabou tudo doado, a instituições de caridade.
Até hoje 53 milhões de livros dele foram vendidos, e seguem gerando dinheiro, para muitos.
Quem foi Chico Xavier na vida passada, pouco importa, o que cabe a nós hoje 20 anos depois, é lembrar do homem, do espírita, e não de quem ele foi, antes desta missão.
Missão que Waldo Vieira relatou que ele quis abortar ao não querer voltar ao Brasil, quando esteve na Inglaterra, magoado com pessoas do MOVIMENTO ESPÍRITA DO BRASIL, e vendo uma Inglaterra em crescimento constante no pós Guerra, e sobretudo nos anos 60 quando lá esteve.
Chico Xavier chegou pensar em ficar por lá, Waldo Viera, e sua família contam a história e explicaram a ele, de sua importância no Brasil, fato que ele sabia, e depois até se arrependeu de ter sentido este desejo.
O que falar de Chico Xavier, fora o que foi para quem o conheceu, Veja este quarto :
Era onde ele dormiu por muitos anos, foi aqui que conversou com Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes, e outros espíritos, que vieram ter com ele, sem perder a humildade.
Um quarto até que simples, como simples foi Chico, de pouco estudo, porém de muito saber, e aceitar sua missão, Chico teve sempre o dom da visão, sim da visão ao portal que nos liga a outra dimensão, em silêncio seguia o pedido de seu amigo Emmanuel, mas, muitas vezes, debateu.
Certa vez, me contou Dr.Nubor Orlando Facure, grande amigo e colabora: dor deste blog, que certa vez, pouco antes de receber uma comunicação de André Luiz entre amigos, em um atendimento especial que fazia fora de Uberaba, Minas Gerais, Chico chegou a porta, sorriu a Nubor e lhe disse humildemente, antes de ver os demais convidados daquela reunião. : "reze por mim....., causando em Nubor o primeiro médico a falar de espiritismo na Unicamp, uma surpresa, pela humildade, já que todos queriam vê-lo e ouvi-lo.
Então o que mais Francisco o Xavier, nos deixou repito foi sua humildade, como naquele dia que Nubor Orlando Facure, perguntou a ele, porque beijava a mão de todos? e Chico respondeu : "Porque não posso beijar os pés deles.".
Em Chico o que mais se viu foi seu respeito ao próximo, e sua educação, sua lição, de amor, de fraternidade, de consolo aos mortos, e aos vivos, ele sofria a dor do próximo, queria fazer mais, pedia aos poderosos que sempre iam por lá vê-lo, : "para mim, nada, para eles tudo que precisarem."
Ontem falando com minha nova orientadora, uma jovem dinâmica do Semente de Luz a Sra.Priscila, após a aula de o Livro dos Espíritos, falamos rapidamente de Chico, e Chico, era além do imaginário, de alguns, como falam os jovens de hoje, um ponto fora da curva. n,entre
Francisco fazia a comunicação deste mundo, e o nosso próximo mundo, que na verdade é nosso mundo de origem, ou seja a dimensão espiritual, com alegria, e sempre querendo ajudar ao próximo.
Conversando outro dia com Dr.Marcelo Henrique, professor e amigo, espírita lá da maravilhosa Florianópolis,eu, dizia sobre Jesus, mais importante que o homem Jesus, é o conteúdo deixado por Jesus.
E Francisco, o Xavier, como eu o chamo, passa rigorosamente, pela lição que nos deixou.
Nunca quis ser santo, isto de dizer que Chico queria ser santo veio dos espíritas que tem o pezinho e a cabeça na igreja católica, aqueles mesmos que vão a casa espírita, buscar milagres que na verdade dependem de ações da pessoa, ATITUDE, e então os espíritos ajudam, mas não podem mudar o que está escrito para cada um de nós, aliviar uma dor, nem sempre é cura, e milagres os verdadeiros andam escassos.,
Qual é o preço de um milagre?, de salvar um câncer, e mudar um sofrimento programado? Enfim, Chico primeiro dava conforto, abraços, orações porque estas faziam e ainda fazem pequenos e grandes milagres.
Um grande médico, um dos homens bons que conheci no Guilherme Alvaro, Hospital de Santos, ao ser perguntado por mim, se acreditava em Deus, me respondeu, "Acredito em Chico Xavier, este eu vi, conheci."
Não citarei seu nome porque ele não me autorizou previamente, mas, isto resume, dezenas de médicos que conheci, e porque isto ? porque ele era mais que Deus?, não porque vivemos com ele, conhecemos ele, e as lições dele são além da imaginação, para um homem com aquela cultura, com aquele pouco conhecimento da literatura, mas, de uma saber muito grande, Chico Xavier vivia o sermão da Montanha todos os dias, em seus verdadeiros ensinamentos.
OBRIGADO, FRANCISCO, O XAVIER, em nome de todos, nossa gratidão....
David Chinaglia, 64, é jornalista, escritor, pesquisador, espírita, e segue a doutrina espírita de acordo com os ensinamentos de Jesus Allan Kardec , é colaborador deste blog como editor, recebe e-mails pelo davidchinaglia@gmail.com
,