domingo, 1 de abril de 2018

A RECEITA DE TIA GRACE - POR RICHARD SIMONETTI


 


Como vencer a depressão? Como vencer a solidão? Como voltar a ter gosto pela vida? 

Certo dia, Nardi estava arrumando alguns pertences, quando encontrou um livro encadernado. Ao abri-lo constatou, com surpresa, que se tratava de um diário Maior o seu espanto ao verificar que eram anotações pessoais de Grace, uma tia-avó já falecida.Nardi convivera algum tempo com ela,durante a infância, e lembrava-se bem de sua maneira de ser.Seu traço marcante era a jovialidade.Curiosa, Nardi abriu o diário. 

Leu, surpreendida, que Grace enfrentara situação difícil, tormentosa mesmo, na juventude.Conheceu um rapaz e apaixonou-se  e namoraram, noivaram, marcaram data do casamento., apaixonou-se.Namoraram,noivaram,marcaram a data do casamento. 

Então aconteceu a tragédia: ele faleceu num acidente.Foi terrível! 
Todos os seus sonhos de um lar feliz, abençoado por filhos, ruíram como mero castelo de cartas.Sem pretender casar-se, porquanto o amor que dedicava ao noivo preenchia todos os espaços de sua vida, todos os anseios de seu coração, Grace escreveu no diário: 

— Sei que minha situação não vai mudar, o noivo não vai voltar. Portanto, quem deve modificar-se sou eu.Algo devo fazer para sair da desolação em queestou vivendo.Tenho meditado sobre meus problemas.Para superá-los, estabelecerei um conjunto de normas simples que procurarei pôr em prática.Queira Deus este plano me liberte da desolação em que vivo. 

E orou, pedindo a Deus a inspirasse no seu propósito.Como sempre acontece quando oramos de coração contrito, o Senhor não a deixou sem resposta. 

Sob inspiração de generosos mentores espirituais, que vinham em seu socorro, Grace compôs a receita salvadora que passaria a nortear sua existência. 

Era feita de seis regrinhas simples que poderia colocar em prática imediatamente. 

1 – Fazer algo por alguém; 

2 – Fazer algo por si mesma; 

3 – Fazer algo que não tenha vontade, mas deve ser feito; 

4 – Fazer um exercício físico; 

5 – Fazer um exercício mental; 

6 – Orar, agradecendo a Deus a dádiva da existência. 

Limitara-se àquelas regras por sentir que representavam um desafio viável, a que poderia dedicar-se sem maiores problemas. 

E tratou de colocá-las em prática. 

*** 

Podemos viver como quem cumpre uma receita? — pergunta agora Nardi. 

E responde ela mesma: 

— Só sei que, desde que comecei a seguiresses preciosos preceitos, tornei-me mais dedicadaaos outros e, consequentemente, menos preocupadacomigo mesma. 

—Deixando a lamentação, adotei olema de tia Grace: Florescer onde estou plantada. 

Acrescentaríamos outra expressão sábia da tiaGrace: 

— É preciso sair do sarcófago do egoísmo. 

Deixar a exacerbada preocupação comnosso bem-estar, conscientes de que estaremos bemsempre que nos mantivermos em movimento, jamaisesmorecendo, em face dos desafios da existênciahumana. 

Adaptado do livro Uma Receita de Vida, de Richard Simonetti 

*** 

Um dos mais potentes antídotos para a depressão é ver as coisas de uma maneira bem diferente, procurando fugir das atitudes de auto piedade, exercitando boas ações, que melhoram a saúde, aumentam a felicidade e preenchem as vidas vazias e sem sentido. 

*** 

Richard Simonetti, 81, escritor, palestrante, colaborador deste blog, é um dos maiores divulgadores da Doutrina Espírita no Brasil, participa das obras abaixo e por isto divulgamos a campanha do CEAC de Bauru.






Doações ao Albergue Creche e Núcleos de Periferia do CEAC 

Atendimento a migrantes e à população carente 

Móveis, roupas, gêneros alimentícios, utensílios domésticos. 

Ligue para  14-3366-3232 

*** 

ASSISTA AO PROGRAMA “DESPERTAR” 

TV PREVÊ 4ª feira, às 9 h., 6ª. e domingos às 15:30 h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário