sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SEM CONHECIMENTO ESPIRITISMO NÃO É AMOR É MALDADE - POR DAVID CHINAGLIA



Estimados amigos de ideal espírita, amigos de jornada no planeta terra, estamos aqui mais uma vez para falarmos da doutrina do amor, da caridade, do conhecimento acima de tudo, a doutrina espírita.
Tenho andado nas casas espíritas de Piracicaba e da região, e algumas do Brasil, e  recebido cartas e e-mails que me contam como vai a doutrina espírita pelo território Nacional.
Vivemos dentre nós um momento mais que crucial, diria até preocupante, passados 158 anos da codificação de Allan Kardec, que caminho seguir?
No entanto o leitor mais desavisado perguntará, porque isto agora David?
Minha preocupação e de mestres pelo nosso amado País, tem sido esta, em face a grande divisão do Movimento Espírita, por falta de um entendimento, do que de fato falou Allan Kardec ?, do que temos em Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco e outros.
que rumo tomar em condutas e estudo desta doutrina.
Já disse reinterada vezes, que não se guia um carro de formula 1, sem aprender a dirigir em alta velocidade, a mesma coisa, para um foguete da Nasa, enfim, ser médium, dirigir uma casa espírita, vai muito além de ter amor, e de ter caridade.
Cada um lê o fora da caridade não há salvação da forma que mais lhe conforta, eu tenho usado uma minha,   " Sem conhecimento, espiritismo não é amor, é maldade".

Como se sentiria teoricamente resolvendo um problema de um assistido e dentro de sua casa espírita, um obsessor alheio sem aceitação aguardando sua saída e revirando seu sucesso pessoal, pelo simples fato de você não ter consultado se devia, ou podia ter tirado ele do caminho?
Outra coisa, quem disse que médium tira algum espírito se ele não quiser ir embora?




Você que senta para trabalhar na mesa mediúnica leu o Livro dos Espíritos?, Isto é importante, eu diria fundamental, até porque ou você amigo médium está sem noção se não leu ou não o faz  porque seu dirigente, formado apenas na faculdade do amor, disse que não precisa, que Chico era amor, e isto bastava, ou está mal dirigido,faça uma reflexão, se leu, perfeito foi bem indiciado.

O caso Chico Xavier é um dos casos para ser analisado na linha de "excessão", disse eu outro dia em minha página no Facebook, repetindo o que Paschoal Nunes Filho, meu dirigente, e diretor doutrinário,  sempre disse sobre a questão Chico Xavier, ou seja, que para falar dele era preciso ter vivido aquele momento único, e dele, eu voto com meu diretor de doutrina, médium e amigo.
Aliás, Nubor Orlando Facure, falou para mim sobre isto, em plena concordância com Paschoal,  e afinal, Nubor viveu 50 anos ao lado de Chico Xavier.

Chico Xavier era algo além do entendimento normal, porém o que é normal dentro da doutrina dos espíritos?, porém digamos, que Chico era Chico, e a ele deva ser aplicado algumas considerações especiais.
Esta doutrina não tem mais Chico Xavier, nem mesmo falando através de outro médiuns, é outra falta de cultura espírita verdadeira alguém afirmar que está recebendo o espírito de  Chico Xavier, então por favor não se prendam a isto, mas ao que Kardec codificou.




Estas mistificações, dos fatos, que sempre atropelaram a doutrina no Brasil, certamente Allan Kardec enfrentou isto, mas soube como coibir.
E este está sendo o problema do Espiritismo hoje no Brasil, mistificações, excesso de amor, que mata mais, do que falta de amor, em nome da caridade, e sobretudo muita vaidade.
O centro tal faz cura, o outro centro realiza milagres, o outro centro une casais, no entanto vivo me perguntando e a que preço, de que forma, estamos indo.
Temos praticado o espiritismo na forma que Kardec codificou? temos visto esta amada doutrina da forma que ela merece certamente ser vista, ou seja, estudo e conhecimento, na base e claro amor e caridade nas edificações, laterais, sabendo no entanto que depende de todos médiuns e dirigentes, saberem do que estão falando antes de tomar a frente de curar, ou modificar algo no destino de alguém.
Pessoas com dores da morte, que vão a casa espírita querer  saber se o amado, ou o pai, ou mãe, está bem, pode dar noticias, isto com 40 ou 90 dias da morte da pessoa, não funciona assim.
Precisamos entender que a par de na terra vivermos o crescimento nas comunicações, criamos a zona umbralina, criamos um onda negativa também dentro do planeta, e isto estas duas criações nossas, impedem uma melhor comunicação com a outra dimensão, uma clareza no ser, salvo rarissímas excessões.




As casas espíritas na verdade foram equipadas pelos espíritos para agirem nestes últimos 50 anos como pronto socorro espiritual modelo este que foi o sucessor da pesquisa com o mundo dos espiritos durante 108 anos anteriores, e não podemos mudar isto sem antes qualificar, nossos dirigentes sobretudo e claro os médiuns.
Não podemos viver o famoso quem é o melhor, todos são importantes neste contexto, a doutrina não é mentirosa foi a forma que a inteligência suprema, achou de podermos falar com nosso futuro, e aceitar no presente, conhecendo um pouco do nosso passado, sem perder a linha da lógica.
Resumindo tudo isto meus amigos do planeta terra, precisamos estudar, e não resumidamente como vemos em apostilas, e resumões de centros pelo Brasil, Kardec aliás sempre disse isto, intrução sempre até para que os médiuns nao cheguem ao caminho curto que é loucura ao ajudar e participar dos trabalhos espíritas.




Médiuns não podem ser colocados direto para trabalhar como vemos em nome do amor, um médium só está pronto em 04 (quatro) anos de estudos.
Pode-se coloca-lo em pelo menos dois anos de estudo teórico, ou no máximo em casos hiper, super especiais, digamos de alta sensibilidade 06 meses.
Em qualquer dos casos, o Livro dos Médiuns ter que ser estudado por este mensageiro da doutrina, sobretudo o que citamos no exemplo de médiuns imediatos.
Sem Livro dos Médiuns, é curioso não é médium, com todo o respeito, e não é sabedor do que pode levar consigo, caso ocorra um problema.
O médium que chega a casa e trabalha tem que ser ótimo para ser aproveitado em 06 meses.
Este  médium também conhecido como"antecipado por seu alto dom", tem que ter estudado, não me venham com amor, apenas amor, esta filosofia coube somente ao meigo rabí, o mestre Jesus, aos demais, estudo, mais amor, mais caridade.
E Jesus foi um espírito de alto nível que veio pronto ao planeta, não para ser igualado, apenas ser seguido e guia de um processo natural e devemos parar com esta lei do amor, sem estudo, isto nos torna milagreiros e não somos, temos um dom, que é responsabilidade, e deve ser utilizado com conhecimento.

Fica fácil de entender quando aceitamos e isto, conversei com vários dirigentes doutrinários estes meses, em minhas palestras últimas estive em centros de cura, pude ver o desespero do povo, no meu pessoal parecer, vejo que temos que ser frios, sem partido, sem chorar a dor alheia.
Fui ensinado claramente que toda vez que um médium, dirigente, ou espirita, tomar a dor do assistido, toma partido, e não pode sem isento depois.




Não por favor não me falem de Chico Xavier, repito, porque toda vez que falamos de estudos, alguém vem e fala, mas Chico não estudou, confirmo que falei mais acima,ele era um caso á parte, diria que na história dos médiuns Brasileiros, único.
Na linha do que manda Kardec, do que pede os espíritos, temos que ter uma base fundamentada, e esta linha que vos passo agora creio ser a mais correta.
Imaginemos que seu centro vai virar o ano de forma a programar, então comece do zero, amigo dirigente nunca é tarde para corrigir rumos.
Temos muitos médiuns que falam que estudaram e nunca estudaram a não ser meia dúzia de páginas, por isto senhor dirigente, pegue todos, do mais elevado ao pequeno e jovem médium e coloque a estudar.
O que ler?





Penso que começar sempre pelo começo, como diria Kardec, em sua Obra, O que é o Espiritismo, temos o primeiro passo importante, lógico que podemos ler o Livro dos espíritos antes, fica na sua escolha a ordem não mudará a forma do médium de ver as coisas, acredito que o Livro dos Espíritos, é um livro para sempre, de cabeceira como falamos, então coloca-lo em primeiro ou após a obra que fala o que é o espiritismo, não mudará tanto assim.
Feito o estudo, não a leitura, a proxima obra é o Livro dos Médiuns, importante demais para todos, e na sequência  O Evangelho Segundo o Espiritismo, outra que depois de estudada deve servir de consulta diária para o espirita em geral.
O quinto livro a ser estudado é o Céu e o Inferno, mantendo-se sempre a consulta no Livro dos Espíritos, logo a seguir devemos estudar A Genese.





Um livro que precisamos ler para entender os problemas que envolvem centros espíritas, espiritismo, e o igrejismo, leia-se catolicismo, e algumas verdades de Kardec é  a importante e relegada Obras Postúmas.




Sendo um pouco mais exigente com o médium e com a equipe o dirigente pode colocar a obra Obsessão de Allan Kardec como uma das primeiras a serem estudadas entre o entendimento de todas as que aqui citei.
Próximo passo, é fundamentar uma equipe de estudos, que sempre fique antenada em O Livro dos Espíritos, e no Evangelho segundo o Espiritismo, um grupo de quatro á cinco pessoas, para sempre apresentar seminários, aos ex alunos que formam a seguir, ou trazer informações da base importantes.
A leitura de todas as obras de André Luiz é importante, no entanto eu diria que 04(quatro) obras podem ser estudadas como de primeira linha secundária,  Missionários da Luz, Obreiros da vida Eterna,  Libertação, e claro antes deles Nosso Lar.
O chamado grupo de apoio das básicas, teria um grupo complentar das obras de André Luiz, e juntos das mais de 430 obras de Chico fariam escolhas pontuais para o momento de cada uma das que foram escritas.





Lembremo-nos que Chico Xavier seguiu o que mandou os espíritos, mais especificamente Emmanuel, e lembremo-nos de Emmanuel e sua famosa frase, "se em algum momento que passo contrariar os ensinamentos de Allan Kardec, fiquem com Kardec".
Talvez até por isto e por ter previsto algumas idolatrias vemos nas obras de Chico Xavier as obras secundárias de consulta e conhecimento,  e eu tenho comigo que o espaço da morte do médium Chico até o aparecimento de alguém de um nível superior explicaria porque tantas obras a disposição para o estudo.

Seguindo ainda com obras e ensinamentos de como vivenciar e aprender sobre o ESPIRITISMO, temos ainda as obras de Joana de Angelis, notório saber no quadro de evangelização, lembrando que sempre tanto Joana como Emmanuel, mesmo espíritos, carregam consigo a marca de missionários de uma igreja que seguiram, em outras encarnações.

O ativismo, fica tanto nesta como na proxima encarnação, logo recomendo um estudo com base em pesquisas a cada passo da evolução, e não automático como vemos hoje.
Todo centro espírita deve treinar e formar uma equipe de desobesessão, que não é a mesma do atendimento socorrista, geralmente médiuns mais experientes, com maior dominio sobre a vidência, e a sensibilidade e muita união, nestes casos recomendo o estudo de Obsessão e Desobesessão de A á Z de Manoel Philomeno de Miranda, e sobretudo Dialogo com as Sombras, de Herminio C Miranda, obras de Caibar Shutel, e de J.Herculano Pires.



Só aqui temos estudos para pelo menos 10 anos, tempo necessário para a formação de grupos unidos e coesos tanto na area socorrista como de obsessão.
Livros básicos como o Livro dos Médiuns e o Livro dos Espíritos podem ser sempre consultados em caso de dúvida, a espiritualidade pede até que num trabalho junto com a equipe de apoio pelo menos dois estudantes possam estar anotando as dúvidas para após levar aos dirigentes, e mantenham as obras de Kardec como consultivas em caso de duvidas permanentes.

Porque isto? porque simplesmente daqui para frente o dirigente espírita e os médiuns terão pouco tempo para aprender, a luta entre o mal e o bem, começa a aumentar, e como demoramos demais em estudar, vamos fazer como o soldado que dentro da guerra aprende a atirar.

A disciplina é tudo dentro desta doutrina, e o estudo a maior arma, o conhecimento, aplicados com amor e caridade, nos dará a vitória neste entreve de milênios que chega a sua derradeira luta.




Meditem aqui, e veremos o resultado, isto serve para todos, até porque muitas casas espíritas pelo excesso de vaidade esqueceram o principio básico e cientifico desta doutrina, então recomeçar é sempre necessário, não se chega a mesa de médiuns sem estudo, e no atendimento fraterno, temos que saber como conduzir, não só com psicologia, e jogando na mãos dos espíritos, mas dividindo com eles o conhecimento que eles mesmo passaram.

A grande pergunta senhor dirigente e amigo médium é se estão armados de humildade para refazerem seus estudos, antes de irmos em frente, espiritismo é mais que cultura, é super conhecimento, uma ciência, por isto dei este manual lógico já que se faz tarde e a hora é a mais avançada possivel, para que tenhamos todos os minimos detalhes em nossa mente gravados, para lutarmos por Deus, pelo amor, e por nossas existências.






David Chinaglia é espírita, pesquisador, médium,
palestrante, colabora com este blog

davidchinaglia@gmail.com

Facebook:

David Chinaglia
Espiritismo Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário