domingo, 24 de novembro de 2013

CENTRO DE REFERENCIA EM ESTUDOS ESPÍRITAS, A CASA DO CAMINHO DE PIRACICABA COMPLETA 16 ANOS


A história desta casa começa com um grupo de espíritas, que suas atuações no campo de estudo do ESDE.


Com o nome de "Grupo Caminheiros", oriundos da Casa Espírita Manoel Augusto Girão, resolveu fazer atendimentos a pessoas necessitadas, consta na histórica ata que a participante do grupo, Maria Suely Rizzo sugeria que fosse feito o atendimento aos moradores de Rua.




E assim toda terça feira ás 21h00 o grupo saia para atender nas ruas, o sucesso do atendimento, era tanto na ajuda material, como no campo das preces espíritas, leitura do evangelho aos necessitados.




Segundo apuramos na época,  o grupo se tornou independente e passou a utilizar a  sede da USE de Piracicaba, no Edificio Domus, para suas reuniões de estudo, e atendimento aos moradores.





Então na noite de 25 de Novembro de 1997 na residência de um dos coordenadores, Manoel Gilberto Dommarco, que junto de Paschoal Nunes Filho fez a propositura de fundar um centro espírita, tendo a frente o dirigente Paschoal como presidente.

E assim naquela mesma data nascia a Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba, e foi no Jardim Brasília seus primeiros passos como casa espírita.

Neste mesmo período quis o destino que uma das espíritas mais tradicionais da Vila Rezende, Dona Lila, chama-se o casal Nunes, ou seja, Paschoal Nunes Filho e Márcia Nunes, para uma reunião.

Já doente e a caminho do plano espiritual, Dona Lila, famosa espírita da Vila Rezende, via no casal os requesitos para reativar o Centro Espirita Manoel Ramos, tocado por ela e esposo durante anos, e assim o acordo foi fechado.

Diz a história que tempos depois da composição legal, da sede do Manoel Ramos ser cedida em comodato a Casa do Caminho, atuando os dois centros juntos, contrato este de 07 anos, Dona Lila partiu para a Pátria espiritual, assim mais tranquila pois o espiritismo ganharia com aquele acordo, primeiro de amor, depois de confiança na capacidade do casal Nunes.

Assim passou a Casa do Caminho a atuar na Alexandre Petta, esquina com Joana Darc, no número 1086 onde está até hoje, hoje a sede pertence ao centro espírita.

Daqueles decidiram pela fundação da Casa, Gilberto di Marco Suely, Eclerio Chaves, Márcia Nunes Vlamir Gerassi, Antonio e Cida Barbosa, Neide Maria e Paschoal Nunes, somente Paschoal Nunes e Marcia Nunes permanecem na doutrina e com o espiritismo.




Neste endereço famoso na Vila Rezende, muitas pessoas vieram de locais distantes do Brasil, por várias vezes, Paschoal Nunes, e Márcia Nunes e seus diretores estiveram em Uberaba MG, na casa da Prece, para que todos pudessem conhecer o trabalho de Chico Xavier.

Em Piracicaba e no Estado, a casa foi se tornando famosa, primeiro por seguir a doutrina espírita rigorasamente como Allan Kardec determinou em suas anotações, segundo por formar médiuns, e recuperar médiuns que vinham cabaleando de outras casas, em face ao não estudo, e não aplicação das regras da doutrina espírita;

Seu atual presidente e um dos fundadores Paschoal Nunes Filho, uma figura humana rara, um espírita que foi vice presidente da USE em Piracicaba, e que vem recusando a meses ser candidato a presidente da mesma, a pedido de dirigentes de outras casas. Paschoal me disse que se nega, em face ao momento do espiritismo e por entender que sua parcela de contribuição já foi dada, que dificilmente as pessoas querem mudanças como as que precisam ser feitas, e que agora como faz desde que deixou a USE, seu foco é a Casa do Caminho.


Eis algumas perguntas que fizemos ao dirigente, em nossa entrevista homenagem a Casa.   


Qual o principal objetivo da Casa do Caminho nestes 16 anos de vida ?


PN: Objetivo maior do SECCA é a Divulgação da Doutrina Espírita com fidelidade , assim a Casa se preparou neste longos anos em aplicar estudos Doutrinários com base nas Obras Básicas e obras complementares de respeitabilidade . Formação de novos Dirigentes e implantação de novos cursos nos garante a fidelidade Doutrinária . Temos também o Departamento de Assistência Social onde assiste os Moradores de Rua e a Evangelização no Presidio feminino .

Da diretoria de fundação quantos ainda estão contigo na jornada espírita?

"Da época da fundação, somente minha esposa Márcia Nunes, e os espíritos, tivemos muitas mudanças nestes anos."

Vemos hoje Paschoal, casas que não estudam as obras básicas, ou fazem cursos em cima de apóstilas resumidas, ou adotam outros livros ou somente o amor como diretor de doutrina e Presidente como vê isto?


PN: "As Obras básicas são essenciais para o estudo a base da casa, como pode alguém ser medium ou dirigente espírita sem estuda-las? é como pilotar um avião sem conhecer o plano de vôo e as regras de funcionamento, uma hora a coisa pode se complicar."


Hoje a FEB está voltando aos Movimentos Jovens e os jovens na casa espírita?


PN: " Sempre em nossa casa os jovens foram prioridades, fizemos Movimentos Espíritas Jovens com muitos alunos, hoje está um pouco esvaziado, a renovação jovem é super necessário, mas este hábito vem de casa, dos Pais, que tem que concientizar seus filhos, durante anos a Márcia minha esposa querida esteve a frente, e hoje temos a Jussara e a equipe da casa tocando o nosso, e para ano vamos ter novidades, é essencial.
Para isto, é preciso a Casa Espírita falar a linguagem dos jovens."


Como vê alguns clubes do livro, que eu vejo com preços abusivos, e a questão das obras básicas?


PN: "Me preocupo com isto, o clube do livro da casa do caminho, é nosso, feito direto com as editoras, fazemos preços muito menores que o mercado, o objetivo nosso não é de auferir renda com os livros, sempre temos as obras básicas a preços promocionais de 10,00 á 14,00 reais no máximo, para facilitar á todos. Outras obras praticamos preços abaixo hoje vemos clubes ai vendendo á 23,00 raramente ultrapassamos estes valores, o nosso procuramos sempre manter abaixo para facilitar a adesão e sobretudo a leitura, aqui nós fazemos a analise, não é porque mandam que a gente vende, leio a obra e procuro estudar se vale a pena colocar á venda, se não tiver conteudo não autorizo á venda, hoje vemos muitas obras David, nada de novo, só "contemplação" cópias, plágios de obras antigas, nada de novo, e algumas alucinações estas não vendemos."


Paschoal Nunes Filho, neste momento do espiritismo, qual é a responsabilidade dos dirigentes?

PN: Não somos normais, somos incomum, o médium não pode beber não pode emitir sua opinião propria sem fundamento doutrinário numa palestra, não pode procurar salvar o mundo, Jesus nunca procurou ninguem para curar ou ajudar, os necessitados vieram até ele, e o principio da Casa Espírita é este, aguardar aqueles que querem mudar e melhorar sua vida, e aprender. HOje no movimento vemos muitas casas seguindo a politica a moda da casa, melhor ser banho maria que estudar, vemos uma escasses de estudo não basta só "amor" tem que ter conhecimento, já falei para você procure um hospital e vai lá e diz ao diretor, eu tenho amor, posso operar e cuidar de doentes? ele vai te internar num hospicio, e isto serve para a casa espírita, as vezes falo a quatro paredes que algumas casas, se cercar vira hospicio, se cobrir vira circo.
Precisamos parar no movimento com estas demostração de orgulho, de vaidade, essencial isto, devemos deixar debates que geram violência para um plano secúndario, sem necessidade.


Em 16 anos de Casa do caminho faltou; o que?

Paschoal: "Hoje , não falta nada , tudo que planejamos ocorreu , a Casa com seu trabalho todos os dias , novos Dirigentes e continuamos sempre em busca do melhoramento esta Casa sempre foi a referencia do Espiritismo , sem misticismo e sem práticas não espiritas .

´

Paschoal, você tem 31 anos de militância espírita, sua esposa está contigo e nestes 16 anos, Márcia Nunes já foi presidente da Casa, diretora de doutrina, evangelizadora, o que falaria dela no seu trabalho e na casa?


PN: "A Marcia é uma guerreira nata , sua dedicação a Casa Espirita é total , uma Organização só funciona com responsabilidade e competência coisa que a Marcia tem . O sucesso deste 16 anos de SECCA muito se deve a Marcia Nunes sempre ao lado do Espiritismo em sua Divulgação".


A casa do Caminho faz aniversário dia 25//11 uma segunda feira, onde normalmente ela está reunida a portas fechadas para seus trabalhos de mesa mediúnica, no dia 27/11/2013, teremos uma palestra com direito á bolo para os presentes, certo?

PN: "Convidei o meu Amigo ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO para falar no aniversário da Casa do Caminho , mas deixo uma mensagem a todos que nestes anos ajudaram a construir a Casa do Caminho , meu muito obrigado , sem eles nada disso era possível aos antigos diretores e fundadores e os que hoje frequenta esta Casa Espírita. Tudo que fazemos é para eles , porque amamos esta Casa e esta Doutrina.    
                 



Qual a capacidade da casa depois da reforma?
PN: Hoje a Casa comporta 180 pessoas sentadas com conforto , temos 02 salas de estudos equipadas e com ar condicionados , para 23 pessoas , não h´amis necessidade de ampliação física , uma porque agora nos falta dinheiro para tal evento . Mas o que temo hoje já é eficiente para nosso trabalho . Amanhã se precisarmos ampliar , vamos ampliar .


Paschoal Nunes Filho, nossos agradecimentos e uma mensagem aos seus frequentadores e amigos,

"Como disse David, tenho que agradecer muito primeiro a Deus, depois ao plano espiritual, a todos desta atual diretoria, e outras diretorias, a companheiros que partiram para a Pátria Espiritual, e tantos outros colaboradores anônimos, a quem nos confia sua crença no Espiritismo, tocar uma casa espírita por 16 anos, não é tão simples como parece, temos uma única linha, a linha verdadeiramente espírita, calcada em Kardec, a partir da sua codificação, agradecer é o nosso maior objetivo quando aceitamos ceder esta reportagem ao blog, e a você, uma formula de chegar a todos que não podem nos ouvir, um obrigado, e que eu posso com toda a minha equipe ser merecedor de tanta confiança que depositam em nós, hoje só gostaria de agradecer sinceramente á todos que nos fazem ter forças para estar nesta casa maravilhosa todos os dias, á minha esposa em primeiro lugar, meus filhos, meus amigos mais diretos e todos os outros, se fosse citar nomes poderia cometer injustiça, e a muitos amigos que ainda tenho dentro desta amada doutrina, obrigado! "

         


Nota do Blog: Procuramos nesta matéria fazer uma pequena homenagem ao casal Nunes(Paschoal e Márcia) verdadeiros guerreiros desta doutrina, e a toda diretoria da Casa do Caminho, aos 76.000 frequentadores de nossas páginas gostaria de dizer que este médium foi reconstruído nesta casa, depois de 24 anos dentro da doutrina há 04 anos conheço Paschoal Nunes e equipe, já visitei mais de 58 centros espíritas pelo Estado, posso dizer e declarar que algo muito especial acontece ali, não vi nada igual, no segmento ensinamento doutrinário, estudo, pesquisa, coerência, e a prática 100% de Kardec, Paschoal Lembra um pouco de J. Herculano Pires, em sua linha disciplinada e exigente de ser, por isto talvez seja especial como amigo, médium, espírita e dirigente. 


Este blog nasceu nesta arvore onde isoladamente pensei na proposta e pedi inspiração, após uma reunião com Paschoal, diz a lenda que Dona Lila teria plantado a arvore, diz ela também que os esíritos estão ali, conversando com aqueles que muitas vezes vão ali buscar inspiração, eu fui, achei, o blog, achei respostas, e com o apoio e colaboração do Paschoal e depois a cessão do espaço no blog por parte do Rogério Sarmento, estamos aqui, parabéns senhores e senhoras da diretoria, parabéns Paschoal Nunes Filho, hoje dobrado porque hoje eu tenho 1.000% de certeza que não é fácil ser médium, nem tão pouco espírita, em nome de todos os assistidos, e assistentes, como reaprendi nesta casa mestre Paschoal, temos muito que agradecer á você e a todos da Casa do Caminho de Piracicaba. 


David Chinaglia/ Editor do blog Espiritismo Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário