sábado, 16 de maio de 2015

CONHECER É PRECISO, PORÉM SEM ABALAR NOSSA FÉ E HUMILDADE - Por David Chinaglia


Estimados leitores deste blog, estivemos ausentes uns meses por uma serie de fatores na vida particular, como sempre digo tudo tem uma hora para retornar, escolhi hoje ao amanhecer sob uma forte intuição, a matéria hora proposta.
Dentro da doutrina espírita, temos blocos diferentes de trabalhadores, como numa grande obra em construção.

Espíritos encarnados que vieram com uma vida correta, ilibada, e que dentro do conhecimento dado por Allan Kardec, passaram a liderar, os que eu chamo de engenheiros da fé e do conhecimento.
Num segundo bloco, temos errantes e sofredores que rapidamente tiveram a possibilidade de ajustar sua vida e o conhecimento, e passaram a ajudar e conhecer.
Porém a gama maior de trabalhadores, são errantes, pessoas que viveram a maior parte da vida em conflito de fé e doutrina, e nunca deixaram de tirar o pézinho do espiritismo, e de repente sentem o chamado o toque de amor de Jesus, e passam a trabalhar primeiro para si depois de um certo tempo para a coletividade.

No meio desta caminhada o terceiro bloco tem a sede do conhecimento, se lamenta pelos anos perdidos, ou numa única direção, ou em todas, e passa a estudar tudo ao mesmo tempo.
Obviamente que muita informação pode atrapalhar, se não mantivermos o foco na fé, e na humildade.
Os conflitos com tantos livros, com tantas informações sobre a mesma temática, pode nos levar a um abalo onde passamos a esquecer a fé, e a base desta doutrina que é caridade e amor.
Até mesmo, em debates alucinados e onde não se vê o principio básico do que ensinou Jesus, podem ser nocivos a nossa fé, logo ao bem, cuidado com o conhecimento, ele pode vos alterar no seu melhor, ou seja na sua essência, jamais perca a fé e o amor.

Lembremo-nos de Kardec sempre, fora da caridade não há salvação, e ao mesmo tempo de Gabriel Dellane, conhecer é preciso.



Vamos nos comparar com um bando de Gansos, gosto de olhar desta forma, quando fazem o grande vôos estabelecem um líder, o líder em dado momento vai se revezando com os gansos do meio até o último ganso, pois ninguém consegue liderar sozinho sempre.
Vamos lembrar que a maior obra desta doutrina foi escrita sob perguntas, dúvidas e esclarecimentos, costumo chamar o Livro dos Espíritos, de a maior entrevista de todos os tempos, sua importância é superada apenas pela maior palestra da história da Humanidade, ou seja, o sermão da Montanha.

Temos tanta sede de saber a verdade da vida após a vida, de como chegar melhor lá que estamos esquecendo que o caminho é a vida encarnada, vive-la com acertos e erros, e com o tempo descobrindo como dizia a música a verdade, verdadeira.
Outro dia uma pessoa que passei a admirar me disse só gosto de pessoas práticas e objetivas, na hora me surpreendi, e disse onde fica a emoção ? o amor, a paixão na programação pragmática ?
Porém respeitei, da mesma forma que a intensidade emotiva, a paixão ou o romantismo da vida deve ser respeitado.
É a melhor forma de comparar conhecimento e fé que achei para as senhoras e os senhores.
Hoje conversei com dois grandes e famosos palestrantes sobre o tema, este conflito do movimento espírita do "quem está certo" que as vezes chega a irritar tal o radicalismo de todos os lados.
O resumo da minha conversa com estes que chamo um de professor e outro de grande pesquisadora doutrinária, e a nossa fé?, o que estamos fazendo com ela ?.
Primeiro veja aquele que se prepara para ser médico é detentor de horas de estudo, de privações da vida normal, de adiar desejos, para poder aprender, como pode anos depois um enfermeiro técnico se achar na mesma condição do primeiro e começar a fazer medicina do amor apenas ?
Assim é o espiritismo, não podemos ter pretensões dos que nos lideraram no passado por não termos tido o merecimento do conhecimento e do equilíbrio.
Assim como a felicidade, o equilíbrio entre a fé e o conhecimento depende de nós, tivemos uma base, era a que precisávamos naquele momento, melhorar é obrigação de todos, porém com humildade.

Conheci Chico Xavier, quando estive perto dele, com meu pai que fora entrevista-lo, a energia em torno daquele homem era tanta que nem de óculos seria possível ficar olhando para ela.
Me lembrei disto porque hoje o professor me disse, se tivesse andado ao lado de Chico Xavier teria visto mais a humildade.
E este texto se resume na frase do professor, humildade, é o que está nos faltando para entender que não podemos radicalizar, nos conhecimentos.
Quando debati alguns temas com minha querida amiga pesquisadora, ela toca num ponto que o professor havia já falado, Jesus, "não se esqueça de Jesus", e convoco você leitor amigo espírita a fazer o mesmo.

Não podemos nos deixar levar pelos pseudos sábios espíritas, e muito menos depois de muito tempo se tornar um deles, onde está a caridade e o amor de ser dono da verdade ?
Acredito que o debate e conhecimento é infinito, e necessário, acredito na frase de Herminio C. Miranda, que esta doutrina é como o Universo, estamos longe de saber tudo, e sinceramente, estamos prontos para a verdade ? seja ela qual for ?
Pergunto você está pronto para a verdade suprema ? sua mente vai suportar é algo que devemos pensar.
Lembre o mal luta contra o bem e qual a arma em tempos atuais que ele mais usa? O Conhecimento., e porque ? porque a dúvida sempre irá nos atormentar, queremos a resposta, o porque sempre de tudo, só que não temos ainda a humildade necessária para entender.

Se só olhar para Chico Xavier já nos dava a sensação de uma energia que não consigo transcrever aos senhores, como seria ser como ele ? como Kardec foi ? será que alguns de nós não estão querendo ser professor de Deus ?
Kardec disse que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do Mundo invisível.
Espíritas ou Espíritistas disse o codificador, como quiserem os senhores, e completa com a chave de tudo isto que estamos vendo.




O Livro dos Espíritos contém a Doutrina espírita, e volto ao meu professor atual dos inúmeros que tive nesta vida, que estamos lendo pouco, estudando pouco aquele que apresenta apenas uma das fases da real Filosofia Espiritualista.
Se até Jesus, o mestre amado e amigo disse que não veio para ensinar os sábios porque estamos querendo ser um, para viver sem Jesus?.

Claro que ser sábio não é pecado, porém, pode nos afastar com a lógica e a praticidade de nossos reais sentimentos, é com equilíbrio entre o conhecimento e a fé que cresceremos, tanto mais de um como de outro é excesso, e o excesso nos faz errar sempre.
Qual nosso objetivo nesta encarnação ? aprender mais, como todas as outras, não é a última amados, para nenhum de nós que está aqui nesta fase de leitura, vamos voltar ou aqui ou noutro planeta, logo levemos o melhor, não a propriedade da verdade que pertence ao alto, ao grande comando da vida.
Lembro a pesquisadora em seu melhor momento de nossa conversa, Jesus de acordo os espíritos disseram para Kardec é nosso modelo e guia.
Guia é aquele que mostra o caminho e modelo é aquele que devemos nos espelhar, e eu completo espelhar não é copiar pois estamos longe desta divindade chamada Jesus, muito.
O ato concluso deste longo texto é cuidado, atenção com sua pseudo sabedoria, ela pode lhe tirar a fé, e fazer você não só deixar o guia, mas esquecer o modelo, por isto de volta ao Livro dos Espíritos.

Ninguém quer que você salve o Mundo, ele será salvo posso garantir, seja apenas o seu salvador, e já estará já dando ao planeta terra sua verdadeira chance, mantenha sua fé com conhecimento.
Luz e paz.


David Chinaglia, 57, escritor, pesquisador, é espírita,  palestrante e segue a codificação de Kardec, acredita que sem a humildade e amor de Chico Xavier, esta doutrina não teria a força que tem, é editor deste blog, e atende pelo e-mail davidchinaglia@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário