sexta-feira, 21 de novembro de 2014

NUNCA ESPERE DEMAIS DE OUTRA PESSOA - Por David Chinaglia



Estimados amigos de jornada espírita, de vida no planeta Terra, ao longo de meus 56 anos de idade, fui depurando aprendizado dentro da fé, e da doutrina espírita.
Tive lá, meus momentos de conflitos, de "guerra", mas, me sinto um privilegiado, por hoje entender melhor algumas coisas, e ainda estar me melhorando.





Lendo Kardec, em o Livro dos Espíritos, percebo que o codificador em suas perguntas aos imortais, sempre quis dar as respostas aos viventes como diz minha querida sobrinha Thaz.
O problema é se "os viventes" querem mesmo saber as respostas.
Nosso grande problema é não confiar em nós mesmos, hoje é comum, você ouvir de uma mulher vou ao cabeleireiro, fazer tudo, porque "fulana" vai estar no evento e vai falar de todo Mundo.

Que falta de respeito a si, penso eu quando hoje escuto estas coisas.
Primeiro que cuidar do corpo e da beleza pensamos e sabemos hoje além de haver a necessidade do comedimento é preciso faze-lo por nós, e não para chamar atenção para terceiros.
Certa vez conheci o amor, aliás estive com ele, em pelo menos dois momentos da vida com pessoas diferentes, uma destas pessoas, divorciada ouviu da sua cunhada e amiga, "querida aprenda a gostar de quem te acha bonita de toalha na cabeça".
Quando a moça me contou tal comentário, guardei no arquivo de memória, porque existia um aprendizado ali.
Normalmente os homens costumam elogiar mulheres que estão altamente produzidas e bonitas.
O comentário da cunhada desta mulher, era para ela valorizar, quem gostava dela "ao natural", o tal termo: " toalha na cabeça ", era apenas uma forma de se referir ao quando estamos em casa, no caso delas mulheres, algumas o hábito de enrolar o cabelo na toalha para seca-lo, uma cena que poucos homens vão elogiar.
E estes poucos são os que são mais lembrados ? nem sempre, com esta mesma pessoa certa vez perguntei, porque ficou tanto tempo comigo, e ela respondeu: "meu deus você prestava a atenção até na cor dos meus esmaltes."(risos).

O Problema não era eu, em si, mas meu antecessor, que apenas nada falava,
Acredito que  quando amamos ou gostamos de alguém olhamos tudo, até olheiras, esmaltes, ou corte de cabelo, quando a pessoa é apenas mais um, em nossa vida, não olhamos, e se não olharmos é porque não amamos para ver detalhes.
O tempo e vento passou, e esta moça passou por minha vida, aprendi muito com ela, e hoje uso isto aqui para ensinar alguém, onde foi que errei ?
Foi em esperar demais de alguém que nem sabia o que era amor, quando mais ser amada.


Ao longo da vida nos confrontamos com esta questão, de esperar demais, de um amor, de um esposo, de uma esposa, de um amigo, de um filho, filha, as vezes até mesmo de um pai ou mãe, outras tantas até da nossa fé, ou da casa espírita.
Na verdade sofremos porque apreciamos reações iguais a que teríamos, e isto é impossível.
José Carlos de Lucca, grande espírita e escritor, diz: "Igual á você, só você, não existe no Mundo todo uma pessoa igual a você".
Do ponto de vista espiritual, saindo da relação afetiva aqui usada apenas para exemplo, não devemos ir a não ser pelo caminho real, de esperarmos apenas o que depende de nós.


A doutrina prega, amor, caridade, doação, perdão, ensinamentos, e estudo, de nada adianta um ser ir a uma casa espírita, esperando que o médium seja ele vidente ou não, vá solucionar sua vida.
Muitas vezes o atendente fraterno, dará a orientação que recebeu dos espíritos que com ele trabalham, mas, na maioria das vezes usa seu ponto de vista, pessoal sua forma de ver a vida, o que ele faria.
O assistido sofre com isto, mas não tem outro jeito, funciona assim, logo não espere demais do médium, ele está ali para vos dar uma direção, não a solução de sua vida.
Jamais espere que um centro espírita vá mudar sua vida financeira, afetiva, ou familiar, irá sim criar condições se você se equilibrar, de você mesmo resolver seus problemas.
Geralmente vamos uma casa espírita, ou igreja, desesperados, não existe milagre, Deus não fornece carros, nem casa, nem melhoria financeira para ninguém.
Apenas encontramos a calma, a razão, o equilíbrio que nos faltava, nos harmonizamos, e nós mesmos iremos resolver nossos problemas.
A ajuda do nosso mentor, ou amigos espirituais, também é limitada, pelo livre arbítrio
Pois lembre nossas escolhas sejam quais forem são respeitadas.
Porque?
Porque quem responderá pelo plantio somos nós, ele é livre dizia o mestre amigo Jesus, porém um dia vem a colheita, que é obrigatória.
Chico Xavier e Emmanuel diziam algo que André Luiz sempre disse, "não existe vítimas", nem injustiçado.
Pelo principio espírita tudo que passamos hoje de ruim, já causamos, as vezes sem saber nesta própria encarnação.
Logo não espere nada de ninguém nem de Deus, nem dos espíritos, nem de outro ser humano, tenha fé, acredite em ti, busque seus valores, o que é teu é teu, e está reservado, na hora que estiver pronto tudo virá, orar e vigiar sempre, é muito amplo, desde atitudes até pensamentos.
Portanto em frente, a jornada é longa ou não, você não sabe onde estará na próxima hora, nem se vivo vai estar.
Faça um favor a sua saúde mental e espiritual, pare de chorar pelo passado, já foi, não volta, reserve apenas as boas lembranças para vez ou outra, siga em frente, ser feliz é o processo de viver, não depende de outra pessoa, depende primeiramente de você amar a você mesmo.
Sim de  respeitar a si mesmo, os demais encontros e oportunidades, virão de acordo  com suas atitudes.



 David Chinaglia, é espírita, palestrante, pesquisador e divulgador da Doutrina Espírita nos conceitos do codificador Allan Kardec, é editor e colaborador deste blog, atende pelo e-mail davidchinaglia@gmail.com, e no Facebook divide os informes espíritas pela página David Chinaglia.


**As fotos postadas aqui são meramente ilustrativas, retiradas da página pública da Internet, sem domínio, ou de arquivo pessoal do autor do texto.**

Nenhum comentário:

Postar um comentário